Enquete: você tem medo de avião?

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Los Roques

Quem tem medo de avião aí? Até na equipe do Viaje na Viagem temos a nossa cota de medrosos (presente!). Eu sei, eu sei: viajar de avião é muitíssimo mais seguro do que viajar de carro ou de ônibus. Mas, na hora da decolagem, quem é que consegue se lembrar disso? Na 23D, um está se benzendo. Na 5C, outro parece querer esmagar os braços da poltrona. Os tranquilos? Desconfio que metade tomou um uisquinho, um remedinho, ou pelo menos um suco de maracujá.

É um troço que não é racional. Eu, por exemplo, fico logo cismada quando pego um vôo de São Paulo ao Rio e entra aquele monte de global no avião. Galã da novela das 9, apresentadora de canal a cabo, narrador de futebol. Pronto: já penso logo nas manchetes da tragédia. "Morre âncora de telejornal e mais 54 passageiros na ponte-aérea" -- e eu, obviamente, entre os tais 54. (Tirando o dia em que entrou a Nicette Bruno no avião. Pensei: não iam aprontar uma dessas, derrubar avião com a Nicette dentro. Me deu até uma tranquilizada.)

Aprendi no Aviões & Músicas: turbulência não faz avião cair; arremeter é algo corriqueiro (para quem pilota, ao menos), e falha no motor não é suficiente para o avião despencar. No último relatório anual da IATA, consta que em 2016 houve apenas 1,61 acidentes a cada um milhão de vôos comerciais. De repente é uma boa idéia, no próximo vôo, levar tudo isso anotado em um papelzinho.

Queremos saber: você tem medo de avião? O que faz para (tentar) se acalmar? Deixou de fazer alguma viagem por medo? E superstições, adota alguma?

Conta pra gente!

Mais enquetes:

130 comentários

Marcelo Levanteza

Nunca tive medo, não há razão nenhuma lógica para isso, é algo totalmente psicológico, é provado e comprovado que é o meio de transporte mais seguro, é só ver como é feita a manutenção das empresas aéreas, o preparo dos tripulantes, tudo extremamente sério e profissional. Temos vários canais do youtube que falam sobre isso, em especial Aviões e Músicas. Existe muita mistificação sobre acidentes, "pane", turbulência, em 99 por cento dos casos é só alarme da imprensa e de pessoas que não entendem nada, tecnicamente falando. Amo voar, é tudo de bom.

Marcela
MarcelaPermalinkResponder

Tenho medo.

Helena
HelenaPermalinkResponder

Tenho medo sempre na decolagem e pouso. Para aliviar um pouco uso técnica de respiração. Quanto à turbulência, não tem jeito. O medo é irracional mesmo. Uma vez, gritei um "ai meu Deus" bem alto, enquanto o resto dos passageiros estavam num silêncio absoluto.

Beatriz Arous
Beatriz ArousPermalinkResponder

Eu tenho medo! Não me impede de voar, aliás adoro viajar e 99% das vezes só planejo viagem de avião!
Fico "nervosa" no dia do voo, só entro com o pé direito e me benzo, também sempre rezo o Pai Nosso quando o avião está correndo na pista pra decolar.
Não tenho medo de turbulência, só daquelas bem tensas rsrs Assistir documentários, ler textos sobre segurança em aviões ou acidentes aéreos me ajuda a entender como funciona e ter menos medo.
Uma vez li um texto sobre o que significava cada barulho do avião que o passageiro escuta, perdi o medo de "barulhos desconhecidos".

Isis
IsisPermalinkResponder

Tenho pavor de avião, de voar. Já deixei de fazer várias viagens por isso. E hj, planejo viagens com voos "cortados" para não ter que pegar nenhum trecho longo demais. Fico ansiosa desde a compra das passagens. Procuro sempre comprar em cias que tenham entretenimento de bordo, pis me ajuda a focar em algo que não seja o vôo, e óbvio, tomo tranquilizante antes de embarcar. Minha estratégia durante o voo eh me manter ocupada e imaginar que estou num ônibus, e que as turbulências são buracos na estrada rsrs.

Claudia
ClaudiaPermalinkResponder

Tenho medo sim, mas vou. Já quase deixei de embarcar num dia que a ansiedade bateu forte, mas fiz uma oração no banheiro do aeroporto e consegui ir, então nunca deixei de viajar por causa disso. Agora então eu estou morando nos EUA e não vou deixar de ir ver minha família no Brasil por medo. Eu fico mais apreensiva voando no Brasil, aqui nos EUA eles são paranóicos com segurança então eu me sinto mais segura. Detesto turbulência, já peguei umas bem ruins, estilo montanha russa, perda de altitude, gente gritando no avião, vôo no meio da nuvem durante a chuva com clarões de relâmpago na janela. Não consigo dormir nem na executiva/ bussiness first, fico sempre apreensiva mesmo que o vôo esteja tranquilo. Eu também procuro ler sobre o assunto, e fico repetindo pra mim mesmo que turbulência não derruba avião. Mas descobri também uns sites que fazem previsão de turbulência (turbulence forecast, awc) e na véspera do vôo fico paranóica consultando e sofrendo por antecipação se tiver previsão de turbulência moderada. Aí entro em intercessão clamando o sangue de Jesus desde dias antes!! rs Também fico estressada no pouso até o avião parar, principalmente em pista curta, por causa dos acidentes que já tiveram no Brasil por falha do reverso. Engraçado que já tiveram viagens que eu consegui controlar melhor, enchi o saco de ter medo e não fiquei tão ansiosa, mas não é sempre que eu consigo!

Alvaro
AlvaroPermalinkResponder

Pensei que fosse somente eu que sentis. Me senti apoiado com seu comentario

Alvaro
AlvaroPermalinkResponder

E isso mesmo. Tenho panico de voar.

Claudia
ClaudiaPermalinkResponder

Tenho medo, mas vou com medo mesmo. Não deixo de viajar por conta disso.

Celso Faraco Júnior

Eu já tenho a solução para prevenção de acidentes, agora o AIR BAG AÉREO PORTÁTIL, com patente já requerida no INPI, simples de levar e instalar, tamanho e peso de um notebook.
Talvez este equipamento possa salvar muitas vidas.

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Tenho muiiiito medo. Menos mal saber que tem outras pessoas, que também tem medo, mas que não deixam de viajar por isso. Tomo um relaxante assim que o avião decola e pronto. Quando o voo é diurno, vejo todos os filmes disponíveis, para esquecer que estou nas alturas rsrsrsrs.

Juh Oliveira
Juh OliveiraPermalinkResponder

Na primeira vez, há uns 3 anos, eu tive muito medo, ainda mais que peguei uma turbulência bem forte no trecho Curitiba x Foz do Iguaçu. Na época, meu ex marido que era estudante de engenharia, me explicou durante o voo o que era e como acontecia a turbulência, mas ainda assim fiquei bem apreensiva. Achei que nunca mais viajaria de avião depois disso. Hoje eu adoro um aeroporto rs Mas ainda fico bem tensa na decolagem, na aterrissagem e se acontece alguma turbulência forte.

Leonardo Bussadori

Decolar? Beleza! Ficar no céu por horas? Sem problemas! O problema é na hora de pousar: você está dentro de toneladas de metal, atravessando o nada a mais de 200 km/h e tem que encostar só três pedacinhos de borracha no asfalto e parar tudo isso. Sempre penso em "bola de fogo! Bola de fogo!"...

João Carlos
João CarlosPermalinkResponder

O tamanho do medo é inversamente proporcional ao do avião.

Paula
PaulaPermalinkResponder

Exato!

Suzana
SuzanaPermalinkResponder

Tenho medo da decolagem. Do momento da "separação" do solo.Depois rezo uns 5 minutos e fico tranquila. Naquela altitude, se for meu dia, morro sem sofrer...

Rosana
RosanaPermalinkResponder

Eu tenho medo de viajar de avião. Chego a sonhar com isso perto de uma viagem. Contudo, nunca deixei de viajar por isso. Antes ou durantes os voos não tomo remédios ou bebidas alcoólicas, apenas faço uma oração e peço que Deus cuide de mim é de minha família. Que se aquele for meu dia, que eu venha estar com Ele. Fico tensa durante o voo, mas não nervosa ou atribulada.

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Tenho pavor, dias antes já fico ansiosa, quando chego ao aeroporto a mão já fica suada, fico taquicardica. Mas nunca deixei de voar por isso, pelo contrário, tento viajar cada vez para ir me acostumando...já estou um pouco melhor do pânico!rs Entro rezando, no jantar tomo um vinho, depois um remédio e já até durmo!!!

Ana
AnaPermalinkResponder

Não importa quantas vezes eu viaje, se é perto ou se tenho que atravessar o oceano, sempre tenho muito medo!

Vera
VeraPermalinkResponder

Eu tenho medo, mas sempre digo pra mim mesma: o piloto é o maior interessado em que dê tudo certo.

Pablo
PabloPermalinkResponder

O problema é quando o piloto é suicida. Como nos desastres da GermanWings, Egypt Air, LAM Moçambique, Royal Air Maroc, Silk Air, etc...
De qualquer modo, sendo bem racional, há muito mais risco nos translados terrestres casa-aeroporto-hotel que nos vôos. Zero medo.

Naiara
NaiaraPermalinkResponder

Ou quando o piloto quer economizar combustível...

Ígor Demolinari

Nunca senti muito medo de voar, mas esse ano o medo bateu. Fazendo o voo Curitiba x São Paulo na hora de aterrizar em Congonhas, eu gelei de medo. Acho que meu medo foi pousar dentro da cidade e ter vários prédios em volta do aeroporto. Nos meus voos anteriores sempre pousei ou em aeroporto que dava escape pro mar ou em cidades com o aeroporto não tão perto de prédios e casas.

Pedro
PedroPermalinkResponder

Nunca tive. Lendo os comentários aqui até me surpreendi.

Ma.
Ma.PermalinkResponder

Eu não tenho medo de avião. Eu tenho medo é do avião cair.

Salete
SaletePermalinkResponder

Na verdade estou indo na minha segunda viagem de avião, motivo? É que a impressão que tenho é que vou morrer (e me acho nova pra isso rsrsrsr), como se nunca mais fosse voltar. Sensação horrível semanas antes de ir, sem dormir. Acabo fazendo viagens desgastantes de ônibus. Agora resolvi arriscar novamente, vou fazer duas, vamos ver se o coração aguenta e o colchão me aguenta revirando o tempo todo.

Lícia
LíciaPermalinkResponder

Tenho medo, mas nunca deixei de viajar por isso. Não sinto nada quando compro a passagem,mas na véspera da viagem começa aquela ansiedade, com embrulho no estômago , frio na espinha, sonhos, e na hora de ir pro aeroporto aquela angústia. Nunca tomei remédio e nem bebo, pq na altitude pode ser até pior. Dentro do avião eu tento respirar, rezar, e vou ! Pior parte pra mim é a decolagem , sempre fico imaginando aquele monte de peso tentando subir.

Fernanda Nacarato

Eu tenho muito medo, mto mesmo... Mas não deixo de viajar...Então acho q é um tipo de medo que se eu buscar ajuda num psicólogo por exemplo eu devo conseguir superar. A minha sensação no dia antes e no dia da viagem é q estou indo para a morte. Caso a morte não aconteça vou chegar no destino e vai ser legal... Não me assusta pousos e decolagens... Mas turbulências, ainda que as mais fracas me fazem suar frio. Vou o tempo inteiro rezando... poderia escrever um livro de orações de todas q eu invento durante o caminho. Não consigo ver filme.. nem escutar música. .. nem ler... nem comer..e principalmente dormir... Em vôos mais longos... chega uma hr q eu meio q acostumo...fico olhando a telinha de bordo... e vejo qdo a velocidade está mais baixa e o vento mais forte ele treme mais... e fico mais tranquila qdo o vento está mais devagar... Qdo faço conexões longas tbm acostumo... entro no segundo vôo com menos medo q no primeiro...E qdo é nos EUA ou cia.aerea americana me dá uma sensação melhor de segurança... No mais leio mto sobre funcionamento de aeronaves e o q realmente derruba um avião( q eh quase nada além de falha humana) e é isso q me dah mais medo... e é claro tomo remédios pra tentar ficar grog e dormir... noa últimos vôos tomei 5 Fenergan... anti alérgico. .. cheguei em NY e fiquei metade do dia dormindo por causa do efeito do remédio... e recentemente fui para Las Vegas e lá comprei uns remédios para dormir q vendem em farmácias comuns... eles são melhores... te relaxam.. vc dorme... mas não pra sempre como o anti alérgico. .. Enfim.. eh isso. Meu sonho é não ter mais medo de avião. ..acho q eu viajaria mto mais... smile

Sergio Petornilho Junior

Eu já tinha voado algumas vezes quando tive uma crise de pânico ao viajar para Porto Seguro. O avião era, eu acho, um Fokker da TAM! Gente, mas eu me sentia apertado demais e comentei com meu amigo que achava que iria morrer (coisas da SP). Ao chegarmos na Bahia, perguntei logo como era a viagem de volta para Sampa de ônibus, rsrsr! Voltei chapado de álccol e nunca mais voei. Tempos depois, já casado, resolvi que minha mulher não precisava ficar presa ao solo por conta de meu medo e comprei um livro que explicava tudo sobre o medo de avião e como perder essa fobia. Li, reli e falei: Seja o q

Sergio Petornilho Junior

Digitando eu mandei meu comentário incompleto...poderiam fazer a gentileza de me retornar o mesmo...Queria muito mesmo contar a todos como pude me libertar desse medo! Muito obrigado, gente!

Helys
HelysPermalinkResponder

Tenho medo sim... só de turbulência, sempre entro com o pé direito e me benzo antes da decolagem e rezo tbm durante o voo.

Marlene
MarlenePermalinkResponder

Eu também.

Ricardo Sa de Lacerda

Não tenho medo nenhum. Adoro voar. Adoro Aeroporto. Por exemplo: acho maravilhoso o característico pouso no Santos Dumont (aquela freada é sensacional). Enfim, no meu caso a viajem começa quando chego no Aeroporto e não propriamente ao destino final.

Cátia
CátiaPermalinkResponder

Nossa!!! Quanta gente medrosa...o bom é que todos viajam mesmo assim. Não tenho medo.

Junior
JuniorPermalinkResponder

Nunca tive um pingo de medo e turbulência me dá um soniiiinho.......

Renata Carvalho

Não tenho medo.

Diogo Avila
Diogo AvilaPermalinkResponder

Não tenho medo, mas sempre que tem uma turbulência mais forte, me apego na estatística e na fé que tudo dará certo!

Nelma
NelmaPermalinkResponder

Adoro viajar de avião! Não tenho medo nem pensamentos negativos. E também adoro aeroportos. Fiquei surpresa com o número de pessoas que têm medo. Coloco meu kit avião na bolsa, e fico feliz. Tablet, livro, mascara, guloseimas, colírio e protetor labial.

luciana
lucianaPermalinkResponder

Tenho medo!!! Piora muito nos dias de chuva. Fico apavorada, olho toda hora os mapas meteorológicos.Tenho pavor de turbulência. Nos dias de céu claro tenho pouco medo.

Cirle Almieda
Cirle AlmiedaPermalinkResponder

Tenho medo. Aliás... não tanto medo assim. Nas decolagens e pousos, costumo fazer exercícios respiratórios. Acalma. Para viagens mais longas costumo levar um livro. Da para distrair. Agora, meu amigo, quando o tempo está fechado, fico tensa. Nesse momento fecho os olhos, faço uma oração e tento fazer os tais exercícios respiratórios. Mas é sempre uma alegria quando o pouso é concluído.

Raíssa
RaíssaPermalinkResponder

Consigo controlar meu medo até a hora da turbulência hahaha nesse momento, não tem jeito! Apesar de tudo, não deixo de viajar de jeito nenhum, só opto por cias aéreas mais "confiáveis".

Luiz Eduardo de Barros Leal Reis

Eu tenho muito medo, na verdade terror de andar a pé nas ruas de qualquer cidade do Brasil, minha última viagem foi em novembro/2016, peguei um vôo da Emirates de São Paulo Para Dubai, 14 horas sob os ceús do atlantico, África, parte da Europa e ásia no Oriente Médio, não tive medo algum apenas ansiedade para chegar e conhecer a muito famosa Dubai e Abu Dabi nos Emirados, a misteriosa Amã na Jordania e as incríveis Tiberíades, Tel Aviv e Jerusalem em Israel. Constatei que é verdade que a Emirates é a melhor companhia aérea do mundo.

Karina
KarinaPermalinkResponder

Eu tenho pânico de avião, pânico mesmo, mas não deixo de viajar.
Sinto medo desde o momento que estou comprando a passagem, um dia antes chego pensar em desistir, o medo toma conta de mim mais do que tudo, sinto dor de estômago, mãos frias... e acabo me entupindo de calmantes naturais até o momento do embarque. Só relaxo de verdade quando chego ao destino.
A volta já costuma ser mais tranquilo para mim, mas ainda assim o medo me persegue, principalmente na decolagem e pouso...rsrs

Naiara
NaiaraPermalinkResponder

Eu tenho pavor de voar, principalmente sobre o mar ... Amo viajar e não deixo de viajar por isso, mas passo muito mal na hora da decolagem, já tive várias crises de pânico a bordo, de chorar e ficar sem ar, mas começo a rezar e tento me acalmar. Não durmo, nem tomo nada, porque penso que se acontecer algo tenho que estar acordada para me salvar... O ano passado viajei para a Colômbia na mesma semana da tragédia com a Chapecoense e considerei cancelar a viagem, mas fui assim mesmo...
Penso que é um pequeno sacrifício que faço pra chegar aos lugares que gosto...
Quando os comissários entendem isso é mais fácil, mas já viajei com alguns insensíveis que não ajudaram em nada.
É reconfortante saber que várias pessoas são como eu...

Celso Faraco Jr

Que tal, quando viajar levar um Air Bag Aéreo Portátil, pois é agora a ideia já existe e a Patente esta requerida no INPI, logo logo estará por ai.

Rodrigo Alves Lacerda

Não tenho medo de voar mas tenho uma claustrofobia brava! A sensação de que não posso sair do avião quando eu quero é que mata. Mas viajar é minha paixão, então sigo em frente!

Aldema Menini Mckinney

Quando embarco, sinto-me uma mulher muito corajosa por enfrentar tanto medo e nunca ter deixado de viajar. Nas turbulência, até inventei uma oração: " Senhor do Universo, meus ancestrais e meu anjo da guarda, se não puderem segurar este avião que está balançando, segurem ao menos meu medo."

Flavia Barroso

Até um ano atras não tinha medo de voar e achava estranho quem tinha. Já viajei várias vezes para China e Australia e nunca tive medo.
Do nada, no ano passado comecei a ficar com a mão suada durante turbulências. Às vezes meu marido quer viajar e minha mente automaticamente já pensa em turbulência. Meus pais moram em Recife e lá sempre tem turbulência e turbulência forte pois venta muito.
Eu decidi que não será um medo que vai me paralisar e deixar de aproveitar a vida, mas para viagens mais longas vou sim procurar um médico para receitar um remédio para dormir.

Julio Vicari
Julio VicariPermalinkResponder

Não. Aviões são ótimos.

Josane
JosanePermalinkResponder

Mooooorro de medo de avião! Se pudesse, 'apagaria' no momento da decolagem e só acordaria na hora de sair do avião! Tento assistir um filme atrás do outro, já que quase não consigo dormir nas viagens longas.

Adelaide Rossini de Jesus

Já tive medo de altura, para me curar resolvi saltar de paraquedas.Fiz isso quando completei 70 anos e o medo se foi.De lá para cá durmo tranquila assim que entro no avião.Em viagens muito longas levanto me e me alongo várias vezes.

Sheila Domingues

Eu amo tanto viajar de avião que quase nunca me preocupo! Entro, me acomodo, faço uma prece é vou de boa!! De carro e ônibus, nos últimos tempos, ando meio assustada de viajar.

Sônia
SôniaPermalinkResponder

Tenho cada vez mais medo de avião. O engraçado é que no meu primeiro vôo não senti nada. Mas do segundo em diante cada vôo é um inferno astral (dentro do avião não consigo levantar nem para ir ao banheiro). Não vou ficar aqui descrevendo o que sinto, como são as vésperas, etc. Sei que está meio incontrolável. Vou deixar de ir pra SP agora em setembro de avião (vou de ônibus, mesmo estando mais caro) por causa desse medo. Sei que é o meio de transporte mais seguro, mas sei também que não é lógico, nem racional. É um medo fundamentado na emoção e de coisas que como dizem por aí, só Freud explica. To ficando chateada com isso, pq até agora não conheço a Europa por causa dessa besteira de medo =(

Aninha
AninhaPermalinkResponder

Sim.. tenho muito medo, nunca viajei de avião, mas daqui a 6 dias vou ser obrigada a ir , pois é um treinamento da empresa. Passagens compradas, coração acelerado, mãos suadas, as vezes fica tudo preto. A única coisa que vem a minha mente é o filme do labamba que o cara tinha medo.. e morreu a primeira vez que viajou de avião. É loucura? Pode ser .. da vontade de pedir demissão para não ter que fazer a viajem.. Deus me proteja.. estou surtando.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar