Lisboa: como subir ao Castelo de elevador (de graça)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Lisboa: atalho ao Castelo

O Castelo de São Jorge é o melhor ponto de partida para uma primeira visita a Lisboa. De suas muralhas você pode tem uma visão ampla do centro histórico. Depois, pode descer se perdendo no labirinto mouro das ruas de Alfama, o mais pitoresco dos bairros lisboetas.

O problema está em como subir ao Castelo.

Indo a pé ladeira acima, você chega acabado. E se for de bonde (o eléctrico), você se arrisca a chegar sem carteira ou celular (as carreiras 12 e 28, que levam ao Castelo, são as mais visadas pelos batedores de carteira, veja aqui).

Lisboa: o atalho de elevador para o Castelo

Amigos que moram na região do Castelo, porém, me contaram o atalho usado pelos lisboetas para evitar tanto a caminhada quanto o eléctrico. Compartilho agora com você.

Lisboa; atalho ao Castelo

Se você está no Chiado, entre no acesso à estação de metro Baixa-Chiado do Largo do Chiado. Você vai usar a estação como uma passagem subterrânea, sem entrar no metrô. Desça pelas escadas rolantes, percorra todo o vão (passando ao largo das catracas) e suba as escadas rolantes do outro lado. Você vai sair pelo acesso da Baixa da mesma estação.

Lisboa: atalho ao Castelo

Muito bem: esta saída do metro dá direto na Rua da Vitória, que é um calçadão de pedestres. No fim da rua fica o Elevador do Castelo, escondido num prédio comum e com sinalização muito discreta. Ao contrário de outros elevadores famosos, como o de Santa Justa, da Glória ou da Bica, este é gratuito. É como entrar num elevador de prédio, só que leva para uma rua acima.

Lisboa: atalho ao Castelo

Você vai sair do elevador pela rua de trás. Vire à esquerda. Passando o prédio branco da praça, você vai encontrar à sua direita um supermercado Pingo Doce. Ali está a segunda etapa do elevador do Castelo. Também é grátis.

Lisboa: atalho ao Castelo

De novo, você vai sair pela rua de trás. Daí é só seguir pela direita (e virar à esquerda mais adiante). Esse trecho, de pouco menos de 10 minutos, é ladeira acima, infelizmente. Mas você terá sido poupado de muita subida.

Veja mais dicas de Lisboa na página O que fazer em Lisboa.

Leia mais:

8 comentários

João Branco
João BrancoPermalinkResponder

Usei este elevador para subir e descer ao Castelo de São Jorge por indicação da dona de um restaurante que almoçamos nas redondezas. Realmente é fácil, seguro e bem divertido. E grátis!

Caroline®
Caroline®PermalinkResponder

Tem um micro-ônibus urbano (autocarro em português de Portugal), o 737, que leva da Praça da Figueira até a entrada do castelo. Pra quem estiver com o Lisboa Card, vale muito a pena.

Eva Franco
Eva FrancoPermalinkResponder

Para mim, é a melhor forma de ir ao Castelo, 737 praça da figueira, vale a pena

Júnia Ribeiro

Que achado! Ano passado eu fui de bonde, saindo de Martim Moniz. Esperei um tempinho na fila para embarcar, estava bem cheio. E ainda tive q deduzir qual era o ponto de descer! Dica guardada para a próxima vez q for a Lisboa!

Elizabeth
ElizabethPermalinkResponder

Já fomos de bonde e pelos elevadores. É bem fácil. E sempre voltamos a pé. É delicioso andar em Lisboa.

Cristina Borges

Subi de bonde. Não conhecia esse caminho. Dá próxima vez experimentarem!

Fabi
FabiPermalinkResponder

Que dica perfeita! Pra mim que estava hospedada na Baixa Chiado foi espetacular! Sem gastar nenhum centavo, rápido e seguro! Obrigada

Luciano
LucianoPermalinkResponder

Fiz isso a 1 mês e funciona mesmo tranquilo

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar