Febre amarela: dose fracionada não dá direito a certificado internacional

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

febre amarela dose fracionada não serve para emitir certificado

Febre amarela: só a dose-padrão serve para viajar

Para combater a iminência de um surto de febre amarela entre os estados de São Paulo, Rio e Bahia, o Ministério da Saúde vai iniciar uma campanha de vacinação em massa usando doses fracionadas. Em vez da dose-padrão de 0,5 ml, a população desses estados vai receber uma dose de 0,1 ml. Segundo a Fiocruz, esta dose menor é suficiente para imunizar por 8 anos.

No entanto, a dose fracionada não é suficiente para quem precisa do certificado internacional de vacinação para viajar ao exterior. A Anvisa emitiu um comunicado (leia aqui) explicando que só emitirá o certificado para quem tiver tomado a dose-padrão.

Como fazer para tomar a dose-padrão em São Paulo, Rio e Bahia

Quando a campanha da vacinação fracionada começar, a dose-padrão só será aplicada se você apresentar a passagem emitida para o país em que o certificado internacional é exigido.

Fora de São Paulo, Rio e Bahia

Meu conselho: se você tem planos de viajar para países tropicais (na América Latina, Caribe, África, sul da Ásia ou Oceania), vacine-se o quanto antes.

É provável que países que hoje não exigem a vacina, como Peru e México, venham a pedir. E quando isso ocorrer, vai ser para o dia seguinte -- e quem tiver comprado passagem e não tiver a vacina terá que desmarcar a viagem, porque a vacina só vale depois de 10 dias de tomada.

Vacine-se também antes que o surto chegue ao seu estado e as doses comecem a ser fracionadas (ou, pior, racionadas) por aí também.

  • Onde me vacinar e fazer o certificado internacional?

  • Tome sua vacina (dose-padrão) num posto do SUS; você receberá seu certificado nacional
  • Com a vacina tomada, faça pré-cadastro para o certificado internacional no site da Anvisa (funciona melhor em Explorer)
  • Com o pré-cadastro feito, procure um Centro de Orientação ao Viajante da Anvisa (veja lista aqui) para emitir seu certificado internacional

Mostramos o passo a passo neste post.

Meu certificado venceu. Preciso me vacinar de novo?

  • Não. Pela nova determinação da OMS, a vacina contra febre amarela (desde que tomada na dose-padrão) imuniza para a vida toda. Por isso, existe o entendimento de que os certificados 'vencidos' continuam válidos, já que não há mais necessidade de reforço da vacina após 10 anos.
  • Mas como não dá para garantir que todos os atendentes de check-in e todos os agentes de imigração do mundo estejam a par (e seus países, de acordo) com a nova norma da OMS, é recomendável pedir uma segunda via do seu certificado vencido. Ele será emitido já com validade para a vida inteira.
  • Como emitir o certificado de isenção?

A vacina contra febre amarela não pode ser aplicada em:

  • Mulheres grávidas
  • Bebês com idade inferior a 6 meses
  • Maiores de 60 anos
  • Pessoas em tratamento com corticóides, quimioterapia ou radioterapia
  • Portadores do vírus HIV
  • Pessoas alérgicas a componentes da vacina

Caso você se enquadre num desses casos, nem é necessário ir à Anvisa.

Leia mais:

103 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Sergio Molessani
Sergio MolessaniPermalink

Senhores, a dose FRACIONADA não permite a entrada em outros países, por qual motivo se já estou vacinado com essa dosagem?...Apenas CONVENÇÃO INTERNACIONAL?...Se a dose FRACIONADA me proteja por pelo menos 8 anos...por qual motivo não posso ficar 1 dia, meia hora...dez segundos em outro país que exige a dose TOTAL?...Tem algo que realmente não está explicado corretamente...PROTEGE OU NÃO PROTEGE essa dosagem FRACIONADA?...Parece que para outros países NÃO PROTEGE.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sergio! São regras internacionais. A dose fracionada é uma invenção emergencial brasileira. Não há nada que se possa fazer.

Erika Lima
Erika LimaPermalink

Bom dia, tomei a vacina com a dose fracionada vou viajar e preciso tomar a dose padrão, gostaria de saber se corro algum risco se eu tomar novamente mas como dose padrão?

Desde já agradeço o contato!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Erika! Essa pergunta você precisa fazer para o seu médico.

Ana clara latim
Ana clara latimPermalink

Estarei viajando pra Londres.. Paris .. Itália.. slovenia e Polônia..
Preciso tomar a vacina da febre amarela?
E da gripe h1n1.. parece que vai começar uma campanha em abril..