Chip pré-pago no Chile: governo suspende exigência homologação de celular de turista

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Chip no Chile: homologação suspensa

Uma dor de cabeça a menos para quem vai a Santiago, ao Atacama, aos Lagos Andinos ou a Torres del Paine na Patagônia chilena. O governo chileno suspendeu temporariamente, até 28 de março de 2018, a exigência de homologação de celulares estrangeiros para uso de chip chileno.

A exigência tinha entrada em vigor no fim de setembro de 2017 -- na época, publicamos este post. Recentemente, começaram a aparecer relatos de leitores dizendo que a homologação não tinha sido necessária para o celular brasileiro funcionar com chip local. E ontem o querido Neftalí, que mora em Santiago, esclareceu: a medida tinha sido suspensa no finzinho de novembro (leia a notícia em espanhol aqui).

Ufa. Pelo menos temporariamente, usar chip local no Chile voltou a ficar fácil (veja como comprar seu chip aqui).

A desculpa para a suspensão é o grande volume de turistas que visitarão o Chile no verão (incluindo a visita do Papa no meio de janeiro). Mas o motivo é óbvio: o trâmite era insuportavelmente burocrático, não tem nada a ver com o espírito do Chile de hoje e prejudica bastante o turismo.

Ainda de acordo com a notícia, quando a necessidade de homologação voltar, em abril, virá bastante simplificada. Já o nosso Neftalí aposta que, com a mudança do governo (o novo presidente assume em 11 de março), a exigência caducará e não se falará mais nisso.

Oremos.

Leia mais:

5 comentários

Jailson Pedro de medeiros

Eu estive em Santiago do dia 20 a27 de novembro fiz a homologação 20 dias antes e mesmo assim não deu certo, e procurarmos viajar para outros lugares.

José Silva
José SilvaPermalinkResponder

E nem precisava homologação. Não fiz, comprei o chip Claro de um camelô, pedi para ele colocar o RUT (CPF dele de lá) e usei...

Selma
SelmaPermalinkResponder

Otima noticia. Posso usar o mesmo chip que usei em outra viagem ao Chile e só colocar créditos? Tenho um chip chileno que comprei em janeiro de 2017 e queria usá-lo novamente agiora janeiro de 2018, ou é besteira e o melhot é comprar um novo chip. Outra dúvida, consigo comprar chip no aeroporto ou no Atacama? O meu eu comprei na rua Agustinas, em Santiago, mas dessa vez vou direto para o Atacama. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Selma! Alguns chips caducam depois de alguns meses sem colocar crédito. Caso o seu número tenha sido atribuído a outro chip, você pode acabar carregando crédito em celular de outra pessoa. É preciso ver as condições de aquisição do seu chip.

selma
selmaPermalinkResponder

Obrigada pela dica.Melhor comprar um novo, é tão baratinho que não vale a pena correr o risco de colocar crédito para outra pessoa rsrs.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar