Se 2017 tem alguma coisa boa, trata-se sem dúvida do número récorde de feriadões. E a coisa só melhora: no primeiro semestre a maioria dos feriadões ficou encavalada em três semanas entre o fim de abril e começo de maio. Agora no segundo semestre os feriados emendáveis têm o espaçamento perfeito: um a cada mês, e todos de 4 dias de duração.
O segundo semestre tem uma trinca de feriados que praticamente define se o ano vai ser pródigo ou avaro de feriadões: 7 de setembro (Independência), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) e 2 de novembro (Finados) têm uma peculiaridade que parece até proposital: todos caem no mesmo dia da semana.
Em 2017, esse dia é a quinta-feira -- o que fabrica três belos feriadões de 4 dias. Mas há anos em que os três caem no sábado (como acontecerá em 2019) ou no domingo (como foi em 2014 e se repetirá em 2025), babau: passamos o segundo semestre praticamente sem feriados, esperando 15 de novembro chegar. (A propósito, este ano o 15 de novembro é o feriado mais difícil de emendar, pois vai cair numa quarta-feira.)
Toda essa mamata, no entanto, traz à baila a questão: quem tem grana pra viajar tantas vezes num ano só?
Pergunto, então, aos viajandões de plantão: qual foi a sua estratégia para aproveitar essa fartura de feriado? Você tem conseguido viajar em todos? Ou está escolhendo e aproveitando para descansar na sua cidade?
Ou você simplesmente não tem como fazer a ponte de sexta-feira e está só de tocaia esperando 2018, quando esses três feriados do segundo semestre vão cair na 6ª?
Ah, sim: e quais são os felizardos que vão conseguir emendar o 15 de novembro (Proclamação da República) com o 20 de novembro (Consciência Negra) para fazer um superferiadão de 6 dias?
Conta pra gente!
E, caso você precise, aí vão as minhas sugestões para cada um dos feriadões do segundo semestre:
36 comentários