Réveillon no Rio: como chegar a Copacabana (compre o bilhete especial do metrô!)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Rio Réveillon 2019 transporte

Réveillon em Copacabana

Réveillon no Rio: transporte a Copacabana

Vai passar o Réveillon em Copacabana, mas não vai estar hospedado no bairro?

No dia 31 de dezembro, um esquema especial de trânsito fecha o bairro para carros e ônibus. Depois das 22h, apenas o metrô funciona -- mas é preciso ter um bilhete especial para usar). Veja os detalhes:

De metrô

Reveillon Rio transporte: bilhete especial do metrô na estação Carioca

Estação Carioca: posto de vendas do bilhete especial

Dos 2 milhões de festeiros que vão passar a virada em Copacabana, apenas 153.000 poderão vir de metrô. Essa é a quantidade de bilhetes especiais emitidos pelo MetrôRio para quem quiser usar o serviço na noite do Réveillon.

A tarifa é a mesma de dias comuns: R$ 4,30 ida (R$ 8,30 se você comprar ida e volta).

Réveillon Rio transporte: bilhete especial do metrô

Escolha seu horário

Os bilhetes têm hora marcada para embarque -- você escolhe entre 5 faixas horárias:

  • Embarque das 19h às 20h
  • Embarque das 20h às 21h
  • Embarque das 21h às 22h
  • Embarque das 22h às 23h
  • Embarque das 23h à 0h

Fora da faixa de horário comprada, a catraca não aceita o bilhete.

Como voltar de metrô

Os bilhetes são válidos para volta a partir da 0h. Mas o embarque da volta pode ser feito apenas em 5 estações.

Vão estar abertas para embarque as 3 estações de Copacabana (Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo), a estação compartilhada por Copacabana e Ipanema (General Osório) e a estação que serve a Barra da Tijuca (Jardim Oceânico).

Onde comprar o bilhete especial do metrô

Os cartões remanescentes são vendidos apenas na estação Carioca, no centro do Rio, no esquema enquanto-durar-o-estoque.

O posto de vendas está localizado no subsolo. Antes de ser encaminhado ao guichê, é preciso preencher um papel com a faixa de horário desejada para embarque.

Se você está chegando ao Rio para passar o Réveillon e não vai se hospedar em Copacabana, providencie o seu bilhete especial do Réveillon no metrô antes de fazer qualquer outra coisa.

De táxi ou ônibus

Táxi e ônibus poderão entrar em Copacabana até 22h. São a melhor alternativa para quem não conseguir comprar o bilhete especial do metrô.

Para sair do Réveillon de ônibus ou táxi antes das 5h, porém, você vai precisar caminhar até Ipanema ou a enseada de Botafogo.

De carro ou Uber

Carros (incluindo Uber) só podem entrar no bairro até 19h. Carros de moradores podem entrar até 19h30 -- mas será preciso levar um lero com o policial do bloqueio.

O bairro só terá o trânsito desbloqueado às 5h da manhã. Para pegar um Uber antes disso, você vai precisar caminhar até Ipanema ou à enseada de Botafogo.

5 dicas para um Réveillon feliz

Réveillon 2019

Não existe Réveillon como o de Copacabana. Eu sempre digo que, assim como todo muçulmano precisa ir uma vez na vida a Meca, todo brasileiro deveria passar o Réveillon uma vez na vida em Copacabana.

Eu, que já passei umas 10 viradas felizes nas areias de Copa, recomendo:

1. Prefira o Posto 6

O canto direito de Copacabana tem faixa de areia estreita, o que faz com que todo mundo esteja perto do mar na hora de pular as sete ondas. É muito tranqüilo por ali. Salte do metrô na estação General Osório. A saída D Sá Ferreira já dá em Copacabana.

2. Fique longe do palco

Além de ficar imprensado num mar de gente, quem fica perto do palco corre o risco de ser furtado por batedores de carteira. Não vale a pena. Até porque o espetáculo não está em cima do palco. O espetáculo são as duas milhões de pessoas vestidas de branco num clima de paz.

3. Desça para a areia...

Vá de chinelo ou sandália, e troque o asfalto pela areia. A festa fica outra.

4. ...ou fique no conforto de um quiosque

Se você prefere apreciar a festa num cercadinho seguro, passe pela orla num dos dias anteriores (pode ser até no dia!) e garanta um lugar na festa de algum dos quiosques. Muitos têm serviço de open bar -- alguns põem algumas cadeiras na areia, junto ao calçadão.

5. Bolsa térmica, gelo, espumante e cerejas: uma ceia farofa

Eu não tenho o menor pudor de fazer uma ceia pocket (ou farofa) na areia. Levo uma bolsa térmica, compro um saco de gelo no supermercado (na rede Zona Sul você precisa pedir o gelo no caixa, e então trazem o saco para você), levo espumante, copos de plástico (desses de piscina) e umas cerejitas.

Feliz 2019 pra você também!

3 comentários

Marcia Monteiri

Sou moradora de Copacabana,Bairro Peixoto , mediante comprovante de residência posso entrar de táxi ou Huber pelo túnel Velho?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! De Uber talvez você consiga até as 19h30, que é o horário-limite para carros de moradores. De táxi você pode entrar até as 22h.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Impressionante como somos atrasados. Um absurdo não haver venda online desses cartões especiais de metrô.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar