Quem tem medo de avião aí? Até na equipe do Viaje na Viagem temos a nossa cota de medrosos (presente!). Eu sei, eu sei: viajar de avião é muitíssimo mais seguro do que viajar de carro ou de ônibus. Mas, na hora da decolagem, quem é que consegue se lembrar disso? Na 23D, um está se benzendo. Na 5C, outro parece querer esmagar os braços da poltrona. Os tranquilos? Desconfio que metade tomou um uisquinho, um remedinho, ou pelo menos um suco de maracujá.
É um troço que não é racional. Eu, por exemplo, fico logo cismada quando pego um vôo de São Paulo ao Rio e entra aquele monte de global no avião. Galã da novela das 9, apresentadora de canal a cabo, narrador de futebol. Pronto: já penso logo nas manchetes da tragédia. "Morre âncora de telejornal e mais 54 passageiros na ponte-aérea" -- e eu, obviamente, entre os tais 54. (Tirando o dia em que entrou a Nicette Bruno no avião. Pensei: não iam aprontar uma dessas, derrubar avião com a Nicette dentro. Me deu até uma tranquilizada.)
Aprendi no Aviões & Músicas: turbulência não faz avião cair; arremeter é algo corriqueiro (para quem pilota, ao menos), e falha no motor não é suficiente para o avião despencar. No último relatório anual da IATA, consta que em 2016 houve apenas 1,61 acidentes a cada um milhão de vôos comerciais. De repente é uma boa idéia, no próximo vôo, levar tudo isso anotado em um papelzinho.
Queremos saber: você tem medo de avião? O que faz para (tentar) se acalmar? Deixou de fazer alguma viagem por medo? E superstições, adota alguma?
Conta pra gente!
130 comentários