Califórnia: reaberto o acesso a Big Sur; veja também a situação do Vale de Napa

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Big Sur reaberto

Foto: Monterey Herald

Nessa sexta-feira 13 de outubro foi inaugurada a nova ponte sobre o Pfeiffer Canyon, na Highway 1, a estrada costeira da Califórnia.

A ponte tinha sido demolida depois das chuvas de fevereiro de 2017. Com ela, restaura-se o acesso a Big Sur, talvez o trecho mais bonito da costeira. Você viu o último capítulo de Mad Men? Foi filmado no Esalen Institute, que fica exatamente nesse trecho.

Por ali também se encontram alguns hotéis espetaculares. O Post Ranch Inn, que desde fevereiro transportava hóspedes de helicóptero, volta a ser acessado por terra (aproveite para marcar um almoço). O Ventana Inn aproveitou a pausa para um lifting total, e se tornou o Ventana Big Sur.

Nem todos os parques estaduais da região estão reabertos. Confira a situação de cada parque nesta página. Pfeiffer Beach, a praia mais fotogênica de Big Sur, continuará interditada, provavelmente até o fim do ano.

E o resto da estrada? Dá para passar?

Não, não dá. A nova ponte corrige os estragos das chuvas de fevereiro. Mas novas chuvas, em junho, causaram um dano ainda maior: um deslizamento gigantesco ao sul de Big Sur. A estrada permanece interditada logo depois de Big Sur.

Esse deslizamento vai requerer o redesenho da estrada. A previsão é que as obras só estejam concluídas no segundo semestre de 2018. Até lá, você pode vir de carro por Monterey e Carmel até Big Sur (estrada verde no mapa). Daí é preciso retornar a Carmel, para pegar a Highway 101 (estrada preta no mapa), que vai por dentro na direção de Los Angeles.

Existe a alternativa de atravessar a montanha pela Nacimiento-Ferguson Road (estradinha vermelha no mapa), mas são duas horas de percurso tenso e tortuoso.

Para ir ao Hearst Castle, você terá que ir pelo sul, via Cambria ou San Luis Obispo.

  • Vale de Napa: dá para ir depois dos incêndios?

Os incêndios no norte da Califórnia foram manchete nos jornais da semana passada. A querida Maryanne do Hotel California Blog está acompanhando a situação das vinícolas no post Devo cancelar minha viagem a Napa?

Apesar de alguns vinhedos e vinícolas terem sido destruídos, os focos foram localizados, e muitas vinícolas foram poupadas. Segundo a Maryanne, os danos no Vale de Sonoma foram maiores do que no Vale de Napa.

Semana passada, todas as vinícolas estavam fechadas à visitação porque ainda havia risco de alastramento do fogo. Assim que todos os focos estiverem controlados, muitas vinícolas devem reabrir.

Acompanhe as atualizações deste post do Hotel California Blog. E mais do que nunca, vale a pena organizar seu passeio com uma agência local, que leve você em vinícolas que não tenham sido afetadas. (A Maryanne organiza tours que eu recomendo muitíssimo.)

Leia mais:

10 comentários

Edegar G.Meyer

Prezado Ricardo ,boa tarde.Sou morador em Curitiba e sempre que vou viajar consulto Viaje na Viagem,bem como indico para meus amigos.Como pretendo fazer na ida de Los Angeles a Big Sur fiquei com uma dúvida e solicito a gentileza do amigo se possível esclarece-la.Vou de Los Angeles pela 101 e vou pegar a saída 252 para Jolan Rd(Jolan-Lucia) e gostaría de continuar até Monterey,o qual trecho voce informou que está aberto,porém voce diz que a Pfeifer Beach está interditada.Para ir de Lucia a Monterey não terei que passar por aí?Agradeço imensamente a gentileza.Um grande abraço.Edegar

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Edegar! Quem responde é A Bóia. A Highway 1 está aberta ao longo de Big Sur, mas alguns acessos dessa estrada a praias e parques continuam sem condição de trânsito. Antes de viajar, volte no link dos parques da Califórnia que está no texto para pegar as informações mais atualizadas, quem sabe até lá abriram o acesso à praia.

Edegar G.Meyer

Excelente informação como sempre.Obrigado.Edegar

Raphael Hora
Raphael HoraPermalinkResponder

Olá. Você tem mais informações sobre a estrada Nacimiento-Ferguson Road?

Como nosso cronograma está apertado, não gostariamos de perder algumas horas voltando para Carmel para pegar a Highway 101.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raphael! É mais rápido voltar por Carmel.

Luciana Guilliod Fagury Correa

Fiz SF-LA semana passada e peguei a Nacimiento-Ferguson Road. É bem tortuosa, você vai beirando o precipício e tem (poucos) momentos em que só passa um carro por vez. Ao terminar a estrada GPS me levou até uma base militar americana, fui perseguida pela polícia razz. Não valeu a pena... é chato, mas recomendo voltar pela 101 mesmo.

cristine
cristinePermalinkResponder

obrigada pela dica, Luciana!! não vou entrar nessa "fria"então!!

MARCELO DUARTE GONCALVES

Bóia! Boa tarde, fizemos o sentido LAX-SFO e 18/20 Out/17, ja conheciamos a estrada pois já haviamos feito Monterrey-LAX a dois anos atrás, então tinhamos interesse em alguns pontos de interesse específicos para parar, um deles a cachoeira McWay Falls na Big Sur, uns dias antes soubemos da abertura da cachoeira, e resolvemos insistir seguir pela costa. Saímos de Santa Barbara e seguimos pela Highway 1, passando por Morro Bay, demos com a cara na porta a 5 milhas (8 km) após Ragged Point, ponto de interdição, voltamos 27 milhas (+/- 42 km) para pegar a CA-46, andamos por 140 milhas (224 km) pelo trajeto CA46 - US101 - Salinas até Monterrey para assim "descermos" pela estrada até a cachoeira. Percebemos uma grande movimentação de caminhões seguindo a partir do trecho interditado o que leva a crer que as obras ainda estão a todo vapor, vimos diversas pontes e trechos novos. Porém sugiro para quem esteja saindo de Santa Barbara sentido SFO seguir pela US-101 até Salinas pegar a entrada para Monterrey e ai sim seguir pela Highway 1 pelo trecho na nossa opinião mais bonito, quem ainda fizer questão de Ragged Point e Elephant Seal Vista Point, ou até mesmo o acesso de Hearst Catle via Cambria e depois seguir viagem a San Francisco, terá todo esse perrengue que passamos, mas particularmente, não recomendamos. Trajeto Monterrey até a cachoeira McWay Falls no Parque Estadual Julia Pfeiffer Burns é de 42 milhas (68Km), esperamos poder ajudar. Marcelo e Fabiola (Atibaia/SP)

MARCELO DUARTE GONCALVES

Desculpe, esqueci de mencionar sobre NAPA, fizemos uma visita ao Francis Ford Coppola Winery (300 Via Archimedes, Geyserville, CA 95441, EUA), em 23/10/17, saimos de SFO e seguimos pela US-101 sentido Geyserville, a vinicola estava aberto normalmente, de lá pudemos avistar, de longe, alguns locais que foram incendiados mas sem focos acesos. No caminho até lá ao passar pela região de Santa Rosa, acredito eu que a mais castigada, pudemos ver varias queimadas na beira da estrada, estragando muitas plantações, carros e casas. Não avistamos sinal Tentamos saber noticias pelo hotel antes de ir, mas mesmo eles não sabiam direito a real situação do lugar

Rodrigo Pontes

Prezado Ricardo, bom dia!
Eu e minha família estivemos no Big Sur no dia 9 de janeiro, quando houve o primeiro desabamento, onde fomos o ultimo carro a passar e o desabamento pegou em cheio o carro que vinha atrás da gente. Fomos salvos por centimetros.
Enfim, ficamos preso no big sur, dormindo dentro do carro por 2 dias, com muito frio, chuva e fome. Foi uma experiência horrível. Logo depois, com a continuação das chuvas a situação foi piorando com mais desabamentos e com o derrubada da ponte.
Ah, conseguimos sair de lá, por uma estradinha de chão na montanha, muito PERIGOSA que foi outra aventura com muito panico.
Mas graças à Deus chegamos bem e vivos!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar