Neve 2018: Valle Nevado abriu 15 de junho (e já nevou em Bariloche!)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

neve 2018: valle nevado

Todos os anos, quem programa viagens para o início de julho para ver neve fica na expectativa: será que já vai ter nevado o suficiente?

Neve 2018 | Santiago | Bariloche

Neve antecipa temporada em Santiago

neve 2018: valle nevado

Se o seu destino é Santiago, pode ir tranqüilo: uma forte nevasca já branqueou o alto das montanhas.

A estação mais alta de todas, o Valle Nevado, resolveu antecipar o início da temporada para o dia 15 de junho.

Ou seja: para esquiar, fazer aulas ou simplesmente subir com o teleférico até o meio das pistas (onde funciona o restaurante Bajo Zero), Valle Nevado já está em pleno funcionamento.

As estações vizinhas também estão funcionando, ainda que parcialmente. Na semana de 10 de junho, em El Colorado a pista Pingüino está[ava aberta. E em Farellones já estavam operando o teleférico, as bicicletas de neve e as aulas de esqui e snowboard (tubing, esquibunda e tirolesa ainda não estão operando).

E em Bariloche?

neve 2018: Bariloche

Temos também uma ótima notícia para quem está indo para a capital brasileira da neve, Bariloche.

A cidade é a que costuma sofrer mais com falta de neve no início da temporada. Mas para 2018 tudo está bem encaminhado: nevou bastante já. Por enquanto, porém, o centro invernal oferece apenas um passeio panorâmico. A temporada de esqui começa dia 30 de junho.

Veja a matéria do portal AN Bariloche.

Leia mais:

12 comentários

SergimPeninha
SergimPeninhaPermalinkResponder

A neve me surpreendeu no Valle Nevado no final de maio. Achei ótimo, afinal o capiau aqui ainda não tinha tido o prazer de conhecê-la, mas achei que a turma do ramo ficou mais surpresa que eu, embora dona neve já tivesse dado o ar da graça uns dez dias antes.
Isso é um troço que não pode acontecer, a excessão do restaurante, caríssimo, que funcionou à meia-boca, o resto todo fechado.
Nem liguei, tinha levado meu lanchinho, tomei um chocolate no restaurante, aluguei roupas a peso de ouro em Santiago.
Mas teve gente que passou frio e voltou com o estômago nas costa, serpenteando pelas curvas da estrada.
Pode melhorar, e muito!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sergim! O início da temporada estava previsto para 22 de junho. Para colocar uma estação de esqui para funcionar não basta uma nevezinha extemporânea. A agência devia ter avisado a você o que estava e não estava funcionando. Volte na temporada e você desfrutará da experiência completa.

Quelen Bertoldi

Boa noite! Num outro post sobre Valle nevado, você dá dicas de como ir por conta própria e passar o dia! Minha dúvida é: passar ondia inteiro em Valle nevado sem esquiar, não fica chato e monótono, pois é bastante tempo, não?! Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Quelen! O Ricardo Freire não esquiou e passou um dia agradável. Desça para almoçar num dos restaurantes da base do complexo, depois suba de novo para se despedir das pistas.

SergimPeninha
SergimPeninhaPermalinkResponder

A agência avisou, eu já tinha lido as orientações, mas turista é bicho destemido, quando a guia da van sugeriu pararmos para comer ainda na subida a turma cegou de vontade de ver neve. Deu no que deu. Minha crítica não é, pois, para a agência, mas para a falta de visão de quem detém os direitos de exploração comercial do Valle. Nem um guia, um quiosque com uma taça de vinho, um snowboard de poucos metros. ?

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Se você abre um "snowboard de poucos metros", já precisa ter, no mínimo, uma operação de resgate médico e primeiros-socorros pré-determinada, pois embora raros acidentes em ski/snowboard são sérios e o resgate não é simples. Isso não é algo que se resolve de pronto, é preciso coordenar serviços de helicóptero, paramédicos de plantão etc. Só um exemplo de como as coisas são mais complexas do que parecem.

SergimPeninha
SergimPeninhaPermalinkResponder

Sim, sem dúvida você tem razão, o exemplo do snowboard não cabe e existem questões de segurança e responsabilidade em jogo.
O que estou tentando dizer é que um lugar como o Valle Nevado, com a fama e beleza (justíssimas) que tem, precisa ter mais agilidade para lidar com uma não tão eventual chegada da neve, matéria prima do complexo turístico.
Abraços

Eduardo Barros Leal

Tive uma experiencia interessante em Bariloche, havia viajado sozinho por uma agencia, no dia em que fomos para Valle Nevado, a van da agencia passou em meu hotel e eu era o último passageiro, viajavam 12 pessoas, todos casais e mais euzinho, passamos em uma loja para alugar roupas de frio, e ao chegar lá todos foram alugar equipamentos de sky, eu não estava interessado em esquiar (que nem sei), apenas fotografar e conhecer o lugar belíssimo, fiz como sempre faço, dei uma gorjeta de vinte dolares ao guia para tirar fotos minhas, o sorriso dele se abriu e sugeriu lugares e poses, quando estava chegando o horário do almoço, me preparei para gastar uns 100 dolares pois os preços são nas alturas, então o guia me disse: Você almoça comigo, e me levou para o restaurante onde frequentam os guias e funcionários do complexo, comida boa, ambiente bom e principalmente o preço foi 0800, só viajo só, então tenho que agradar os guias, é uma excelente estratégia, ano passado fui ao Oriente Médio e funcionou perfeitamente, este ano vou ao velho continente e já tenho o dinheiro dos guias reservado.

kate
katePermalinkResponder

Olá Ricardo Freire, pesquisei muito sobre a melhor época para curtir neve e quem sabe um nevasca de leve e decidi ir dia 24 de agosto e passar 5 dias em Bariloche. Fui surpreendida semanas depois com a noticia d que ja neva em Bariloche!! Estou com muito medo de agosto não ter aquela emoção do auge da neve. Estou pensando em pagar multa e antecipar os voos para inicio de julho...o que acha? Me ajude!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kate! Quem responde é a Bóia. O fato de a neve ter começado antes não prejudica a época em que normalmente a cidade está nevada.

Leticia
LeticiaPermalinkResponder

Olá! O blog está me ajudando muito a programar minha viagem para Santiago!
Fiquei com uma dúvida sobre o Ski Day em Valle Nevado: se eu comprar o "ticket iniciante + 2h de aula + equipamentos" (CLP $ 78.000), a gôndola já vem incluída? Ou tenho que comprar também o passe para a gôndola (CLP $ 32.000)?
Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leticia! Sim, a gôndola na verdade já é o 'ski day' para quem leva seu próprio equipamento. Quando você compra a gôndola avulsa, você está comprando o acesso à pista. (Se vai usar ou não, é com o freguês.)

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar