Foto: Monterey Herald
Nessa sexta-feira 13 de outubro foi inaugurada a nova ponte sobre o Pfeiffer Canyon, na Highway 1, a estrada costeira da Califórnia.
A ponte tinha sido demolida depois das chuvas de fevereiro de 2017. Com ela, restaura-se o acesso a Big Sur, talvez o trecho mais bonito da costeira. Você viu o último capítulo de Mad Men? Foi filmado no Esalen Institute, que fica exatamente nesse trecho.
Por ali também se encontram alguns hotéis espetaculares. O Post Ranch Inn, que desde fevereiro transportava hóspedes de helicóptero, volta a ser acessado por terra (aproveite para marcar um almoço). O Ventana Inn aproveitou a pausa para um lifting total, e se tornou o Ventana Big Sur.
Nem todos os parques estaduais da região estão reabertos. Confira a situação de cada parque nesta página. Pfeiffer Beach, a praia mais fotogênica de Big Sur, continuará interditada, provavelmente até o fim do ano.
E o resto da estrada? Dá para passar?
Não, não dá. A nova ponte corrige os estragos das chuvas de fevereiro. Mas novas chuvas, em junho, causaram um dano ainda maior: um deslizamento gigantesco ao sul de Big Sur. A estrada permanece interditada logo depois de Big Sur.
Esse deslizamento vai requerer o redesenho da estrada. A previsão é que as obras só estejam concluídas no segundo semestre de 2018. Até lá, você pode vir de carro por Monterey e Carmel até Big Sur (estrada verde no mapa). Daí é preciso retornar a Carmel, para pegar a Highway 101 (estrada preta no mapa), que vai por dentro na direção de Los Angeles.
Existe a alternativa de atravessar a montanha pela Nacimiento-Ferguson Road (estradinha vermelha no mapa), mas são duas horas de percurso tenso e tortuoso.
Para ir ao Hearst Castle, você terá que ir pelo sul, via Cambria ou San Luis Obispo.
Vale de Napa: dá para ir depois dos incêndios?
Os incêndios no norte da Califórnia foram manchete nos jornais da semana passada. A querida Maryanne do Hotel California Blog está acompanhando a situação das vinícolas no post Devo cancelar minha viagem a Napa?
Apesar de alguns vinhedos e vinícolas terem sido destruídos, os focos foram localizados, e muitas vinícolas foram poupadas. Segundo a Maryanne, os danos no Vale de Sonoma foram maiores do que no Vale de Napa.
Semana passada, todas as vinícolas estavam fechadas à visitação porque ainda havia risco de alastramento do fogo. Assim que todos os focos estiverem controlados, muitas vinícolas devem reabrir.
Acompanhe as atualizações deste post do Hotel California Blog. E mais do que nunca, vale a pena organizar seu passeio com uma agência local, que leve você em vinícolas que não tenham sido afetadas. (A Maryanne organiza tours que eu recomendo muitíssimo.)
23 comentários