De alto luxo a acampamento no deserto: o exotismo dos hotéis do Marrocos

Viaje na Viagem
por Viaje na Viagem

marrakech royal mansour

Texto e fotos | Denise Mustafa

A hospedagem é uma das partes mais bacanas de uma viagem ao Marrocos. Antes de reservar aquele hotel basicão de sempre (sim, tem Ibis em Marrakech), considere ter uma experiência mais autêntica num palacete restaurado ou em um acampamento no deserto.

  • Dormindo no deserto

xaluca kasbah hotel tombouctou

Xaluca Kasbah Tombouctou

Para explorar o deserto, o ideal é fechar um passeio em grupo. Uma das opções é o grupo Xaluca, que organiza transporte e tem hotéis em várias cidades próximas ao deserto. Inclusive um acampamento em pleno Saara, para quem quiser a experiência de passar uma noite entre as dunas de areia e o céu estrelado.

Todos os hotéis Xaluca têm o mesmo estilo: a arquitetura marroquina, quartos confortáveis, spa com piscina aquecida, culinária típica da região.

marrocos hoteis xaluca

Hotéis Xaluca Arfoud e Dades

Fiquei hospedada no Kasbah Xaluca Arfoud, no Kasbah Tombouctou e no hotel Xaluca Dades. Todos são 4 estrelas e seguem as mesmas características, só mudando de localidade.

xaluca la belle etoile acampamento saara

Acampamento La Belle Étoile

Também experimentei dormir no deserto, no acampamento de luxo La Belle Étoile. A dormida no deserto é bem confortável: apesar do frio, um banho de água quente, o chão do quarto repleto de tapetes e as cobertas ajudam na proteção.

  • Ouarzazate

hotéis no Marrocos ouarzazate berbere palace

Le Berbère Palace

Na cidade do cinema, o hotel Le Berbère Palace parece um palácio. É um cinco estrelas que fica próximo do centro da cidade, a apenas 5 minutos de carro do Kasbah de Taourirt. Dispõe de quartos grandes e confortáveis, piscina ao ar livre e serviço de spa. A culinária marroquina é o foco da cozinha, com buffet no café da manhã e no jantar.

  • Marrakech

hotéis no Marrocos fairmont royal palm marrakech

Fairmont Royal Palm

Recentemente comprado pelo grupo Accor Hotels, o elegante Fairmont Royal Palm tem campo de golfe e vista para as montanhas Atlas. A hospedagem pode ser em quartos ou villas (apartamentos privados com mais de 1 suíte).

hotéis no Marrocos four seasons

Four Seasons Marrakech

Com um jeitão mais moderno, o Four Seasons Marrakech tem quartos com vista para o belo jardim do hotel e para as montanhas. É equipado com piscina, spa, espaço kids e quatro restaurantes que transitam entre a culinária contemporânea (andaluza e italiana) e marroquina.

hotéis no Marrocos ouarzazate berbere palacela mamounia marrakech

La Mamounia

O La Mamounia, que acaba de reabrir depois de uma grande restauração, está numa espécie de palácio marroquino. É simplesmente um dos grandes da hotelaria mundial. Já teve entre seus hóspedes o ex-primeiro ministro inglês Winston Churchill, que ganhou um bar no hotel com seu nome, e o cineasta Alfred Hitchcock, que teria se inspirado na arquitetura do lugar para o filme ‘O Homem que Sabia Demais’. Com quartos e villas de alta sofisticação, tem um grande jardim de 20 hectares, três restaurantes assinados por chefs com estrela Michelin, spa, e uma enorme galeria de fotografia. Sua localização é excelente: ao lado da praça Jemaa el-Fna, onde fica o souk de Marrakech. Vale uma visita para conhecer, mesmo para quem não pode ficar hospedado no lugar.

hotéis no Marrocos royal mansour marrakech

Royal Mansour

Ao lado do La Mamounia, ou seja, com a mesma excelente localização, o Royal Mansour não fica muito atrás na sua categoria de alto luxo: passou por uma reforma de três anos, com mais de mil artistas trabalhando em cada detalhe da sua arquitetura moderna mas totalmente marroquina. As villas têm passagens secretas para que os hóspedes não precisem cruzar com ninguém, nem mesmo funcionários do hotel, caso não queiram. Aqui, a discrição de seus clientes fica em primeiro lugar. O hotel deseja ser uma celebração à arquitetura e aos conhecimentos ancestrais do Marrocos. E consegue!

Denise Mustafa viajou a convite da Delegação Oficial de Turismo de Marrocos em Portugal e da Royal Air Maroc Brasil.

Leia mais:

17 comentários

Rodrigo Soares

Obrigado pelo relato e dicas, Denise. Em relação a esses hoteis, poderia nos dar alguma ideia de preço das diárias?!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! Os textos em azul com o nome dos hotéis são links para suas páginas no Booking. Você clica e pode fazer uma simulação de disponibilidade e preço em qualquer época do ano.

Vanira
VaniraPermalinkResponder

Um dos objetivos de vida , conhecer esse país e sua cultura.

Marcie
MarciePermalinkResponder

Não sei como você achou a força pra voltar de lá, Denise! Linda viagem, excelente relato.

Danilo
DaniloPermalinkResponder

Invistam em um bom acampamento no deserto. Eu sou mochileiro, acostumado com albergues e etc, sem frescuras...qdo fui ao marrocos fiz o desert tour e nem sabia que havia diferentes "níveis" de acampamento, e o que fiquei era literalmente isso, um acampamento, com barracas super precárias, apenas com banheiro "natural" atrás de uma duna, com colchonetes colocadas direto sob a areia, e nenhuma estrutura para o frio. Resultado, não consegui dormir por causa do frio congelante, e tive uma das piores noites da minha vida.
Apesar de tudo, apensar de ter sido uma das piores noites da minha vida, foi uma das melhores experiências da minha vida! É uma experiência fantástica! Faria 1000x, desde que com um mínimo de conforto...rs

Patrícia Luciana Penner de Freitas

Excelente! Isso reforça ainda mais a minha vontade de conhecer esse belo país.

cyro
cyroPermalinkResponder

rodrigo, fiquei no grand imilchil hotel. 25 euros a diaria com cafe. há uns 12 min a pé da medina. porem bem perto da xona de restaurantes e bares modernos (que vendem bebidas alcoolicas). na medina achei nessa faixa de preço, mas preferi me hospedar fora por conta do barulho das mesquitas cedo da manhã.

cyro
cyroPermalinkResponder

não deixe de negociar claramente com o agente o tipo de acampamento que voce deseja no deserto. fiquei 36 horas sem banho... foi bem incomodo, mas encarei como parte da aventura

Tereza
TerezaPermalinkResponder

Estivemos no Marrocos de 04 a 11 de março e ficamos encantados com a hospedagem nos Riads. Surpresa agradabilíssima!

cyro
cyroPermalinkResponder

fui recentemente. por sorte meu acampamento tinha barracas com piso de cimento batido, não sofri com o frio. os cobertores que eles davam eram bem eficientes. tambem tinha um banheiro-tenda montado embora nao houvesse agua para os buracos que serviam como privada, nem para escovar os dentes. levei uma garrafa de 1,5l e foi o que usei para escovar e lavar o rosto. de resto, a experienca é incrivel e nao é cara, menos de 200 reais por dois dias de passeio, com tenda, jantar e café.

Rodrigo Soares

Ok, obrigado, Bóia!

Pedro
PedroPermalinkResponder

É incrível como a oferta de hotéis e acampamentos de luxo no Marrocos aumentou nos últimos anos. Marrakech, antes tão popular por seu lado... popular, agora é um destino de luxo pra competir com muita capital europeia. Muito interessante ver essa mudança!

Carla
CarlaPermalinkResponder

O La Mamounia é uma maravilha de hotel, tive a oportunidade de me hospedar lá em 2016 e não vejo a hora de voltar.

Norma Teixeira

Sou fan de carteira deste site. Só viajo com dicas do site. Preciso saber se é possível viajar para Marrocos sozinha e lá contratar os passeios. Tenho 75 anos não sou fluente em inglês mas me comunico muito bem. Gosto de ficar em hostel. Como viajo sozinha sempre tenho oportunidade de interagir com outros hospedes. Obrigado sempre

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Norma! Se você vai com tempo sobrando, conseguirá contratar passeios no próprio hostel.

Danilo
DaniloPermalinkResponder

Norma,
eu recomendaria pesquisar BEM os passeios via internet ainda no Brasil.
As agências que vendem os pacotes na Jemaa el-Fnaa são bem caras.
Já as agencias parceiras dos hostels (no meu caso marrakesh rouge) não achei confiaveis. Inclusive, credito grande parte do meu passeio ao deserto não ter sido como eu esperava à agência do hostel.
Pesquise cada detalhe do passeio, e procure ter por escrito o que foi combinado.

Hipolito Santos

Em Marrakech fiquei num riad muito confortavel e muito bonito com tarifas bastante razoaveis. Riad Dar Zaman. Fica no meio da Medina e tem 5 quartos tematicos. O propietario é ingles mas fala Português fluentemente e pode ajudar muito em descobrir o que fazer em Marrakech e redondezas. Vale a pena dar uma olhada. Oferecem jantar ( opcional ). Outro lugar muito legal e Essaouira na costa Atlântica do Marrocos e fácil de se chegar por ônibus desde Marrakech.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar