Viaje na Viagem, 13 anos: virando gente grande

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Todo mundo pode viajar melhor - Viaje na Viagem

O Viaje na Viagem hoje faz 13 anos. Como sempre acontece no aniversário do blog, cá estou de volta para fazer um balanço do ano que passou e contar (um pouco) do que estamos tramando para o ano que vem.

Como o pessoal que passa por aqui todo dia 30 de dezembro deve saber, antes de ter o blog eu era publicitário. Trabalhava no departamento de criação, mas não era um redator típico da minha época. Os redatores (e diretores de arte) típicos da minha época não gostavam de ter sua criatividade cerceada por coisas como planejamento e pesquisa. Eu não. Eu achava que essas coisas facilitavam o meu trabalho. Se algum dia eu precisar de boas referências profissionais, basta dar um rolê pelo linkedin do pessoal de planejamento e pesquisa com quem trabalhei. Todos vão dizer que eu sou um fofo e um querido. (Não sei se isso rende algum emprego, mas enfim.)

Só tinha uma coisa no cavernoso universo do briefing que eu não conseguia levar a sério. Era quando vinha uma patacoada, formulada pelo próprio anunciante, a respeito de sua missão, visão, valores e sei que lá. Achava isso uma baboseira colossal. E mal escrita. E banal. Além de igual para todos.

Ah, a juventude.

No meio de 2016, onze anos depois de ter deixado a publicidade, eu estava organizando com a minha sócia Elisa Araujo o primeiro seminário interno com a equipe, quando ela disparou:

(Quando você escolhe o verbo 'disparar' para contar um diálogo, já viu)

- Precisamos escrever nossa missão, visão e valores.

Felizmente a vida adulta tem suas vantagens -- mesmo quando você começa a sua depois dos 40 -- e, ao me confrontar com a tarefa de escrever a nossa patacoada colossal, pasmem, não é que eu gostei?

Talvez, nos ouvidos de quem não está envolvido, a coisa soe tão banal e mal escrita quanto as que chegavam para mim nos briefings. Mas posso atestar que, para quem opera o timão, o leme e os remos, a mágica funciona. De repente você entende de onde veio, para onde vai e para que serve.

Não vou chatear você com o texto inteiro (seria um leitorcídio), mas vou dar uma resumida que ajuda a entender melhor o que vem depois. Passa rapidinho, prometo.

Devo confessar que nem precisei pensar muito: o texto meio que se escreveu sozinho. Na rubrica 'Missão', eu psicografei:

  • O Viaje na Viagem publica conteúdos que são manuais de instruções para brasileiros viajarem pelo Brasil e pelo mundo. As estratégias de viagem que desenvolvemos permitem que o viajante tenha o melhor aproveitamento possível do seu tempo e do seu dinheiro. Combinamos nossa experiência com os relatos dos leitores, e otimizamos o resultado com o uso intensivo das ferramentas e dados disponíveis na internet. Tudo para sermos reconhecidos como o melhor ponto de partida para as viagens dos brasileiros.

(Não, modéstia não cabe na 'missão'. Uma firma não se cria se tiver uma missão modesta.)

Quando chegou a hora dos 'Valores', os ditos-cujos também pintaram meio que naturalmente.

Apareceram Autoridade ('O Viaje na Viagem sabe do que está falando. Mas também sabe que não é dono da verdade, por isso está aberto a críticas e agradece as correções'), Curiosidade ('Viajar é se abrir para o desconhecido, e nada motiva mais o Viaje na Viagem do que descobrir algo que ainda não sabe'), Detalhismo ('O Viaje na Viagem procura ir fundo nas informações, não se satisfazendo com as dicas superficiais e limitadas. O que não falta na internet são relatos de viagem; por isso preferimos fazer dossiês'), Profissionalismo ('O Viaje na Viagem tem certeza de que presta um serviço de grande valor e merece ser remunerado por isso'), Bom Humor ('Para viajar é preciso ter espírito esportivo, e por isso o Viaje na Viagem procura tratar de todos os assuntos com leveza e, sempre que possível, algum humor').

Lendo agora toda a lista, porém, o 'valor' que resume a coisa toda (na minha suspeitíssima opinião), é o Prestação de serviço:

  • O Viaje na Viagem não é um blog de exibição de viagens dos blogueiros. É um blog focado nos interesses dos leitores. O conteúdo é feito para inspirar a tomada de decisão bem informada pelos viajantes. Apesar de não podermos atender a cada leitor individualmente, somos obcecados pela criação de conteúdos que respondam previamente a todas as dúvidas que os viajantes possam ter.

Mas peraí. Se isso aconteceu em 2016, por que está ocupando espaço na retrospectiva de 2017?

É que, às vésperas do primeiro seminário da equipe deste ano (fizemos dois), decidimos que estava na hora de traduzir a nossa patacoada colossal num (desculpe o jargão) posicionamento de marca.

Ou seja, era o momento em que eu devia voltar a atuar como publicitário.

Foi então que o publicitário (eu) explicou ao blogueiro (eu) e à sua sócia (a Elisa) que o Viaje na Viagem precisava mais do que um slogan, bordão ou meme. O Viaje na Viagem precisava empunhar uma bandeira. Defender uma causa. Adotar um mote que explicasse o jeito Viaje na Viagem de viajar e servisse de base para todas as dicas que damos.

Não precisei pensar muito. Aliás, não precisei pensar nada. Por óbvia, a idéia (com acento, por favor) se apresentou prontamente, nem esperou ser chamada:

  • Todo Mundo Pode Viajar Melhor.

Como é que eu não tinha pensado nisso antes? Mistério. Ou talvez: missão, visão, valores.

Destrinchei então o #todomundopodeviajarmelhor num decálogo de atitudes que melhoram qualquer viagem. Foi canja. Um assunto ia se encadeando no próximo de um jeito praticamente inevitável. A cada novo item, ficava clara a razão da existência do Viaje na Viagem. A gente não quer simplesmente inspirar a viajar. A gente quer inspirar a viajar melhor.

O decálogo começou como um texto, mas o texto logo pediu para virar um vídeo. E o vídeo foi avisando: não me venha com esse gordinho careca falando pra câmera de novo! Eu nasci pra ser uma animação!

E eis que, doze anos depois de sair da W/Brasil, o #todomundopodeviajarmelhor me fazia reencontrar profissionalmente o genial Jarbas Agnelli. Desta vez, na sua produtora, a AD Studio.

Na primeira reunião, fechamos que a técnica mais bacana para resolver o filme seria fazer um stop-motion (obrigado, Faria!). Mais adiante, quando viu o roteiro pronto, o Jarbas resolveu chamar o talentosíssimo Frstko (diga: Ferrerístico) para desenhar e animar as cenas.

Foi uma superprodução: foram previstas vinte diárias só para a animação quadro a quadro. (Acredito que acabaram usando mais, mas tenho vergonha de perguntar.) 95% do que se vê na tela é físico: as sombras são de verdade, os volumes também. Os aramezinhos que possibilitam os movimentos aparecem de propósito -- e remetem ao mecanismo dos livros pop-up, que foram a inspiração inicial do roteiro.

O maluco do Frstko encheu as cenas com detalhezinhos que, para captar, só revendo muitas vezes (pode ser sem som, o narrador é compreensivo e não vai ficar chateado). A propósito, dizem até que a Elisa e eu aparecemos... (dica: a gente se vê em Veneza!)

O #todomundopodeviajarmelhor encerra um ano de trabalho insano aqui no blog. Aparentemente, estamos produzindo menos, já que menos posts estão sendo publicados. Acontece que o que é feito no lugar dos posts -- guias completos e atualizações -- é muito mais complicado. Mas é muito mais eficiente na hora em que você precisa consultar o conteúdo.

Atacama: as dicas do Viaje na Viagem

Em 2017 adicionamos guias completos de Ushuaia, Búzios, Arraial do Cabo e Atacama (todos assinados pela Mariana), Brotas, Gonçalves, Monte Verde e Caldas Novas (da Heloísa) e Sydney (da Natalie).

Amsterdã: as dicas do Viaje na Viagem

Eu ampliei Amsterdã e atualizei in loco Santiago (onde ficar, onde comer e Farellones), São Luís, Lençóis Maranhenses, Jericoacoara e Fortaleza. A Mariana atualizou in loco Bariloche e Buenos Aires (onde ficar e onde comer em Buenos Aires).

Bento Gonçalves: Maria Fumaça

Também foi um ano com inúmeros posts que valem como guias completos, como o SOS Feriadão (que vai ser atualizado agora no começo do ano para 2018), o roteiro de 7 dias entre Parnaíba, Barra Grande do Piauí e Jericoacoara, os 21 roteiros prontos para Rota das Emoções e agora, no finzinho do ano, o guia do Beto Carrero World (da Heloísa).

Guia da Barra da Tijuca

O Rio de Janeiro ganhou três superposts -- o Guia da Barra da Tijuca, o roteiro Rio como parada de cruzeiro e o Guia do Rock in Rio 2017. Mas vou avisando que foram só aperitivo para o guia super-mega-blaster-guaçu do Rio que vai ser publicado em alguns dias mais.

Ah, sim: a Juliana continuou dando o seu incansável suporte na apuração e atualização de informações e manutenção dos posts.

Rooftop bars em Nova York: Press Lounge

Deixei de propósito para o fim do capítulo 'equipe' o registro da melhor adição de 2017 ao time de colaboradores do Viaje na Viagem: a querida, talentosa e destemida Rogéria Vianna. Leitora das antigas, a Rogéria hoje mora em Nova York, de onde publica o indispensável Vem pra NY!, nos formatos tumblr e instagram. A Rogéria preparou para o Viaje na Viagem um guia de restuarantes por região e outro por especialidade. Atualizou a seção onde ficar em Nova York e o post de transportes em Nova York. Montou um guia de rooftops e um guia de baladas. E ainda deu dicas de inverno e de Réveillon na capital do mundo. Mas você não precisa esperar a próxima colaboração da Rogéria para aumentar seu conhecimento sobre Nova York. Siga já o VemPraNY! -- no tumblr e no instagram também!

navagio beach

E por falar em coladores, como todos os anos alguns dos melhores posts vêm de quem a gente MAIS espera: dos leitores viajandões do VnV.

Em 2017 a intrépida Miriam K. de novo aparece no topo dos colaboradores, com nada menos que quatro excelentes relatos: Alter do Chão, Marajó, Manaus & Anavilhanas e Comandatuba. Brava, Miriam!

Dois leitores-fundadores do blog colaboraram com viagens originais: a Sylvia Lemos com um roteiro gostosíssimo pela Guatemala e o Andre L. com um fantástico bate-volta de Amsterdã ao Museu Kröller Müller. Obrigado, queridos!

A Mirian di Nizo, que em 2016 brilhou com o relato da Croácia, esse ano também viajou por latitudes inexploradas aqui no blog, e compartilhou uma linda viagem pelas Ilhas Gregas: Santorini, Mykonos e Zakynthos. Viajamos na sua viagem, Mirian!

É com alegria que recebemos relatos bacanas de leitores que ainda não tinham sido publicados. Olha que bela coleção de estréias: Gabriela Estorti em Atenas, Jorge Santana e Eloísa Galdino em Helsinki, Mariane Góes em Dubai na época do Réveillon, e Flávia Hedro entre Las Vegas e esqui em Mammoth Lakes. Voltem sempre, por favor!

No campo das redes sociais, sob a batuta da Natalie, subimos de 125.000 para 235.000 seguidores no instagram. E desde setembro o careca que vos bloga está aprendendo a se desinibir sem script fazendo lives no Facebook. Você pode ver os lives já feitos clicando neste link (e se quiser saber quando é o próximo, é só curtir a nossa página).

E se você por acaso acha que a produção do #todomundopodeviajarmelhor é um indicador de que o Viaje na Viagem retome a produção regular de vídeos para o YouTube, saiba que você está redondamente... certo! Sim, assine a gente por lá para não perder as próximas novidades.

Ufa! Terminou? Quase. Não dá pra pôr o ponto final sem mais uma vez agradecer a você, que não só volta todo dia 30 de dezembro para ver como a gente está, como ainda tem saco de ficar até o fim do texto. Obrigado, de coração.

Mas nada disso seria possível se eu não tivesse em casa o suporte, a paciência e o entusiasmo do Nick Santiago, que é tão pai do Viaje na Viagem quanto eu. Obrigado por agüentar meus atrasos intermináveis e meus episódios de autismo ao computador. I love you pra chuchu.

E que em 2018 todo mundo possa viajar melhor. Bora!

Leia mais:

111 comentários

Cumbicão
CumbicãoPermalinkResponder

Vida longa ao VnV, a bóia, o radar e o norte da viajosfera brasileira. Abraços!

Geovane Paulo Hoelscher

Que lindo! Sempre me emociono com seus textos.

JotaPê
JotaPêPermalinkResponder

Parabéns! Felicidades em 2018 para o VnV.
Um abraço

Flavia Holt
Flavia HoltPermalinkResponder

Sensacional!! Eu já sabia que a missão, visão e valores eram esses mesmos, porque nos últimos anos conseguimos viajar melhor graças ao Viaje na Viagem, que oferece informações precisas e dicas preciosas!! ? Obrigada, Ricardo Freire!! Sou muito fã!!! Desejo mais sucesso ainda em 2018!!

Simone Ferracin Bello

Em outubro de 2018 vou fazer um cruzeiro pela Noruega, no hortigruten., com intenção de ver a Aurora Boreal
Posso mandar meu relato para vcs ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Simone! Claro! Aqui vão as instruções:

https://www.viajenaviagem.com/2016/01/como-publicar-relatos-viaje-na-viagem

Cadu Stefano
Cadu StefanoPermalinkResponder

Vida longuíssima ao VnV!! Minha vida de viajante se divide em AVnV e DVnV kkkk Riq é uma fonte de inspiração pra mim e quem eu queria ser quando crescer...quem sabe um dia eu tb largue a publicidade e...kkkk

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Obrigada por vcs existirem na minha vida, por compartilharmos nossas descobertas, por termos intimidade suficiente para explorarmos nossas duvidas e pelo carinho que nos une a mais de uma década.

Salete
SaletePermalinkResponder

Adoro ?

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Lindo, lindo texto!! Tem como não se emocionar?
Feliz 2018 para todos!

Adriana Castilho

Parabéns per tantas realizações! Vc é indispensável nas minhas viagens e até quando não viajo, mas lendo seus textos já me sinto uma viajante!

Mirella Matthiesen

Que demais, Riq e toda turma.
O vídeo ficou ótimo e adoro esses posts esmiuçadinhos que vocês estão fazendo e refazendo!!!

Estou escrevendo aqui de uma viagem a Peroba, CE, onde vamos passar nosso reveillon!!!
Boa viagens e continue nos ensinando a viajar mais e melhor.

Kely
KelyPermalinkResponder

Parabéns por mais esse ano!
Os guias completos são a melhor coisa do mundo!
Muito Obrigado Riq e Equipe por ajudar nós viajantes a viajar melhor!
Um maravilhoso 2018 para todos vocês!

Ana
AnaPermalinkResponder

Tá cada vez mais caprichado esse site, viu. Fico feliz de ver!

Tania Janin
Tania JaninPermalinkResponder

Querido a cada dia o VnV garante que sempre vamos poder viajar melhor. Muitos beijos. Feliz 2018??

Crmem
CrmemPermalinkResponder

Que venha 2018 pra gente continuar viajando nessa viagem, cada vez melhor. ?

Virginia Lucia

Parabéns a toda a equipe. Sempre que eu acho que não tem como ficar melhor, lá vem uma super novidade. Ler o texto todo é sempre uma boa idéia ? e um prazer.
E venha 2018 com mais coisa boa.
Tudo de melhor, queridos Riq, Nick e toda equipe!

Cristiana
CristianaPermalinkResponder

Vocês continuam sendo A grande inspiração para viagens. E, sim, #todomundopodeviajarmelhor! Obrigada VnV.

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Parabéns de novo, Riq! A tripulação é fiel mesmo quando não viaja muito porque o povo daqui é simpático, prestativo e detalhista. E os textos gostosos de ler fazem a gente voltar sempre, e indicar pra todos os amigos, conhecidos, e sobrinhos da prima da vizinha da avó. Muitas viagens pra todos nós!!!

Majô
MajôPermalinkResponder

No dia 30 de dezembro, é sagrado passar aqui para ler seu mega post com o balanço do ano. Li até o final. A sua simplicidade, criatividade e objetividade são únicas, trazendo o melhor sempre para nós. Já se passaram 13 anos! Que turma boa, esta da Boia. E, hoje ainda tivemos um tim tim wink

Val
ValPermalinkResponder

Muitos aplausos e agradecimentos!
E melhores viagens a todos!?

EduLuz
EduLuzPermalinkResponder

Este é um caso que a missão, visão e valores já estavam implícitas. Só faltava o slogan genial. Então, vamos viajar melhor. Feliz 2018 pra todos nós viajantes!

Júnia Ribeiro

VnV: a melhor descoberta que fiz na internet nos últimos anos!! Sempre começo a planejar meu próximo destino por aqui, muito completo!
Quando decidi ir a Portugal, pensei em ir de trem à Fátima. Naaaaaoooo, o VnV dizia q o terminal rodoviário era próximo ao Santuário. Pronto, me salvou!!
E como eu "viajo" lendo os relatos das viagens postadas aqui! Dá vontade de conhecer também.
Indico o site para meus amigos e todos agradecem!

Gabe Britto
Gabe BrittoPermalinkResponder

Dá-lhe! =)))

Neusa
NeusaPermalinkResponder

Parabéns. Estou com vocês e não abro. Não concretizo minhas viagens sem consulta-los. E mesmo sem viagens programadas , sinto-me uma viajante só em ler os artigos. Vida longa pra vocês

Camila Navarro

Todo dia 30 de dezembro e até o final do post, claro! Sempre! Parabéns, turma!

Alecia Carvalho

Top as dicas

Manu Tessinari

O vídeo ficou lindo!!! Ric e Elisa (e Nick) , súper parabéns pra vcs e toda equipe pelos 13 anos. Vcs são ídolos, inspiração, enciclopédia, total espetaculo! Minha história de viajante e blogueira passa por lindos momentos que tive por causa (e através) do VnV. Desejo sempre muito muito sucesso pra vcs! ???

Paulo
PauloPermalinkResponder

Ricardo e equipe, quero deixar minhas felicitações pelo incrível trabalho que vocês fazem. O Viaje é a minha primeira parada sempre que eu penso em viajar e já me ajudou inúmeras vezes. Parabéns!

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Emocionada mais uma vez com esse relato - vi o vídeo mais cedo - depois que virei mãe (e olha que conheci vocês antes de encontrar o pai quase Xara do Comandante) fico feliz e seguro as lágrimas ao ver o sucesso de tanta gente do bem que eu gosto tanto e declarações de fundadoras como Sylvia Lemos e Majô e tantos outros que por sono não vou citar aqui. Love muito tudo isso!

Paulo Torres
Paulo TorresPermalinkResponder

Já são 11 anos nos quais eu viajei melhor com a companhia do VnV. Que venham muitos outros!

Kerubina Maria

Todo mundo pode viajar melhor!!

Ouvi um Bora??

#Partiu.

Constance Escobar

Parabéns por mais um aniversário. Adorei a homenagem ao Nick, Riq. Merecida. Preciso botar o Zé pra conversar mais com ele, pra ver se aprende a lidar com meu autismo ao computador. ?

Malu Esper
Malu EsperPermalinkResponder

Riq, parabéns meu querido! Tantos anos de amizade e admiração! Você, as Bóias e colaboradores fazem parte da minha vida e ajudam a realizar meus sonhos de viagens. Obrigada! #todomundopodeviajarmelhor

Camila Torres
Camila TorresPermalinkResponder

Caramba, lendo essa retrospectiva me dei conta que em 2017 quase não passei por aqui. Acho que os blogs de maternidade me ocuparam totalmente smile
O vídeo ficou fantástico, Riq! Super parabéns a toda a equipe por tantos anos de trabalho incrível.

Luciana Ferreira

Vida longuíssima ao VnV! Obrigada por mais um ano inspirador! Feliz 2018, Ric, bóias, equipe e tripulantes!

Juliana Stuginski Barbosa

Ler este texto e não comentar é como comprar um pacote engessado na agência e ter que aguentar mesa e cardápio único na parada do almoço!
Valeu Ricardo e equipe por melhorar minhas viagens há pelo menos 10 anos!!
smile

Ana Olandim
Ana OlandimPermalinkResponder

O VnV deixou meu mundo melhor, meus sonhos viraram realidade, obrigada e vida longa! "Toda viagem é uma extravagância" e a gente merece as melhores! Simbora!

Andreza Alves
Andreza AlvesPermalinkResponder

Adorei!!!! Vida longa ao Viaje na viagem!!!! E que 2018 seja de muitas viagens para todos nós!!!

Cristiane Legentil

Fiquei emocionada ... Lindo texto Rick . Feliz 2018 galera do VnV! ???

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Conheci o VnV em 2011. Não sei como achei o site, mas estava indo pra BsAs pela 2a vez, então, ao ler as dicas, de pronto percebi que vcs sabiam do q estavam falando! Fiquei num hotel indicado pelo site (achei q eu era a única doida q queria se hospedar na recoleta, mas aqui encontrei meu nicho) e adorei! Em 2012 voltei ao site pra ver dicas de Maceió e buguei c o post da tábua das marés! Até hj, quase 2018, eu conheço gente q vai pras piscinas naturais do Nordeste e não sabe o que é tábua das marés! Como pode? Depois disso o VnV passou a ser meu ponto de partida para qualquer destino que passasse pela minha cabeça! E olha que foram muitos! Desde Petrópolis até Romênia, era só eu digitar o destino que tinha post! A ponto de eu começar a ler posts só por esporte, de destinos que nem serão destinos agora! Leio sempre os comentários dos leitores, sempre têm algo a acrescentar! Às vezes imprimo as páginas e as leio no aeroporto/avião! Única crítica ao site eh a bóia! Muitas vezes demora a responder (parei de postar dúvidas por isso) e eh mt objetiva nas respostas (os leitores perguntam sobre um assunto x para ler o que a bóia tem a dizer, mas mts vezes ela só manda link ou fala q sim ou não). Claro que não é nada que desmereça o site, q, na minha opinião, já alcançou sua missão! Em 2018 pretendo mandar relato, vamos ver no que dá! Enquanto isso, para vcs, em 2018 só posso desejar: Vida longa ao VnV!

Gabe Britto
Gabe BrittoPermalinkResponder

Riq e Elisa, um detalhe que achei maravilhoso no vídeo: os efeitos sonoros feitos com a boca. Ficou MUITO legal!

Teresa Mas Santacreu

Tamo junto, Vnv! Feliz 2018 pra todos!!!!

Denize
DenizePermalinkResponder

Muito bom, sempre! Também te amo prá chuchu. Ou seria abobrinha? PS: Sorry Nick: sem ciumes, please. Ah, eu também te amo! Chuchu com camarão em 2018.

Mirian Baumann

Comecei a segui-lo recentemente e confesso estar adorando.
Abraços e Sucesso!

Hugo
HugoPermalinkResponder

VnV é como um bom vinho, quanto mais o tempo passa, melhor fica. E quando vc pensa que já chegou no topo, vem o Riq, Elisa, Nick, Mariana e toda a equipe e reinventa tudo o que sabíamos sobre conteúdo de viagem. Todos podemos viajar melhor! E essa viagem é cada dia mais deliciosa de se ler.

Luis Carlos Marangao

Parabéns e muito obrigado pelas maravilhosas dicas
Feliz 2018 a todos, e continuem assim

Renato Paslar
Renato PaslarPermalinkResponder

Curto muito.

Fernanda Costa

Te acompanho de sempre. Viajo tendo a certeza de que será tudo maravilhoso, até o que não está programado!!! Obrigada pelas dicas, por sua paixão por viagens!!! Que venha a próxima!!!!
Sucesso sempre!!!

Lisiane
LisianePermalinkResponder

Parabéns ao vnv. Fiz várias viagens utilizando as informações de vocês. Obrigada e vida longa!!

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

É muito legal ver como o blog evoluiu, cresceu, se desenvolveu. O Viaje na Viagem é talvez um dos meus últimos "pontos de contato" constantes com a mídia brasileira, depois de estar vivendo há quase 10 anos fora do Brasil.

Meu primeiro contato com Ricardo Freire foi quando eu vi o livro "Freire's" perto do "Guia de Praias" da Abril, na estante de uma livraria onde eu estava passando tempo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andre! Obrigada também pelo alerta do phishing no post do Querido. Na verdade o hotel nem funciona mais, estou tirando o post do ar. Valeu!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Cancelar