A novela da venda da Alitalia ainda não tem desfecho à vista. Recapitulando: em maio e em setembro de 2017, o governo italiano fez empréstimos-ponte para a Alitalia, que entrou em regime de administração especial até encontrar um comprador. O prazo final para a Alitalia ser vendida ou encerrar suas operações foi fixado em 30 de abril de 2018.
A decisão seria executada pelo novo governo italiano que emergisse das eleições de março de 2018. Mas com o malogro das eleições (nenhum partido conseguiu até agora montar uma coalização para formar um novo governo), o processo perdeu legimitidade. Com isso, o ministro da indústria -- que continua no cargo até que outro governo se forme -- adiou a venda em seis meses.
A Alitalia tem agora até o fim de outubro para conseguir um comprador -- e o novo comprador, até dezembro para pagar o empréstimo-ponte do governo.
Ou seja: as passagens Alitalia compradas para voar até 31 de outubro estão garantidas.
É seguro comprar passagens para depois de 31 de outubro?
100% seguro não é. As circustâncias, porém, apontam para a Itália empurrar o problema com a barriga, já que os partidos que se saíram melhor na última eleição têm propostas populistas (de esquerda e de direita) e provavelmente não queiram meter a mão nesse vespeiro.
Talvez só o que acabe forçando a venda da Alitalia seja a investigação de uma comissão da União Européia que analisa irregularidades na concessão do empréstimo-ponte pelo governo. Pelas regras da União Européia, essa espécie de socorro governamental é tida como concorrência desleal.
Então é com você. Se você acha que não vai aparecer um governo forte o suficiente para liquidar a Alitalia, vá em frente. Mas se você acha que a Europa pode forçar a Itália a fechar a sua cia. aérea na falta de um comprador, não compre passagens para depois de 31 de outubro.
Lembre-se que, no caso de liquidação da cia., é bastante difícil você conseguir recuperar seu dinheiro.
O que aconteceu nos últimos 6 meses?
Desde a última prorrogação da administração especial, em novembro de 2017, a Alitalia expandiu sua malha, iniciando novas rotas e aumentando freqüências. O faturamento tem crescido, mas não o suficiente.
Três cias. se habilitaram a comprar a Alitalia -- Lufthansa, easyJet e Wizzair. Todas se interessam pelas rotas, mas não querem herdar o quadro inchado de funcionários da cia.
30 comentários