Alitalia: venda adiada (e passagens garantidas) até outubro

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Alitalia garantida

A novela da venda da Alitalia ainda não tem desfecho à vista. Recapitulando: em maio e em setembro de 2017, o governo italiano fez empréstimos-ponte para a Alitalia, que entrou em regime de administração especial até encontrar um comprador. O prazo final para a Alitalia ser vendida ou encerrar suas operações foi fixado em 30 de abril de 2018.

A decisão seria executada pelo novo governo italiano que emergisse das eleições de março de 2018. Mas com o malogro das eleições (nenhum partido conseguiu até agora montar uma coalização para formar um novo governo), o processo perdeu legimitidade. Com isso, o ministro da indústria -- que continua no cargo até que outro governo se forme -- adiou a venda em seis meses.

A Alitalia tem agora até o fim de outubro para conseguir um comprador -- e o novo comprador, até dezembro para pagar o empréstimo-ponte do governo.

Ou seja: as passagens Alitalia compradas para voar até 31 de outubro estão garantidas.

É seguro comprar passagens para depois de 31 de outubro?

100% seguro não é. As circustâncias, porém, apontam para a Itália empurrar o problema com a barriga, já que os partidos que se saíram melhor na última eleição têm propostas populistas (de esquerda e de direita) e provavelmente não queiram meter a mão nesse vespeiro.

Talvez só o que acabe forçando a venda da Alitalia seja a investigação de uma comissão da União Européia que analisa irregularidades na concessão do empréstimo-ponte pelo governo. Pelas regras da União Européia, essa espécie de socorro governamental é tida como concorrência desleal.

Então é com você. Se você acha que não vai aparecer um governo forte o suficiente para liquidar a Alitalia, vá em frente. Mas se você acha que a Europa pode forçar a Itália a fechar a sua cia. aérea na falta de um comprador, não compre passagens para depois de 31 de outubro.

Lembre-se que, no caso de liquidação da cia., é bastante difícil você conseguir recuperar seu dinheiro.

O que aconteceu nos últimos 6 meses?

Desde a última prorrogação da administração especial, em novembro de 2017, a Alitalia expandiu sua malha, iniciando novas rotas e aumentando freqüências. O faturamento tem crescido, mas não o suficiente.

Três cias. se habilitaram a comprar a Alitalia -- Lufthansa, easyJet e Wizzair. Todas se interessam pelas rotas, mas não querem herdar o quadro inchado de funcionários da cia.

Leia mais:

30 comentários

Silvânia
SilvâniaPermalinkResponder

Que alívio! Arriscamos e compramos passagens para Setembro/18.

Nelson
NelsonPermalinkResponder

comprei uma passagem para o dia 5.12 na executiva
vou pagar a 2 parcela agora dia 15.05
Posso cancelar a compra?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nelson! Precisa ver as condições de cancelamento da sua tarifa. Veja: não há indício de que a cia. vá realmente ser liquidada. O alerta é para quem ainda não comprou.

Mario Napolitano

Com os anos, já se foram o Mappin, Mesbla, Sears, Banespa, Pan Am, agora, vamos perder a Alitalia. Já fiz mais de 20 viagens pela empresa. Que triste

Rodrigo Costa
Rodrigo CostaPermalinkResponder

Comprei passagens para 2019. Não liquidarão a Alitalia. Podem confiar.

José
JoséPermalinkResponder

Tirei bilhetes para 2019 com milhas. em caso de suspensão dos voos, há como reaver as milhas ou a companhia deve me colocar em voo de outra companhia?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José! Se forem milhas de uma cia que fechou, esquece. Se forem milhas de um programa de milhagem de uma cia. parceira, elas devem voltar para a sua conta.

Fatima
FatimaPermalinkResponder

Comprei pra novembro de 2018. Estou apavorada!
O site é uma droga. Marco os acentos, confirmo, salvo e nada acontece. Quando entro no site novamente diz que eu não marquei os assentos! Pânico total

Anônimo
AnônimoPermalinkResponder

Tente pelo telefone.

Andre Nomura
Andre NomuraPermalinkResponder

Não comprem. Viajei com eles e perderam meu carrinho de bebê. Não quiseram pagar e tive que entrar na justiça. O advogado deles disse que não tem dinheiro para pagar pois estão nessa situação de falência/venda. E que uma ordem do dono italiano para os advogados é de não fazer acordos. Então se quiserem evitar dores de cabeça, fiquem longe dessa bomba.

Marcela Marques dos Reis

Mais alguma notícia sobre a situação da Alitalia?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcela! O governo renovou o empréstimo. Vai empurrar com a barriga e peitar a União Européia enquanto puder.

João
JoãoPermalinkResponder

Já estamos em janeiro 2019. Alguma atualização sobre a novela italiana?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João! Já está claro que a coalização populista de extrema direita e esquerda vai empurrar o assunto com a barriga indefinidamente. A não ser que a União Européia dê um ultimato ou a Itália vá à falência, a Alitalia não parece mais correr risco de liquidação.

Sara Lipman
Sara LipmanPermalinkResponder

Comprei 4 (sim 4)passagens pela Alitalia para julho /agosto de 2019 ,pelo site.O site está com problemas e não emitiu bilhetes.Liguei para o call center e a informação é que a reserva está confirmada mas ainda não emitiram os bilhetes pois estão sobrecarregados por conta do problema no site.Estou com muito mwdo de estar sendo embromada.Tenho que decidir se cancelo a compra ou não.
O que vc sabe sobre isso ?Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sara! A Alitalia está sendo bancada pelo novo governo. Já não está mais pressionada para vender nem nada.

eduardo baider

olá pessoal, tudo jóia? tô cotando passagens pela alitalia para atenas, em setembro próximo. tava procurando informações atualizadas sobre a companhia, li que a easyjet desistiu das negociações pela compra de parte do espólio, etc, mas não li nada muito decisivo sobre coisa alguma rs. acham que até o fim do ano a alitalia segue seu curso direitinho? abraços.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! A situação está parada, o governo italiano atual não vai tomar nenhuma providência drástica se não for forçado pela União Européia.

Milene
MilenePermalinkResponder

Alguma atualização sobre este tema de falencia da Alitalia ? preciso comprar passagem para 2020 e o preço dela esta otimo!
Agradeço a informação

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Milene! Os últimos governos italianos têm sido marcados pela insubmissão à União Européia. A liquidação ou venda da Alitalia deixou a pauta de prioridades.

Tito Luiz
Tito LuizPermalinkResponder

Bóia, Bom Dia.
Estou pesquisando sobre a situação da empresa, pois está com preços atrativos para fevereiro/2020 e vi que três dias atrás o governo nomeou um novo interventor para encontrar compradores para a cia aérea e este prazo se estendeu até maio/2020, onde o governo terá que fazer novos aportes.
Diante deste novo fato, não sei se vocês possuem informações mais detalhadas acerca do assunto, porém acredito que com isso a cia aérea pelo menos tenha uma sobrevida até o vencimento deste novo prazo, portanto garantiria as passagens compradas, correto?
Um grande abraço e obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tito! Olha, o Ricardo Freire tinha até parado de acompanhar esse assunto, porque a coalizão que estava no poder tinha perdido o interesse em privatizar a Alitalia. Com um novo governo italiano substituindo os populistas, pelo jeito a venda da cia. vai ser retomada. Com a essa sua observação, o Ricardo Freire deve voltar a ver como as coisas de desenrolam. Mas se você leu que está garantido até maio de 2020, não há o que temer em fevereiro.

Tito Luiz
Tito LuizPermalinkResponder

Obrigado Bóia.
Abaixo segue link com a reportagem acerca deste assunto. Se julgarem relevante, poderá servir como fonte para o Ricardo Freire.

https://www.terra.com.br/noticias/mundo/governo-italiano-nomeia-novo-interventor-para-alitalia,fcdabe650813f77262a5342a2c8a359foys1hzx5.html

Kelly
KellyPermalinkResponder

Novidades sobre o tema Alitalia? Estou quase comprando passagens para outubro/novembro de 2019? Dá medo né...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kelly! Não é recomendável comprar passagens para depois de junho. É por sua conta e risco.

Livia
LiviaPermalinkResponder

Boa noite Bóia! Estou pesquisando a situação da Alitália mas estou com dificuldades para encontrar dados atualizados. Não entendi muito bem a previsão para vôos em maio, eles estariam "garantidos"? Estou para comprar passagem de 30/04 a 16/05. Vocês tem alguma informação? Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Livia! O governo italiano deu um empréstimo de 400 milhões de euros que garantiria o funcionamento da cia. até 31 de maio de 2020. É arriscado comprar vôos depois desta data. O funcionamento da cia. dependeria de um novo empréstimo do governo. O novo governo italiano tem mostrado menos paciência com a Alitalia do que o anterior, que empurrou a situação com a barriga por dois anos.

https://www.aeroflap.com.br/lufthansa-e-ferrovie-dello-stato-apresentam-desistencia-de-compra-da-alitalia/

Livia
LiviaPermalinkResponder

Muito obrigada Bóia! Sempre muito elucidativo!
Decidi não arriscar!
Ninguém merece estresse às vésperas das férias com situação da companhia aérea - especialmente considerado alto o risco de paralisações pelos funcionários caso caminhe mesmo para encerramento!
Obrigada!

Alex
AlexPermalinkResponder

Eu estava com passagem da Alitalia pra Seul com escala em Roma, marcada para fim de julho. O smiles entrou em contato dizendo que o voo foi cancelado por alteração na malha aérea da cia, eles ofereceram o reembolso dos valores pagos e disseram que não há outros voos disponiveis em datas próximas. Pergunta: eles não são obrigados a oferecer reacomodação em outro voo? Não há voos da Alitalia, mas há voos de outra cia pro mesmo destino em dias próximos. Eu tenho como exigir isso da smiles ou a devolução dos valores já isenta o Smiles de qualquer responsabilidade? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alex! Remarcar passagem com milhas é sempre encrencado, e em cia. parceira, mais ainda. Se eles reembolsaram os valores, já dá para ficar feliz.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar