Europa roaming sem custo

Celular na Europa: como aproveitar o roaming sem custo desde 15 de junho

Europa roaming sem custo

Desde 15 de junho de 2017 está em vigor a resolução da União Européia que impede a cobrança por roaming internacional dentro dos 28 países da comunidade. Agora, numa viagem picadinha pela Europa, você pode comprar um simcard (chip) pré-pago num país e usar em outros países, sem precisar adquirir um plano especial para isso.

O roaming grátis funciona em todos os países da Europa?

Não. Só nos países da Comunidade Européia. Noruega e Islândia, que estão fora da comunidade, aderiram ao acordo. Mas Suíça e Liechtentstein estão fora (assim como a Turquia). Quando o Reino Unido efetivar o Brexit, o acordo deve deixar de valer em território britânico (a não ser que haja uma negociação ou oferta específica sobre isso).

O roaming grátis funciona em todas as operadoras da Europa?

Não. Funciona apenas nas operadoras que já ofereciam roaming internacional em todos os seus simcards (chips), tanto pós-pagos quanto pré-pagos. Essas operadoras são as grandes marcas da telefonia móvel, como Orange, Vodafone, O2, Movistar, TIM. Todas costumam ter lojas bem-montadas espalhadas pelas grandes cidades e usam redes 4G. Muitas delas já ofereciam planos com roaming internacional de dados, mas eram mais caros do que os exclusivamente domésticos. Agora não há mais diferença de preço: todos os simcards dessas grandes operadoras já oferecem roaming internacional pelo mesmo preço que cobrariam pelo antigo plano exclusivamente local.

Que operadoras da Europa não oferecem o roaming internacional?

As operadoras baratinhas, como Lycamobile e Lebara, que sublocam as redes 3G e 2G das grandes operadoras, aboliram planos pré-pagos com roaming internacional. A lei não obriga que as operadoras ofereçam o roaming; apenas proíbem que cobrem valores diferentes por planos do mesmo tamanho (obrigadíssimo pela explicação, Andre L). O nicho dessas operadoras é o mercado de imigrantes, não de viajantes.

De agora em diante, só vale a pena comprar os simcards (chips) dessas operadoras se você vai ficar o tempo todo naquele país. E mesmo assim, leve em conta que seu celular vai funcionar em 3G (de vez em quando, em 2G).


Vai por mim: Europa
Webcurso para viagem

Quanto custa um simcard europeu com roaming internacional grátis?

Os preços variam de país para país e também de acordo com o plano de dados escolhido. Pense em investir entre 25 e 50 euros na sua conexão em 4G por todos os países da sua viagem. Se você for heavy-user de mapas (que consomem muito dado) e ficar googlando tudo a toda hora (como eu), você pode gastar uns 2 a 3 gigas por semana. Mas se você for mais comedido, baixar os mapas para usar offline e aproveitar o wifi sempre que possível, vai ver que 1 giga por semana dá muito bem.

Dá pra comprar esses simcards com roaming internacional na Europa já no aeroporto?

Não é comum que essas grandes operadoras tenham loja em aeroportos. Normalmente os simcards vendidos em aeroportos (em quiosques ou bancas de revista) são das operadoras baratinhas.

Caso você faça questão de ter conexão desde o momento do desembarque, sem esperar até chegar à cidade e encontrar uma loja de operadora de primeira linha, pode ativar o plano de roaming internacional da sua operadora brasileira. A diária de dados custa R$ 39,99 — ou seja, uns 11 euros. É caro, mas se você não pode ficar um minuto sem conexão, é uma boa solução provisória até você comprar seu simcard europeu.


Onde ficar em Amsterdã
Salta um roteiro para viagem

Quando eu instalo o chip europeu, eu perco meu número brasileiro?

Você perde o número de seu telefone, sim. Deixa de receber chamadas convencionais e também mensagens de texto (como, por exemplo, os avisos de despesa do seu cartão de crédito). O número do seu WhatsApp, porém, não muda. Ao detectar um novo chip no telefone, o aplicativo pergunta se você quer manter o número original ou se quer mudar para o novo. É só escolher a opção de manter o número antigo. Todos os seus amigos vão continuar achando você, e sua lista de contatos vai continuar funcionando.

O que eu preciso para comprar um simcard europeu?

É fundamental que o seu telefone seja desbloqueado (hoje em dia, a imensa maioria é). As palavras mágicas para pedir o seu chip pré-pago em inglês são: “prepaid simcard”. Na hora de escolher o seu plano, escolha pela oferta de dados (“data”). É bastante provável que a loja da grande operadora exija o seu passaporte para fazer a venda (as baratinhas normalmente não pedem).

Onde eu descubro as operadoras, os planos e as lojas?

A melhor fonte de informação sobre chips/simcards com planos pré-pagos de dados no mundo inteiro é o espetacular site colaborativo Prepaid Data SIM Card Wiki (em inglês).

Está tudo organizado e atualizado por país: as principais operadoras, os preços dos planos pré-pagos e o link para os sites, para o localizador de lojas. (Outra maneira de encontrar as lojas é pelo Google Maps.)

Aqui vão os links para as páginas dos países mais visitados por brasileiros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Portugal, Reino Unido e República Tcheca.

Leia mais:


paris-champs-elysees

Passagens mais baratas para a Europa no Kayak

Encontre seu hotel na Europa no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Mondial Assistance

Alugue de carro na Europa na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões pela Europa com a Viator

468 comentários

Tem sim um ponto de venda da Tim, no desembarque do Terminal 1, depois da saída da sala de desembarque. 😉. Comprei lá e já saí do aeroporto usando.

Em férias no mês de junho/17 tive a oportunidade de experimentar os serviços de diferentes operadoras de telefonia. A mais barata foi a T-Mobile na Austria. Para um pacote de 4GB de dados, sms e voz paguei 10 euros, porém só funcionava dentro do próprio país. Na Espanha, já foi possível comprar um pacote de dados, sms e voz com cobertura em toda Europa. Como havia uma promoção da Vodafone, paguei 20 euros por 7GB, voz e dados. Minha sugestão é que pesquisem as operadoras européias antes de viajar. A Vivo cobra uma diária de R$39,90/dia para quem quer usar dados no exterior. Em dez dias teria gasto 399,00 reais se usasse a Vivo, ou seja, 100,00 euros. Quanto a documentação, apenas na Espanha me exigiram passaporte.

Olá. Em maio/2017 estive na França, Itália e Grécia, portanto, antes de ser aprovada a nova regulamentação. No aeroporto de Paris CDG comprei um chip pré pago da Orange (cartão SIM Orange Holiday) em uma Relay (loja que vende de tudo e fica bem no meio do aeroporto e possui várias espalhadas em pontos estratégicos) custou 39,90 euros, crédito válido por 14 dias e funcionou perfeitamente em todos os países que visitamos com 4G, ainda possuía 120 minutos de ligação internacional e pacote de SMS. Após esse prazo efetuei cadastro no site, e enviei uma foto do passaporte on line, não precisei cadastrar cartão de crédito e a linha passou a ficar ativa por seis meses, fiz uma nova recarga, também on line (desta vez com o cartão de crédito) de 20,00 euros e utilizamos por mais 14 dias. O pacote de dados era de 10GB na compra do CHIP e na recarga foi de 5GB (recarga com validade de 14 dias) e conseguimos utilizar a internet em dois aparelhos diferentes compartilhando como ponto de acesso durante 30 dias (usando mapas, acessando redes sociais e internet de modo geral sem problemas). Recomendo pela facilidade de ser encontrado e pela qualidade do sinal em todos os países que passamos. No site da Orange é possível encontrar maiores informações sobre preços e tarifas. Abraços

Eu estou bem confuso. Estou lendo sobre uma tarifa que pode ser cobrada de 7,70 euros por GB. Como assim? Pode ser cobrada? Quem decide? Como sei se serei cobrado ou não?
Também li algo sobre a operadora te cobrar se você usar mais tempo em roaming do que uso doméstico.
No meu caso, começarei no fim do mês uma viagem com 7 dias em Paris. Eu compraria meu chip lá. Mas depois seriam quase 20 dias usando nos outros países que visitarei. Então não vale a pena?

    Olá, William! Essa penalização diz respeito a usuários de planos longos.

Existe uma tecnologia chamada Wi-Fi calling, que faz todas chamadas pela conexão Wi-Fi (e via app pode usar a rede de dados 2G e 3G). Basta ativar o recurso no sistema do celular ou por app específico de cada operadora com o número brasileiro e depois inserir o chip do outro pais, vai continuar recebendo chamadas no seu número de origem E fazer chamdas com o seu número como identificador (mas se usar por app tem que chamar a partir dele)

Eu comprei um vodafone em Amsterdam e usei em 3 países , só não consegui usar no último , França , pq passou de 1 mês .e a validade é de 1 mês .

Olá VnV, como sempre um ótimo post!
Queria complementar que a operada 3 (Three, Tree, Drei – o nome depende do país), também pode ser um boa opção.
Eu por exemplo, tenho um chip pre-pago deles. Com uma carga de 20 euros, tenho 60GB de dados na Irlanda (pais de origem do chip) e 5GB na E.U.
Vale notar que as coberturas dependem dos acordos. Na propria 3, a cobertura para um plano pre-pago é diferente do plano de conta. Ambos cobrem Andorra, Noruega e Suica por exemplo porém só o de conta cobra a Islandia. Quem vai para países ou territórios específicos sempre tem que fazer uma verificação adicional.
Outra coisa que varia é a franquia de dados, com uma carga 20 EUR, vc tem direito a 5GB de dados em roaming nos países que estão na cobertura do seu plano. A regra (FUP – Fair usage police) é dividir o que paga por 7,7 e depois multiplicar por 2. Assim, quanto mais pagar mais dados terá. A mesma regra deveria ser aplicada a planos de menor valor porém estes estão sumindo das prateleiras das operadoras. Os que ainda existem as vezes não dão o direito ao Roaming, é preciso cuidar esse detalhe.
Uma ultima dica, que sei que pode não se aplicar a maioria, seria comprar o chip onde se ficará por mais tempo; as franquias locais são muitos maiores que a franquia de roaming.
Abraços!

Essa reportagem em parte é mentirosa. Estou Jó fim da viagem por Holanda e França. Mãe comprou um chip pré pago no aeroporto de Amsterdã e a loja no aet9vendeu um chip que funciona em toda Europa de 1 giga por mais ou menos €54. Funcionou perfeitamente em Amsterdã e arredores. Agora , quando fomos pra Nice o chip, que é da Vodafone, não funcionou, mesmo estando avisando que estava com roaming da SFR. Fomos na loja da SFR e lá falaram que a Vodafone não tem mais acordo com a operadora, por isso não funciona. Procurei na Internet eu se tem Vodafone na França e não encontrei. Portanto, cuidado quem tem França no seu caminho, nunca compre chip da Vodafone. O vendedor do aeroporto garantiu que funcionária na França, mas não foi verdade, mãe foi obrigada a comprar um chip pré da SFR pra ter Internet.

Que notícia maravilhosa! Vale lembrar também que existe o Easy Sim 4 U, um chip pra uso de internet 3G em mais de 140 países, você compra pelo site (informa os países de destino) e chega na tua casa antes da viagem. Dizem que é bom. Eu pessoalmente sempre viajei super bem só com mapas offline e roteiros no google drive em modo offline, de resto, europa tem wifi em qualquer starbucks, mcdonalds, etc, e você não precisa consumir nada, é só entrar, sentar e conectar, muitos cafés e restauramtes também oferecem conexão, só passa perrengue quem não se planeja ou é muito viciado.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito