Vacina contra febre amarela: dose fracionada não serve para viajar

Febre amarela: dose fracionada não dá direito a certificado internacional

febre amarela dose fracionada não serve para emitir certificado

Febre amarela: só a dose-padrão serve para viajar

Para combater a iminência de um surto de febre amarela entre os estados de São Paulo, Rio e Bahia, o Ministério da Saúde vai iniciar uma campanha de vacinação em massa usando doses fracionadas. Em vez da dose-padrão de 0,5 ml, a população desses estados vai receber uma dose de 0,1 ml. Segundo a Fiocruz, esta dose menor é suficiente para imunizar por 8 anos.

No entanto, a dose fracionada não é suficiente para quem precisa do certificado internacional de vacinação para viajar ao exterior. A Anvisa emitiu um comunicado (leia aqui) explicando que só emitirá o certificado para quem tiver tomado a dose-padrão.

Como fazer para tomar a dose-padrão em São Paulo, Rio e Bahia

Quando a campanha da vacinação fracionada começar, a dose-padrão só será aplicada se você apresentar a passagem emitida para o país em que o certificado internacional é exigido.

Fora de São Paulo, Rio e Bahia

Meu conselho: se você tem planos de viajar para países tropicais (na América Latina, Caribe, África, sul da Ásia ou Oceania), vacine-se o quanto antes.

É provável que países que hoje não exigem a vacina, como Peru e México, venham a pedir. E quando isso ocorrer, vai ser para o dia seguinte — e quem tiver comprado passagem e não tiver a vacina terá que desmarcar a viagem, porque a vacina só vale depois de 10 dias de tomada.

Vacine-se também antes que o surto chegue ao seu estado e as doses comecem a ser fracionadas (ou, pior, racionadas) por aí também.

Onde me vacinar e fazer o certificado internacional?

  • Tome sua vacina (dose-padrão) num posto do SUS; você receberá seu certificado nacional
  • Com a vacina tomada, faça pré-cadastro para o certificado internacional no site da Anvisa (funciona melhor em Explorer)
  • Com o pré-cadastro feito, procure um Centro de Orientação ao Viajante da Anvisa (veja lista aqui) para emitir seu certificado internacional

Mostramos o passo a passo neste post.


Meu certificado venceu. Preciso me vacinar de novo?

  • Não. Pela nova determinação da OMS, a vacina contra febre amarela (desde que tomada na dose-padrão) imuniza para a vida toda. Por isso, existe o entendimento de que os certificados ‘vencidos’ continuam válidos, já que não há mais necessidade de reforço da vacina após 10 anos.
  • Mas como não dá para garantir que todos os atendentes de check-in e todos os agentes de imigração do mundo estejam a par (e seus países, de acordo) com a nova norma da OMS, é recomendável pedir uma segunda via do seu certificado vencido. Ele será emitido já com validade para a vida inteira.

Como emitir o certificado de isenção?

A vacina contra febre amarela não pode ser aplicada em:

  • Mulheres grávidas
  • Bebês com idade inferior a 6 meses
  • Maiores de 60 anos
  • Pessoas em tratamento com corticóides, quimioterapia ou radioterapia
  • Portadores do vírus HIV
  • Pessoas alérgicas a componentes da vacina

Caso você se enquadre num desses casos, nem é necessário ir à Anvisa.

Leia mais:


Que moeda eu levo para a Colômbia real peso dólar

103 comentários

No meu caso, que tomei a vacina da febre amarela em 2008, mas tenho apenas o certificado normal (estadual), posso solicitar agora o certificado internacional da ANVISA com essa dose de 2008, que segundo a diretriz da OMS vale para a vida toda? Ou seria mais prudente tomar nova dose da vacina?

Não tenho passagem marcada para América Latina ou SE Asiático, mas sim para a Europa em fevereiro (onde não é pedido).

Por outro lado, minha mãe e meu irmão tem passagem marcada para o Uruguai em fevereiro e eles nunca tomaram a vacina. No caso deles, será necessário?

OBS: moramos em Porto Alegre.

    Olá, Cris! Não precisa se vacinar de novo, não. É só ir ao posto da Anvisa com o seu certificado nacional para transformar em internacional.

    O Uruguai ainda não pede a vacina. Mas pense que todo mundo vai acabar precisando se vacinar. É melhor se vacinar agora, quando não há histeria nem falta de vacina nem dose fracionada no seu estado, do que esperar para se vacinar quando for um caso de emergência sanitária local — o que pode acontecer em breve.

E se tomar a fracionada agora e depois de uns 3 anos resolver viajar para um país que exige o certificado ? O que fazer ?

Os postos da Anvisa em SP só têm vaga para emissão dos certificados para o final de fevereiro.

    O posto da Anvisa de Congonhas só tem vaga para emissão do CIVP para final de março agora. Vou tentar atualizar o meu (trocar o número do passaporte e pegar o carimbo “LIFE”) e volto aqui pra dizer.

Obrigada, Boia.
Pelo q pesquisei no site, seria no Galeão?

    Olá, Lu! É o que site da Anvisa indicar. Note que esses postos de certificação normalmente não oferecem vacinação.

Meu certificado está com nome de solteira, pois o emiti há quase sete anos, para viajar em lua de mel. Estou indo no próximo mês ao Panamá, e meu passaporte está com nome de casada. Saberiam dizer se há algum problema quanto a essa divergência (somente acrescentei um nome) ? Ou seria melhor solicitar segunda via atualizada junto à Anvisa?

    Olá, Camila! Para ter a consciência mais tranqüila e não depender da interpretação subjetiva de um funcionário de cia. aérea ou agente de imigração, faça a segunda via. Inclusive já sairá com validade para a vida inteira.

Boa noite! Vamos viajar em 04/02/2018 para Amsterda / Bruxelas / Paris e Londres, com conexão em Roma na entrada na Europa. Estes países estão exigindo a vacinação? Moramos em Santa Catarina e aqui não tem campanha de vacinação . Abraços e obrigada.

Alguem sabe dizer se estão aceitando o certficado emitido antes desta norma, aquele que tem data de validade. O meu é de 2008 e possui data validade

    Olá, Ana Maria! Pela norma da OMS, todos os certificados têm validade pela vida inteira, independentemente do que esteja registrado.

    Mas na hora de fazer check-in ou passar pela imigração de um país, você não tem como invocar alguém da OMS caso o funcionário não esteja a par da norma. Por isso, o melhor é emitir uma segunda via. Já sairá com validade para a vida inteira.

Tomei a vacina em agosto de 2008 é necessário tomar novamente?
Para poder viajar para outros países que exigem a vacina ?

    Olá, Sandra! Se você tem o certificado internacional, ele deve estar marcado com validade até agosto de 2018. Existe um entendimento de que não é mais necessário reforço depois de 10 anos, e que todos os certificados emitidos têm validade para a vida inteira. Mas para evitar contratempos, o melhor é ir a um posto de certificação da Anvisa e pedir a emissão da segunda via do seu certificado. Já vai sair com validade para a vida inteira.

    Onde posso conseguir no Rio a 2a via do certificado, sem prazo de validade? Meu certificado vence em fev/2018.

Boa tarde, já tomei a vacina contra febre amarela e venceu seu 10anos, este ano 2018 tenho que tomar reforco como viajo muito para o exterior tem que ser padräo, como e onde posso tomar aqui pelo SUS na minha cidade de Londrina Pr? E como devo proceder para tomar a dose padräo?

    Olá, Joseane! Basta tirar uma segunda via do seu certificado vencido. A OMS determinou que a vacina (dose padrão) vale pela vida inteira.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito