royal mansour marrakech

De alto luxo a acampamento no deserto: o exotismo dos hotéis do Marrocos

Texto e fotos | Denise Mustafa

A hospedagem é uma das partes mais bacanas de uma viagem ao Marrocos. Antes de reservar aquele hotel basicão de sempre (sim, tem Ibis em Marrakech), considere ter uma experiência mais autêntica num palacete restaurado ou em um acampamento no deserto.

Dormindo no deserto

xaluca kasbah hotel tombouctou

Para explorar o deserto, o ideal é fechar um passeio em grupo. Uma das opções é o grupo Xaluca, que organiza transporte e tem hotéis em várias cidades próximas ao deserto. Inclusive um acampamento em pleno Saara, para quem quiser a experiência de passar uma noite entre as dunas de areia e o céu estrelado.

Todos os hotéis Xaluca têm o mesmo estilo: a arquitetura marroquina, quartos confortáveis, spa com piscina aquecida, culinária típica da região.

marrocos hoteis xaluca

Fiquei hospedada no Kasbah Xaluca Arfoud, no Kasbah Tombouctou e no hotel Xaluca Dades. Todos são 4 estrelas e seguem as mesmas características, só mudando de localidade.

xaluca la belle etoile acampamento saara

Também experimentei dormir no deserto, no acampamento de luxo La Belle Étoile. A dormida no deserto é bem confortável: apesar do frio, um banho de água quente, o chão do quarto repleto de tapetes e as cobertas ajudam na proteção.

Ouarzazate

hotéis no Marrocos ouarzazate berbere palace

Na cidade do cinema, o hotel Le Berbère Palace parece um palácio. É um cinco estrelas que fica próximo do centro da cidade, a apenas 5 minutos de carro do Kasbah de Taourirt. Dispõe de quartos grandes e confortáveis, piscina ao ar livre e serviço de spa. A culinária marroquina é o foco da cozinha, com buffet no café da manhã e no jantar.

Marrakech

hotéis no Marrocos fairmont royal palm marrakech

Recentemente comprado pelo grupo Accor Hotels, o elegante Fairmont Royal Palm tem campo de golfe e vista para as montanhas Atlas. A hospedagem pode ser em quartos ou villas (apartamentos privados com mais de 1 suíte).

hotéis no Marrocos four seasons

Com um jeitão mais moderno, o Four Seasons Marrakech tem quartos com vista para o belo jardim do hotel e para as montanhas. É equipado com piscina, spa, espaço kids e quatro restaurantes que transitam entre a culinária contemporânea (andaluza e italiana) e marroquina.

hotéis no Marrocos ouarzazate berbere palacela mamounia marrakech

O La Mamounia, que acaba de reabrir depois de uma grande restauração, está numa espécie de palácio marroquino.

É simplesmente um dos grandes da hotelaria mundial. Já teve entre seus hóspedes o ex-primeiro ministro inglês Winston Churchill, que ganhou um bar no hotel com seu nome, e o cineasta Alfred Hitchcock, que teria se inspirado na arquitetura do lugar para o filme ‘O Homem que Sabia Demais’. Com quartos e villas de alta sofisticação, tem um grande jardim de 20 hectares, três restaurantes assinados por chefs com estrela Michelin, spa, e uma enorme galeria de fotografia. 

Sua localização é excelente: ao lado da praça Jemaa el-Fna, onde fica o souk de Marrakech. Vale uma visita para conhecer, mesmo para quem não pode ficar hospedado no lugar.

hotéis no Marrocos royal mansour marrakech

Ao lado do La Mamounia, ou seja, com a mesma excelente localização, o Royal Mansour não fica muito atrás na sua categoria de alto luxo: passou por uma reforma de três anos, com mais de mil artistas trabalhando em cada detalhe da sua arquitetura moderna mas totalmente marroquina. 

As villas têm passagens secretas para que os hóspedes não precisem cruzar com ninguém, nem mesmo funcionários do hotel, caso não queiram. Aqui, a discrição de seus clientes fica em primeiro lugar. O hotel deseja ser uma celebração à arquitetura e aos conhecimentos ancestrais do Marrocos. E consegue!

Denise Mustafa viajou a convite da Delegação Oficial de Turismo de Marrocos em Portugal e da Royal Air Maroc Brasil.

Leia mais:

hotéis no Marrocos deserto saara

Passagens mais baratas para Marrocos no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro no Marrocos na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões no Marrocos com a Viator

17 comentários

Em Marrakech fiquei num riad muito confortavel e muito bonito com tarifas bastante razoaveis. Riad Dar Zaman. Fica no meio da Medina e tem 5 quartos tematicos. O propietario é ingles mas fala Português fluentemente e pode ajudar muito em descobrir o que fazer em Marrakech e redondezas. Vale a pena dar uma olhada. Oferecem jantar ( opcional ). Outro lugar muito legal e Essaouira na costa Atlântica do Marrocos e fácil de se chegar por ônibus desde Marrakech.

Sou fan de carteira deste site. Só viajo com dicas do site. Preciso saber se é possível viajar para Marrocos sozinha e lá contratar os passeios. Tenho 75 anos não sou fluente em inglês mas me comunico muito bem. Gosto de ficar em hostel. Como viajo sozinha sempre tenho oportunidade de interagir com outros hospedes. Obrigado sempre

    Olá, Norma! Se você vai com tempo sobrando, conseguirá contratar passeios no próprio hostel.

    Norma,
    eu recomendaria pesquisar BEM os passeios via internet ainda no Brasil.
    As agências que vendem os pacotes na Jemaa el-Fnaa são bem caras.
    Já as agencias parceiras dos hostels (no meu caso marrakesh rouge) não achei confiaveis. Inclusive, credito grande parte do meu passeio ao deserto não ter sido como eu esperava à agência do hostel.
    Pesquise cada detalhe do passeio, e procure ter por escrito o que foi combinado.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito