Copa já vende passagens de Fortaleza e Salvador para Caribe e América do Norte

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Copa Fortaleza Salvador

A partir de meados de julho, mais duas cidades brasileiras vão ser incorporadas à malha da panamenha Copa Airlines. Fortaleza e Salvador ganham dois vôos diretos semanais à Cidade do Panamá, com conexões para mais de 40 destinos do Caribe, América do Norte e América Central.

Com as duas, serão 9 os destinos brasileiros atendidos pela Copa: os outros são Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Porto Alegre, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro.

Os vôos de Fortaleza

A rota Fortaleza-Panamá começa dia 19 de julho.

Fortaleza-Panamá

  • 2ª e 5ª
  • Partida: 1h25 da madrugada
  • Chegada: 6h14 da manhã

Panamá-Fortaleza

  • Domingo e 4ª
  • Partida: 15h30
  • Chegada: 0h20

Duração dos vôos: aproximadamente 7 horas
Avião: Boeing 737-800

Os vôos de Salvador

A rota Salvador-Panamá começa dia 25 de julho.

Salvador-Panamá

  • 4ª e sábado
  • Partida: 1h45 da madrugada
  • Chegada: 6h39 da manhã

Panamá-Salvador

  • 3ª e 6ª
  • Partida: 15h24
  • Chegada: 0h30

Duração dos vôos: aproximadamente 7 horas
Avião: Boeing 737-800

  • Caribe e América do Norte com a Copa

Copa Fortaleza Salvador

Usando aviões de porte médio (Boeings 737, iguais aos da Gol), com autonomia para até 8 horas de vôo, a Copa transformou o aeroporto da Cidade do Panamá no maior hub de conexões das Américas. Suas rotas ligam 70 destinos em 30 países. Mas não espere luxo nem glamour. A Copa é basiquinha (pero cumplidora).

Os horários dos novos vôos de Fortaleza e Salvador são bastante convenientes para conexões. Ambos chegam ao Panamá de manhãzinha, a tempo de pegar os vôos da manhã para destinos como Cartagena, San Andrés, Aruba, Cancún, Punta Cana, Havana, Miami, Orlando, Nova York e San Francisco. Os vôos de volta, no meio da tarde, também permitem conexões mais ou menos imediatas desde o destino de origem, sem necessidade de pernoite.

Já para Las Vegas, quem vem de Fortaleza ou Salvador vai enfrentar intervalos de 12 horas na ida (aproveite para fazer um tour do Canal do Panamá) e 5 horas na volta (melhor ficar no aeroporto).

Como é a imigração nas conexões?

Não há imigração numa conexão internacional no Panamá. Você vai desembarcar num portão do aeroporto da Cidade do Panamá e vai precisar apenas procurar o portão de embarque do vôo seguinte. A bagagem vai direto para o destino.

Uma vantagem de ir pela Copa a destinos nos Estados Unidos que não sejam servidos por vôos diretos do Brasil (como Las Vegas e San Francisco) é que você faz imigração direto no destino final. Quando a conexão é feita dentro dos Estados Unidos (em Miami ou Atlanta ou onde for), você faz a imigração na conexão, o que aumenta a possibilidade de você perder o segundo vôo, caso haja muita fila.

Precisa vacina contra febre amarela para fazer conexão no Panamá?

Aeroporto do Panamá

Se você ligar para a embaixada panamenha, vão dizer que sim. Mas as cias. aéreas não costumam exigir o certificado de quem vai fazer conexões curtas. Isso se explica pelo fato de não haver nenhum controle de imigração para quem apenas está fazendo conexão.

Mas se você quiser sair do aeroporto durante a conexão, vai precisar do certificado.

De todo modo, o Viaje na Viagem recomenda: vacine-se e obtenha o certificado internacional ou, se for o caso, obtenha o certificado de isenção. Em primeiro lugar, porque essa política de conexão-sem-certificado pode ser modificada a qualquer momento, conforme aumente o pânico sobre a situação no Brasil. Além disso, se houver algum problema com os seus vôos e a continuação da sua viagem for marcada para o dia seguinte, você será obrigado a dormir na sala de embarque, porque não poderá passar pela imigração.

Veja como se vacinar e tirar seu certificado internacional neste post.

Leia mais:

1 comentário

Ferreira
FerreiraPermalinkResponder

Existem muitos comentários negativos sobre a executiva da Copa na rede, mas minha experiência não os avaliza. Para vôos de até 7 horas acho razoável o equipamento e os serviços oferecidos, que melhoraram nos últimos tempos. Inclusive em termos de pontualidade e qualidade do atendimento e catering com saídas do Panamá, supera os atuais padrões dos vôos de muitas companhias aéreas que operam no Brasil (e cobram mais) pelos mesmos serviços. Esclareço este ponto porque hesitei um pouco em utilizar os serviços da empresa frente aos comentários e me surpreendi positivamente ao utilizá-los.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar