Uruguai: desconto para cartão de crédito em restaurantes diminui para 9% em maio

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Uruguai desconto IVA 2018

El Palenque, Montevidéu

Desde 2012, pagar conta de restaurante no Uruguai com cartão de crédito internacional tem sido um ótimo negócio. O desconto de 18,5% na conta (a título de devolução do imposto local IVA) cobria não só o IOF brasileiro de 6,38%, como ainda fazia sobrar os 10% para dar de gorjeta ao mesero.

A medida foi implantada para não perder o turismo dos argentinos, que estavam às voltas com medidas cambiais duríssimas da presidente Cristina Kirchner. Nós brasileiros acabamos sendo beneficiados na carona. Ano após ano, a lei foi renovada.

Infelizmente, essa mamata vai acabar dia 30 de abril de 2018. A partir de 1º de maio, o desconto cai para 9%.

Desconto cai de 18,5% para 9% dia 1º de maio

Uruguai desconto IVA 2018

Lo de Tere, Punta del Este

A notícia (leia aqui, em espanhol) foi dada no início desta semana pela ministra uruguaia do Turismo, em Punta del Este.

A nova faixa iguala o desconto ao que os próprios uruguaios já recebem, ao pagar contas de restaurantes com cartão. A estratégia maior é a de aumentar a formalização das transações comerciais.

Vai valer a pena pagar restaurante com cartão no Uruguai?

Para quem usa cartão de crédito em viagem, vai continuar vantajoso, claro, porque os 9% de desconto uruguaio compensam os 6,38% do IOF brasileiro.

Para quem não gosta de usar cartão, porém, acabou a motivação de usar cartão 'para não perder dinheiro'. Agora ficou mais ou menos elas por elas, e quem usa dinheiro não corre risco de desvalorização cambial entre o dia da compra e o fechamento da fatura. (Mas se o real desvalorizar durante a sua viagem, os preços sobem na hora para quem está viajando com reais no bolso.)

Isenção de IVA nos hotéis deve continuar

A nova lei ainda não foi promulgada, mas não se falou nada em acabar com a isenção do IVA nos hotéis. Todo visitante estrangeiro que estiver há menos de 60 dias no Uruguai tem direito a essa isenção, não importa o meio de pagamento (cartão, pesos, moeda estrangeira se o hotel aceitar).

A propósito, o Brasil é o único país entre os principais destinos da América do Sul que não oferece isenção de IVA (o nosso equivalente seria o ICMS) para visitantes estrangeiros.

Veja os descontos de IVA em hospedagem nos outros países:

  • Uruguai: 10% (qualquer meio de pagamento)
  • Argentina: 21% (apenas para pagamento com cartão internacional)
  • Chile: 19% (pagamento em cartão internacional ou dólar vivo)
  • Peru: 18% (qualquer meio de pagamento)
  • Colômbia: 19% (válido apenas para viajantes a lazer; qualquer meio de pagamento)

Obrigado pela dica, Laura!

Leia mais:

18 comentários

Michele Capiotti

É realmente uma pena perder esse "atrativo" smile Obrigada VnV por sempre nos manter super atualizados.

Diógenes
DiógenesPermalinkResponder

Moro na fronteira do Brasil com o Uruguai e uso essa "mamata" com frequência.

Marcelo Kreiss

Infelizmente está muito caro viajar para o Uruguay, gasolina, hotéis , restaurantes e outros é mais caro que Buenos Aires por exemplo. Esta medida a médio prazo vai ter consequenciais de perda nominal do numero de turistas.

Marcelo B Marino

Vou embarcar dia 12/4 para Montevideu. Reservei hotel pelo Booking e ja paguei no cartão. Como ter direito a esse desconto de IVA?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Não é desconto, é isenção. Caso você não consiga provar que entrou há menos de 60 dias no país, pagará 10% a mais.

Telmo
TelmoPermalinkResponder

Boa noite! Obrigado pelas dicas, todavia, me restou uma dúvida: Como devo proceder para me beneficiar dessa isenção nos pagamentos com cartão em restaurantes? Obrigado!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Telmo! Basta pagar com cartão.

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

Estive no Uruguai ano passado. O desconto na verdade é um estorno diretamente na fatura do cartão, sem nenhuma burocracia. Não é preciso fazer nem solicitar nada.

Jeferson
JefersonPermalinkResponder

Em Maio ainda tem algum ressarcimento nas Lojas tax-free ? Ou só nos restaurantes ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jeferson! O esquema tax free não mudou não smile

André
AndréPermalinkResponder

Caro Ricardo, remanesce a dúvida sobre se a medida anunciada pelo Ministério do Turismo do Uruguai entrou ou não em vigor. O site do ministério ainda trata do tema no passado (veja aqui: https://turismo.gub.uy/index.php/pr/beneficios-especiais). O jornal que noticiou a mudança também não publicou nada mais recente. Há alguma informação mais firme sobre se houve ou não a redução do benefício para os 9%?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, André! Quem responde é A Bóia. Provavelmente não atualizaram o site, só isso.

Veja:
https://www.lacapital.com.ar/turismo/uruguay-renovara-los-beneficios-turistas-extranjeros-partir-mayo-n1570159.html

De toda maneira, pergunte antes de pagar com cartão no restaurante. Eles certamente saberão.

Eliana Lima
Eliana LimaPermalinkResponder

Oba!!! Adorei a notícia de pelo menos ainda ter um desconto! 9% cobre o IOF e tem uma sobrinha, e a gente ainda pode ganhar milhas no cartão smile Obrigada pela atualização, amanhã já embarco para o Uruguai!!! Bjos

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Estou no Uruguai passando 5 dias de férias... me assustei aqui com os valores das coisas. As pessoas saem do Brasil pensando que ficará na vantagem pois o 1real hoje corresponde em media aqui 8 pesos uruguaios, porém não é bem assim... você não almoça aqui por menos de 700 pesos o casal... uma coca em garrafa aqui, conhecida como ks no Brasil custa de 80 a 90 pesos para terem idéia (10 a 12 reais)... uma barra de chocolate fa nestle custa 70 pesos (9 reais) um salgadinho elma chips 80 pesos (10 reais) um misto quente com uma coca foi o que consegui comprar mais em conta aqui, 200 pesos (cerca de 25 reais)... bom... isso para meu bolso é auto pois me programei no Brasil antes de vir e me assustei quando cheguei aqui... tive que cortar o passeio a punta de leste que minha programação no cartão não iria cobrir minha estadia nos 5 dias em Montevideo em locomoção e refeições... fica a dica para quem não tem a situação tão favorável... como eu ?

Angela
AngelaPermalinkResponder

Boa tarde!!!! Vou pagar o hotel por dep bancario ....tenho desconto de iva....fiz reserva pelo Booking.
Att

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Angela! Não há desconto em hotéis. Há isenção. Se você, no hotel, não apresentar a papeleta que prova que está há menos de 60 dias no Uruguai, pagará 10% a mais de IVA. Mas não há a cobrança antecipada do tributo.

alda
aldaPermalinkResponder

Olá, muito esclarecida suas dicas, no entanto, me restaram alguma dúvidas.
Em relação às reservas de hoteis feita pela internet, como fica a isenção do IVA?
Também vi que há essa redução no aluguel de carros, procede? Mesmo se alugado pela internet?
O novo percentual de 9% ainda está em vigor?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alda! O IVA dos hotéis não está embutido nos preços. Caso o hóspede não tenha direito à isenção, o valor será agregado à conta. Pode alugar carro pela internet, apenas não faça pré-pagamento. Se você pré-pagar a locação, dificilmente terá direito ao ressarcimento, porque a cobrança não terá sido feita numa maquininha aderente ao programa. Se o percentual de 9% não estivesse em vigor, este post estaria despublicado. O valor entrou em vigor em MAIO, não faz nem 3 meses.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar