Rio de Janeiro: hotéis perto do metrô

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Rio de Janeiro: hotéis perto do metrô - 55 Rio

Onde é melhor se hospedar no Rio de Janeiro? À beira-mar? Em Ipanema? Copacabana? Leblon? Na minha opinião, o melhor lugar para se hospedar no Rio de Janeiro hoje é: perto do metrô.

  • Por que escolher hotel perto do metrô?

Rio de Janeiro: hotéis perto do metrô

Porque é mais seguro

Não existe lugar mais seguro no Rio de Janeiro que o metrô. Você perde a paisagem, mas ganha sossego nos seus deslocamentos. Além disso, o entorno das estações costuma ser sempre movimentado, o que diminui a sensação de insegurança. E as estações costumam ter caixas automáticos do Banco 24 Horas que permitem fazer saques com mais segurança do que nos caixas automáticos de rua.

Porque é mais prático

O metrô, combinado com o VLT, leva à grande maioria das atrações do Rio. Hospedar-se perto de uma estação deixa os passeios mais fáceis e rápidos de fazer.

Porque há muitos hotéis novos e/ou econômicos perto de estações

Na onda de expansão da hotelaria do Rio para a Olimpíada, muitos novos hotéis escolheram localizações perto do metrô. Alguns deles têm um perfil mais utilitário, o que acaba resultando numa combinação auspiciosa: instalações novas, preço bom e localização estratégica.

Perto do metrô | Ipanema | Copacabana | Botafogo | L Machado | Lapa | Leblon

  • Hotéis perto do metrô em Ipanema

Mexa no mapa! Use o comando (+) para aproximar e ver detalhes que não aparecem. Use o comando (-) para afastar e ter um plano ainda mais geral.

Não existe combinação mais proveitosa na cidade. Ipanema é o bairro mais bacana -- pela praia, pelos restaurantes, pelas lojas. Quando você tem metrô perto do hotel, fica imbatível. O único senão de Ipanema é o preço. Quando a diária é simpática demais, é sinal de que o hotel é confortável de menos.

A estação N. Srª da Paz está no melhor ponto do bairro e é das estações com caminho mais curto da entrada até os trilhos. Seus dois acessos ficam em dois cantos da praça, na rua Visconde de Pirajá. O acesso A (Joana Angélica) é o principal. O acesso B (Maria Quitéria) fecha às 20h todas as noites.

A estação General Osório serve ao Arpoador, ao trecho inicial de Ipanema e aos Postos 5 e 6 de Copacabana. É um emaranhado subterrâneo: dependendo do acesso, você caminha entre 5 e 10 minutos da entrada aos trilhos. Os acessos A (Praça General Osório) e B (Rua dos Jangadeiros) desembocam no início da Visconde de Pirajá. O acesso C (Rubem Braga) dá na rua Barão da Torre, à altura da Teixeira de Melo. O acesso D (Sá Ferreira), no final da Bulhões de Carvalho, leva ao Arpoador e aos Postos 5 e 6 de Copacabana. O acesso E (Lagoa) é novo e pouco conhecido: você cruza Ipanema por baixo da terra e emerge perto do parque dos pedalinhos na Lagoa.

A até duas quadras da estação N. Srª da Paz

Rio de Janeiro: hotéis perto do metrô - Ipanema Inn

Ipanema Inn

A meia quadra da praia e a uma quadra e meia da estação (acesso B Maria Quitéria), o simpaticíssimo Ipanema Inn sempre foi o queridinho dos durangos bem-informados. Depois de uma boa reforma para a Copa, saída da prancheta de Bel Lobo, ficou mais confortável e charmoso. Ainda que não seja mais uma pechincha, continua oferecendo uma boa relação custo x benefício.

Rio de Janeiro: hotéis perto do metrô - Promenade Visconti

Promenade Visconti

A uma quadra e meia tanto da praia quanto da estação (acesso B Maria Quitéria), o Promenade Visconti tem boas acomodações e o serviço bastante profissional que caracteriza a rede.

Rio de Janeiro: onde ficar - hotel Vermont

Vermont

Há dois hotéis econômicos pertinho da estação. Um é tradicional: o básico Vermont, na Visconde de Pirajá entre Farme de Amoedo e Vinicius de Moraes, fica a duas quadras da Praia da Farme (o trecho LGBT das areias de Ipanema) e a uma quadra da estação (acesso A Joana Angélica). Note que o ar-condicionado ainda é do modelo antigo.

O outro é relativamente novo: misto de hostel e hotel, o El Misti Ipanema, é mega-bem-localizado na Joana Angélica, a uma quadra da praia e da estação (acesso A Joana Angélica). Tem quartos coletivos e privativos.

Quem se hospeda em 5 estrelas anda de metrô? Bom, se o 5 estrelas for o beira-mar Sofitel Rio Ipanema (ex-Caesar Park), a tentação vai ser grande. A estação (acesso B Maria Quitéria) está a duas quadras.

Entre duas e três quadras da estação N. Srª da Paz

Rio de Janeiro: onde ficar - Mar Ipanema

Mar Ipanema

A duas quadras de praia (e da estação, saída B Maria Quitéria), o Mar Ipanema foi inteiramente renovado para a Olimpíada e deixa você junto à rua do comércio chique (a Aníbal de Mendonça) e ao corredor gastronômico (a rua Garcia d'Ávila).

O econômico San Marco, apesar de estar no ponto mais chique de Ipanema, faz a linha ultrabásica, com quartos pequeninos e TV de tubo; as diárias são quase de hostel. Está a duas quadras da estação (acesso B Maria Quitéria).

Rio de Janeiro: onde ficar - Sol Ipanema

Sol Ipanema

O Sol Ipanema fica à beira-mar num excelente ponto: entre Joana Angélica e Vinicius de Morais. A estação está a três quadras (saída A Joana Angélica).

O Golden Tulip Ipanema Plaza está com visual renovado. Fica na quadra da praia -- a Praia da Farme, trecho LGBT das areias de Ipanema. Está a três quadras tanto da estação N. Srª da Paz (acesso A Joana Angélica) quanto da General Osório (acesso A Praça General Osório) -- prefira a N. Srª da Paz para caminhar menos até os trilhos.

Perto da estação General Osório

Nenhum hotel está mais próximo do metrô do que a Pousada Bonita, que ocupa uma casa na Barão da Torre onde já morou Tom Jobim. A estação (saída C Rubem Braga) está a mera meia quadra -- mas é preciso caminhar bastante da entrada até os trilhos. A praia de Ipanema está a três quadras. A pousada faz a linha alternativo-charmosa, mas apenas os quartos superiores têm ar-condicionado garantido.

Rio de Janeiro: onde ficar - Best Wester Premier Fashion Arpoador

BW Premier Fashion Arpoador

Da safra de hotéis construídos para a Olimpíada, o Best Western Premier Fashion Arpoador está a duas quadras e meia da estação (tanto do acesso A Praça General Osório quanto do acesso D Sá Ferreira). Decorado pela estilista Glória Coelho, tem ambientes arejados, mas peca na iluminação: exagerando na temática branco-sobre-branco, a luz é toda branca, de geladeira, algo imperdoável num hotel com pretensões de charme. O restaurante de Bela Gil funciona no térreo, o que garante boas surpresas (orgânicas e brazucas) no café da manhã. Dá para ir a três praias andando menos de 4 quadras: Ipanema (vá pela Rainha Elisabeth), Arpoador (siga pela Bulhões de Carvalho e atravesse o Parque Garota de Ipanema) e o Posto 6 de Copacabana (siga pela Júlio de Castilhos).

Ainda no Arpoador, o flat o Adagio Apart-Hotel (antigo Mercure Ipanema) tem saleta em todos os apartamentos. Está a 3 quadras das praias do Arpoador e de Ipanema, e também a 3 quadras da estação (acesso A Praça General Osório).

Perto do metrô | Ipanema | Copacabana | Botafogo | L Machado | Lapa | Leblon

  • Hotéis perto do metrô em Copacabana

Mexa no mapa! Use o comando (+) para aproximar e ver detalhes que não aparecem. Use o comando (-) para afastar e ter um plano ainda mais geral.

Em Copacabana, o metrô não funciona apenas como o caminho mais rápido e seguro para as atrações do Centro. Se você se hospeda perto de uma estação, vai ficar fácil ir à praia ou a restaurantes em Ipanema ou no Leblon.

A estação Cardeal Arcoverde, na rua Barata Ribeiro à altura da Rodolfo Dantas, é mais próxima do Centro. Uma viagem à Cinelândia (onde você faz baldeação com o VLT), 15 minutos. A Botafogo, são 4 minutinhos. Da estação também saem os ônibus gratuitos do shopping Rio Sul. Hospedando-se no entorno, você estará bem servido por bares e restaurantes (alguns bastante tradicionais, como Cervantes e Galeto Sat's) e estará a poucas quadras do ponto de saída de Copacabana das vans oficiais para o Cristo Redentor.

A estação Siqueira Campos é a mais distante da orla. Fica na rua Tonelero, entre Siqueira Campos (onde está o acesso A) e Figueiredo de Magalhães (onde está o acesso B). A área é movimentada: a Siqueira é ponto final de õnibus da Zona Norte e tem também um ponto de vans alternativas. As atrações do pedaço são o peculiaríssimo shopping Cidade Copacabana (o segundo andar tem antiquários e modernários), o botequim ibérico Adega Pérola e o Bairro Peixoto, um enclave de predinhos baixos entre pracinhas em plena Copacabana.

A estação Cantagalo está numa área de Copacabana bastante agradável, predominantemente residencial. Tem dois acessos. O que leva aos hotéis da região (e à praia) é o acesso B (Xavier da Silveira). Em frente à estação fica o boteco tradicional O Caranguejo. E a rua Bolívar, pontilhada de botecos, não está longe.

O acesso D (Sá Ferreira) da estação General Osório serve aos postos 5 e 6 de Copacabana (outros acessos da mesma estação desembocam em Ipanema e na Lagoa). A dica que eu dou aqui é evitar passar pela rua Sá Ferreira, onde já se registraram conflitos na descida da rua Saint Romain, perto da esquina com a N. Srª de Copacabana. Use a rua paralela, a Sousa Lima, para um percurso mais sossegado.

No entorno da estação Cardeal Arcoverde

Rio de Janeiro: hotéis perto do metrô - Best Western Plus Copacabana Design

BW Plus Copacabana Design

Em frente à estação (é só atravessar pela faixa de segurança), o Best Western Plus Copacabana Design é um dos bons hotéis construídos para a Olimpíada, e costuma oferecer preços parecidos com os do Ibis (mas, aqui, com café da manhã incluso). A uma quadra da estação, ainda na rua Barata Ribeiro, o Copacabana Suites é antiguinho, mas como tem apartamentos com saleta e bons preços, é uma opção a considerar para viagens em família.

Indo em direção à praia, o hotel mais novo é o Ibis Copacabana Posto 2 (a uma quadra e meia da estação, na Ministro Viveiros de Castro).

Os outros hotéis da área levam jeito mais antigo, como o Mirasol Copacabana (a uma quadra da estação, na Rodolfo Dantas), o retrofitado Royal Rio (a uma quadra e meia da estação, na Duvivier), e o Real Palace (a duas quadras da estação, na Duvivier).

No entorno da estação Siqueira Campos

Não há hotéis novinhos nas proximidades da estação Siqueira Campos. As melhores pedidas são o Premier Copacabana (em frente à estação) e o Mirador Rio (a uma quadra).

O Bairro Peixoto tem uma opção de hospedagem curiosa, o Jucati Season Apartments -- um edifício com astral alternativo, 100% bairro-peixotiano, em frente à pracinha, com apartamentos básicos mas completos. Num gostosíssimo casarão situado no acesso principal ao bairro, a rua Anita Garibaldi, o CLH Suites Copacabana, da rede de hostels Che Lagarto, tem apenas quartos duplos, com opção de banheiro privativo ou compartilhado.

Para ir da estação a qualquer um desses hotéis, use o acesso B Figueiredo de Magalhães.

No entorno da estação Cantagalo

Rio de Janeiro: onde ficar - hotéis próximos ao metrô Cantagalo

A apenas meia quadra do acesso B Xavier da Silveira, o Ibis Copacabana Posto 5 ainda está novinho; a praia está a 3 quadras.

Também a meia quadra do mesmo acesso B da estação, mas no sentido Lagoa (e a 4 quadras da praia), o Atlântico Copacabana foi renovado recentemente.

O Ibis Budget Copacabana também faz parte dos hotéis construídos para os Jogos, mas está a 4 quadras da estação (saída B Xavier da Silveira).

No entorno da estação General Osório (acesso D Sá Ferreira

Discretinho na quadra da praia da Sá Ferreira, o Windsor Martinique sustenta a boa reputação da rede, com um bom custo x benefício. O acesso D Sá Ferreira está a duas quadras e meia -- mas é melhor acrescentar duas quadras ao percurso e usar a rua Sousa Lima.

À beira-mar, entre a Sousa Lima e a Sá Ferreira, os quatro-estrelas Grand Mercure Copacabana Regente, novo nome do Golden Tulip Copacabana, e Miramar by Windsor estão a apenas 3 quadras da estação (acesso D Sá Ferreira). Use a rua Sousa Lima.

Perto do metrô | Ipanema | Copacabana | Botafogo | L Machado | Lapa | Leblon

  • Hotéis perto do metrô em Botafogo

Mexa no mapa! Use o comando (+) para aproximar e ver detalhes que não aparecem. Use o comando (-) para afastar e ter um plano ainda mais geral.

Botafogo é um bairro grande. O metrô só é conveniente para o pedaço mais próximo à orla. A estação Botafogo está no ponto mais movimentado do bairro, com cinemas, um shopping (o Botafogo Praia) e os bares do Baixo Botafogo, que hoje já rivaliza com a Lapa em termos de movimento na calçada.

A estação se estende por baixo da terra entre as ruas Voluntários da Pátria e São Clemente, os dois eixos de passagem do bairro. Sair pelo acesso certo é fundamental para evitar caminhadas desnecessárias. Os acesso C (São Clemente Praia) e B (Muniz Barreto) levam aos hotéis desta lista para os lados da São Clemente. O acesso E (Mena Barreto) leva aos hotéis ao sul da estação (e também ao ponto final do ônibus para o Pão de Açúcar). Para curtir os barzinhos da praça e do Baixo Botafogo, saia pelo acesso F (Voluntários da Pátria). Para o Botafogo Praia Shopping, use o acesso B (Muniz Barreto).

No entorno do acesso C (São Clemente Praia)

Rio de Janeiro: onde ficar - Zii Botafogo

Petit Rio

Em frente à estação (basta atravessar a rua), o Zii é a melhor novidade da hotelaria econômica na cidade. Mesmo sendo grandalhão, tem uma vibe de hotel-boutique (quartos super bem-decorados), com ecos de hostel (baias para jogar games com outros hóspedes junto à recepção). O café da manhã é adequado à diária, mas tem um luxo: pão na chapa feito na hora. Os bares do Baixo Botafogo estão a uma praça de distância.

No entorno do acesso B (Muniz Barreto)

A duas quadras, o Ibis Budget Botafogo tem vista para o Pão de Açúcar em alguns quartos.

A três quadras, o Novotel Botafogo está na praia de Botafogo. Os apartamentos de frente têm a melhor vista do Pão de Açúcar da cidade.

No entorno do acesso E (Mena Barreto)

Por aqui você chega a outros dois hotéis da Accor. O Ibis Rio de Janeiro Botafogo está a uma quadra e meia do acesso E, indo em direção ao interior do bairro.

Mas se você caminhar no sentido da praia, encontra em duas quadras o Mercure Botafogo Mourisco.

Perto do metrô | Ipanema | Copacabana | Botafogo | L Machado | Lapa | Leblon

  • Hotéis perto do metrô no Largo do Machado e Catete

Mexa no mapa! Use o comando (+) para aproximar e ver detalhes que não aparecem. Use o comando (-) para afastar e ter um plano ainda mais geral.

A 13 minutos da estação N. Srª da Paz em Ipanema (e a 4 minutos da Cinelândia no Centro), a estação Largo do Machado permite que você aproveite os bons hotéis econômicos que surgiram nas redondezas e escape rapidamente para passear. (Querendo ficar por ali mesmo, a boemia alternativa da praça São Salvador, em Laranjeiras, está pertinho.)

A área tem outras vantagens logísticas para quem vem turistar. Dá para vir do aeroporto com o frescão 2012, Galeão-Gávea. E vans oficiais para o Cristo Redentor saem do próprio Largo do Machado.

A estação Largo do Machado tem dois acessos. O acesso A (Largo do Machado) dá na praça e deve ser usado para ir aos hotéis desta lista. O acesso B (Rua do Catete) leva à direção oposta dos hotéis listados aqui.

Na continuação da rua do Catete, a estação Catete também é conveniente para os hotéis do pedaço. Os dois acessos principais, A (Rua do Catete) e B (Palácio do Catete) ficam frente à frente em calçadas opostas.

Hotéis perto da estação Largo do Machado

Rio de Janeiro onde ficar - Villa 25

Villa 25

A opção mais charmosa da região é um misto de hotel com hostel: o Villa 25, instalado numa rua arborizada atrás da praça, a uma quadra e meia da estação. Combinando dois prédios -- um casarão antigo restaurado e um anexo moderno -- tem quartos privativos e coletivos, e um bar muito gostoso.

Rio de Janeiro: onde ficar - Petit Rio

Petit Rio

A duas quadras do largo, a rua Artur Bernardes virou um corredor de hotéis novos e acessíveis. O Petit Rio tem quartos que custariam o dobro perto da praia.

Rio de Janeiro: onde ficar- Hotel 1900

Hotel 1900

O 1900, instalado num casarão reformado, tem quartos apertadinhos. E o Royal Regency é o mais pretensioso da turma, mas ainda assim com diárias bem mais palatáveis do que de hotéis novos da Zona Sul.

A estação Catete (acesso A Rua do Catete) está praticamente à mesma distância da estação Largo do Machado e é mais conveniente de/para deslocamentos para o Centro e a Zona Norte.

Hotel perto da estação Catete

Junto à estação Catete (acesso B Palácio do Catete), o Windsor Flórida é um três-estrelas que foi retrofitado já há muitos anos. Tem uma ótima piscina no terraço e um público fiel de viajantes a negócio.

Perto do metrô | Ipanema | Copacabana | Botafogo | L Machado | Lapa | Leblon

  • Hotéis perto do metrô na Lapa

Mexa no mapa! Use o comando (+) para aproximar e ver detalhes que não aparecem. Use o comando (-) para afastar e ter um plano ainda mais geral.

Não se anime demais: este tópico contém pegadinha. A Lapa não é servida pelo metrô. Acontece, porém, que um (ótimo) hotel, no comecinhozinho da Lapa, do lado 'de cá' dos Arcos, está a uma distância caminhável da estação Cinelândia do metrô. (Mas não ache que esta estação seja conveniente para outros hotéis da Lapa, porque não é.)

Para chegar a esse hotel, use o acesso D (Passeio). Domingo de manhã, o acesso abre apenas às 12h (das 6h às 12h dá para usar o acesso A Theatro Municipal).

Hotel na Lapa perto do metrô

Onde ficar na Lapa: Hotel 55 Rio

55 Rio

Dentre os novos hotéis da Lapa, o que leva nota 10 nos quesitos bom, bonito e bem-localizado é o 55 Rio. Os apartamentos mais charmosos ficam no prédio da frente, que é um antigo hotel de luxo restaurado. Nos fundos há a ala moderna, com os apartamentos mais econômicos -- mas olhe, são espaçosos, funcionais e com ótimo astral (e banheiros inusitadamente grandes para um hotel novo). O 55 Rio é praticamente vizinho da Sala Cecília Meirelles está a uma quadra e meia da Escadaria Selarón . A estação Cinelândia (acesso D Passeio) está a duas (longas) quadras.

Perto do metrô | Ipanema | Copacabana | Botafogo | L Machado | Lapa | Leblon

  • Hotéis perto do metrô no Leblon

Mexa no mapa! Use o comando (+) para aproximar e ver detalhes que não aparecem. Use o comando (-) para afastar e ter um plano ainda mais geral.

O Leblon tem duas estações de metrô.

A estação Jardim de Alah, no início do bairro, é conveniente para o Shopping Leblon (use o acesso B Almirante Pereira Guimarães).

A estação Antero de Quental, numa praça à altura da rua Bartolmeu Mitre, é a mais próxima dos (poucos) hotéis e dos (muitos) restaurantes do Leblon. Tem dois acessos. O acesso A (Bartolomeu Mitre) permanece aberto durante todo o horário de funcionamento do metrô. Já o acesso B (General Urquiza), na outra quina da praça, fecha às 20h de 2ª a sábado e não abre domingo e feriado.

Hotel próximo à estação Antero de Quental

Rio de Janeiro: onde ficar - Promenade Palladium

Promenade Palladium

Surgido num momento em que a hotelaria carioca estava estagnada, o Promenade Palladium já não parece tão moderno. De todo modo, mantém suas qualidades originais: conforto, ótimo serviço, e um excelente café da manhã, daqueles que vale a pena se demorar. Está a uma quadra e meia da praia, uma quadra e meia da Dias Ferreira e três quadras do acesso B (General Urquiza).

Perto do metrô | Ipanema | Copacabana | Botafogo | L Machado | Lapa | Leblon

Leia mais:

5 comentários

Marcelo - Álbum de Viagens

Parabéns pelo levantamento. Só uma observação: estando na Praia de Botafogo, os quartos de frente do Novotel não teriam vista para o Pão de Açúcar ao invés do Corcovado?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Claro, Marcelo! Obrigada, está corrigido agora.

Fátima Catran

Olá, Ricardo. Você esqueceu do Rondônia Palace Hotel, que fica na Buarque de Macedo no Flamengo. Quartos espaçosos, atendimento maravilhoso. Tem restaurante, room service e pertinho do Metrô também. Vale a pena conferir. Sempre que vou ao Rio me hospedo lá. E tem garagem.

Lucio
LucioPermalinkResponder

O hotel Zii da São Clemente foi convertida e agora é Ibis Styles Botafogo...

Henrique Pazin

Ótimo post! Utilidade pública para todos que vão à cidade maravilhosa. Já me hospedei no Villa 25 e ele me surpreendeu em diversos aspectos. Limpeza, estrutura e localização ótimos!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar