Julho: Festival Gastronômico de Búzios tem 80 restaurantes participantes

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Festival Gastronômico de Búzios

Foto: Fabio Rossi (divulgação)

Uma das melhores tradições de Búzios está de volta. Nos fins de semana de 6 a 8 e de 13 a 15 de julho acontece o 17º Festival Gastronômico de Búzios -- este ano com um récorde de 80 restaurantes participantes.

Em cada pólo do festival, restaurantes vão oferecer diferentes entradas e sobremesas a R$ 15, e pratos principais a R$ 22 -- em porções reduzidas, para degustação. Com mesas montadas na rua, o público vai poder combinar entrada, prato principal e sobremesa diferentes, de restaurantes do mesmo pólo.

Festival Gastronômico de Búzios

Restaurante Atrapus; foto: Fabio Rossi (divulgação)

Vão ser 4 pólos de restaurantes e dois de barracas.

Os pólos de restaurantes vão funcionar nas noites de 6ª e sábado do festival das 19h à meia-noite na Rua das Pedras, na paralela Manoel Turíbio dos Santos e na Orla Bardot, no Centro; e no Porto da Barra, em Manguinhos.

Os pólos de barracas -- na verdade, postos avançados de restaurantes de verdade -- vão funcionar nos sábados e domingos do festival das 14h às 21h na Praça dos Ossos e na Lagoa dos Ossos. Na Praça dos Ossos também vai funcionar o Village Família, com atividades para crianças (incluindo o cultivo de horta).

Veja a lista dos restaurantes e pratos do festival aqui.

Búzios no inverno vale a pena?

Ferradurinha

Praia da Ferradurinha num dia ensolarado de inverno

Sim! Historicamente, chove pouquíssimo em julho em Búzios (veja no Praiômetro) -- por isso as mesas na calçada do festival. Os dias tendem a ser ensolarados e, a partir do fim da manhã, quentes. As noites serão sempre fresquinhas, não será preciso ligar o ar-condicionado (a propósito: leve um casaquinho).

Claro que, se vier uma frente fria, a coisa muda de figura -- e daí vai ficar frio mesmo. Mas se você estiver bem instalado, pode aproveitar um eventual friozinho na praia para descansar e fazer programas gastronômicos.

Os fins de semana do festival devem encher a cidade. Minha dica é emendar com os dias úteis da semana seguinte. Búzios durante a semana no inverno é uma delícia. As praias e restaurantes serão só seus (e dos argentinos que sabem das coisas). Minha última estada em Búzios foi em dias de semana de agosto e foi das mais memoráveis (inclusive deu praia todos os dias, menos um).

Dia de semana ensolarado de inverno é também a melhor circunstância possivel para fazer aquele passeio a Arraial do Cabo sem enfrentar as multidões.

Veja como chegar a Búzios (de carro, trânsfer e ônibus -- da rodoviária e do Galeão).

Leia mais:

1 comentário

Ricardo portas

Já estive várias vezes é simplesmente the best

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar