Londres-Amsterdã de trem: direto, só na ida

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Londres Amsterdã trem direto

Desde abril de 2018, o trem Eurostar, que atravessa o canal da Mancha, opera dois trens diretos diários entre Londres e Amsterdã.

O novo trem direto Londres-Amsterdã

A viagem leva 3h41min. Isso dá uma hora a menos do que a rota convencional, que requer baldeação em Bruxelas. Saindo da estação St. Pancras às 8h31, você desembarca em Amsterdam Centraal às 13h12. O trem direto da tarde parte de Londres às 17h31 e chega a Amsterdã às 22h12.

Há duas paradas intermediárias: Bruxelas (1h48min desde Londres) e Roterdã (3 horas desde Londres).

Londres Amsterdã trem direto

As passagens mais baratas custam 35 libras ou 40 euros, dependendo de qual localização você informa.

O trem direto é mais rápido que o avião?

Na vida real, qualquer viagem de até 4 horas de trem empata com uma viagem de 1 hora de avião. Quem viaja de trem não precisa se deslocar até as lonjuras do aeroporto, nem se apresentar com 90 minutos de antecedência, e quando o trem chega, você sai caminhando pela plataforma já de posse da sua bagagem (e ao alcançar a calçada, estará em pleno centro da cidade).

O Eurostar, porém, é um dos poucos trens que requerem check-in: é preciso chegar trinta minutos antes da partida e submeter as malas ao controle de raio x (sem tirar o laptop nem os sapatos) e passar pela imigração européia (ainda em Londres). Ainda assim, na rota direta, o trem deve no mínimo empatar em tempo total de viagem com um vôo pontual.

A volta: direta, só em 2019

Londres Amsterdã trem direto

Trem Eurostar em St. Pancras, Londres

A grande pegadinha do novo trem direto Londres-Amsterdã é que a volta Amsterdã-Londres só vai ser direta a partir de uma data ainda não-informada de 2019 (e olhe lá). As razões são de ordem diplomática.

O Reino Unido nunca participou do Espaço Schengen, o vasto território europeu sem fronteiras nacionais. Sempre foi necessário passar pela imigração para viajar entre o Reino Unido e outros países europeus. O segredo das viagens rápidas de trem entre Londres e Paris ou Bruxelas, nas duas direções, é que você passa pela imigração antes de embarcar.

Existe um posto avançado de imigração do Espaço Schengen na estação St. Pancras em Londres, no caminho da plataforma do Eurostar. E existem postos avançados de imigração do Reino Unido nas estações Paris Nord e Bruxelles-Midi/Brussel-Zuid. Desta maneira, nas rotas Londres-Paris (ou Paris-Londres) e Londres-Bruxelas (ou Bruxelas-Londres), você já embarca no Eurostar com seu passaporte devidamente carimbado.

Infelizmente ainda não existem postos avançados de imigração do Reino Unido na Holanda. As plataformas especiais para o Eurostar em Roterdã e Amsterdã ainda não foram construídas. Detalhes burocráticos continuam sendo ajustados, e a previsão é que apenas lá pelo fim de 2019 a viagem de volta possa ser feita no modo direto.

Londres Amsterdã trem direto

Por enquanto, os 28 minutos que o Eurostar permanece em Bruxelas na escala da volta são insuficientes para que todos os passageiros desembarquem, passem pela imigração do Reino Unido e reembarquem a tempo. Por isso, o Eurostar não está sequer vendendo passagens de Amsterdã a Londres.

Como comprar a volta Amsterdã-Londres de trem?

Enquanto não há trens diretos no sentido Amsterdã-Londres, é preciso comprar duas passagens separadamente.

Uma, de Amsterdã a Bruxelas (Bruxelles-Midi). Outra, de Bruxelas (Bruxelles-Midi) a Londres.

Amsterdã-Bruxelas

O trecho Amsterdã-Bruxelas pode ser feito em trens Intercity (normalmente mais em conta, sem assento marcado, embarque flexível no dia de validade do bilhete) ou em trens Thalys (mais rápidos, com assentos marcados e horário fixo de embarque).

O site da NS International, a cia. ferroviária holandesa, vende passagens tanto do Intercity quanto do Thalys. O site do Thalys vende só Thalys. Veja tudo sobre trens entre Holanda e Bélgica.

Se você sair de Amsterdã até as 10h e comprar a passagem de Bruxelas a Londres para depois das 18h, pode fazer um pit-stop em Buxelas (veja o roteiro para uma parada em Bruxelas).

Bruxelas-Londres

Compre no site do Eurostar mesmo, selecione one-way.

Leia mais:

31 comentários

Marcie
MarciePermalinkResponder

A Dani me deu este furo, e eu faço esta viagem, com o trem direto de Londres, no mês que vem. wink

Richard
RichardPermalinkResponder

Muito bom saber. Ficará ainda melhor quando houver o ida e volta. Isso se o Brexit deixar...

Carla
CarlaPermalinkResponder

Ano passado tive que fazer esse deslocamento Londres-Amsterdã. A melhor opção, na época, foi incluir o trecho na passagem internacional. Mas se fosse hoje, com o Eurostar direto, acho que eu ficaria tentada a priorizar o trem só pra evitar as chatices da viagem de avião...

Pedro
PedroPermalinkResponder

Com certeza vai facilitar a vida de muita gente! Vou fazer esse trajeto no Eurostar em maio, mal posso esperar pra fazer essa nova rota. O melhor de tudo é que ainda dá pra conseguir preços muito baixos.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Que sonho hein ?! Adorei!!! Voltar as duas com essa dobradinha só resta saber de Amsterdam p onde rs

`Carlos Guimarães

Fiz a viagem Londres-Amsterdã no ano passado em duas etapas: Eurostar de Londres a Bruxelas e Thalys de Bruxelas a Amsterdã. Nessa "conexão", pude conhecer a capital belga e a melhor atração do país - Bruges. Peguei o vôo de volta para o Brasil em Amsterdã, portanto para mim não faria diferença ter o trem de volta a Londres. Aliás, muitas vezes a opção "múltiplos destinos" na companhia aérea é mais vantajosa que a opção "ida e volta".

Daniel
DanielPermalinkResponder

Vou fazer este percurso em julho. É necessário reservar com grande antecedência? É comum os Eurostar lotarem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! Quanto mais próximo da data, mais caro fica. E sim, podem lotar.

Melyssa
MelyssaPermalinkResponder

Olá!!

Eu vou em outubro com a minha mãe para Amsterdam e de lá para Londres e dps Portugal. De Amsterdam pra Londres eu entendi que pela Eurostar não terá o trem direto. Mas existe outra opção que não seja o avião?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Melyssa! O trem com baldeação em Bruxelas.

INES NOBREGA
INES NOBREGAPermalinkResponder

Vindo de Amsterdam, gostaria de saber qual o tempo necessario em Bruxelas - Midi para fazer a baldeacao / imigracao e pegar o outro eurostar pra Londres. Agradeco, Ines

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Inês! Pense em 45 minutos a 1 hora de intervalo para não ter dor de cabeça.

Gabrielle Sperandio Malta

Estou pensando em ir de EuroStar de Londres para Amsterdã em agosto/2019, mas tenho dúvida quanto à bagagem permitida. Como vou estar em tour pela Europa vou com uma mala de mão de 10kgf e uma mala maior de 23kgf. Será que é tranquilo a viagem com bagagem maior? Vi que o standart permite apenas malas de até 85 cm. Eles olham mesmo isso? Me deem um HELP!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriele! Para o seu bem, se você vai fazer uma viagem picada pela Europa e vai usar trem, leve uma mala M.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2018/06/malas-viaje-leve/

Patricia Sampaio

Olá! Vou para Londres agora em Maio. E de lá quero fazer uma viagem de quarta a domingo para Amsterdã. Pensei no trem, mas agora que li sua matéria fiquei com medo da volta. Dá pra voltar de trem (Amsterdã- Londres)? E qual seria o tempo da viagem? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! A volta envolve dois trens, um de Amsterdã a Bruxelas, outro de Bruxelas a Londres. Tem que comprar duas passagens separadamente.

Compre Amsterdã-Bruxelas na NS Hispeed ou no Thalys, Bruxelas-Londres no Eurostar.

https://www.viajenaviagem.com/2016/05/trem-entre-holanda-e-belgica-dicas/

As passagens já estão bem caras para voltar em maio no Eurostar.

O ideal teria sido comprar uma passagem aérea múltiplos destinos, com ida do Brasil a Londres e volta de Amsterdã ao Brasil no mesmo bilhete, para evitar ter que voltar a Londres.

Veja para a próxima vez:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

Fabricio Castelluccio

oi, prezado!

Vou com minha esposa para Londres ( onde temos hospedagem sem custo ), 01 de junho. Planejamos viajar de lá para Amsterdã de trem. De Amsterdã pensamos em seguir para Edimburgo de avião, lá queremos alugar um carro e seguir para as Highlands. Vale a pena voltarmos para Londres antes de seguir para Edimburgo. É coerente esse roteiro?

Desde já, muito grato. Acompanho seus comentários diariamente na BandNews!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabricio! O roteiro está bom, mas compre logo essas passagens, você está bem atrasado...

(O ideal teria sido comprar uma passagem multidestinos com ida Brasil-Londres e volta Amsterdã-Brasil, ou vice-versa.)

Sônia Dias
Sônia DiasPermalinkResponder

Olá, gostaria que me esclarecesse quanto à bagagem. Chegarei em Londres e pretendo ir pra Amsterdã. Posso levar uma mala de 23 quilos e uma mala de 10 quilos no trem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sônia! Poder, pode, mas não é recomendável. Tente levar apenas uma mala M (o ideal seria P) e uma bolsa ou mochila pequena. Viajar pela Europa carregando duas malas é pedir para passar perrengue. Todas as vezes que você pegar um trem ou um metrô com duas malas você vai se lembrar de mim.

João Sebastião Viana Neto

Vou fazer uma viagem pela França: Rio-Paris-Sul da França-Amsterdan-Rio. Queria ficar mais uns 5 dias na Europa, é possível adiar esta volta?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João! Quase sempre tem custo. Quanto mais promocional tiver sido a sua tarifa, mais cara ficará a mudança.

ELISABETE J MANOEL

Boa tarde Bóia. Estou programando uma viagem para fevereiro de 2020. Minha pretensão é de ir para Paris, de lá para Amsterdam, de Amsterdam para Roterdã, de Roterdã para Bruxelas e de Bruxelas para Londres, retornando para o Brasil. Também pensei em fazer o inverso. Estou preocupada com a questão de migração, por conta do Brexit. Será que teria algum problema se eu invertesse minha viagem, começando por Londres, indo para Amsterdam e de lá Roterdã, Bruxelas e Paris? Estou muito em dúvida a respeito do roteiro. Será que você poderia me ajudar? Meu marido tem a cidadania européia, mas eu não.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elisabete! O Brexit não muda absolutamente nada para o turismo de não-europeus. O Reino Unido sempre teve procedimentos de imigração separados da Europa.

Priscila
PriscilaPermalinkResponder

Olá. Irei fazer o trecho Londres- Amsterdã em 11/01/20 (sábado à noite) porém tanto pela Eurostar, como pela Raileurope não estão disponíveis compras para essa data, somente durante a semana de todo mês de janeiro. Não há pra final de semana passagem de trem? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! O trecho ainda não deve ter entrado no sistema, monitore periodicamente.

Iara
IaraPermalinkResponder

Já está funcionando a volta direta amsterdã - londres para primeira semana de janeiro?
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Iara! Era só ver em https://www.eurostar.com . Não tem trem direto para voltar não, a Eurostar nem vende esse trecho ainda. Quando instalarem a imigração em Amsterdã, certamente será notícia. Mas é uma situação de cooperação que certamente a iminência do Brexit atrapalha.

Lilian
LilianPermalinkResponder

Gratidão pelo site maravilhoso, cheio de dicas/orientações super práticas e reais!!! Acabei de descobrir que a viagem de trem Amsterdam/Londres já está ativa!!!!! Quando li este post pela primeira vez, só tinha a ida!!!! Viva!!! Acho que vou experimentar!

Lilian
LilianPermalinkResponder

Eu comentei em 3/11/19 sobre o trecho Amsterdam-Londres e só é possivel comprar no Raileurope. De Amsterdam para Bruxelas é de Thalys e de Bruxelas para St Pancras de Eurostar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lilian! Ou seja, continua a mesma coisa.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar