Veneza: como chegar e se deslocar (inclui o porto de cruzeiros)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Veneza: como se locomover

Não é todo dia que você visita ou se hospeda numa cidade em que as avenidas são, ahn, pavimentadas com água. Quase nada do que você aprendeu por aí vale em Veneza.

Neste post você vai saber:

Veneza pode ser fechada para os turistas?

Veneza: catracas

Não é verdade. Veneza nunca está fechada para os turistas.

O fato: desde o fim de abril de 2018, existe a possibilidade de instalarem catracas nos principais pontos de acesso a pé a Veneza. Mas essas catracas só são postas em funcionamento nos feriados em que se prevê um volume máximo de visitantes.

Mesmo nesses momentos, no entanto, as catracas não impedem ninguém de entrar em Veneza. Todo mundo pode visitar a cidade, mesmo quando as catracas estejam em funcionamento.

Quando estão ativadas, as catracas apenas desviam o fluxo do trânsito de pedestres.

Em vez de seguirem da Piazzale Roma (onde chegam os ônibus e navios de cruzeiro) ou da Estação Santa Lucia (onde chegam os trens) direto pela via Lista di Spagna, os pedestres são desviados por uma rota alternativa pela outra margem do Canal Grande (passando pelas ilhas de Santa Croce e San Polo). Mas todo mundo chega à ponte do Rialto e à praça San Marco, que são os objetivos principais do turista de um dia só.

A passagem pelas catracas, porém, é liberada para os moradores e para quem comprar o passe de atrações Venezia Unica.

Mas veja: o desvio não é ruim para o turista. Na minha opinião, é exatamente o contrário. A catraca, quando ativada, força o visitante a sair do eixo das lojinhas de souvenir e penetrar na Veneza mais bacana, que é a Veneza do outro lado do canal.

Transporte em Veneza | Catracas? | A chegada | Aeroporto | Madrugada | Trem | Cruzeiros | Estacionamentos | Mestre | Vaporettos | Gôndolas | Onde ficar em Veneza

A chegada: Piazzale Roma e Estação Santa Lucia

A Piazzale Roma e a Estação Santa Lucia são os últimos pontos a que se pode chegar a Veneza por terra.

Piazzale Roma

Veneza: como se deslocar

A Piazzale Roma funciona como rodoviária de Veneza. Aqui estão os pontos finais dos ônibus do aeroporto, dos ônibus urbanos e de Mestre, de ônibus vindos de outras cidades e também de ônibus de excursão.

É também na Piazzale Roma que está o ponto final do monotrilho que leva ao Terminal de Cruzeiros e aos diversos estacionamentos de Tronchetto, junto ao terminal de cruzeiros.

No entorno da praça há também estacionamentos.

Finalmente, a praça é o ponto de táxis para quem vem ou vai ao aeroporto.

Seguindo viagem da Piazzale Roma

A Piazzale Roma tem várias paradas de vaporetto. Praticamente todas as linhas passam por ela -- você só precisa descobrir qual é a sua parada (leia mais nesta seção).

Se você atravessar a Ponte della Costituzione (a moderna ponte desenhada por Santiago Calatrava) chega à Estação Santa Lucia, onde há guarda-volumes (e paradas de para as mesmas linhas). Este também é o caminho para a rota mais percorrida pelos turistas, ao longo da Lista di Spagna/Strada Nova, que é o caminho para a ponte do Rialto e a piazza San Marco.

Mas não é preciso atravessar a ponte para 'chegar' a Veneza. A praça está localizada no sestiere (distrito) de Santa Croce, que pode ser o ponto de partida para exploração da Veneza do lado menos percorrido do Canal Grande.

Estação Santa Lucia

Veneza: como se deslocar

A estação Venezia Santa Lucia (diga: 'Lutchía') é o ponto de chegada para quem vem de trem -- seja de outros pontos da Itália, seja da cidade vizinha de Mestre.

Dentro de Veneza, na sinalização de rua e dos vaporettos, a estação é sempre referida como 'Ferrovia'.

Seguindo viagem da Estação Santa Lucia ('Ferrovia')

Em frente há estação existem paradas de vaporettos por onde passam praticamente todas as linhas. Você só precisa descobrir qual é a sua parada (leia mais nesta seção.

A principal via turística de Veneza, a Lista di Spagna/Strada Nova, começa à esquerda da estação e é o caminho para a ponte do Rialto e a piazza San Marco.

Transporte em Veneza | Catracas? | A chegada | Aeroporto | Madrugada | Trem | Cruzeiros | Estacionamentos | Mestre | Vaporettos | Gôndolas | Onde ficar em Veneza

Como ir do aeroporto ao seu hotel

Aeroporto Marco Polo, Veneza

Aeroporto Marco Polo

Ônibus

A maneira mais barata de ir do aeroporto Marco Polo a Veneza é de ônibus. Pode ser o ônibus da ATVO (mais luxuoso) ou o da ACTV (mais pé de boi). Ambos fazem a rota até a Piazzale Roma, o último ponto de Veneza aonde e chega de carro.

Ônibus da ATVO

Veneza: como se deslocar

Custa 8 euros (15 euros ida e volta) leva ao terminal de ônibus da Piazzale Roma sem paradas (e vice-versa). O trajeto é feito em 20 minutos. Os ônibus são bastante confortáveis e têm bagageiro de verdade para carregar malas.

Dá para comprar as passagens online (mas sem reserva de horário), em máquinas (no aeroporto, junto ao pont de embarque), na lojinha da ATVO da Piazzale Roma (se você só for ao aeroporto na hora de voltar) ou com o motorista ao entrar no ônibus.

Horários dos ônibus da ATVO

O primeiro ônibus sai da Piazzale Roma em Veneza às 4h20 -- e do aeroporto Marco Polo, às 5h20.

O último ônibus sai da Piazzale Roma em Veneza às 23h30 -- e do aeroporto Marco Polo, à 1h20.

Veja horários até 27/10/2018 aqui.

Seguindo viagem da Piazzale Roma

Da Piazzale Roma você pode seguir ao seu hotel a pé ou de vaporetto. Se quiser, pode atravessar pela ponte até a Estação Santa Lucia e deixar a mala principal no guarda-volumes. Leia sobre deslocamentos em Veneza, incluido passes de vaporetto, nesta seção do texto.

Do aeroporto Marco Polo a Mestre

Existe também um ônibus da ATVO entre o aeroporto a Mestre. Veja horários aqui (linha 35B).

Ônibus da ACTV (Aerobus)

Veneza: como se deslocar

Por fora, parece moderno, por causa do envelopamento vistoso. Mas por dentro o Aerobus é um ônibus de linha bem pobrezinhos, com pouco lugar para sentar. Você sobe com sua mala no ônibus e chacoalha com ela por meia hora até a Piazzale Roma... com paradas pelo caminho. Custa a mesma coisa que o ônibus civilizado da ATVO: 8 euros. Que vantagem Maria e Giuseppe levam? É que pode ser combinado com um bilhete de vaporetto e pode ser combinado com um bilhete de vaporeto para seguir viagem da Piazzale Roma ao seu hotel (a passagem combinada sai 14 euros no total e tem validade de 90 minutos).

Vale a pena? Se você for com o ônibus bacana da ATVO e comprar um bilhete avuso de vaporetto, vai gastar 50 centavos de euro a mais, apenas. (Mas o melhor provavelmente será comprar um passe de vaporetto, leia mais nesta seção do texto.)

Dá para a comprar a passagem em máquinas, em tabacchi ou direto com o motorista na entrada.

Horários do ônibus ACTV

Em dias úteis, o primeiro ônibus sai da Piazzale Roma em Veneza às 4h35 (e do aeroporto, às 4h08). O último ônibus sai da Piazzale Roma em Veneza à 0h40 (e do aeroporto, à 1h10).

Nos domingos e feriados, o primeiro ônibus sai da Piazzale Roma em Veneza às 5h40 (e do aeroporto, às 4h08). O último ônibus sai da Piazzale Roma em Veneza à 0h40 (e do aeroporto, à 1h10).

Veja todos os horários aqui ("feriale" é dia útil; "festivo" é fim de semana e feriado).

Seguindo viagem da Piazzale Roma

Da Piazzale Roma você pode seguir ao seu hotel a pé ou de vaporetto. Se quiser, pode atravessar pela ponte até a Estação Santa Lucia e deixar a mala principal no guarda-volumes. Leia sobre deslocamentos em Veneza, incluido passes de vaporetto, nesta seção do texto.

E do aeroporto de Treviso?

Existe um segundo aeroporto vendido como sendo "Veneza" por algumas low-costs (a principal delas, a Ryanair). Na verdade trata-se do aeroporto de Canova, em Treviso.

A ATVO também tem um ônibus que faz o percurso Treviso-Mestre-Veneza, operado pela viação Brusutti, em ônibus com bagageiro. Do aeroporto de Treviso até Mestre dá 35 minutos; até a Piazzale Roma, 50 minutos.

O primeiro ônibus sai da Piazzale Roma em Veneza às 5h30; de Mestre, às 5h40. Do aeroporto de Treviso, o primeiro ônibus sai às 8h10.

O último ônibus sai da Piazzale Roma em Veneza às 19h50 ou 20h40, dependendo do dia. Do aeroporto de Treviso, o último ônibus sai às 23h05.

Veja horários Treviso-Mestre-Piazzale Roma aqui e Piazzale Roma-Mestre-Treviso aqui.

A passagem custa 12 euros (22 euros ida e volta). Pode ser comprada online (mas não há reserva de horário) ou diretamente com o motorista.

Seguindo viagem da Piazzale Roma

Da Piazzale Roma você pode seguir ao seu hotel a pé ou de vaporetto. Se quiser, pode atravessar pela ponte até a Estação Santa Lucia e deixar a mala principal no guarda-volumes. Leia sobre deslocamentos em Veneza, incluido passes de vaporetto, nesta seção do texto.

Alilaguna

Veneza: como se deslocar

Terminal hidroviário do aeroporto

A maneira mais veneziana de chegar a Veneza é de barco, e é possível sair do aeroporto por via aquática. O terminal de barcos fica a 10 minutos do desembarque, por uma passarela coberta dotada de esteiras rolantes.

O jeito, digamos, democrático de fazer o trajeto de barco é com a Alilaguna, que opera o que seriam os 'ônibus executivos' dos canais de Veneza, um pouquinho mais confortáveis que os vaporettos.

A passagem custa 15 euros ida (27 euros ida e volta). Pode ser comprada online (com desconto: 14 euros ida, 25 euros ida e volta), sem hora marcada, ou em bilheterias no saguão de desembarque do aeroporto, no terminal hidroviário do aeroporto e junto às paradas Alilaguna em Veneza. Há também máquinas que vendem bilhetes junto às paradas servidas pela Alilaguna.

Há três linhas que servem o aeroporto:

Linea Arancio (Linha Laranja)

  • Pára em Fondamente Nove e Orto (Canareggio), Guglie (imediações da estação Santa Lucia), San Stae (Santa Croce), Rialto, Sant'Angelo, Ca' Rezzonico (Dorsoduro) e Giglio (perto de San Marco). A estação San Marco é servida apenas pelos primeiros e últimos barcos do dia. Veja o mapa aqui
  • O percurso dura 1h10 do aeroporto a Giglio
  • O primeiro barco sai do aeroporto às 7h45 (e de Giglio, às 6h01)
  • O último barco sai do aeroporto à 0h20 (e de San Marco, às 23h)
  • Veja horários atualizados aqui

Linea Blu (Linha Azul)

  • Pára em Murano, Fondamente Nove e Hospedale (Canareggio), Bacini (Castello), Certosa, Lido, Arsenale, San Zaccaria, San Marco, Zattere (Dorsoduro), Giudecca Stucky e Terminal de Cruzeiros. Veja o mapa aqui
  • O percurso dura 1h15 do aeroporto a San Marco e 1h35 ao Terminal de Cruzeiros
  • O primeiro barco sai do aeroporto às 6h15 (e de San Marco, às 3h50)
  • O último barco sai do aeroporto à 0h40 (e de Giudecca, às 22h35)
  • Veja horários atualizados aqui

Linea Rossa (Linha Vermelha)

  • É uma linha sazonal: funciona entre abril e outubro
  • Pára em Murano, Certosa, Lido, Arsenale, Sarco, Giudecca Zitelle, Giudecca Stucky e Terminal de Cruzeiros. Veja o mapa aqui
  • O percurso dura 1h05 do aeroporto a San Marco e 1h35 ao Terminal de Cruzeiros
  • O primeiro barco sai do aeroporto às 9h40 (e do Terminal de Cruzeiros, às 7h45)
  • O último barco sai do aeroporto às 18h40 (e do Terminal de Cruzeiros, às 17h45)
  • Veja horários atualizados aqui

Vantagens da Alilaguna

  • Você chega ao seu hotel sem precisar fazer baldeação na Piazzale Roma para um vaporetto
  • Você chega ao terminal de cruzeiros sem precisar fazer baldeação na Piazzale Roma para o monotrilho

Pegadinhas da Alilaguna

  • Nem todas as paradas dos vaporettos são servidas pela Alilaguna! Antes de decidir ir de barco, certifique-se de que seus barcos param no ponto mais próximo do seu hotel
  • A Alilaguna tende a ser mais demorada que a combinação ônibus + vaporetto (para o seu hotel) ou ônibus + monotrilho (para o terminal de cruzeiros)

Barco compartilhado

A partir de duas pessoas é possível dividir um barco até o píer mais próximo do seu hotel. Custa 32 euros por pessoa e o barco pode levar até 8 passageiros (e, portanto, fazer até oito paradas pelo caminho).

Os barcos partem do terminal hidroviário do aeroporto. Normalmente há uma espera entre 20 e 45 minutos da sua chegada ao terminal até o embarque no trânsfer compartilhado.

Compre seu traslado em barco compartilhado com o nosso parceiro Viator aqui.

Táxi aquático

É o jeito mais chique e cômodo de chegar. Um táxi aquático pode se embrenhar pelos canais menores e deixar você o mais perto possível do seu hotel. Custa a partir de 120 euros.

Táxi convencional

Táxis de quatro rodas são convenientes para chegar ao Terminal de Cruzeiros sem precisar pegar o monotrilho na Piazzale Roma.

Caso você use o táxi para ir ao seu hotel, terá que saltar na Piazzale Roma e continuar a viagem de vaporetto ou táxi aquático.

A corrida entre o aeroporto Marco Polo e a Piazzale Roma ou Terminal de Cruzeiros custa 55 euros por táxi para até 3 pessoas.

Transporte em Veneza | Catracas? | A chegada | Aeroporto | Madrugada | Trem | Cruzeiros | Estacionamentos | Mestre | Vaporettos | Gôndolas | Onde ficar em Veneza

Como ir ao aeroporto de madrugada

Como ir até o aeroporto Marco Polo se o seu vôo sair de manhã cedinho, tipo 6h?

Existe transporte de Veneza ao aeroporto na madrugada (vou falar das opções logo adiante), mas a solução menos estressante é pernoitr num hotel próximo ao aeroporto como o Annia Park ou o Courtyard by Marriott, que têm traslado para o aeroporto.

Na véspera da partida, proceda da seguinte maneira:

  • Faça check-out do seu hotel normalmente até o meio-dia
  • Leve sua bagagem (mesmo que seja só de mão) ao guarda-volumes da estação Santa Lucia
  • Aproveite seu último dia em Veneza até o fim
  • Jante às 7 e meia da noite. Depois do jantar, pegue sua bagagem na estação (o guarda-volumes fecha às 23h) e o ônibus da ATVO para o aeroporto (o último sai às 23h30; o ideal é pegar o das 22h ou 22h30)

Opções de transporte entre Veneza e o aeroporto Marco Polo de madrugada

Se você não puder reservar a véspera num hotel próximo ao aeroporto, essas são as suas opções:

  • Alilaguna Linea Blu -- sai às 3h50 da parada San Marco da Alilaguna, chega às 5h09 no aeroporto
  • Vaporetto + ônibus da ATVO -- vá com uma das linhas noturnas do vaporetto até a Piazzale Roma a tempo de pegar o ônibus da ATVO das 4h20 (chega às 4h45 no aeroporto) ou das 5h (chega às 5h25 no aeroporto)
  • Vaporetto + táxi convencional -- vá com uma das linhas noturnas do vaporetto até a Piazzale Roma e siga de táxi. Seu hotel pode reservar o táxi para você
  • Táxi aquático -- você sai o mais próximo possível do seu hotel e vai direto ao aeroporto. Deve sair uns 200 euros. Peça para seu hotel providenciar

Transporte em Veneza | Catracas? | A chegada | Aeroporto | Madrugada | Trem | Cruzeiros | Estacionamentos | Mestre | Vaporettos | Gôndolas | Onde ficar em Veneza

Como ir da estação de trem ao seu hotel

Veneza: como se deslocar

Quem chega a Veneza de trem pode seguir ao seu hotel:

A pé

Veneza: como se deslocar

Ir a pé ao seu hotel só vale a pena caso o hotel fique realmente nas imediações da estação. (Veja sugestões aqui.)

Não é recomendável se embrenhar Veneza afora com malas. Lembre-se que em Veneza as pontes têm escadas. Além disso, o GPS do celular às vezes perde momentaneamente a precisão nas vielas venezianas, fazendo com que você tenha que refazer um trecho do caminho.

De vaporetto

Veneza: como se deslocar

Quase todas as linhas de vaporetto param nas imediações da estação. Você só precisa saber qual é a parada da linha que chega mais perto do seu hotel (leia mais aqui).

De táxi aquático

Um táxi aquático para até 6 pessoas da estação até as proximidades do seu hotel em Veneza deve sair 75 euros. Há um ponto em frente à estação.

Veneza leve: use o guarda-volumes

Veneza: como se deslocar

  • Uma estratégia para enfrentar as pontes com escadas de Veneza é deixar sua mala principal no guarda-volumes, e ir à cidade só com uma mochila ou bolsa.
  • O guarda-volumes abre diariamente das 6h às 23h. As primeiras 24 horas custam 17,10 euros; diárias subseqüentes custam 9,60 euros (0,40 a hora).
  • Este é um conselho válido sobretudo para quem se hospedar nos cantinhos mais remotos de Dorsoduro ou San Polo, longe de uma parada de vaporetto.

Transporte em Veneza | Catracas? | A chegada | Aeroporto | Madrugada | Trem | Cruzeiros | Estacionamentos | Mestre | Vaporettos | Gôndolas | Onde ficar em Veneza

Como ir do Terminal de Cruzeiros a Veneza (e vice-versa)

Veneza: como se deslocar

O transporte entre o Terminal de Cruzeiros e Veneza não é nenhum bicho de sete cabeças.

Existe um monotrilho chamado, em italiano (hehe) People Mover. O monotrilho parte a cada 7 minutos e leva 2 minutos até a Piazzale Roma. Da Piazzale Roma você pode ir para o aeroporto (de ônibus) ou para seu hotel na cidade (de vaporetto).

O monotrilho custa 1,50 euro por viagem. Não está incluído nos passes do vaporetto. Você compra o bilhete na máquina junto à catraca de embarque, tanto na Piazzale Roma quanto na estação Marittima.

Funciona de 2ª a sábado das 7h às 23h, o ano inteiro. Domingos e feriados das 8h às 22h (de abril a outubro) ou das 8h30 às 21h (de novembro a março).

Transporte em Veneza | Catracas? | A chegada | Aeroporto | Madrugada | Trem | Cruzeiros | Estacionamentos | Mestre | Vaporettos | Gôndolas | Onde ficar em Veneza

De carro: onde estacionar em Veneza

Não é recomendável chegar de carro em Veneza. Seu carro vai ficar parado num estacionamento pelos dias em que você ficar na cidade. Ao planejar seu itinerário italiano, tente fazer as cidades grandes e médias de trem. Deixe para alugar carro para os momentos em que for explorar regiões do interior, como Toscana ou Puglia. (Veja mais aqui.)

Caso você vá de carro a Veneza, a melhor pedida são estacionamentos da ilha de Trochetto. Espere gastar 21 euros por dia. O estacionamento é servido pelo monotrilho People Mover, que conecta em 4 minutos à Piazzale Roma, de onde você segue de de vaporetto ao seu hotel.

A Piazzale Roma também tem garagens. Por ali, espere gastar 32 euros por dia para deixar seu carro. Para seguir ao hotel, vá de vaporetto.

As diárias de estacionamento mais econômicas estão em Mestre, onde você consegue deixar seu carro por 15 euros por dia.

Não dá para reservar online o estacionamento de Tronchetto, mas este buscador de estacionamentos permite fazer reservas em estacionamentos da Piazzale Roma e de Mestre.

Transporte em Veneza | Catracas? | A chegada | Aeroporto | Madrugada | Trem | Cruzeiros | Estacionamentos | Mestre | Vaporettos | Gôndolas | Onde ficar em Veneza

Como se locomover por Veneza

A pé

Veneza: como se deslocar

O grande barato de Veneza, todo mundo já disse, é se perder. E você só se perde a pé. Saia das ruas de passagem, atravesse para o outro lado do Canal Grande, descubra os campos (praças), os becos, os canaizinhos recônditos. É grátis.

Quer se achar? O Google Maps funciona razoavelmente bem em Veneza. Calcula quanto tempo você vai levar a pé até o destino desejado e orienta o itinerário. Nas vielinhas de Veneza, porém, de vez em quando o app perde a precisão momentaneamente, fazendo com que você perca uma saída ou pegue a direção errada. Mas isso faz parte da diversão -- se você tem uma reserva num restaurante, saia uns 10 minutos antes do que o Google Maps calcula como tempo de percurso, para compensar esses errinhos.

De vaporetto

Veneza: como se deslocar

É o transporte público mais caro do mundo (mais caro até que Londres). Mas que outro transporte público faz de cada mínimo trajeto um tour por Veneza?

O bilhete simples custa 7,50 euros e mantém a validade durante 75 minutos.

O melhor é comprar passes de dia inteiro, que proporcionam transporte ilimitado em todas as linhas do Vaporetto, incluindo as que levam a Murano e Burano.

(Mas veja bem: os passes não são válidos na Alilaguna, que tem seus próprios passes.)

Os passes de vaporetto:

  • 24 horas: 20 euros
  • 48 horas: 30 euros
  • 72 horas: 40 euros

Os passes valem pelo número de horas corridas depois da primeira validação. Se você validar seu passe de 24 horas pela primeira vez às 11h da manhã de um dia, ele estará válido até as 10h59 da manhã do dia seguinte.

Como usar os vaporettos

Veneza: como se deslocar

Onde comprar a passagem

Você pode comprar seu bilhete ou passe nas máquinas que existem ao lado de todas as estações. Algumas estações têm também bilheterias operadas por funcionários, abertas em horário limitado. É possível também comprar bilhetes e passes nas bancas de revistas e tabacchi. Em último caso, dá para comprar o bilhete dentro do vaporetto, procurando um funcionário. Mas é você que tem que tomar a iniciativa (se for pego sem bilhete válido numa checagem de rotina, vai pagar multa de 60 euros).

Valide o ticket!

Na entrada de cada estação você vai encontrar um totem validador. Antes de entrar, aproxime seu bilhete ou passe do leitor, e seu bilhete/passe estará validado. (Algumas estações têm catracas, mas são poucas.)

Há controles aleatórios nos vaporettos, feitos por funcionários muitas vezes à paisana (mas identificados com um crachá). Se você não tiver passagem, ou tiver esquecido de validar seu bilhete no totem, paga uma multa de 60 euros.

Como descobrir a sua linha

Veneza: como se deslocar

Este buscador de itinerários da ACTV calcula seus itinerários com vaporetto.

O Google Maps também serve para descobrir os caminhos com vaporetto. Faça assim:

  • Busque o endereço (ou o nome do restaurante/hotel/museu/loja) aonde você quer ir
  • Clique em 'Rotas'
  • Selecione o ícone de transporte público (que é um trem)

São 23 linhas operando no arquipélago. Você pode ver o mapa dos itinerários aqui.

Aqui estão as linhas que você provavelmente vai usar:

Linha 1

É o pinga-pinga do Canal Grande. Pára em todas as estações e vale por um city-tour. É também a linha mais lenta de todas. Leva 40 minutos de Ferrovia/E a San Marco/S. Zaccaria. Parte da Piazzale Roma entre 5h01 e 23h40. Veja horários aqui. Tem uma variante expressa, a linha 1bis, que pára em menos estações. Veja horários aqui.

Linha 2

É a linha circular, que passa tanto pelo Canal Grande quanto 'por fora' (pelo canal entre Dorsoduro e Giudecca). Parte de San Marco/S. Zaccaria entre 4h55 e 23h16. Veja horários aqui. Tem uma variante expressa, a linha 2bis, que liga Piazzale Roma ao Rialto com apenas uma parada intermediária, em Ferrovia. Veja horários aqui.

Linhas 5.1 e 5.2

Essas linhas ligam Ferrovia e Piazzale Roma a San Marco sem passar pelo engarrafado Canal Grande: vão por fora, pelo canal entre Dorsoduro e Giudecca. Assim, o percurso entre Ferrovia e San Marco fica reduzido a 20 minutos. A linha 5.1 (ida) parte de Ferrovia das 4h54 a 0h015 -- veja horários aqui. A linha 5.2 (volta) parte de San Marco/S. Zaccaria entre 6h06 e 0h33 -- veja horários aqui.

Linha N

A linha N é a que opera durante a madrugada. Faz mais ou menos a rota circular da linha 2. Parte de San Marco/S. Zaccaria às 23h30, 23h50, 0h10, 0h30, 1h, 1h30, 2h30, 3h30 e 4h30, e da Piazzale Roma à 0h09, 0h29, 0h49, 1h09, 1h39, 2h09, 3h29, 3h09, 3h39, 4h09, 4h39 e 5h09. Confira os horários aqui.

Linha 12

Existem outras linhas que servem Murano ou Burano, mas esta é a única linha de vaporetto que serve Murano e Burano, permitindo que você visite as duas ilhas num mesmo passeio. A linha 12 parte da estação Fondamente Nove. Veja horários aqui.

Attenzione: não erre de estação!

  • As paradas mais importantes, como Piazzale Roma, Ferrovia, Rialto, San Marco e Zattere (entre outras) têm mais de uma estação de vaporetto, cada uma com um nome diferente. San Marco, por exemplo, tem três estações: San Marco Valaresso, San Marco Giardinetto e San Marco S. Zaccaria.
  • Todas as estações ostentam os nomes das linhas que passam por elas. Confira antes de entrar, e você não vai errar.

Transporte em Veneza | Catracas? | A chegada | Aeroporto | Madrugada | Trem | Cruzeiros | Estacionamentos | Mestre | Vaporettos | Gôndolas | Onde ficar em Veneza

Como ir de Mestre a Veneza

Há trens com enorme freqüência entre a estação Venezia Mestre e a Venezia Santa Lucia, que fazem o trajeto em 10 a 12 minutos. Cada trecho nos trens regionais custa 1,30 euro. O último trem de volta a Mestre sai de Veneza à 0h20.

Há várias linhas de ônibus que ligam Meste à Piazzale Roma. Custa 1,50 euro por trecho. Consulte horários e linhas no buscador da ACTV.

À noite funciona a linha N1 da ACTV, de meia em meia hora (veja horários aqui).

Transporte em Veneza | Catracas? | A chegada | Aeroporto | Madrugada | Trem | Cruzeiros | Estacionamentos | Mestre | Vaporettos | Gôndolas | Onde ficar em Veneza

Quanto custa andar de gôndola em Veneza?

Veneza: como se deslocar

O preço é tabelado.

Um passeio de gôndola de 30 minutos custa 80 euros durante o dia, para até 6 pessoas. O preço é por gôndola.

À noite (entre 19h e 8h), o preço sobe para 100 euros, por 35 minutos de passeio, também para até 6 pessoas. O preço é por gôndola.

Há pontos de gondoleiros junto ao Rialto e na região de San Marco.

Transporte em Veneza | Catracas? | A chegada | Aeroporto | Madrugada | Trem | Cruzeiros | Estacionamentos | Mestre | Vaporettos | Gôndolas | Onde ficar em Veneza

Onde se hospedar em Veneza?

Se você procura um hotel junto ao ponto de chegada em Veneza, aqui vão dois (assinalados em roxo no mapa). O simpaticíssimo Venice Times fica na lateral da estação Santa Lucia. À beira de um canal, o arejado Hotel Filù fica perto da estação e deixa você na pista dos restaurantes de Canareggio. Já o moderno AC Venezia by Marriott está na própria Piazzale Roma, ponto final do ônibus do aeroporto, endereço dos estacionamentos de Veneza e a porta de acesso ao porto de cruzeiros (você pega o monotrilho que faz a rota Piazzale Roma-terminal de cruzeiros-estacionamentos do porto).

Para ter a tal da experiência nota 11 em Veneza eu recomendo que você se hospede no Dorsoduro, um bairro de vielas misteriosas que em algum momento vão dar no Campo Santa Margherita, o lugar mais animado à noite em Veneza. Os hotéis estão anotados em vermelho no mapa. Do ladinho do Campo Santa Margherita, o bed & breakfast Casa Nobile Corner evoca o exotismo do Oriente Próximo. O B&B Venetian Experience é mais discreto, com uma localização parecida. No centro geográfico do 'sestiere' (bairro), o Fujiyama B&B tem preços baixos e altos elogios.

Veneza: como se deslocar

Hotel Ca' Pisani

Se o seu orçamento permitir, considere dois excelentes hotéis: o estiloso Ca' Pisani, que interpreta o luxo veneziano sob a ótica do art-déco -- e está localizado a três minutos de duas estações de vaporetto -- Accademia no Canal Grande e Zattere no canal de fora. Ali perto, o Palazzo Veneziano ocupa um prédio novo escondido sob uma fachada preservada, pertinho da parada Zattere do vaporettoFinalmente, não dá para não mencionar a velhusca Pensione Accademia que, apesar das acomodações datadas, tem um lindo jardim e está a uma ponte de distância do coração nobre de Veneza.

Um 'sestiere' com uma vibe parecida com o Dorsoduro, com ruas sossegadas e alguns pólos animados, é Canareggio. A vantagem é que fica mais perto da estação -- se você usar o truque de deixar a mala no guarda-volumes, vai conseguir ir andando com a sua mochila. Os hotéis estão assinalados em verde. Procurando com cuidado, você vai achar pequenas preciosidades como o bed & breakfast Amor Mio, ou hoteizinhos maneiros como o Canareggio 2357. O B&B Al Pozzo di Luce fica um pouquinho mais distante, mas está em frente à saída dos barcos para Murano e Burano.

Caso você faça questão de se hospedar no eixo Rialto-San Marco, dê uma olhada nas tarifas do NH Collection Palazzo Barocci, um hotel de rede que de vez em quando tem bom preço. O affitacamere (flat, sem café da manhã) Abatea é um achado para quem procura ofertas nos arredores de San Marco. Os pequenos hotéis Anastasia e Flora não são luxuosos, mas têm estilo.

Repetindo o que eu já disse antes: recomendo vivamente a quem vá pegar vôo de manhã cedo que durma a última noite num hotel perto do aeroporto. Faça assim: ao fazer check-out, peça para o seu hotel na cidade guardar a bagagem (todos farão isso). Aproveite o resto do dia, jante cedo, e lá pelas 20h30 passe no seu hotel para pegar a mala. Siga para o aeroporto (ainda haverá ônibus) e lá pegue o transporte gratuito para o seu hotel. Assim você conseguirá passar uma noite razoavelmente bem dormida, e não terá dor de cabeça (nem grandes gastos) para chegar ao aeroporto cedinho. O Annia Park inclui o traslado na diária e serve café da manhã a partir das 4h30. O Courtyard by Marriott cobra uma pequena taxa pelo traslado.

Leia mais:

63 comentários

Elaine
ElainePermalinkResponder

Li no site do VeneziaUnica (acho) sobre um limite de 150cm no tamanho da bagagem transportada no vaporetto. Procede? Mala maior tem taxa extra? Ou não transporta?
Vamos ficar quatro dias (parte de uma viagem de 24 dias em março) e meu marido está irredutível... quer levar nossas malas de 158cm!
Mostrei o post sobre viajar leve mas não adiantou. ? Preciso argumentos!!!
Se precisar deixar no guarda-volumes da estação, vai caber?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elaine! Na estação o guarda-volumes não é de armários, é um depósito com fucncionários. Viajar com mala G pela Europa é um inferno, embarcar num vaporetto é trágico. Diga ao seu marido que a gente avisou.

CRISTIANE CAMPOS

Gostaria de saber qual o meio de transporte mais economico de Venice Tronchetto (paragem do FLIXBUS) para San Marcos?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiane! O mais barato é ir a pé. Se quiser gastar um bocadinho, apanhe o vaporetto.

Mayara Queiroz

Olá, gostaria de saber se essa informação sobre os guarda-volumes em Veneza é atual. Estarei na Itália em Abril e alguém me disse que houve uma época em que esse sistema de guardar bagagens não estava disponível por conta de ameaças terroristas.

Parabéns pelo blog e por todas as informações sensacionais! ????

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mayara! Está disponível. Tem atendentes. Não há armários.

Renata
RenataPermalinkResponder

Olá! Será que vocês conseguem explicar melhor como funciona a tabela de horário dos vaporettos? Não consegui entender os "ai minuti" entre dalle e alle que lá estão mencionados. Grata.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Se passa aos 10, 23, 38 e 43 minutos significa que vai passar às 8h10, 8h23, 8h38 e 8h43, depois às 9h10, 9h23, 9h38, 9h43, então 10h10, 10h23 etc até o fim do intervalo anunciado.

Renata
RenataPermalinkResponder

Agora entendi! Muito obrigada!

Humberto Antonio Siqueira

Chegarei em Veneza pelo aeroporto Marco Polo no final de julho e me hospedarei com minha esposa num hotel próximo à Praça São Marcos. Já somos idosos. Seria mais conveniente ir de barco a partir do aeroporto ou ir de ônibus e de pois a pé? Grato.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Humberto! De ônibus você chega à Piazzale Roma, e lá vai estar longe para ir a pé até San Marco. Você teria que pegar um vaporetto para seguir viagem. Dependendo do seu hotel, o barco da Alilaguna pode deixar num ponto mais perto. Pergunte ao seu hotel qual é o melhor trajeto (ônibus + vaporetto ou barco Alilaguna direto).

Renata
RenataPermalinkResponder

Em sentido contrário, então, quem está em San Marco e quiser ir para o terminal de cruzeiros, deve pegar o vaporetto até a Piazzale Roma e, de lá, pegar o People Mover para o terminal marítimo. Procede?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Exatamente.

Edvaldo
EdvaldoPermalinkResponder

Olá, Boia!
Como saber o sentido do vaporetto? No mesmo lugar da estação pode pegar nos dois sentidos (verificando no barco o sentido) ou são locais diferentes?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Edvaldo! Os pontos de cada sentido são diferentes.

Jerlane Evangelista

Olá, chego na estação de S. Lúcia as 20:45 e meu hotel fica em Mestre, qual a melhor opção para chegar ao hotel?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jerlane! Salte em Mestre, é uma estação antes de Santa Lucia. Todos os trens param lá.

adriano crudo
adriano crudoPermalinkResponder

olá!! chegaremos em veneza vindos de paris, voo iberia chegando as 21:05h no Aeroporto Marco Polo. nesse horário qual o melhor meio de transporte para chegar no hotel( ainda não reservei)? vale a pena deixar a mala maior em algum locker no aeroporto e seguir apenas com bagagem de mão pra 3 noites na cidade?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriano! Pegue o ônibus. O guarda-volumes da estação Santa Lucia funciona até as 23h.

José Estêvão

Olá. Venho de Florença pra Sta. Lucia e quero ir para o terminal de cruzeiros. Há em Santa Lúcia um vaporetto para o terminal, ou tenho de ir à Piazzale Roma e, de lá, pegar o People Mover ? Qual o nome da paragem no Terminal. Quanto tempo demora a viagem até ao terminal. Obrigado pelas informações.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José Estêvão! Da estação Santa Lucia você pode ir a pé (atravessando a ponte com bagagem, 10 minutos) ou de vaporetto até Piazzale Roma (uma parada apenas). Lá você pega o People Mover (5 min.). A alternativa é saltar em Venezia Nestre e ir de táxi (10 min.)

NORBERTO SUTILLO DE ARRUDA

Estamos em Padova e vamos fazer um bate/volta em Veneza. Devemos comprar a passagem de trem ida e volta (Padova-Veneza-Padova), ou comprar só de ida (Padova-Veneza) e comprar a de volta (Veneza-Padova) só na hora do retorno? Li comentários que passagens de ida/volta só tem validade por 4 horas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Norberto! Ao comprar a passagem você vai determinar os horários de ida e de volta. Se for trem rápido (Freccia, Intercity ou Eurocity) o horário será fixo; se perder, tem que remarcar a passagem. Se for em trem regional, você terá que completar cada um dos trechos em até 4 horas depois do horário de saída. Então, se você comprar uma passagem com ida para as 8h em trem regional, você precisará chegar em Veneza até as 12h desse dia, ou seja, vai poder pegar qualquer trem regional entre 8h e 11h e pouco. A mesma coisa para a volta. Se comprar a passagem de trem regional para as 18h, você vai precisar estar de volta a Pádua até as 22h. Pode pegar qualquer trem regional entre 18h e 21h e pouco.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2018/04/trem-na-italia-como-comprar-passagem/

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Boa noite!
Comprei uma passagem saindo de Veneza as 06:20 por conta de um outro voo à noite que tenho retornando para o Brasil em Paris. Como ficarei em São Marcos, Gostaria de saber se há transporte 24hs para conduzir o grupo para o aeroporto?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! Se você tivesse ao menos tentado ler o texto em vez de sair perguntando, teria achado esse tópico:

https://www.viajenaviagem.com/2018/08/veneza-como-se-deslocar/#madrugada

Luisa
LuisaPermalinkResponder

Boia Meu voo sairá de Santorini (23:50h) com chegada em Veneza as 1:25h pela Volotea. Neste horário, consigo transporte até San Marco?? ou teria q esperar até que horas para conseguir??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luisa! Os horários dos transportes estão no texto.

andrea dias
andrea diasPermalinkResponder

Ola
chego em Veneza de carro numa Sexta à noite e meu cruzeiro sai no sabado as 16h30. Onde eh melhor me hospedar chegando tarde na Sexta e para ter tempo de passear um pouco no sabado antes do cruzeiro ? Onde posso deixar o carro por uma semana ? obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Desculpe, mas há algo bastante errado num planejamento de viagem em que você deixa um carro alugado parado em euros por uma semana numa garagem, pagando a diária de aluguel do carro e a diária do estacionamento. No mínimo, você poderia entregar seu carro em Veneza e alugar outro depois do cruzeiro. De todo modo, as informações dos estacionamentos e de hospedagem estão no texto.

stella amaral
stella amaralPermalinkResponder

Olá ! Estou pesquisando como ir de Florença para Veneza, e a opção mais barata foi o ônibus. Contudo, consta como ponto final em Veneza Tronchetto. Você sabe me dizer se o ônibus para antes de Tronchetto, nesse ponto da Piazzale Roma? Estamos planejando ir a pé para o hotel, então vou escolher o hotel de acordo com a parada do ônibus! Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Stella! Tronchetto é o nome da ilha colada a Veneza onde ficam o porto de cruzeiros, o maior estacionamento e uma pequena estação rodoviária. Você poderá pegar o People Mover (monotrilho) para a Piazzale Roma ou caminhar até a estação do vaporetto de Tronchetto e pegar a linha 2.

Note que, de ônibus, a viagem leva 4h15, contra 2h do trem. Na opinião do Ricardo Freire, andar de trem na Europa é uma parte importante da experiência européia. A economia do ônibus precisa ser muito substancial, e fazer muita diferença no seu bolso, para valer a pena.

Sandro Giuntini

Boa tarde ! Sairei de Florença de carro em direção a Venezza a noite. Estou com duvida do que fazer. Estou pensando em ficar num hotel em Mestre com estacionamento e depois me deslocar de onibus para Venezza ? O hotel em Mestre creio que deve ser melhor localizado se ficar perto da ponte que atravessa a Venezza, correto ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandro! Se você está viajando à noite de Florença para Veneza, significa que não vai parar em lugar nenhum. Se vai chegar em Veneza de carro, significa que vai ficar com o carro parado. Seja esperto, modifique a sua reserva para entregar o carro ao chegar em Florença (um carro em Florença só dá dor de cabeça, você vai apenas colecionar multas e multas) e seguir de trem, que é mais rápido e mais barato.

Denise
DenisePermalinkResponder

Olá! Uma dúvida: vou chegar do Brasil a Veneza e depois sigo para Florença, depois Siena onde terei como base para explorar a Toscana. Minha opção depois de ler vários posts aqui é ir de trem de Veneza para Florença e depois ir de trem para Siena, deixando para alugar o carro em Siena, está correto meu pensamento? Pois tenho lido que não é recomendado alugar carro nas grandes cidades por conta das restrições e trânsito.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Denise! Alugue o carro quando for sair de Florença.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2018/04/roteiros-italia/#14dias

Andrius
AndriusPermalinkResponder

Olá bóia! Com o roteiro pronto para visitar a Itália um dos percursos inclui Veneza. Porém, um amigo portador de mobilidade reduzida decidiu ir comigo. Vocês tem algum post que narra sobre acessibilidade na Itália e, principalmente, em Veneza?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrius! Google expressões como "accessible Venice" ou "Venice wheelchair" e vão aparecer artigos como este:

https://www.venice-information.com/Wheelchair-Venice-Italy.html

Andrius
AndriusPermalinkResponder

Muito obrigado!

camila
camilaPermalinkResponder

Olá Boia! Em junho será minha primeira vez em Veneza, chegarei de cruzeiro e o navio passará 2 dias na cidade, li toda a sua explicação ref a locomoção, aliás parabéns está fantástica, gostaria de uma opinião particular sua, vc acha melhor eu comprar uma diária de hotel para poder aproveitar mais o local, ou volto para dormir no navio? Mto obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Se você quiser viver a experiência completa e puder pagar essa noite em hotel, vai ser bacana. Mas se ficar pesado ou contramão, não se preocupe, que o terminal de cruzeiros é bem-localizado, é fácil sair e voltar.

Ana Flávia Souza Santos

Olá! Tudo bem?
Adorando suas dicas!
Tenho uma dúvida. O passe para o dia todo para o Vaporetto é individual ou pode ser compartilhado? Farei a viagem com meu esposo e filho de 9 anos.
Criança tem desconto na passagem?
No caso do passe, ele é ilimitado? Posso utilizá-lo para visitar as ilhas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Flávia! As passagens e passes são individuais. Crianças até 6 anos não pagam. Os passes estão descritos no texto.

Lucas
LucasPermalinkResponder

Gostaria de saber qual o modo mais barato para me deslocar de Venezia Mestre a Venezia S. Lucia, e se existe serviço de uber entre a ilha e o continente. Grato pela atenção!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucas! Trem ou ônibus. Uber não funciona na Itália em geral.

simone p s h a moraes

Tenho lido sobre a questão bagagens versus transporte. Chegarei em Veneza de trem por Santa Lúcia e meu hotel fica em San Marco. A princípio pensamos em ir à pé, porém devido à dificuldade de locomoção acho que um vaporetto seria a melhor opção. Existe limite de bagagem? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Simone! Uma mala M por passageiro. Mais que isso, além de ficar dificílimo de carregar, você pode ter que comprar outra passagem.

Luiz Cunha
Luiz CunhaPermalinkResponder

olá,
Gostaria de ver o POR do Sol em Veneza, qual o melhor local ou o melhor é de de Gondola no grande canal?

Estarei de 01 a 02/07/19 , qual o horario do por do sol vc sabe?

Parabens pelo Blog!!!

abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz! O que recomendamos em Veneza é tentar escapar das multidões. Se você tem um dia só em Veneza, não fique pesquisando onde ir no horário em que todo mundo vai querer estar no mesmo lugar.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2014/02/10-dicas-veneza/

WELLINGTON ESTIMAS

Olá, vou ficar hospedado em Dorsoduro.
É tranquilo ir caminhando da Piazzale Roma até essa região?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wellington! É tranqüilo fazer qualquer caminhada em Veneza. Agora: se dá para ir arrastando mala são outros quinhentos. Veja as recomendações do seu hotel de como chegar.

Marina
MarinaPermalinkResponder

Olá, será que sabem me informar se existe algum ponto de venda de SimCard no aeroporto Marco Polo? Gostaria de chegar e alugar um carro lá. Mas como sair de lá dirigindo sem um chip de celular? Agradeço se souberem me dar alguma informação sobre isso.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marina! O Ricardo Freire esteve no aeroporto ano passado e não viu nenhum quiosque de celular. Mas veja: alugar carro no aeroporto de Veneza é das decisões mais erradas de viagem que você pode tomar. Sair de lá direto para um estacionamento caríssimo e pagar diárias à toa? Pelo jeito você não está sabendo da roubada que é dirigir na Itália nos trechos em que é possível andar de trem. Só alugue carro para fazer viagens pelo interior, por estradas vicinais.

Marina
MarinaPermalinkResponder

Muito obrigada pela resposta. Mas realmente é o que pretendo fazer. Pegar o carro no aeroporto e ir para o interior, Dolomitas, e outras regiões. Mas sem poder comprar o SimCard no aeroporto não sei ainda como resolver isso. Todas as outras opções são bem mais caras. Obrigada mais uma vez.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marina! Você pode acionar o roaming internacional da sua operadora por um dia. Custa 40 reais, e daí você compra um chip local na primeira cidade em que parar. Você pode sair do Brasil com um chip que funcione na Europa, como o easysim4you. Você pode fazer portabilidade para a Claro e comprar um passaporte Europa. Você pode ir de ônibus a Veneza, comprar o simcard lá e sair de carro da Piazzale Roma.

Marina
MarinaPermalinkResponder

Muito obrigada por tantas ideias e boa vontade em ajudar. Vocês são incríveis e demais, sempre!!!

Renata
RenataPermalinkResponder

Olá, Boia!
Chego em Veneza de um cruzeiro e, em seguida, irei para Florença. Gostaria de ajuda para duas coisas:
1- todos os navios atracam no mesmo porto? O meu será da Norwegian...
2 - qual a melhor opção para sair do porto direto para a estação Santa Lúcia, considerando que estarei com dois idosos de 80 anos?
Grata pela atenção!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Se não quiserem atravessar a ponte a pé, vocês vão de vaporetto.

Antonio Teixeira

Olá. Vamos estar em Veneza nos dias 01 de Agosto com a Europamundo e no dia 02 estaremos por conta. O que você aconselha nos fazermos neste dia a mais que ficaremos em Veneza?

valdecir moreira da silva

Ola, estou chegando em Veneza no dia 12/08, vindo de Milão (Estação Central) qual a melhor estação Mestre ou Santa Lucia, e como chegar no hotel Fujiyama (Dorsoduro) ?

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Valdecir! Mestre é uma estação conveniente para quem se hospeda na cidade de Mestre. Venezia Santa Lucia é a estação de Veneza.

Samantha Coppola

Olá! Sempre sigo as dicas do seu blog. Vou estar na Itália em setembro. Como o aeroporto de Milão estará fechado, vou sair de Veneza. Pensei em sair de Milão ir até a Estação Santa Lucia, passar o dia em Veneza e pegar o ónibus para o Aeroporto, como sugeriu, mas não encontro essa linha no site da ATVO. Onde eu pegaria o ónibus, dentro da estação? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Samantha! Na Piazzale Roma.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar