Europa roaming sem custo

Celular na Europa: como aproveitar o roaming sem custo desde 15 de junho

Europa roaming sem custo

Desde 15 de junho de 2017 está em vigor a resolução da União Européia que impede a cobrança por roaming internacional dentro dos 28 países da comunidade. Agora, numa viagem picadinha pela Europa, você pode comprar um simcard (chip) pré-pago num país e usar em outros países, sem precisar adquirir um plano especial para isso.

O roaming grátis funciona em todos os países da Europa?

Não. Só nos países da Comunidade Européia. Noruega e Islândia, que estão fora da comunidade, aderiram ao acordo. Mas Suíça e Liechtentstein estão fora (assim como a Turquia). Quando o Reino Unido efetivar o Brexit, o acordo deve deixar de valer em território britânico (a não ser que haja uma negociação ou oferta específica sobre isso).

O roaming grátis funciona em todas as operadoras da Europa?

Não. Funciona apenas nas operadoras que já ofereciam roaming internacional em todos os seus simcards (chips), tanto pós-pagos quanto pré-pagos. Essas operadoras são as grandes marcas da telefonia móvel, como Orange, Vodafone, O2, Movistar, TIM. Todas costumam ter lojas bem-montadas espalhadas pelas grandes cidades e usam redes 4G. Muitas delas já ofereciam planos com roaming internacional de dados, mas eram mais caros do que os exclusivamente domésticos. Agora não há mais diferença de preço: todos os simcards dessas grandes operadoras já oferecem roaming internacional pelo mesmo preço que cobrariam pelo antigo plano exclusivamente local.

Que operadoras da Europa não oferecem o roaming internacional?

As operadoras baratinhas, como Lycamobile e Lebara, que sublocam as redes 3G e 2G das grandes operadoras, aboliram planos pré-pagos com roaming internacional. A lei não obriga que as operadoras ofereçam o roaming; apenas proíbem que cobrem valores diferentes por planos do mesmo tamanho (obrigadíssimo pela explicação, Andre L). O nicho dessas operadoras é o mercado de imigrantes, não de viajantes.

De agora em diante, só vale a pena comprar os simcards (chips) dessas operadoras se você vai ficar o tempo todo naquele país. E mesmo assim, leve em conta que seu celular vai funcionar em 3G (de vez em quando, em 2G).


Vai por mim: Europa
Webcurso para viagem

Quanto custa um simcard europeu com roaming internacional grátis?

Os preços variam de país para país e também de acordo com o plano de dados escolhido. Pense em investir entre 25 e 50 euros na sua conexão em 4G por todos os países da sua viagem. Se você for heavy-user de mapas (que consomem muito dado) e ficar googlando tudo a toda hora (como eu), você pode gastar uns 2 a 3 gigas por semana. Mas se você for mais comedido, baixar os mapas para usar offline e aproveitar o wifi sempre que possível, vai ver que 1 giga por semana dá muito bem.

Dá pra comprar esses simcards com roaming internacional na Europa já no aeroporto?

Não é comum que essas grandes operadoras tenham loja em aeroportos. Normalmente os simcards vendidos em aeroportos (em quiosques ou bancas de revista) são das operadoras baratinhas.

Caso você faça questão de ter conexão desde o momento do desembarque, sem esperar até chegar à cidade e encontrar uma loja de operadora de primeira linha, pode ativar o plano de roaming internacional da sua operadora brasileira. A diária de dados custa R$ 39,99 — ou seja, uns 11 euros. É caro, mas se você não pode ficar um minuto sem conexão, é uma boa solução provisória até você comprar seu simcard europeu.


Onde ficar em Amsterdã
Salta um roteiro para viagem

Quando eu instalo o chip europeu, eu perco meu número brasileiro?

Você perde o número de seu telefone, sim. Deixa de receber chamadas convencionais e também mensagens de texto (como, por exemplo, os avisos de despesa do seu cartão de crédito). O número do seu WhatsApp, porém, não muda. Ao detectar um novo chip no telefone, o aplicativo pergunta se você quer manter o número original ou se quer mudar para o novo. É só escolher a opção de manter o número antigo. Todos os seus amigos vão continuar achando você, e sua lista de contatos vai continuar funcionando.

O que eu preciso para comprar um simcard europeu?

É fundamental que o seu telefone seja desbloqueado (hoje em dia, a imensa maioria é). As palavras mágicas para pedir o seu chip pré-pago em inglês são: “prepaid simcard”. Na hora de escolher o seu plano, escolha pela oferta de dados (“data”). É bastante provável que a loja da grande operadora exija o seu passaporte para fazer a venda (as baratinhas normalmente não pedem).

Onde eu descubro as operadoras, os planos e as lojas?

A melhor fonte de informação sobre chips/simcards com planos pré-pagos de dados no mundo inteiro é o espetacular site colaborativo Prepaid Data SIM Card Wiki (em inglês).

Está tudo organizado e atualizado por país: as principais operadoras, os preços dos planos pré-pagos e o link para os sites, para o localizador de lojas. (Outra maneira de encontrar as lojas é pelo Google Maps.)

Aqui vão os links para as páginas dos países mais visitados por brasileiros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Portugal, Reino Unido e República Tcheca.

Leia mais:


paris-champs-elysees

Passagens mais baratas para a Europa no Kayak

Encontre seu hotel na Europa no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Mondial Assistance

Alugue de carro na Europa na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões pela Europa com a Viator

468 comentários

Nossa, quantas divergências… não cheguei ainda a nenhuma conclusão. Bem confuso. Vou a Lisboa e depois Paris, então, se eu comprar no aeroporto de Lisboa, na vodafone, um cartão sim ele teoricamente deveria funcionar em Paris. É isso???

    Olá, Cristine! Desbloqueie o roaming de dados quando sair de Portugal para que o chip continue funcionando.

Post muito bom, estava com bastante dúvidas e já havia me convencido de viver os 67 dias que passarei na europa apenas com os wi-fi’s da vida. Entretanto, com esse post me acendeu uma luz no fim do túnel, chegarei em Roma em outubro e já pretendo comprar um pré-pago de boa operadora com roming internacional. Obrigada.

Gnt estou cm muita dúvida quanto a qual chip comprar. Próximo mês passarei por França, Londres, Lisboa e Amsterdam. Vendo nos comentários vejo opiniões diversas quanto ao uso dos chips das operadoras Vodafone, Orange e etc. Alguém já comprou um único chip e conseguiu usar os dados nesses países? Quero apenas para usar a internet.

    Olá, Rafael! Compre um chip de operadora de primeiro time. Ao sair da França, não se esqueça de desbloquear o roaming internacional de dados, ou seu chip não vai funcionar.

A Nextel queria me cobrar 39,00 por dia para usar o roming… Comprei um chip Vodafone que funcionou muito bem na Europa..

Em Paris compro sempre o Sim card da Orange que funciona magnificamente bem em toda a França. O 4G deles é um avião. A loja onde tenho comprado é pertinho da Opéra, rue Halévie, 10. A loja da Orange na Madeleine onde eu comprava, não vende mais simcard.
É preciso levar passaporte.
Uso muito mapas que consomem bastante, gasto em torno de 50 a 70 euros porque compro também para meu iPad. Funciona muito bem na França toda.
Em Londres não funcionou. Havia uma loja da Vodafone em St Pankras que não tem mais. Mas, tabacarias vendem Lebara que não é uma Brastemp, mas quebra o galho.

Easysim é HORRÍVEL na Europa, quando funciona é apenas em 2g. Não recomendo. Não EUA é melhor comprar o simcard local também. A ligação dita ilimitada deles é ruim também, via IP, comumente pior que uma de whatsapp.

Comprei simcard da O2 em Manchester, mas ao chegar na França não consigo ativar os dados. Tenho quase todo saldo de dados pois não usei para ligar o telefone, não sei o que fazer para ativar a internet, só entra o roaming da linha. 🙁

Eu comprei um chip pre pago da Tim em Genova e vai muito bem. Paguei €37 com sms ilimitado, roming ativo, internet 8g e ligações ilimitadas. Estive no sul da França e a verdade que a internet não ia muito bem. Não sei qual seria melhor no caso da França. Dentro de 2 semanas vou a Espanha e digo como funcionou ali.

No início de julho comprei um chip pre-pago na Vodafone de Budapeste. Custou 15 Euros, com 5GB, período de 30 dias.
Funcionou perfeitamente na Hungria, Áustria, Chequia e Holanda.
Os avisos da operadora, quando eu mudava de país, chegavam por SMS em húngaro, e eu colocava no Google Translate. Tudo normal e tranquilo.
Detalhe muito importante – quando fiz a primeira mudança de país, da Hungria para Àustria, parecia que não estava funcionando. O que faltava era eu ativar no meu aparelho o “Data Roaming”, que estava off.
Depois disso funcionou a viagem toda, sem problemas.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito