Celular na Europa: como aproveitar o roaming sem custo desde 15 de junho

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Europa roaming sem custo

Desde 15 de junho de 2017 está em vigor a resolução da União Européia que impede a cobrança por roaming internacional dentro dos 28 países da comunidade. Agora, numa viagem picadinha pela Europa, você pode comprar um simcard (chip) pré-pago num país e usar em outros países, sem precisar adquirir um plano especial para isso.

O roaming grátis funciona em todos os países da Europa?

Não. Só nos países da Comunidade Européia. Noruega e Islândia, que estão fora da comunidade, aderiram ao acordo. Mas Suíça e Liechtentstein estão fora (assim como a Turquia). Quando o Reino Unido efetivar o Brexit, o acordo deve deixar de valer em território britânico (a não ser que haja uma negociação ou oferta específica sobre isso).

O roaming grátis funciona em todas as operadoras da Europa?

Não. Funciona apenas nas operadoras que já ofereciam roaming internacional em todos os seus simcards (chips), tanto pós-pagos quanto pré-pagos. Essas operadoras são as grandes marcas da telefonia móvel, como Orange, Vodafone, O2, Movistar, TIM. Todas costumam ter lojas bem-montadas espalhadas pelas grandes cidades e usam redes 4G. Muitas delas já ofereciam planos com roaming internacional de dados, mas eram mais caros do que os exclusivamente domésticos. Agora não há mais diferença de preço: todos os simcards dessas grandes operadoras já oferecem roaming internacional pelo mesmo preço que cobrariam pelo antigo plano exclusivamente local.

Que operadoras da Europa não oferecem o roaming internacional?

As operadoras baratinhas, como Lycamobile e Lebara, que sublocam as redes 3G e 2G das grandes operadoras, aboliram planos pré-pagos com roaming internacional. A lei não obriga que as operadoras ofereçam o roaming; apenas proíbem que cobrem valores diferentes por planos do mesmo tamanho (obrigadíssimo pela explicação, Andre L). O nicho dessas operadoras é o mercado de imigrantes, não de viajantes.

De agora em diante, só vale a pena comprar os simcards (chips) dessas operadoras se você vai ficar o tempo todo naquele país. E mesmo assim, leve em conta que seu celular vai funcionar em 3G (de vez em quando, em 2G).

Quanto custa um simcard europeu com roaming internacional grátis?

Os preços variam de país para país e também de acordo com o plano de dados escolhido. Pense em investir entre 25 e 50 euros na sua conexão em 4G por todos os países da sua viagem. Se você for heavy-user de mapas (que consomem muito dado) e ficar googlando tudo a toda hora (como eu), você pode gastar uns 2 a 3 gigas por semana. Mas se você for mais comedido, baixar os mapas para usar offline e aproveitar o wifi sempre que possível, vai ver que 1 giga por semana dá muito bem.

Dá pra comprar esses simcards com roaming internacional na Europa já no aeroporto?

Não é comum que essas grandes operadoras tenham loja em aeroportos. Normalmente os simcards vendidos em aeroportos (em quiosques ou bancas de revista) são das operadoras baratinhas.

Caso você faça questão de ter conexão desde o momento do desembarque, sem esperar até chegar à cidade e encontrar uma loja de operadora de primeira linha, pode ativar o plano de roaming internacional da sua operadora brasileira. A diária de dados custa R$ 39,99 -- ou seja, uns 11 euros. É caro, mas se você não pode ficar um minuto sem conexão, é uma boa solução provisória até você comprar seu simcard europeu.

Quando eu instalo o chip europeu, eu perco meu número brasileiro?

Você perde o número de seu telefone, sim. Deixa de receber chamadas convencionais e também mensagens de texto (como, por exemplo, os avisos de despesa do seu cartão de crédito). O número do seu WhatsApp, porém, não muda. Ao detectar um novo chip no telefone, o aplicativo pergunta se você quer manter o número original ou se quer mudar para o novo. É só escolher a opção de manter o número antigo. Todos os seus amigos vão continuar achando você, e sua lista de contatos vai continuar funcionando.

O que eu preciso para comprar um simcard europeu?

É fundamental que o seu telefone seja desbloqueado (hoje em dia, a imensa maioria é). As palavras mágicas para pedir o seu chip pré-pago em inglês são: "prepaid simcard". Na hora de escolher o seu plano, escolha pela oferta de dados ("data"). É bastante provável que a loja da grande operadora exija o seu passaporte para fazer a venda (as baratinhas normalmente não pedem).

Onde eu descubro as operadoras, os planos e as lojas?

A melhor fonte de informação sobre chips/simcards com planos pré-pagos de dados no mundo inteiro é o espetacular site colaborativo Prepaid Data SIM Card Wiki (em inglês).

Está tudo organizado e atualizado por país: as principais operadoras, os preços dos planos pré-pagos e o link para os sites, para o localizador de lojas. (Outra maneira de encontrar as lojas é pelo Google Maps.)

Aqui vão os links para as páginas dos países mais visitados por brasileiros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Portugal, Reino Unido e República Tcheca.

Leia mais:

388 comentários

Veronica
VeronicaPermalinkResponder

Vou para Moscou, alguém sabe me dizer sem o sim card da Orange é válido por lá.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Verônica! Não é não. Só dentro da União Européia. Você pode comprar um chip com cobertura mundial no Brasil ou deixar para comprar um chip local lá.

Marcia Macedo
Marcia MacedoPermalinkResponder

Olá. Eu já fiz essa pergunta no post do check list, porque não havia achado esse post, mas achei melhor perguntar de novo aqui, pois a questão se refere a esse post. Desculpem por isso.
Vou em julho para a Escócia e Irlanda, e pesquisando onde comprar chip em Heathrow, achei um artigo falando da giffgaff. É uma empresa britânica exclusivamente on line, que usa a rede da O2, e envia o chip, grátis, para qualquer local do mundo, e depois que receber só precisa ativar e colocar um plano de dados (que eles chamam de goodybag). Achei bom os valores (por exemplo, o plano de 20GB custa 20 libras), mas não conheço alguém que tenha usado. Já recebi os meus pelos correios, chegou bem rápido, falta eu por os créditos. Vocês conhecem? Recomendam? Se não, a rede da O2 é boa? Por conta do meu plano no Brasil, eu tenho sete dias de roaming internacional sem pagar extra, mas prefiro deixar esses dias para uma emergência, e não queria perder tempo procurando lojas que vendem o chip (na Espanha tive de ir mais de uma vez em lojas porque o pacote da minha sobrinha adolescente acabou no meio da viagem). Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! A única parte problemática disso tudo é o Correio brasileiro. Se você recebeu em casa, então está tudo ótimo. Não há por que problematizar essa questão do chip. Todos funcionam bem e os valores hoje são irrisórios, o preço de uma refeição. Apenas certifique-se de que oferece roaming europeu, caso vá usar em outro país.

Marcia Macedo
Marcia MacedoPermalinkResponder

Muito obrigada. Dessa vez os Correios funcionaram, os chips chegaram em uns dez dias. Vou deixar para comprar o pacote na semana da viagem porque daí começa a contar os trinta dias do plano. Ele oferece roaming europeu, sim, ao menos até o Brexit (vou para a Irlanda, também). Depois eu conto aqui como foi tudo - e se vocês tiverem interesse, conto como foi fazer a minha road trip (prometo revelar, também, os eventuais perrengues com a mão inglesa, kkkkkk). O site de vocês é fantástico, sempre consulto para viajar

Adolfo
AdolfoPermalinkResponder

Boa tarde. Vou ficar na Europa 60 dias. 33 dias na Espanha, e o restante Alemanha, Holanda, Belgica, França e Portugal.
Me indicaram o vodafone you. Acontece que no final de 2017, estive em Portugal, comprei um chip Vodafone. Usei normalmente em Portugal, mas em Barcelona não funcionou. Estou com um pé atrás deste chip..
Outra coisa. Como utilizar um chip para os 60 dias?.
Grato.
Atenciosamente.
Adolfo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adolfo! Você provavelmente não desbloqueou o roaming internacional ao chegar na Espanha. Os chips pré-pagos costumam ter planos com validade para 15 ou 30 dias. Para além deste período é preciso comprar uma recarga.

Sérgio Roberto

Bom dia, Srs. comprei um chip Lycamobile em Lisboa de 3 gb, na conexão para chegar na Holanda com o acesso aos mapas, em Portugal funcionou bem, em Amsterdã não estou conseguindo, na loja do aeroporto a vendedora me mostrou os países de atuação, e estavam Holanda, Bélgica e França, será algo no meu celular Samsung, ou fui enrolado, desde já grato!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sérgio! Você desbloqueou o roaming internacional de dados no seu aparelho depois que chegou na Holanda?

Sergio Corrêa

Bom dia, a pergunta é de um neófito. Vamos lá: pela minha santa ignorância (e também pela idade: 71), desconheço termos técnicos usados nas matérias. Assim, uma simples pergunta: como vou ficar 10 dias na Espanha, onde compro um chip (é isso?) que faça meu telefone funcionar, internet e wathsapp apenas, por aquele tempo? Além disso, peço um com que capacidade? Obrigadão, Bóia. Se preferir, indique um endereço - em portugues, faça-me esse favor - onde eu possa decidir. Abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sérgio! É só ir numa loja, comprar o chip e instalar. O pacote mais barato atender à sua necessidade. Seu número de WhatsApp será preservado.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/madri/como-chegar-madri/#chip
https://www.viajenaviagem.com/destino/barcelona/como-chegar-barcelona/#chip

DIOGO PEDROTTI

Vou pra Turquia e Alemanha. Se eu comprar um Vodafone na Turquia ele não vai funcionar na Alemanha, né? Por conta do roaming?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diogo! Não vai. O roaming só funciona dentro da União Européia. A Turquia não faz parte.

cristina
cristinaPermalinkResponder

uma solução é comprar um sim card de uma operadora europeia no Brasil, a Uni é uma operadora Espanhola e que recentemente também passou a operar no mercado local do Brasil, os preços sao justos e com planos ilimitados por toda união europeia, vale a pena conferir

Jessyca
JessycaPermalinkResponder

Ola tudo bem , gostaria de saber se no aeroporto de Heathrow vende SIM card que eu possa usar tbm na França , quanto e ? E fácil de achar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jessyca! Compre na loja SIM Local.

Erick Victor
Erick VictorPermalinkResponder

Olá.
Primeiro quero parabenizar pelo post, muito bacana!
Vamos fazer um tour pela França, Suíça, Holanda e Bélgica. Fiquei em dúvida em qual a melhor operadora. Qual vocês indicam?
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Erick! Compre um chip Orange ao chegar na França.

Soraia
SoraiaPermalinkResponder

Vou ficar 2 dias em Roma e depois vou para a Grécia. Qual chip funciona nos 2 países?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Soraia! TIM ou Vodafone.

Raquel
RaquelPermalinkResponder

Gostaria de saber se você indica esse chip da easysim4U que é vendido pela internet, e recebemos Brasil mesmo???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raquel! É uma opção cômoda. Comprando na Europa sai mais barato.

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Olá! O ano passado comprei um chip Vodafone de 16 Gb em Madri numa loja não oficial (é mais rápido) e funcionou perfeitamente durante 1 mês na Espanha e França.
Agora em julho comprei um Lycamobile em Paris numa revistaria. Tinha vários planos com roaming europeu (eu desconfiei um pouco porque não conhecia a operadora e não tinha lido esse post aqui, rsrs). Apanhamos um pouco para fazer ele funcionar. Era necessário ligar para a operadora e informar nome, nº de documento, endereço, etc (a dona da loja ajudou) e uma senha para habilitar os créditos. Funcionou perfeitamente na França, Bélgica e Espanha. Mas em cada país precisa reconfigurar. É simples, a operadora envia um SMS para isso e é só clicar.

cilce meister
cilce meisterPermalinkResponder

Bom dia,
-ficarei de 21/09/19 a 05/10/19 em MALTA
ficarei de 05 a 07 /10 em PALERMO
Ficarei de 07/ a 17 em PARIS
Qual o melhor chip que posso adquirir ??
attas

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cilce! Compre um simcard Vodafone em Malta.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar