Chip pré-pago no Chile: agora é preciso homologar seu celular (faça antes de viajar)

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Chip no Chile: agora é preciso homologar seu celular

Foram os leitores (obrigado, Jurema, André e Neftalí) que trouxeram a notícia. Desde 23 de setembro, celulares comprados fora do Chile precisam ser habilitados por uma certificadora chilena para funcionarem com chip chileno.

Isso introduziu uma burocracia bem chata (e, até onde eu sei, única no mundo) para o visitante que quiser comprar um chip pré-pago para ter conexão durante sua permanência no Chile.

A homologação é gratuita, e pode ser feita com qualquer uma das 12 certificadoras credenciadas pelo governo chileno. Essa certificadora vai levar de 3 a 5 dias úteis para homologar o seu aparelho. Por isso, se você quiser comprar um chip no Chile, faça o procedimento pelo menos uma semana antes de viajar.

Já explico qual é o trâmite. Mas antes disso, é bom deixar claro quem NÃO precisa homologar seu celular para usar no Chile.

Quem NÃO precisa homologar seu celular para uso no Chile

NÃO é preciso homologar seu celular para uso no Chile:

  • Se você usar seu celular com seu chip brasileiro, na função wifi, não precisa homologar
  • Se você usar seu celular com seu chip brasileiro, em roaming internacional, não precisa homologar

Ou seja: só precisa homologar seu celular se você quiser comprar um chip pré-pago chileno. Esse chip só vai ser vendido para você e só vai funcionar no seu telefone brasileiro se você homologar seu aparelho antes.

Como homologar seu celular para usar chip pré-pago chileno

Se você mandar um email para qualquer uma das certificadoras com emails informados nesta página, você receberá um formulário anexado na resposta, com instruções dos documentos a serem escaneados e enviados. Seguindo a dica da Jurema, que foi a primeira a avisar, eu mandei um email para a Dekra, e 24 horas depois recebi a resposta com o formulário (em PDF) para preencher.

O André está fazendo o trâmite com a Huawei, que já tem o link para baixar o formulário (em Word) no próprio site.

Por enquanto, o site mais moderninho é o indicado pelo Neftalí: a Ingeaudit, que permite que você preencha o formulário online e só depois imprima para assinar. Mas a navegação não é intuitiva, e não consigo colar os links aqui, porque caducam logo.

Junto com o formulário preenchido e assinado, você precisa fotografar/escanear:

  • Passaporte (folha da foto com dados) ou carteira de identidade (frente e verso)
  • Número IMEI de série do celular (digite *#06# que aparece)
  • Celular com marca e modelo reconhecíveis
  • Nota fiscal da compra

Não me olhe com essa cara. Eu também acho um absurdo. Estou só informando sad

Caso essa encheção de saco tenha tirado a sua vontade de comprar chip pré-pago no Chile, vamos considerar as alternativas.

Dá para passar a viagem toda usando só wifi?

Se você for metódico, dá bem para se virar só com wifi. Todos os hotéis têm wifi bom, e muitos restaurantes e bares já oferecem wifi -- é provável que, com essa nova lei, todo restaurante ou bar que queira receber turistas acabe liberando a conexão.

O que você vai precisar é baixar os mapas de deslocamento antes de sair do ambiente wifi, para que funcionem offline. No caso de pedir Uber, recomendo que você só saia do ambiente wifi quando o carro realmente chegar à porta -- os casos de cancelamento de corridas são freqüentes (já me aconteceu de três motoristas que aceitaram a corrida cancelarem na seqüência), e se você estiver fora da área de conexão, não poderá acompanhar o trajeto do motorista até o local de embarque.

E quando estiver conectado no wifi, dá para usar WhatsApp, entrar no Facebook, no Google e fazer tudo o que você faz na internet com o seu celular no Brasil.

Quanto custa usar o plano de roaming internacional?

As operadoras brasileiras oferecem planos de roaming internacional para clientes pós-pagos por R$ 39,90 por dia de uso nas Américas. Não é barato, mas também não é como antigamente, quando você inadvertidamente entrava na internet em roaming e voltava com contas de 1.500 reais para casa. Para garantir que a cobrança fique em R$ 39,90 por dia, você precisa esperar receber o SMS da operadora com o oferecimento do plano. Daí é só responder aceitando e, ao obter a confirmação, desbloquear o roaming internacional de dados.

Agora em agosto eu dei um pulinho pá-pum de 48 horas ao Chile. Sem tempo para comprar um chip numa loja, ativei o roaming internacional na chegada. Funcionou muito bem -- até mesmo em alguns pontos de Farellones.

Mesmo que o seu propósito seja usar apenas o wifi, é bom saber que existe esse plano B. Se você se vir numa situação de extrema necessidade de entrar no seu email ou pesquisar alguma coisa, e não tiver nenhum wifi à mão, pode investir 13 dólares e resolver a sua encrenca.

Leia mais:

69 comentários

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Parabéns ao Chile. Ganhou o selo Brasil de burocracia mais burra das Américas!!! Esse negócio aí não faz o MENOR sentido!

Obrigado pela informação.

Andre Almeida de Jesus

Concordo ser uma burocracia nunca vista em lugar algum. Porêm pelo que entendi o intuito é de ter os celulares do país cadastrados numa database para envio de mensagem em situações emergenciais, batizado no Chile de SAE (sistema de alerta de emergencias), para avisar ocorrencias de tsunamis, terremotos e erupções vulcanicas. Todos aparelho cadastrados receberam automaticamente estas mensagens, independente da operadora a qual pertençam.

RABUGENTO
RABUGENTOPermalinkResponder

Para se receber mensagens basta o número da linha telefônica.
Não é necessário registrar o aparelho.
Quanto a exigir identificação para vender o "chip", até é aceitável o resto é apenas burocracia.

Marcelo Lemos
Marcelo LemosPermalinkResponder

Nos EUA isso já existe e funciona sem precisar registrar aparelhos de estrangeiros.

Davi
DaviPermalinkResponder

País que faz isso merece boicote dos turistas. Taxistas de Santiago são golpistas, não dá para passear tranquilamente sem Uber/Cabify.

RABUGENTO
RABUGENTOPermalinkResponder

Já não tinha interesse em ir.
Tudo bem que normalmente se a viagem é curta nem adquiro linhas do país onde estou, uso o roaming internacional das minhas linhas brasileiras que, por sinal, funcionam muito bem no exterior.
Só adquiri chips em viagens de tempo maior que 20 dias no local.

RABUGENTO
RABUGENTOPermalinkResponder

Não pretendo ir ao Chile como também não pretendo ir a países que não me querem lá por conta de exigirem vistos.
Há lugares bem melhores e interessantes para se passear ou conhecer.
Essa exigência é uma das mais idiotas que já vi.

Marcelo Lemos
Marcelo LemosPermalinkResponder

É o Chile fazendo cosplay de Brasil grin

Eduardo Teixeira

Fui para a Colombia ano passado e uns 4 a 5 dias depois que tinha comprado o chip e ativado, apareceu uma mensagem onde dizia que eu deveria cadastrar meu celular em alguma loja da operadora se nao meu aparelho seria bloqueado. Era necessario que eu cadastrasse com a nota fiscal que eu obviamente nao tinha ja que não sabia dessa exigencia. Fiquei preocupado pois ainda ficaria mais uns 6 dias lá.
Entrei em uma loja e me explicaram q era uma atitude para evitar os roubos de celular e ter todos os celulares cadastrados com seus respectivos donos pois podiam ser usados tambem para crimes.
No final das contas acabei arriscando e continuei usando o celular sem cadastra-lo ate o final da viagem.

Renata
RenataPermalinkResponder

As pessoas misturam comentários que não tem nada a ver com as notícias. CHILE é um país lindo e com ótimo atendimento aos turistas que estão lá para gastar e não para muchibas.

Bruna
BrunaPermalinkResponder

pessoal, alguém sabe me dizer para aquelas pessoas que já tem o chip, que foi em outra ocasião será necessário Tb essa homologação? Estarei indo novamente dia 17

Victor
VictorPermalinkResponder

Estive lá em Agosto e adquiri um chip da Movistar. A única dificuldade que tive foi que para ativar o chip era necessário digitar o número do RUT do titular, que seria uma espécie de RG deles. A dona da loja onde eu comprei me deu o número do RUT dela e isso parecia ser algo comum lá.

Miguel Neto
Miguel NetoPermalinkResponder

Apesar de lindo, o Chile continua sendo um país sinistro, infelizmente. Ao contrário dos vizinhos - Argentina e Peru, paraísos de beleza, hospitalidade e turismo fácil - o Chile, com a capa "fake" de moderno e progressista, tem um lado sombrio pouco divulgado, mas presente no cotidiano. Prefiro visitar outros destinos.

Pablo
PabloPermalinkResponder

Nossa, que amargura! Está bem reclamar contra essa burocracia para o celular, em um país geralmente nada burocrático. Mas daí dizer que o Chile é um país sinistro, chega a ser meio ridículo...

Marcos
MarcosPermalinkResponder

Também concordo, dos países da América do Sul o Chile sem dúvida é o meu preferido. Não vai ser um procedimento desses (uma bola fora, a meu ver) que vai me fazer desistir de continuar visitando esse maravilhoso país.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Detestei essa burocracia idiota, mas o Chile tem tantas ou mais belezas que Peru e Argentina. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Atacama, Patagônia, lagos andinos, vulcões, águas termais, vinícolas, etc.... Não sei de onde q vc tirou essa impressão aí.

Fatima Regina morete barros

Ridículo

Carla
CarlaPermalinkResponder

Concluo então que, assim como quem usa chip brasileiro em roaming não precisa cadastrar o celular, quem usa chips estrangeiros não-chilenos, como o serviço da Easy Sim 4U, também não precisa cadastrar - confere, Bóia? wink

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carla! Faz sentido smile

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

Carla, vc já usou o chip easy sim 4U ? gostaria de saber da sua experiência e em qual país, pq vejo muitas reclamações desse chip. Obrigado

Diego Maia
Diego MaiaPermalinkResponder

Usei nos EUA, na Califórnia, em maio, por quase 20 dias, e não tive nenhum problema. Quero testar na América Latina em uma próxima viagem. Acho que para o Chile vai ser uma opção bem mais prática do que enfrentar essa burocracia toda (se funcionar lá, claro).

Andre
AndrePermalinkResponder

Usei chip da Easysim4u.com no Panama e na Florida e funcionou perfeitamente.

Silvana Praca
Silvana PracaPermalinkResponder

Bom dia. E se for usado um "easysim" for you? Funcionará?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvana! Pela lógica, funcionará.

Sandro Mancini

Na Turquia eles têm algo parecido. Seu chip funciona por uma ou duas semanas e depois fica bloqueado. O problema é saber se quem faz isso ao voltar uma segunda vez conseguirá comprar SIM card de novo. O problema é que o registro custa uns R$ 150!!!

Soluções que vi por aí: usar um SIM card europeu com roaming europeu que inclua a Turquia (são poucas) ou comprar chip da operadora turca Turkcell na Alemanha (?!?) e comprar um plano pré-pago com eles. Detalhe: esse chip deles comprado na Europa não precisa aparentemente de registro.

FREDERICO HYGINO DE OLIVEIRA NETO

Muito boa sua explicação. Realmente o Chile tá indo na direção oposta da simplicidade. Nota fiscal do celular e mais todas aquelas informações?....vou pagar a tarifa diária e ponto. Abs

Leonardo
LeonardoPermalinkResponder

Olá! Estou em Santiago e comprei um chip da Movistar! O atendente da loja me deu um número de RUT para habilitar.
Estou utilizando o chip normalmente!!
Não precisei fazer registro de celular e nem outro procedimento burocrático!

Marcella
MarcellaPermalinkResponder

Então Dá pra fazer o processo todo no Brasil e quando chegar lá e só comprar qualquer chip?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcella! É o que estamos entendendo que acontece.

Marcella
MarcellaPermalinkResponder

Obrigada. Vou mandar o email e conto pra vocês depois

Tina
TinaPermalinkResponder

Estou indignada com essa burocracia! Ontem comprei um chip da wom (na Providência) e não funcionou. Na loja da operadora pediram para eu me dirigir à loja Samsung (no Costanera) para habilitarem uma tal frequência para uso no Chile. Na Samsung me mandaram para o Edifício Telefônica e lá me deram um papel com a informação para entrar no site www.movistar.cl para fazer a tal habilitação. Só que não teve como fazer pois estrangeiro não tem RUT, uma informação imprescindível para conclusão do pedido. Me mandaram de volta lá para o Costanera para a loja Movistar (por volta das 17h30) e fizeram o procedimento, me informando que o tal RUT pata estrangeiros são 9 digitos número 1 (11111111-1). Enfim, falaram que meio-dia do dia seguinte estaria todo funcionando. Eis que não. Voltei ao Costanera, loja Movistar e refizeram o procedimento, desta vez dando de 24h a 48h de prazo, mas como hoje foi sábado, só segunda ou terça. Ridículo! É muita informação encontrada, muito tempo perdido. Melhor usar Wi-Fi do hotel e restaurantes mesmo!

Lorena
LorenaPermalinkResponder

Nao Bruna. Usei um chip agora de outra ocasião e não funcionou. Fica sem sinal o telefone

Regina
ReginaPermalinkResponder

Para quem usou o aparelho la nos últimos 3 anos não precisa homologar

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Regina! É uma pergunta ou uma afirmação?

Luis Claudio
Luis ClaudioPermalinkResponder

Fina ironia, dona Bóia... mas é fato: as pessoas estão perdendo a capacidade de expressar em palavras o que pensam e de serem compreendidas. Em resumo, perdendo a capacidade de se comunicar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luis! Não é ironia, não. Tem gente que esquece de pôr o ponto de interrogação na internet. A pergunta é sincera (não vi essa informação escrita em lugar nenhum, vai que ela sabe o que eu não sei)

Clara Damasceno

Gente, que chatice... Mas vou homologar, até pensei na minha última viagem que dava pra viver só com wifi, mas como vou sozinha com uma amiga, vamos pra festas, sair de madrugada, etc... O uso de whatsapp, mapas e uber se torna indispensável e não se pode contar com wifi em todos esses lugares.
Agora uma pergunta: só vou daqui 3 meses. Posso fazer isso já agora? Pra me livrar disso e não ter que fazer na correria pré viagem.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Clara! Acreditamos que sim, isso pode ser feito com essa antecedência.

Tina
TinaPermalinkResponder

Chatice é apelido! Acabei de voltar de lá e mesmo perdendo tempo nas lojas, meu celular não foi registrado na rede deles. Mas já tinha desencanado logo no segundo dia... então nem falta fez!

Raquel Oliveira

Por favor me ajudem!
Na hora de preencher aquele formulário: "Formulario de Solicitud de Inscripción Administrativa" no campo RUT/PASSAPORTE se eu não tenho nenhum dos dois, eu posso preencher com meu número de RG?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raquel! Esperemos que sim.

De todo modo, fica a dica: faça um passaporte para as próximas viagens. É muito melhor viajar com passaporte. Até para ganhar carimbos e facilitar o pedido de vistos.

Sophi
SophiPermalinkResponder

Olá Bóia, tudo bem?
só um relato de quem acabou de voltar de Santiago:
Vi a dica aqui no site a tempo (Muito obrigada!) e tentei a homologação pelo INGEAUDIT.
Surpresa: foi recusada pois como meu celular não abre a tampa traseira para tirar a bateria, mandei somente o print da tela do IMEI e não aceitaram. NF tb não deu certo. Esperei 4 dias pela resposta.
Tentei novamente, usando outro modelo de celular. Mandei print da tela do IMEI + foto da etiqueta do IMEI que fica atrás da bateria + foto do passaporte e OK. Responderam em 4 dias tb.
Lá no Chile recomendaram a empresa (mais cara) ENTEL pq teoricamente teria uma cobertura melhor do que a WOW (Obs: As lojas próprias não vendem chip pré-pago nem recarga).
Custo do chip 780CLP no subsolo do Shopping Costanera (em uma loja de eletrônicos chamada CASA ROYAL) com a miséria de 100Mb dados (isso se gasta em um dia só usando o google maps por exemplo).
O funcionário foi muito bacana e fez a habilitação do chip na hora.
A cada recarga de 1000CLP mais 100Mb e whatsapp livre por 3 dias.
O problema foi que não conseguimos usar o UBER lá. Dava aviso de CONTA DESATIVADA. E recebíamos sms da ENTEL com nome de outra pessoa (!?)
Bom, depois de tudo - com CHIP mas sem UBER - passamos a usar o app CABIFY que funcionou muito bem e recomendo.
Offtopic mas que pode ser relevante: O Metro de Santiago tem um app que ajuda muito! (Melhor do que sacar o mapinha em papel, dar pinta de turista e ficar na mira dos batedores de bolsa. Santiago é linda mas não é assim tãããão segura). Valeu VnV !

Raquel
RaquelPermalinkResponder

Ola amigos vou ao chile no proximo mês e fiquei confusa ao ler a matéria possuo um J7 samsung ou motoz2play esse do filho, ambos terei que fazer o processo para usar um chip la em santiago... Mas como proceder se nao tenho acesso ao emei na etiqueta ... So visivel pelo print da tela....em depoimentos via dificuldade de a homologação por esse motivo

Carlos Miranda

Acabei de voltar do Chile. Não precisei de nada disso. Passei na loja, comprei e em 10 minutos estava falando e usando 4G

Fabiana
FabianaPermalinkResponder

Eu também! Viajei ao Chile no início de outubro, comprei o chip da Claro com as orientações do VnV e, apesar da loja informar sobre a homologação, inseri o chip no celular, recebi o sms da Operadora dizendo que estava ativado, fui até uma farmácia para comprar os créditos e funcionou sem problemas.

Matias
MatiasPermalinkResponder

Fiz o procedimento, enviei o email. Porem não tive nenhum retorno. Sabem dizer se eles respondem o email? como sei se deu tudo certo?

Celso
CelsoPermalinkResponder

Fiz o procedimento pelo site da HUAWEI. Enviei tudo o que foi pedido (NF, RG, IMEI, Formulário). Enviei dia 19/19. Tive a resposta no dia 23/10 dizendo que eu deveria esperar 3 dias uteis e consultar o site http://entel.cl/nueva-normativa/ para verificar a homologação. Entrei no site e meus 2 IMEIs (celular dual chip), apareceram como CERTIFICADO e INSCRITO. Viajo dia 11/11 para Santiago, se funcionar tudo corretamente, volto para postar aqui.

Wellington
WellingtonPermalinkResponder

Fiz o meu procedimento de homologação pela Ingeaudit, anexando os documentos necessários e preenchendo os campos de especificação do modelo do aparelho e em menos de 4 dias já constava como "certificação aceita". Foi bem prático e rápido. Comprei um chip da Claro lá e todos os atendentes me perguntaram se eu havia feito a homologação. Indico que comprem o chip na loja da Claro na Rua Huérfanos, 1219, já que é uma loja grande da marca com atendimento ao cliente, então se tiverem problemas, eles já resolvem na hora

Nishan
NishanPermalinkResponder

BURROcracia

Mauricio
MauricioPermalinkResponder

Fiz o processo de homologação, mas não recebi nenhum retorno da Huawei. Alguém conseguiu fazer ou obteve retorno?

Kathy
KathyPermalinkResponder

Mandei minha documentação para duas empresas. Entrei em contato com um colega que trabalha lá, e ele foi na loja da Claro perguntar sobre essa questão para mim. Ele me disse que na loja falaram que eu consigo usar a internet sim.. o problema é para fazer as ligações. ele até ficou de me emprestar um chip caso não consiga resolver. Estou pensando seriamente em habilitar o roaming, e deixar de segunda opção.

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Eu recebi ontem essa mensagem da Hawei (traduzida pelo google tradutor):

"Pedido rejeitado,

Qualquer um dos seguintes documentos: Prova de entrada no país emitida por uma autoridade competente ou passaporte com carimbo de entrada, não superior a 1 mês, bilhetes de ida e volta ou documento equivalente emitido pela empresa de transporte ou agência de viagens (qualquer um deles)."

Será que querem que eu envie minha passagem pra eles???

Acabei deixando de lado.

Caroline
CarolinePermalinkResponder

Olá!
Estou com viagem marcada pro Chile no final de dezembro.
Fiquei sabendo pelo VnV sobre a necessidade de homologação do aparelho e venho compartilhar minha experiência para ajudar quem, assim como eu, também está com viagem marcada pra lá.

Segui as orientações da maneira como estava no link que o Ricardo deixou no texto.
Mandei os documentos anexados para todas as empresas da lista. Detalhe que mandei no domingo, e na segunda a "Openbits" já me respondeu dizendo que havia realizado a homologação, inclusive com os links em que eu consigo consultar em cada operadora se está tudo ok.
Achei muito rápido!
A Dymeq me exigiu passagem aérea de entrada ou alguma outra coisa que não consegui entender, mas acabei deixando de lado. E a grande maioria nem me respondeu...
Quando voltar conto se consegui comprar o chip e se funcionou corretamente.

Obrigada a todos por fazer deste o melhor site de pesquisa pra viagens!!!

Nicolle Camargo

Olá Bóia!
Também tentei fazer o processo pela Huwaei e após 5 dias do envio da documentação recebi um e-mail informando que a solicitação foi reprovada, pois faltava o documento abaixo:

Cualquiera de los siguientes documentos: comprobante de ingreso al país emitido por una autoridad competente o pasaporte con timbre de ingreso, con antigüedad no superior a 1 mes, o pasajes de ida y vuelta o documento equivalente emitido por la empresa de transportes o agencia de viajes (cualquiera de ellos)

Acabei deixando de lado e usei o chip da easysim4u, que realmente funcionou sem a homologação, mas a velocidade da internet era bem baixa e por vezes ficava sem serviço.

Igor
IgorPermalinkResponder

Galera, acabei de voltar de Santiago e gostaria de compartilhar com quem vai pra lá e tem dúvidas se precisa ou não homologar o aparelho antes de ir.
Antes de ir pesquisei em vários sites, e vi muita gente falando que não precisa fazer esse registro do aparelho, que funcionou normalmente, etc...
Como estava há somente 5 dias da minha viagem, não iria dar tempo de registrar também (falam que demora 01 semana para concluir todo o processo).
Resolvi arriscar e ir sem homologar mesmo.
Chegando lá fui no shopping Costanera, e perguntei no balcão de vendas (Quiosque) na Claro se realmente precisava registrar o meu aparelho.
O vendedor disse que teoricamente sim, mas que pra eu usar só o plano de dados (internet) funcionaria, somente ligações que não.
Como para ativar o chip tem que ligar na central da operadora, ele ativou pelo aparelho dele, e depois colocou no meu celular.
A internet foi ativada na hora, e saí de lá feliz da vida, com internet na mão para waze, etc...

Para meu espanto no dia seguinte, meu celular não pegou mais sinal, e foi assim até o final da viagem.
Ou seja, NÃO FUNCIONA sem homologar galera! Nem pensem em arriscar como eu fiz.
Sorte a minha que tinha baixado o mapa da região no App google maps antes de ir, então consegui usar o GPS do celular mesmo sem dados móveis.

E muito cuidado com esse quiosque da Claro do Shop. Costanera Center, muito provavelmente o vendedor sabia que não funcionaria, e só quis vender o chip.
Inclusive ele me cobrou 4.000 pesos no chip, e na minha frente colocou 2.000 no caixa e 2.000 no próprio bolso!!! Na hora achei estranho mas não duvidei, mas depois que percebi que nem nota do chip ele me deu.
Recomendo a comprarem em frente na loja "Casa Royal", que descobri depois que tinham chip da Entel por 1.000 pesos.

Fica a dica, espero ter ajudado os próximos viajantes a essa maravilhosa cidade.

Marília Domingues

A minha dúvida é: não tenho passaporte, então não há como colocar o número do RUT. Então minha solicitação vai ser rejeitada

igor
igorPermalinkResponder

recebi deles agora que suspenderam por 120 dias essa homologação desde 1/12: Desde el 1° Diciembre de 2017 las operadoras de telefonía móvil no podemos bloquear dispositivos. Dicha característica ha cesado por 120 días hábiles por lo que su dispositivo debe funcionar con cualquier operadora de Chile

Carmen Lucia Bays

Igor, quem lhe deu essa resposta de suspensão? Estou indo dia 08/12 e não dará tempo para a tal homologação. Então, se está mesmo suspenso, não preciso fazer? Tomara!

Tiago Santos
Tiago SantosPermalinkResponder

Pessoal, no processo de homologação do celular, as certificadoras pedem que seja preenchido um fomulário para solicitação (Formulario de Solicitud de Inscripción Administrativa). Nele possuem alguns campos que precisam ser preenchidos como Marca do Celular.

O problema é que tem 2 campos que não entendi bem o que precisa ser informado. São os campos "Lugar de compra" e "Documento que acredita adquisición en el extranjero".

Alguém sabe???

Luis Claudio
Luis ClaudioPermalinkResponder

Local de compra (tienda/store) é o nome da loja em que o equipamento foi adquirido e "Documento que acredita" significa documento que prova a aquisição fora do Chile, que, neste caso, é o número da nota fiscal (boleto de compra).

Ana
AnaPermalinkResponder

Tem que colocar o país em que você comprou o celular e anexar a nota fiscal.

Tiago Santos
Tiago SantosPermalinkResponder

Ana, então o campo "Documento que acredita adquisición en el extranjero" eu coloco o número da Nota Fiscal?

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Freire, valeu pelas dicas. Segui suas dicas p/ "Inscripción Administrativa" (termo correto) de meu celular na Huwaei. Levou apenas 01 dia útil e sem custo. Importante anexar cópia do passaporte, formulário, copia do IMEI e nota fiscal.
Encaminhar tudo p/ Huwaei: inscripcion.administrativa@mail01.huawei.com

Dielen Velasco silva

Olá. Será que suspenderam mesmo? estou indo agora dia 15/12 . Tomara que tenha suspendido mesmo pois não consegui fazer a homologação.

Luis Claudio
Luis ClaudioPermalinkResponder

Enviei e-mail para várias operadoras sugeridas no dia 9 de dezembro, um sábado. A primeira que me respondeu foi a Openbits (certificacionsubtel@openbits.cl), no dia 11, que enviou em retorno as instruções do governo chileno e um formulário a ser preenchido a mão e devolvido escaneado, com as informações do celular e da nota fiscal. Também devem ser digitalizados o número de identificação do aparelho (digitando-se *#06#), a nota fiscal e as páginas de identificação do passaporte. No dia 12, recebi a resposta: "Su inscripción administrativa fue realizada exitosamente". No rodapé da mensagem, links para conferência do IMEI do aparelho em várias operadoras. A consulta retornou a seguinte mensagem: "Tu equipo está registrado en el Sistema Centralizado de Equipos Homologados y puede funcionar en Chile". Só vou para Santiago em janeiro, mas parece que não terei problemas com telefonia móvel. É chato, burocrático, mas o atendimento até que foi rápido.

himawari
himawariPermalinkResponder

Enviei todos os documentos que pediam no site do Ingeaudit, porém não achei nenhum campo para anexar o formulário preenchido. Alguém já homologou por lá e pode me ajudar?

Romero Ferraz
Romero FerrazPermalinkResponder

Seguindo a dica ali acima de Igor, pesquisei sobre o adiamento do bloqueio e encontrei essas informações:

https://pisapapeles.net/al-fin-subtel-modifica-la-normativa-de-inscripcion-para-telefonos-importados/

"Primero, no es que haya cambiado la base de la normativa, todavía tendremos que realizar el proceso de inscripción y el trámite seguirá siendo –al menos por ahora– exactamente el mismo. La diferencia es que ahora tendremos un plazo de 30 días desde que el teléfono se encienda por primera vez en nuestro país con una SIM local en que funcionará sin ningún inconveniente."

e

"La puesta en marcha de este nuevo sistema tiene un plazo de 120 días hábiles desde hoy, plazo que servirá para que todos los actores de la industria se pongan al día con las especificaciones necesarias dictadas por Subtel. Lo importante es que dentro de este periodo los operadores no bloquearán el uso de los dispositivos que ingresen a partir de ahora a nuestro país, dejándolos en un registro temporal en sus respectivos sistemas."

Alguém confirma? Sabe se já está valendo?

Estou tendo problemas com a Huawei, mandei para o endereço homologacionterminales@huawei.com mas retornou como ausente e dizendo para mandar e-mail para huawei01@huawei.com solicitando o formulário (que eu já baixei e preenchi).
Vou tentar a dica acima de Ricardo e mandar para o e-mail inscripcion.administrativa@mail01.huawei.com , tomara que dê certo.

CARMEN LUCIA BAYS FIGUEIREDO

Eu preenchi o formulário, assinei e fotografei. Enviei para Huwaei e não recebi resposta.
Cheguei no Chile e comprei em lojinha de rua no Centro (rua Santo Domingo, perto shopping El Vivo Centro tem muitas dessas lojinhas) e comprei um ship Entel de mil pesos. A moça testou e funcionou whsrs app, Face e consegui usar waze. Era que precisava. na hora ela comprou 100 mb de dados que era para 3 dias com 500 pesos do crédito de 1.000,00 que veio no ship. E com o ship veio mais 100 mb para uso em 30 dias. Não baixei fotos nem vídeos nem fiquei acesssndo muito o face. Já faz 9 dias e continua funcionando whars app, Face e Waze. Uso wifi onde estou hospedada e uso os dados somente para necessidade de ter de escrever ou receber mensagens pelo whats.
Não sei se funcionou porque enviei documentos ou porque para whats app e Face (só dados) o ship funciona no celular. Internet acho que teria que comprar um pacote maior de dados, mas como não sabia se iria funcionar, optei rm gastar somente 1000 pesos e economizar os 200mb que tinha para usar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar