Viaje na Viagem, 13 anos: virando gente grande

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Todo mundo pode viajar melhor - Viaje na Viagem

O Viaje na Viagem hoje faz 13 anos. Como sempre acontece no aniversário do blog, cá estou de volta para fazer um balanço do ano que passou e contar (um pouco) do que estamos tramando para o ano que vem.

Como o pessoal que passa por aqui todo dia 30 de dezembro deve saber, antes de ter o blog eu era publicitário. Trabalhava no departamento de criação, mas não era um redator típico da minha época. Os redatores (e diretores de arte) típicos da minha época não gostavam de ter sua criatividade cerceada por coisas como planejamento e pesquisa. Eu não. Eu achava que essas coisas facilitavam o meu trabalho. Se algum dia eu precisar de boas referências profissionais, basta dar um rolê pelo linkedin do pessoal de planejamento e pesquisa com quem trabalhei. Todos vão dizer que eu sou um fofo e um querido. (Não sei se isso rende algum emprego, mas enfim.)

Só tinha uma coisa no cavernoso universo do briefing que eu não conseguia levar a sério. Era quando vinha uma patacoada, formulada pelo próprio anunciante, a respeito de sua missão, visão, valores e sei que lá. Achava isso uma baboseira colossal. E mal escrita. E banal. Além de igual para todos.

Ah, a juventude.

No meio de 2016, onze anos depois de ter deixado a publicidade, eu estava organizando com a minha sócia Elisa Araujo o primeiro seminário interno com a equipe, quando ela disparou:

(Quando você escolhe o verbo 'disparar' para contar um diálogo, já viu)

- Precisamos escrever nossa missão, visão e valores.

Felizmente a vida adulta tem suas vantagens -- mesmo quando você começa a sua depois dos 40 -- e, ao me confrontar com a tarefa de escrever a nossa patacoada colossal, pasmem, não é que eu gostei?

Talvez, nos ouvidos de quem não está envolvido, a coisa soe tão banal e mal escrita quanto as que chegavam para mim nos briefings. Mas posso atestar que, para quem opera o timão, o leme e os remos, a mágica funciona. De repente você entende de onde veio, para onde vai e para que serve.

Não vou chatear você com o texto inteiro (seria um leitorcídio), mas vou dar uma resumida que ajuda a entender melhor o que vem depois. Passa rapidinho, prometo.

Devo confessar que nem precisei pensar muito: o texto meio que se escreveu sozinho. Na rubrica 'Missão', eu psicografei:

  • O Viaje na Viagem publica conteúdos que são manuais de instruções para brasileiros viajarem pelo Brasil e pelo mundo. As estratégias de viagem que desenvolvemos permitem que o viajante tenha o melhor aproveitamento possível do seu tempo e do seu dinheiro. Combinamos nossa experiência com os relatos dos leitores, e otimizamos o resultado com o uso intensivo das ferramentas e dados disponíveis na internet. Tudo para sermos reconhecidos como o melhor ponto de partida para as viagens dos brasileiros.

(Não, modéstia não cabe na 'missão'. Uma firma não se cria se tiver uma missão modesta.)

Quando chegou a hora dos 'Valores', os ditos-cujos também pintaram meio que naturalmente.

Apareceram Autoridade ('O Viaje na Viagem sabe do que está falando. Mas também sabe que não é dono da verdade, por isso está aberto a críticas e agradece as correções'), Curiosidade ('Viajar é se abrir para o desconhecido, e nada motiva mais o Viaje na Viagem do que descobrir algo que ainda não sabe'), Detalhismo ('O Viaje na Viagem procura ir fundo nas informações, não se satisfazendo com as dicas superficiais e limitadas. O que não falta na internet são relatos de viagem; por isso preferimos fazer dossiês'), Profissionalismo ('O Viaje na Viagem tem certeza de que presta um serviço de grande valor e merece ser remunerado por isso'), Bom Humor ('Para viajar é preciso ter espírito esportivo, e por isso o Viaje na Viagem procura tratar de todos os assuntos com leveza e, sempre que possível, algum humor').

Lendo agora toda a lista, porém, o 'valor' que resume a coisa toda (na minha suspeitíssima opinião), é o Prestação de serviço:

  • O Viaje na Viagem não é um blog de exibição de viagens dos blogueiros. É um blog focado nos interesses dos leitores. O conteúdo é feito para inspirar a tomada de decisão bem informada pelos viajantes. Apesar de não podermos atender a cada leitor individualmente, somos obcecados pela criação de conteúdos que respondam previamente a todas as dúvidas que os viajantes possam ter.

Mas peraí. Se isso aconteceu em 2016, por que está ocupando espaço na retrospectiva de 2017?

É que, às vésperas do primeiro seminário da equipe deste ano (fizemos dois), decidimos que estava na hora de traduzir a nossa patacoada colossal num (desculpe o jargão) posicionamento de marca.

Ou seja, era o momento em que eu devia voltar a atuar como publicitário.

Foi então que o publicitário (eu) explicou ao blogueiro (eu) e à sua sócia (a Elisa) que o Viaje na Viagem precisava mais do que um slogan, bordão ou meme. O Viaje na Viagem precisava empunhar uma bandeira. Defender uma causa. Adotar um mote que explicasse o jeito Viaje na Viagem de viajar e servisse de base para todas as dicas que damos.

Não precisei pensar muito. Aliás, não precisei pensar nada. Por óbvia, a idéia (com acento, por favor) se apresentou prontamente, nem esperou ser chamada:

  • Todo Mundo Pode Viajar Melhor.

Como é que eu não tinha pensado nisso antes? Mistério. Ou talvez: missão, visão, valores.

Destrinchei então o #todomundopodeviajarmelhor num decálogo de atitudes que melhoram qualquer viagem. Foi canja. Um assunto ia se encadeando no próximo de um jeito praticamente inevitável. A cada novo item, ficava clara a razão da existência do Viaje na Viagem. A gente não quer simplesmente inspirar a viajar. A gente quer inspirar a viajar melhor.

O decálogo começou como um texto, mas o texto logo pediu para virar um vídeo. E o vídeo foi avisando: não me venha com esse gordinho careca falando pra câmera de novo! Eu nasci pra ser uma animação!

E eis que, doze anos depois de sair da W/Brasil, o #todomundopodeviajarmelhor me fazia reencontrar profissionalmente o genial Jarbas Agnelli. Desta vez, na sua produtora, a AD Studio.

Na primeira reunião, fechamos que a técnica mais bacana para resolver o filme seria fazer um stop-motion (obrigado, Faria!). Mais adiante, quando viu o roteiro pronto, o Jarbas resolveu chamar o talentosíssimo Frstko (diga: Ferrerístico) para desenhar e animar as cenas.

Foi uma superprodução: foram previstas vinte diárias só para a animação quadro a quadro. (Acredito que acabaram usando mais, mas tenho vergonha de perguntar.) 95% do que se vê na tela é físico: as sombras são de verdade, os volumes também. Os aramezinhos que possibilitam os movimentos aparecem de propósito -- e remetem ao mecanismo dos livros pop-up, que foram a inspiração inicial do roteiro.

O maluco do Frstko encheu as cenas com detalhezinhos que, para captar, só revendo muitas vezes (pode ser sem som, o narrador é compreensivo e não vai ficar chateado). A propósito, dizem até que a Elisa e eu aparecemos... (dica: a gente se vê em Veneza!)

O #todomundopodeviajarmelhor encerra um ano de trabalho insano aqui no blog. Aparentemente, estamos produzindo menos, já que menos posts estão sendo publicados. Acontece que o que é feito no lugar dos posts -- guias completos e atualizações -- é muito mais complicado. Mas é muito mais eficiente na hora em que você precisa consultar o conteúdo.

Atacama: as dicas do Viaje na Viagem

Em 2017 adicionamos guias completos de Ushuaia, Búzios, Arraial do Cabo e Atacama (todos assinados pela Mariana), Brotas, Gonçalves, Monte Verde e Caldas Novas (da Heloísa) e Sydney (da Natalie).

Amsterdã: as dicas do Viaje na Viagem

Eu ampliei Amsterdã e atualizei in loco Santiago (onde ficar, onde comer e Farellones), São Luís, Lençóis Maranhenses, Jericoacoara e Fortaleza. A Mariana atualizou in loco Bariloche e Buenos Aires (onde ficar e onde comer em Buenos Aires).

Bento Gonçalves: Maria Fumaça

Também foi um ano com inúmeros posts que valem como guias completos, como o SOS Feriadão (que vai ser atualizado agora no começo do ano para 2018), o roteiro de 7 dias entre Parnaíba, Barra Grande do Piauí e Jericoacoara, os 21 roteiros prontos para Rota das Emoções e agora, no finzinho do ano, o guia do Beto Carrero World (da Heloísa).

Guia da Barra da Tijuca

O Rio de Janeiro ganhou três superposts -- o Guia da Barra da Tijuca, o roteiro Rio como parada de cruzeiro e o Guia do Rock in Rio 2017. Mas vou avisando que foram só aperitivo para o guia super-mega-blaster-guaçu do Rio que vai ser publicado em alguns dias mais.

Ah, sim: a Juliana continuou dando o seu incansável suporte na apuração e atualização de informações e manutenção dos posts.

Rooftop bars em Nova York: Press Lounge

Deixei de propósito para o fim do capítulo 'equipe' o registro da melhor adição de 2017 ao time de colaboradores do Viaje na Viagem: a querida, talentosa e destemida Rogéria Vianna. Leitora das antigas, a Rogéria hoje mora em Nova York, de onde publica o indispensável Vem pra NY!, nos formatos tumblr e instagram. A Rogéria preparou para o Viaje na Viagem um guia de restuarantes por região e outro por especialidade. Atualizou a seção onde ficar em Nova York e o post de transportes em Nova York. Montou um guia de rooftops e um guia de baladas. E ainda deu dicas de inverno e de Réveillon na capital do mundo. Mas você não precisa esperar a próxima colaboração da Rogéria para aumentar seu conhecimento sobre Nova York. Siga já o VemPraNY! -- no tumblr e no instagram também!

navagio beach

E por falar em coladores, como todos os anos alguns dos melhores posts vêm de quem a gente MAIS espera: dos leitores viajandões do VnV.

Em 2017 a intrépida Miriam K. de novo aparece no topo dos colaboradores, com nada menos que quatro excelentes relatos: Alter do Chão, Marajó, Manaus & Anavilhanas e Comandatuba. Brava, Miriam!

Dois leitores-fundadores do blog colaboraram com viagens originais: a Sylvia Lemos com um roteiro gostosíssimo pela Guatemala e o Andre L. com um fantástico bate-volta de Amsterdã ao Museu Kröller Müller. Obrigado, queridos!

A Mirian di Nizo, que em 2016 brilhou com o relato da Croácia, esse ano também viajou por latitudes inexploradas aqui no blog, e compartilhou uma linda viagem pelas Ilhas Gregas: Santorini, Mykonos e Zakynthos. Viajamos na sua viagem, Mirian!

É com alegria que recebemos relatos bacanas de leitores que ainda não tinham sido publicados. Olha que bela coleção de estréias: Gabriela Estorti em Atenas, Jorge Santana e Eloísa Galdino em Helsinki, Mariane Góes em Dubai na época do Réveillon, e Flávia Hedro entre Las Vegas e esqui em Mammoth Lakes. Voltem sempre, por favor!

No campo das redes sociais, sob a batuta da Natalie, subimos de 125.000 para 235.000 seguidores no instagram. E desde setembro o careca que vos bloga está aprendendo a se desinibir sem script fazendo lives no Facebook. Você pode ver os lives já feitos clicando neste link (e se quiser saber quando é o próximo, é só curtir a nossa página).

E se você por acaso acha que a produção do #todomundopodeviajarmelhor é um indicador de que o Viaje na Viagem retome a produção regular de vídeos para o YouTube, saiba que você está redondamente... certo! Sim, assine a gente por lá para não perder as próximas novidades.

Ufa! Terminou? Quase. Não dá pra pôr o ponto final sem mais uma vez agradecer a você, que não só volta todo dia 30 de dezembro para ver como a gente está, como ainda tem saco de ficar até o fim do texto. Obrigado, de coração.

Mas nada disso seria possível se eu não tivesse em casa o suporte, a paciência e o entusiasmo do Nick Santiago, que é tão pai do Viaje na Viagem quanto eu. Obrigado por agüentar meus atrasos intermináveis e meus episódios de autismo ao computador. I love you pra chuchu.

E que em 2018 todo mundo possa viajar melhor. Bora!

Leia mais:

104 comentários

Zuzu Bastos
Zuzu BastosPermalinkResponder

Parabéns!! Sou uma seguidora fiel do vnv e sempre viajei melhor com suas dicas, explicações e roteiros!!!

Augusto Rocha
Augusto RochaPermalinkResponder

Ricardo, Elisa e todo time da bóia,

Vocês sabem que são especiais, mas cada ano que passa vocês fazem coisas mais sensacionais.
O vídeo resume de forma única os valores, a missão e o slogan da Bóia. Com todo o detalhe e bom humor possível.
Contem comigo para o que precisarem em 2018, pois sou antes de tudo um satisfeitíssimo leitor, que deve a vocês lembranças indeléveis de viagens.
Feliz 2018!

Maryanne
MaryannePermalinkResponder

Um super ano pra vcs e que o VnV siga em frente, inspirando nossas viagens e nossos blogs. Prometo assistir o vídeo logo que minha conexão permitir. Beijo grande pra vc e toda equipe.

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Parabéns Riq, Nick e todo o pessoal!! Um excelente 2018 e tudo de melhor para vocês e o VnV sempre! #todomundopodeviajarmelhor

Rosa
RosaPermalinkResponder

Parabéns!! Continuo ligada em vcs!!

Camila
CamilaPermalinkResponder

Parabéns pelo aniversário! Acho que vcs evoluíram muito, mas a impressão é que ficaram seletivos demais... está praticamente impossível ter uma pergunta publicada no perguntodromo... saudade dos tempos que vcs respondiam! De qualquer forma, continua sendo a melhor fonte de pesquisa antes de viajar. Abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Realmente a gente não tem como responder mais. Atualmente estamos publicando menos de 20% das perguntas feitas. Mas você tem razão, podemos compartilhar mais perguntas no Perguntódromo. Vou ficar ligadinha, pode deixar.

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Boia, o que ajudaria muito é se aquela lista de perguntas/comentários recentes tivesse 10-12 itens (como antes da última reformulação) e se tivesse um "snippet" dos primeiros 100-150 caracteres.

Melhor ainda (sonho de consumo!) seria o VnV implantar DisqUS, agora que ele é integradinho com Facebook e permite moderação prévia de comentários. Daí ficaria muito prático se inscrever pra receber alertas de novos comentários nos posts em que podemos dar alguma contribuição a mais por termos conhecimento, experiência e/ou interesse no post específico.

Jussara
JussaraPermalinkResponder

Adoro os textos de fim de ano do Riq, que tem um super talento também para escrever, e de um jeito que é só dele (hoje é difícil ver textos originais), mas a gente bate os olhos nos seus textos e já reconhece.
Já tinha visto o vídeo no celular, mas vi novamente, agora no computador. Ficou ótimo, super descolado!
O Riq brinca no Twitter que se considera uma "subcelebridade", mas eu adoraria esbarrar com ele em alguma cidade, e tirar uma selfie com o meu guru de viagens. hehehe
Parabéns ao VnV, muitos mais anos pela frente, e obrigada por tanto conteúdo bom que nos oferece!! Não viajo sem antes passar por aqui.

Lu
LuPermalinkResponder

Show! Parabéns! Feluz Ano Novo!

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Riq e todo o time deste que é sem dúvida o melhor - e mais bem-humorado, e mais completo, e mais inspirador etc. - blog de viagens do Brasil: vocês estão de parabéns pela incrível iniciativa do vídeo institucional, criativo e cheio de personalidade. E pelo exemplo de alto calibre que deixam na internet brasileira, todo dia 30/dez, com tanta idoneidade e familiaridade. Um sucesso desde sempre - e que venham mais muitas décadas de sucesso!!! porque #todomundopodeviajarmelhor - mas viajar com as dicas do VnV fica ainda "mais melhor". grin

Beijos e aloha pra vocês!!!

David Xavier
David XavierPermalinkResponder

Obrigado Ricardo! As dicas do blog nos ajudam muito nas viagens que fazemos. Às vezes fico me perguntando onde é que eu pago por tanto conteúdo porque é difícil achar dicas incríveis gratuitamente. Abração e que 2018 seja repleto de sucesso em sua vida!

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Riq querido e equipe maravilhosa, um ano novo incrível pra todos vocês, viu? Sucesso, sou sua fã. Bjs

David Feiten
David FeitenPermalinkResponder

Não tenho certeza se o blog me ajuda a viajar melhor. Mas seguramente ele é cada vez mais o meu ponto de partida na hora de planejar minhas viagens. Em outras palavras, é top-of-my-mind quando o assunto é dicas de viagem. Parabéns pelo trabalho. Também achei a história toda da elaboração da missão e valores bem educativa. Quem tal tocar em paralelo um outro blog sobre planejamento estratégico?

Kristen
KristenPermalinkResponder

Há nove anos (desde 2008) eu sou passageira desse barco (avião?) comandado pelo Ricardo Freire e desde então minha vida só melhorou. Não tem uma viagem que eu não siga as dicas daqui, só este ano fiz 3 planejadas com o VnV.

Georgia SP
Georgia SPPermalinkResponder

Adorei a animação e o texto do Riq. Eu brinco que o VnV é minha bíblia, mesmo em fases menos viajantes, como agora com filhos pequenos, continuo vindo aqui sempre! Aliás, sugestões pra 2018: inserir uma aba kids nos superposts das grandes cidades! Esse ano fomos para Brasília, Belém, Londres, Marau e Praia do Forte com dois menininhos de 3 e 1 ano e pretendemos seguir ainda adiando a lotação da Disney. smile

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Queridos do VnV,
Muito sucesso pra toda essa equipe liiiiiinda, tripulação maravilhosa e viajantes queridos - sempre unidos no propósito de viajarmos melhor!
Obrigada pelo rico 2017 e que 2018 venha cheio de realizações e viagens para todos!

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Delícia de texto! Há 10 anos não saio de casa sem consultar o VnV. Já rodei por muitos lugares com a ajuda preciosa que achei aqui, já tive até post personalizado quando pedi dicas pra rodar a Toscana de carro em 2009!

Sucesso sempre, e obrigada por um trabalho primorosíssimo.

DeniseKN
DeniseKNPermalinkResponder

Não apareço muito nos comentários, mas venho sempre!
Parabéns e feliz aniversário para todos da equipe! Obrigada, como sempre, por ajudar a gente a viajar melhor -- eu sou uma dessas pessoas! E pra quem eu posso, indico o site <3
Espero poder colaborar um pouco com vcs um dia wink

JALDO R FURTADO

Olá. Parabéns para equipe e para os viajantes que são o diferencial do VnV... Sem tirar os méritos do grande viajante profissional Ricardo Freire...
Te conheci na rádio e virei fã. Nunca contribui com o site, mas espero contribuir a partir desse ano...

Vinicius
ViniciusPermalinkResponder

Amigos do VnV,
Parabéns (ou seria "obrigado"?) pelos 13 anos de site!
O vídeo está divertidíssimo, mas não haveria problema algum se tivéssemos "esse gordinho careca falando pra câmera de novo". Sou superfã dos seus vídeos da Europa, e a forma como eles foram editados. Gostaria que tivessem mais vídeos desse tipo, pois uns minutos de "gordinho careca falando pra câmera" valem mais que muitos parágrafos para ler.
Muito obrigado por fazerem o site para nós!

Erica Matos
Erica MatosPermalinkResponder

Feliz ano novo pra vcs! adorei a retrospectiva e as novidades pra esse ano. já aguardo ansiosamente pelo dossiê dos feriados.
vai rolar também continuação do guia do Peru? vcs comentam que o de 9 dias é um roteiro básico e iria rolar outro. será que em 2028 sai?
abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Erica! Tomara que sim!

Tuany
TuanyPermalinkResponder

Riq Freire é meu pastor e nada me faltará! Sou muito devota do Viaje na Viagem, todo e qualquer planejamento parte daqui.. vida longa ao site!! <3

Josmar
JosmarPermalinkResponder

Feliz Aniversário! Muito sucesso pra vocês!
Parabéns pelo vídeo! Ficou muito bacana! Aliás, falando em vídeo, parece que leram meus pensamentos: iria enviar um email perguntando porque haviam "desistido"do youtube. Fiquei contente em saber que vai voltar!
Vocês são doutores em viagem! Eu desconheço outro blog com tanta riqueza de informações na categoria viagens!
Mais uma vez, Parabéns!

Filipe Morato Gomes

Olá Riq, parabéns por toda inspiração e o excelente trabalho, que vou acompanhando com muita atenção desde Portugal. Grande abraço e bom ano 2018 para o VnV.

Gabi Righetto
Gabi RighettoPermalinkResponder

Parabéns! Me considero uma das leitoras fundadoras, e qq hora mandarei alguma colaboração hein! Feliz 2018 cheio de viagens pra todos nós!

Edson Amorina Jr

Parabens Ricardo, parabéns ao time! smile O VnV sempre foi e será inspiração para nós viajantes e blogueiros. smile Feliz 2018.

Isabel Oliveira

Nosa, quantas e quantas viagens fiz por causa do Viage na Viagem....
Obrigada.

Alexandre Morgado

Melhor conteúdo de viagens do Brasil! Acompanho aqui, no canal do Youtube e no podcast da Band News. Uso em todas as minhas viagens e recomendo pra todo mundo!

Espero que um dia possa ser parceiro do Tripify wink

Parabéns, VnV!

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

Acompanho o VnV há uns 8 anos e, meio saudosista, confesso que gostava mais daquela fase mais "incipiente", com ares de pequena comunidade, em que eu acessava o blog diariamente não apenas em busca de informações de viagens mas também para acompanhar o que o pessoal estava falando em geral. Não parei de ler o blog, pelo contrário, considero-o o melhor que há - e entendo que a vida anda pra frente e os projetos são saudáveis e imprescindíveis, até -, mas hoje acesso-o literalmente como um guia para viajar melhor. Talvez o projeto do VnV fosse esse mesmo, ou quem sabe tenha sido eu que me descolei um tanto do jeito comunitário de participar, mas a verdade é que a história do VnV é maravilhosa e não merece reparos. Parabéns e que venham mais e mais anos pela frente!

Sidnea
SidneaPermalinkResponder

Sou fã desde o Freire's. Passei a viajar muito melhor com vocês. Leio tudo, mesmo que ainda não esteja pensando naquele destino e recomendo prá todo mundo. Parabéns pelo excelente blog, não tem melhor.

Maisa
MaisaPermalinkResponder

Uhuu!! Parabéns pelo aniversário do Viaje na Viagem!!
Já me ajudaram muito e sou leitora frequente!
Sempre que posso também indico o site e canais pra amigos.
Continuem por mais 13+13+13... anos
Obrigada!

Paula Augot
Paula AugotPermalinkResponder

Parabéns pelo aniversário, que em 2018 todo mundo possa viajar melhor!

Marcella Pacca

Que bela história!
Vida longa ao VnV e parabéns a toa equipe por esse ano que passou.
Ansiosa para ver as próximas páginas sendo escritas.

Caroline®
Caroline®PermalinkResponder

E pensar que, como diz o clichê, quando cheguei aqui era só mato! Na época do bloguinho escondido no UOL, do primeiro guia de praias, antes da bóia de Los Roques... E venho vindo sempre, a cada viagem pensada, planejada ou apenas imaginada, porque esse espaço, que já foi um puxadinho e agora é uma mansão, acolhe a todos os viajantes com todo carinho. Não existe mais viagem sem o VnV! Parabéns a todxs, especialmente ao Riq, por semear e cultivar o espírito viajante em todxs nós!!!!!

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Só vim aqui para deixar meus parabéns! Vocês são, na minha opinião, muito competentes em sua proposta de "missão" e "valores". Eu com certeza viajei e viajo melhor graças às dicas e informações do Viaje na Viagem. Em especial, destaco a viagem que fiz para a Califórnia em 2013 com meu esposo. Segui a rota de carro apresentada pelo Ricardo Freire, de San Francisco até Los Angeles, passando pelo Big Sur, e foi uma das melhores viagens da vida! Muito obrigada!

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

Parabéns! Ótimo conteúdo, sempre!

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Todo o Mundo pode viajar melhor!!! e acho que todos podem ser também um viajante ou turista melhor!

Parabéns, pelos 13 e pela... idéia! Genial!

Cleide Lucia
Cleide LuciaPermalinkResponder

Parabéns!!
Adoooroooo o VnV! Sensacional, como e costume. Continuo atenta as preciosas dicas. Cheers!

Fátima Catran

Acompanho e utilizo o "Viagem na viagem". Parabéns pelo aniversário e gostei muito do vídeo!!!! Feliz Ano novo!!!!

Vladimir
VladimirPermalinkResponder

Obrigado de coração por toda a inspiração e sonhos que nos trazem!
PARABÉNS e MANDEM BRASA,
Vladimir.

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Este ano, por motivos de família todinha junta <3, vim ler o famoso texto do dia 30 com delay smile Que lindeza ficaram o vídeo novo e a equipe agora completa com a Rô e que delícia ver o VnV entrar de fato na adolescência mais multimídia do que nunca grin Long live the King e parabéns cêis tudo por isso tudo aqui que, sempre, só melhora <3

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Entrando na maturidade aos seus 13 anos:
Parabéns pelo Bar-Mitzvá, VnV !
Mazel Tov!

Lena
LenaPermalinkResponder

Ah, que lindo o vídeo!!! ADOREI!!
E olha, acho que nunca tinha visto em nenhuma "patacoada" empresarial, Bom Humor listado como VALOR! Sensacional!!! E não podia ser de outra forma, pois muito provavelmente é o que nos trouxe pra cá e nos tornou fiéis seguidores e amigos.
Sair pra viajar sem o VnV seria ainda pior do que esquecer os óculos escuros, o biquini, o protetor solar, pois estes a gente pode comprar lá wink

Um enorme agradecimento a todos e os maiores desejos de vida longa e próspera!! :* :* Beijos mil!

Marilia Pierre

obrigada por me ajudar a viajar mais e melhor
beijos pra equipe ;*

Rogéria Vianna

Riq, eu só tenho a agradecer, infinitas vezes, ao Viaje na Viagem. Primeiro, como leitora que sempre fui desde... ah, deixa pra lá. Segundo, por ter sido recebida tão carinhosamente por essa família maravilhosa. Que orgulho danado!
Um trabalho tão consistente, tão maravilhoso e feito com dedicação hercúlea só podia dar nesse sucesso todo. E como é bom poder assistir e aplaudir tudo isso de perto. Para os destinos a gente vai e volta. Pro VnV a gente vem e fica.
Vida longa, próspera e cheia de milhas. <3

Letânia Chaves

Sim, vcs conseguiram: o VnV é (disparado!) o melhor ponto de partida para as viagens dos brasileiros. Eu nunca conseguiria agradecer à altura das ajudas que vcs já me deram. Então só queria que soubessem. Um abração!

Thiago Tourinho

Eu é que agradeço tantos ensinamentos ao longo desses anos. Muito obrigado Riq e equipe. Sempre me emociono com o texto do aniversário, há tantos anos venho aqui que já me sinto de casa smile. Abraço!

Debora
DeboraPermalinkResponder

Adoro o site!!! Minhas viagens sempre começam com a leitura dos posts. Desejo ainda mais sucesso e vida longa ao VnV.

Yessmin
YessminPermalinkResponder

Parabéns, Ricardo!
Comecei ouvindo você no comecinho da então iniciante Rádio Paradiso.
Aprendi bastante com seu livreto indispensável e continuo aprendendo com o blog.
Aqui nós estamos sempre Prontos Pra Partir "por mares nunca dantes navegados".
E, por isso, o Viaje na Viagem não tem preço!
Afinal, tofo mundo pode viajar melhor.

Graça Fonseca

Parabéns Ricardo e equipe.
Vocês são indispensáveis nas minhas viagens.
Continuem aprimorando as dicas.
Grata por existirem para nós, quer adora viajar.
E que permaneçam ativos e atualizados.....

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar