Sardana em Barcelona
As cenas de violência do dia do plebiscito sobre a independência da Catalunha assustaram muita gente com viagem marcada (ou planos de viajar) a Barcelona.
Aqui no blog já começaram a pipocar perguntas sobre manter ou não seus planos de viagem.
Devo cancelar minha viagem a Barcelona?
A todo mundo que está na dúvida, recomendo fortemente ler este post do Tony Gálvez, do insubstituível PassaporteBCN.
O Tony explica o momento político e faz um histórico dos últimos acontecimentos, demonstrando que o único momento de violência foi o do plebiscito -- e mesmo assim, restrito aos lugares de votação.
Na seqüência, ele lista os lugares que devem ser evitados nesses momentos conturbados. E dá dicas para evitar perrengues (por exemplo, preferir o trem e o metrô ao Aerobús, entre o aeroporto e a cidade).
Esta semana vai ser decisiva para ter uma idéia de como a coisa vai se desenrolar. Dia 10 de outubro o parlamento catalão pode proclamar unilateralmente a independência da Catalunha. Aí sim o bicho pode pegar, se o governo central resolver intervir.
O jeito é ficar atento ao noticiário. Se o conflito se mantiver nos níveis de hoje, sem violência -- só com manifestações, por exemplo -- eu não cancelaria minha viagem, não. O separatismo sempre foi uma característica relevante da Catalunha. Vivenciar esse momento da história só acrescenta mais consistência à sua viagem (e compensa eventuais perrengues logísticos). Mas se a coisa descambar para conflitos permanentes de rua, aí a história muda.
Leia mais:
No PassaporteBCN
- A crise em Barcelona e na Catalunha: devo cancelar minha viagem?, por Tony Gálvez
2 comentários