Londres-Amsterdã de trem: direto, só na ida

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Londres Amsterdã trem direto

A partir de 4 de abril de 2018, o trem Eurostar, que atravessa o canal da Mancha, vai operar dois trens diretos diários entre Londres e Amsterdã.

  • O novo trem direto Londres-Amsterdã

A viagem vai levar 3h41min. Isso dá uma hora a menos do que a rota convencional, que requer baldeação em Bruxelas. Saindo da estação St. Pancras às 8h31, você desembarca em Amsterdam Centraal às 13h12. O trem direto da tarde parte de Londres às 17h31 e chega a Amsterdã às 22h12.

Há duas paradas intermediárias: Bruxelas (1h48min desde Londres) e Roterdã (3 horas desde Londres).

Londres Amsterdã trem direto

No lançamento, as passagens -- que estão à venda desde o fim de fevereiro -- custam a partir de 35 libras (se você informar sua localização como Reino Unido) ou 40 euros (se você informar sua localização como Resto do Mundo).

O trem direto é mais rápido que o avião?

Na vida real, qualquer viagem de até 4 horas de trem empata com uma viagem de 1 hora de avião. Quem viaja de trem não precisa se deslocar até as lonjuras do aeroporto, nem se apresentar com 90 minutos de antecedência, e quando o trem chega, você sai caminhando pela plataforma já de posse da sua bagagem (e ao alcançar a calçada, estará em pleno centro da cidade).

O Eurostar, porém, é um dos poucos trens que requerem check-in: é preciso chegar trinta minutos antes da partida e submeter as malas ao controle de raio x (sem tirar o laptop nem os sapatos) e passar pela imigração européia (ainda em Londres). Ainda assim, na rota direta, o trem deve no mínimo empatar em tempo total de viagem com um vôo pontual.

  • A volta: direta, só em 2019

Londres Amsterdã trem direto

Trem Eurostar em St. Pancras, Londres

A grande pegadinha do novo trem direto Londres-Amsterdã é que a volta Amsterdã-Londres só vai ser direta no ano que vem (e olhe lá). As razões são de ordem diplomática.

O Reino Unido nunca participou do Espaço Schengen, o vasto território europeu sem fronteiras nacionais. Sempre foi necessário passar pela imigração para viajar entre o Reino Unido e outros países europeus. O segredo das viagens rápidas de trem entre Londres e Paris ou Bruxelas, nas duas direções, é que você passa pela imigração antes de embarcar.

Existe um posto avançado de imigração do Espaço Schengen na estação St. Pancras em Londres, no caminho da plataforma do Eurostar. E existem postos avançados de imigração do Reino Unido nas estações Paris Nord e Bruxelles-Midi/Brussel-Zuid. Desta maneira, nas rotas Londres-Paris (ou Paris-Londres) e Londres-Bruxelas (ou Bruxelas-Londres), você já embarca no Eurostar com seu passaporte devidamente carimbado.

Infelizmente ainda não existem postos avançados de imigração do Reino Unido na Holanda. As plataformas especiais para o Eurostar em Roterdã e Amsterdã ainda não foram construídas. Detalhes burocráticos continuam sendo ajustados, e a previsão é que apenas lá pelo fim de 2019 a viagem de volta possa ser feita no modo direto.

Londres Amsterdã trem direto

Por enquanto, os 28 minutos que o Eurostar permanece em Bruxelas na escala da volta são insuficientes para que todos os passageiros desembarquem, passem pela imigração do Reino Unido e reembarquem a tempo. Por isso, o Eurostar não está sequer vendendo passagens de Amsterdã a Londres.

Enquanto isso: Amsterdã-Bruxelas de Eurostar

Londres Amsterdã trem direto

Os dois horários por dia em que o Eurostar vai viajar no sentido Amsterdã-Roterdã-Bruxelas não servirão para seguir viagem a Londres. Esse primeiro trecho deverá ser comprado com o Thalys (a não ser que você queira fazer um pit-stop de algumas horas em Bruxelas).

Curiosamente, porém, o Eurostar entra no mercado de viagens executivas/de luxo entre Amsterdã e Bruxelas, competindo com o Thalys. Se você precisa se deslocar entre Amsterdã e Bruxelas, vale a pena incluir o Eurostar nas suas pesquisas -- pode ser que você encontre tarifas mais em conta que as do Thalys. (As passagens mais em conta deste trecho, contudo, são as dos trens Intercity -- leia aqui.)

Leia mais:

 

12 comentários

Marcie
MarciePermalinkResponder

A Dani me deu este furo, e eu faço esta viagem, com o trem direto de Londres, no mês que vem. wink

Richard
RichardPermalinkResponder

Muito bom saber. Ficará ainda melhor quando houver o ida e volta. Isso se o Brexit deixar...

Carla
CarlaPermalinkResponder

Ano passado tive que fazer esse deslocamento Londres-Amsterdã. A melhor opção, na época, foi incluir o trecho na passagem internacional. Mas se fosse hoje, com o Eurostar direto, acho que eu ficaria tentada a priorizar o trem só pra evitar as chatices da viagem de avião...

Pedro
PedroPermalinkResponder

Com certeza vai facilitar a vida de muita gente! Vou fazer esse trajeto no Eurostar em maio, mal posso esperar pra fazer essa nova rota. O melhor de tudo é que ainda dá pra conseguir preços muito baixos.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Que sonho hein ?! Adorei!!! Voltar as duas com essa dobradinha só resta saber de Amsterdam p onde rs

`Carlos Guimarães

Fiz a viagem Londres-Amsterdã no ano passado em duas etapas: Eurostar de Londres a Bruxelas e Thalys de Bruxelas a Amsterdã. Nessa "conexão", pude conhecer a capital belga e a melhor atração do país - Bruges. Peguei o vôo de volta para o Brasil em Amsterdã, portanto para mim não faria diferença ter o trem de volta a Londres. Aliás, muitas vezes a opção "múltiplos destinos" na companhia aérea é mais vantajosa que a opção "ida e volta".

Daniel
DanielPermalinkResponder

Vou fazer este percurso em julho. É necessário reservar com grande antecedência? É comum os Eurostar lotarem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! Quanto mais próximo da data, mais caro fica. E sim, podem lotar.

Melyssa
MelyssaPermalinkResponder

Olá!!

Eu vou em outubro com a minha mãe para Amsterdam e de lá para Londres e dps Portugal. De Amsterdam pra Londres eu entendi que pela Eurostar não terá o trem direto. Mas existe outra opção que não seja o avião?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Melyssa! O trem com baldeação em Bruxelas.

INES NOBREGA
INES NOBREGAPermalinkResponder

Vindo de Amsterdam, gostaria de saber qual o tempo necessario em Bruxelas - Midi para fazer a baldeacao / imigracao e pegar o outro eurostar pra Londres. Agradeco, Ines

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Inês! Pense em 45 minutos a 1 hora de intervalo para não ter dor de cabeça.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar