Calma: vôos internacionais da Avianca via Colômbia ou Peru NÃO foram suspensos

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Avianca voos internacionais suspensos

Cartagena

No dia 16 de janeiro, a Avianca brasileira anunciou que vai suspender suas rotas internacionais a Nova York, Miami e Santiago a partir de 31 de março de 2019.

No dia 25 de janeiro, foi a vez da Avianca argentina anunciar a suspensão da rota entre Buenos Aires e São Paulo, que seria inaugurada dia 5 de fevereiro.

Essas notícias acabam levando apreensão também a quem tem passagem comprada (ou está considerando comprar) para voar com a Avianca a Bogotá, Lima e conexões a partir dessas cidades (como Cartagena, San Andrés, Aruba, Curaçao, Cancún, Punta Cana ou Havana).

As rotas para Colômbia e Peru, no entanto, continuam operando normalmente.

3 Aviancas: brasileira, argentina e 'internacional'

Apesar de terem em comum o mesmo acionista majoritário, o grupo Synergy, há três Aviancas diferentes.

A cia. que pediu recuperação judicial é a Avianca brasileira. A cia. que cancelou a rota de Buenos Aires é a Avianca argentina. A Avianca 'internacional' está operando normalmente.

A Avianca brasileira

A Avianca brazuca opera vôos comerciais desde 2002, quando se chamava OceanAir (lembra?) e usava aviões de pequeno porte, inicialmente Embraer, depois Fokker 100.

E por que a cia. não usou o nome Avianca desde o início? Porque o fundador da OceanAir, Germán Eframovich, só compraria a Avianca 'internacional' em 2004. Ou seja: ao criar a OceanAir, não detinha a marca Avianca.

A mudança de nome só veio em 2010. E desde então paira a expectativa de que a Avianca brasileira venha a se fundir com a Avianca 'internacional' -- o que nunca aconteceu.

Como ficam os vôos da Avianca brasileira?

Passeios: quando comprar - antes de viajar ou depois de chegar? One World Observatory

Nova York

Os vôos internacionais diretos de São Paulo para Santiago, Miami e Nova York são operados pela Avianca brasileira e estão cancelados a partir de 31 de março.

Quem comprou direto com a cia. está sendo contactado para optar entre o reembolso total do que foi pago ou a realocação num vôo de cia. parceira (normalmente United ou Avianca 'internacional'). Esse outro vôo pode ter conexão (em Lima ou em Bogotá).

Quem comprou com agente de viagem ou por site de venda de passagens vai ter que negociar a solução pelo mesmo canal de compra. Provavelmente acabarão oferecendo as mesmas alternativas propostas pela cia. aérea.

Já os vôos diretos de Fortaleza e Salvador a Bogotá, também operados pela Avianca brasileira, não entraram nessa leva de cancelamentos e, pelo menos por enquanto, continuam previstos normalmente para depois de 31 de março.

Os vôos nacionais da Avianca também continuam operando normalmente. Há, no entanto, o risco de parte da frota ser retomado pelas empresas de leasing. No dia 18 de janeiro a Vara de Falências suspendeu por 30 dias a ordem de devolução dos aviões alugados das empresas de leasing Infinity e BOC. No mesmo dia, porém, a Avianca conseguiu entrar em acordo com uma terceira empresa de leasing, a GE Capital, que requisitava a devolução de 10 aviões. (Veja detalhes no Valor.)

A Avianca 'internacional'

A outra Avianca que atua no Brasil foi fundada na Colômbia em 1919. Ao ser comprada por um consórcio liderado por Germán Eframovich, em 2004, passava por um processo de recuperação judicial.

Em 2009 a Avianca se fundiu com a Taca, uma cia. aérea originária de El Salvador que tinha instalado uma segunda base no Peru. Surgia a Avianca-Taca, com três hubs: Bogotá, Lima e San Salvador. (Lembra das rotas para os Estados Unidos que tinham duas conexões, em Lima e em San Salvador? Era por causa disso.)

Em 2013 o nome Taca foi extinto, e todas as subsidiárias (de El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Costa Rica, Honduras, Equador e Peru) se tornaram simplesmente Avianca.

Como ficam os vôos da Avianca 'internacional' no Brasil?

Aruba

Aruba

Os vôos Avianca de São Paulo, Rio e Porto Alegre para Lima, e de São Paulo e Rio para Bogotá são realizados pela Avianca 'internacional' e continuam a ser operados normalmente.

Vôos para Miami e Nova York com conexão em Lima ou Bogotá também são operados pela Avianca 'internacional' e não são afetados pelo cancelamento. (Pelo contrário: devem ser oferecidos aos prejudicados pelo cancelamento dos vôos diretos da Avianca brasileira.)

Se você comprou passagem para Cartagena, San Andrés, Aruba, Curaçao, Cancún, Punta Cana ou Havana via Bogotá ou Lima pela Avianca, fique tranqüilo, que todas essas rotas são operadas pela Avianca 'internacional'.

E a Avianca Argentina?

A Avianca Argentina existe desde 2016 e funciona como a brasileira: o grupo Synergy é seu acionista majoritário, mas a cia. não é subsidiária da Avianca 'internacional'. Os vôos entre São Paulo e Buenos Aires (Aeroparque) continuam programados., que começariam em fevereiro, foram suspensos pela cia.

Como fica quem comprou passagem da Avianca argentina?

buenos-aires-tango

Buenos Aires

A Avianca argentina anunciou que vai devolver o dinheiro de quem comprou passagens para os seus vôos. Quem comprou direto com a cia. vai receber de volta no cartão de crédito. Quem comprou por agência ou site será ressarcido pelo canal de compra.

Leia mais:

38 comentários

Evandro
EvandroPermalinkResponder

E quem comprou vôo para NY antes de 31/03 tem que se preocupar? O que pode ser feito e o que pode acontecer?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Evandro! Os vôos até 30 de março estão confirmados. Alguns têm mudado o horário, mas todos estão saindo.

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Que pena isso tudo. Esses voos de NY eram excelentes.

Camila
CamilaPermalinkResponder

Li muitas notícias sobre o assunto, nenhuma (nem de longe) tão esclarecedora. É por isso que não planejo viagem alguma sem antes ler o Viaje na Viajem. Obrigada, vcs são TOP!!! Continuem assim! Grande abraço ?

erronamateria
erronamateriaPermalinkResponder

Ao contrário do que foi informado na matéria, os voos de Salvador e Fortaleza, são sim da Avianca Brasil. Ou seja, serão, até o momento, os únicos voos internacionais mantidos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, anônimo! Obrigada por chamar atenção pelo erro, já está corrigido no texto agora.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Tenho voos domésticos com a Avianca dentro de 10 dias, gostaria de sabe se a bóia ou outros leitores voaram Avianca nos últimos dias e tiveram algum problema? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Só haverá problemas se alguma das cias. de leasing reapropriar seus aviões. Acompanhe o noticiário, mas a perspectiva é que tudo se negocie a contento.

Leopoldo A Campos

Qual o risco de ocorrer problemas na viagem, com a aquisição de passagem aérea São Paulo -Orlando pela Avianca Internacional ( vou utilizar programa de milhagem)?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leopoldo! Pela internacional, nenhum problema à vista.

Willian Felipe

Olá Ricardo, comprei passagem para 05/2019 GRU x JFK / JFK x GRU. Com a sua vasta experiência, você acha difícil me realocar em um vôo direto? Não quero o reembolso, quero ser realocado, e claro com vôo direto.
A United, é parceira também, e tem vôos diretos para o aeroporto de New Jersey EWR, acha possível está transferência? Se houver conexão, a Avianca pagará uma compensação ou algo do tipo?

Me ajuda ae RS.

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, William! Quem responde é A Bóia. Você vai precisar negociar com a cia.

Daniel
DanielPermalinkResponder

Olá ! Realmente é uma pena esta situação. Tenho passagens para NY em junho adquiridas pela Decolar, e nem a companhia aérea nem a agência conseguem me fornecer uma previsão de solução. Questionei ontem a Decolar e recebi a resposta: "Até o momento não há nenhuma notificação da CIA sobre reacomodação em seu voo, permanecendo confirmado conforme emitido". Esqueceram de avisar para eles que o voo foi descontinuado

Diógenes
DiógenesPermalinkResponder

Decolar nunca mais na vida! Depois de ser enrolado pela Decolar.com por quase 3 meses, pago o dobro, mas agora só compro no site da companhia. Daniel, que seu problema seja resolvido.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Estou pensando em adquirir passagem para ir a Miami através da Avianca Peru, que opera o vôo desde Porto Alegre. Achas que é uma boa opção? Qual a avaliação da Avianca Peru? Grata desde já.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! A Avianca Peru é a Avianca internacional à qual o texto se refere.

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Tenho passagem para março de voo nacional, João Pessoa. Seria no voo das 8h30, mas minha agente me trocou para um voo mais cedo pois este já foi cancelado. Corro o risco deste novo ser cancelado também? No caso dos nacionais, também irão nos realocar para outra companhia?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! Acompanhe o noticiário. Os vôos domésticos da Avianca só serão realmente afetados se a cia. for obrigada a devolver seus aviões. Se isso não acontecer, não haverá problemas maiores do que este.

Lois Lene
Lois LenePermalinkResponder

Ola! tenho uma passagem comprada para o dia 22/03 GRU X JFK que pelo que entendi nao sera afetado mas o retorno sera dia 13/05 de JFK X GRU esse voo de retorno sera afetado? tenho que contatar a avianca para ser realocada?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lois! Se você comprou a passagem com a Avianca, a cia. vai entrar em contato. Mas nada impede de você tomar a iniciativa e já começar a negociar as condições da volta.

debora cuperschmidt

Olá! entao nao tem perigo nenhum comprar agora pela avianca uma passagem ate cancun para dezembro?
aproveitando, não encontrei em nenhum lugar do site algum comentario sobre o novo Hotel Xcaret. Ouvi falar muito bem e parece interessante pelo sistema all fun inclusive que dá direito a todos os passeios do grupo xcaret. Vocês ouviram falar? tem algum comentario de quem foi?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Debora! A Avianca internacional não está passando por problemas. Continue acompanhando o noticiário, mas por enquanto está tudo OK com ela.

Leia comentários recentes sobre o hotel XCaret no Booking clicando aqui.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Oi pessoal!!! Tenho muitos pontos Amigo, vou trocar por voos entre Bogotá e Cartagena, nesse caso então é super seguro por se tratar da Avianca Internacional? Desculpem a pergunta boba, mas é pq rola um medinho! smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Pode trocar, sim. (Aliás, troque e emita essa passagem o quanto antes, porque na hipótese -- remota, mas possível -- da Avianca brasileira fechar, suas milhas não-usadas ficam sem valor.)

LEILA
LEILAPermalinkResponder

Tenho duas passagens GRU/NYC para segunda quinzena de abril, até agora só me pediram para aguardar, meu medo é não conseguir recolocação na data prevista, pois tenho reserva em hotel e atividades programadas de acordo com minhas passagens. Qual as chances de sem lugar? Pois os passageiros que compraram direto na Avianca já estão conseguindo recolocação em outras Cias Aéreas e eu como comprei por agência de viagens tenho que aguardar.
Outra coisa que me preocupa é que paguei mais caro para ter vôo direto e estou vendo pessoas sendo realocadas em vôo com escala, será que consigo recolocação em vôo direto???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leila! Você sempre poderá recorrer à Justiça caso se sinta prejudicada. Infelizmente não há nada que se possa fazer hoje senão aguardar a solução do canal por onde você comprou.

Melissa
MelissaPermalinkResponder

Olá,
obrigada pelo ótimo post.
Comprei ano passado um voo do GIG-JFK passando por GRU em maio. Já liguei para a Avianca duas vezes e me dizem que ainda não resolveram em qual cia aérea farão a recolocação. Me pediram para esperar mais uma semana. Mas pelo comentário acima já há passageiros sendo realocados, isso é verdade? Fico com medo de ficar esperando muito tempo e depois não haver mais opção. Comprar em outra cia agora não é um bom negócio pois os preços já estão bem mais altos. sad(

Aline
AlinePermalinkResponder

Boa noite, eu e meu namorado temos passagem comprada para Buenos Aires para o Carnaval, como faremos uma vez que já temos hospedagem paga?? E, nao podemos mudar a data de volta. Seremos realocados em outra cia?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Até onde sabemos, a Avianca argentina vai apenas devolver o dinheiro. Vocês teriam que comprar nova passagem com outra cia.

Aline Guerra
Aline GuerraPermalinkResponder

E, a diferença de valor pela data muito próxima A Avianca arcaria também?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Infelizmente não. Você pode tentar ser ressarcida na Justiça, mas não será fácil porque a cia. é argentina.

Lessa
LessaPermalinkResponder

Tenho passagens Avianca compradas há 3 meses, diretamente pelo site da cia, para voar com a família em junho para NY. Já fiz alguns contatos com o 0800 da Avianca, mas só pedem para aguardar um contato da central, ontem disseram que as realocações dos vôos de abril já estavam sendo feitas desde o início deste mês. Alguém confirma? Alguém com passagens mais para o meio do ano já conseguiu realocação? Caso positivo por qual canal? No momento só oferecem a opção de reembolso ou aguardar esse contato, havendo mais certeza que esse contato será feito seguirei aguardando, mas também tenho receio que estejam apenas enrolando e quanto mais perto da viagem mais difícil (e caro) ficará encontrar uma solução.

Adriano
AdrianoPermalinkResponder

Eu comprei uma passagem para miami com escala em lima para outubro. Esses voos também serão cancelados ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriano! Conforme diz o título do post, vôos internacionais via Peru não foram suspensos. Lima fica no Peru.

Stella Massonetto

Eu comprei passagens ida e volta São Paulo/Buenos Aires para 23/02 e hoje quando fui verificar o status tive a desagradável surpresa de descobrir que o voo foi cancelado e ninguém avisou. Entrei em contato e estou tentando o remanejamento, mas está um jogo de empurra... Lamentável!

Thais
ThaisPermalinkResponder

O meu voo é dia 17/04/19 para Miami, mas faço conexão em Lima e na volta em Bogotá.
Tenho que me preocupar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thais! Por enquanto, não.

Silvia Araki
Silvia ArakiPermalinkResponder

Olá Boia.
Por favor vc conhece alguém que já foi contactado pela Avianca pra ser realocado? Tenho um voo em junho pra Santiago e todos os contatos que fiz com a cia aérea a resposta foi a mesma, pediu para eu esperar o contato deles. Mas estou bem preocupada pois estou com hotel pago e sem passagem.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar