coliseu roma visita guiada subterraneos

Coliseu: como é a visita completa, com subterrâneo e belvedere (por Andre L)

Todo mundo visita o Coliseu numa primeira viagem a Roma. Mas só alguns poucos conseguem fazer a visita mais completa, que inclui o subterrâneo e o anel superior do anfiteatro — áreas sem acesso para os portadores de ingressos comuns.

No terceiro post de sua ótima série de passeios diferentes em Roma (veja aqui e aqui), o superleitor Andre L. conta o que achou da visita completa ao Coliseu. Spoiler: ele adorou. Obrigado, Andre!

Coliseu: visita completa
Coliseu: belvedere e subterrâneo

Coliseu, com subterrâneo e belvedere

Texto e fotos | Andre L.

O Coliseu é um destes monumentos com reconhecimento iconográfico imediato mundial. Simboliza a cidade (Roma) e muitas vezes o país (Itália) num panteão (desculpem o clichê) ocupado por uns poucos semelhantes.

As ruínas do anfiteatro são maiores do que parecem. O complexo era gigantesco, formado por vários níveis. A visita normal (que eu fiz há 10 anos) já impressiona pela sua monumentalidade. Ainda melhor e mais informativa é a visita guiada às galerias subterrâneas e ao belvedere (no último nível superior) das ruínas. (A visita normal só fica em dois níveis intermediários).

Essa visita especial precisa ser agendada antecipadamente . Há outras ofertas de visita apenas às galerias subterrâneas (‘Undergrounds’), apenas ao belvedere (‘Panoramic View’) ou a que combina ambos (‘Undergrounds and Panoramic View’) — veja todas as possibilidades neste link.

As visitas que incluem apenas o subterrâneo ou apenas o belvedere podem ser feitas com ou sem tour guiado (em inglês, italiano ou espanhol). A visita mais completa só é oferecida com tour guiado; foi a que escolhi. Custou 29 euros (a partir de 1º de novembro, vai custar 33 euros).

A chegada ao Coliseu

Você chega com o ticket online (pode ser no celular ou tablet, não precisa imprimir) na portaria específica para esses tours (portaria Stern, que fica diametralmente oposta ao Foro, ao lado dos banheiros externos, e tem pouco movimento).

O funcionário vai conferir seu ticket e te dar um sticker para colar na roupa. O horário do ticket é o limite para chegar na portaria, o tour mesmo começa 10 minutos depois.

Atenção: essa não é a portaria de grupos regulares, que é usada por quem tem Roma Pass também.

Nos subterrâneos do Coliseu

Coliseu: subterrâneos

O tour começa descendo aos subterrâneos do anfiteatro. Durante a visita, aprendemos que algumas das histórias sobre o Coliseu são na verdade mitos, “estórias”. Não, gladiadores não viviam abaixo da arena. Não havia uma prisão usando celas anexas aos pórticos. Cristãos não eram rotineiramente martirizados por lá. Aprendemos também bastante sobre a engenhosa infra-estrutura que existia ali para criar efeitos especiais na audiência lá em cima.

São muitos detalhes para criar espetáculos que fariam cair o queixo da audiência. Tudo coordenado sem rádios, sem telefones, sem monitores – imagina o trabalho para tudo funcionar como previsto.

Coliseu: visita ao subterrâneo

A guia oficial conhecia bastante detalhes das escavações arqueológicas também. Isso foi um aspecto que agregou à visita, já que eu pessoalmente não curto muito aqueles tours em que o guia parece mais ator de stand-up do que alguém que vai te orientando e conversando sobre o que você vê e percebe de forma natural.

Entre o subterrâneo e o belvedere

Coliseu: a visita completa
Observando a arena de uma área exclusiva dos tours especiais

Após passar pelos subterrâneos, o tour segue para uma plataforma (moderna) que cobre cerca de 1/3 do espaço da arena.

Lá, com espaço e com calma, fazemos uma parada para poder observar os diversos elementos da arena, como os frisos, os assento cativos (em mármore) dos Senadores etc. É a melhor posição para ter uma imersão visual das ruínas, e para captar a real dimensão do espaço. Essa plataforma na arena é também aberta para alguns outros tours, mas não para os ingressos convencionais.

Coliseu: a visita completa
Os camarotes de 2.000 anos atrás!

Após uns minutinhos livres para fotografias e selfies, o tour passa pelas galerias intermediárias, onde você se mistura brevemente com as pessoas fazendo a visita convencional, até chegar a um acesso exclusivo para os níveis superiores.

Coliseu original x Coliseu restaurado

O anfiteatro original tinha 4 níveis. Os níveis superiores eram aqueles voltados às classes mais baixas, mas hoje têm as maiores vistas. Só uma parte limitada dos arcos superiores sobreviveu ao tempo.

Aquele recorte limpo, trapezoidal, vistos nos extremos remanescentes das galerias superiores foi uma obra feita pelo arquiteto Stern no século XVIII para estabilizar o que sobrou.

Fica interessante caçar nas ruínas o que é dos tempos romanos, o que é das obras de Stern.

O belvedere

Coliseu: visita ao belvedere

As escadas são íngremes (vá de calçado confortável) e ao chegar ao último nível há aquele “uau” coletivo proporcionado pelas vistas desimpedidas do núcelo histórico da cidade, e do Foro e Monte Palatino (é um ponto mais alto que todas as construções ao redor, inclusive outros monumentos).

Coliseu: como é a visita completa, com subterrâneo e belvedere (por Andre L) 2
Vista do Fórum Romano e do Monte Palatino

Fotos e mais fotos (no meu grupo tinha um casal de instragrammers que fez a festa com selfies, já que não falta espaço para todos ali). É mais um dos interessantes pontos panorâmicos em Roma. Mais detalhes arquitetônicos e operacionais do anfiteatro são apresentados, e a visita termina com todos descendos os lances de escada (repito: íngremes) até as galerias intermediárias. Ali, você se mistura novamente às pessoas que estão no tour convencional, e usa a saída normal.

Dicas & pegadinhas:

A visita completa vale para os interessados nos detalhes que realçam a monumentalidade do Coliseu, e ainda para quem quer excelentes vistas panorâmicas do Fórum e dos arredores

O circuito guiado todo leva cerca de 2h. Recomendo a visita pela manhã para pegar os melhores ângulos para ver o Fórum, e com temperaturas mais amenas.

Os grupos são do tamanho certo.

Quando comprar: esses tours não são vendidos dentro do Coliseu. Você obrigatoriamente precisa comprar antes. Na alta temporada, entre maio e outubro, compre com quatro a seis semanas de antecedência.

Atenção: há vários tours especiais agendados por fora da Coopculture, mas não são esse tour especial, e sim outros tours guiados que só levam à plataforma central e têm acesso pela portaria de grupos.

Bônus: os ingressos das visitas para os subterrâneos e/ou belveredere, com ou sem tour guiado, vale também para o Fórum e o Monte Palatino, no mesmo dia ou dia seguinte. A partir de 1º de novembro, porém, o ingresso valerá para visitas ao Fórum e ao Monte Palatino apenas no mesmo dia do tour do Coliseu.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Coliseu: todas as visitas

    • Visita regular não-guiada (Coliseu + Fórum + Monte Palatino): 12 euros (a partir de 1º de novembro, 16 euros, com validade por 1 dia)
    • Taxa de conveniência: 2 euros
      • até 17 anos: grátis (2 euros de taxa de conveniência, é preciso reservar na bilheteria)
      • Bilheteria Coopculture
    • Visita regular + subterrâneo: 16 euros (a partir de 1º/11, 20 euros)
    • Visita regular + belvedere: 16 euros (a partir de 1º/11, 20 euros)
    • Visita regular + tour guiado subterrâneo: 23 euros (a partir de 1º/11, 27 euros)
    • Visita regular + tour guiado belvedere: 23 euros (a partir de 1º/11, 27 euros)
    • Visita regular + tour guiado subterrâneo + belvedere: 29 euros (a partir de 1º/11, 33 euros)
    • Taxa de conveniência: 2 euros por ingresso

    263 comentários

    Primeiramente, parabéns pelo site! Sempre o melhor local para pegar dicas de viagens! Gostaria, contudo, de uma ajuda para duas questões que me atormentam: 1) Foi recomendado deixar o Fórum/Palatino para o dia seguinte, mas minha esposa e eu teremos pouco tempo em Roma e pretendíamos visitar todo o complexo no mesmo dia. Assim, gostaria de saber quanto tempo leva uma visita ao Fórum Romano e ao Monte Palatino, para analisar se as pernas vão aguentar; e 2) Na hipótese de termos que optar entre o belvedere ou o subterrâneo, acredito que a vista panorâmica do último nível do Coliseu valha mais a pena. Estou correto? Muito obrigado!!

      Olá, Rafael! Na verdade o subterrâneo acrescenta mais à visita do que a vista do anel superior. A visita convencional já inclui um anel de onde se tem vista para a arena toda. A visita ao Forum leva pelo menos duas horas.

    Dúvidas, vi alguns outros sites além do coop que vendem tours, como subterrâneo e masmorras e arena, será q é o mesmo q vc fez? E tem muitas escadas? Meus pais irão juntos e são limitados se tiver muita escadaria.

      Olá, Rogério! Quem responde é a Bóia. Existem rampas e elevadores para a visita convencional e para o acesso ao subterrâneo. Não há elevadores para os anéis superiores.

      Se o tour oferecido pela agência for “underground and belvedere”, o itinerário deve ser no mínimo parecido com o da Coopculture. Deve ser mais caro, também.

    Ola. Sabe algo sobre obras na area do underground e visitação limitada? Obrigada.

      Olá, Nathalia! Não sabemos. Mas entenda que as zonas arqueológicas de Roma estão em permanente processo de pesquisa. Uma área ou outra em qualquer sítio pode estar fechada em diferentes momentos. Se estão vendendo entradas é porque o passeio é possível.

    Bruna, eu estou atento ao calendário, pois pretendo visitar o Coliseu dia 12/4. Há alguns dias, eu enviei mensagem para eles ([email protected]) e a resposta foi que no fim de fevereiro/começo de março as vendas para abril serão abertas.

    “Dear client,

    we inform you that i twill be possible to purchase tickets for April starting from late February/early March.

    We suggest you to check the news section of the website http://www.coopculture.it in order to know when it will be possible to buy them.

    Regards,

    Michele”

    Os ingressos para Abril ainda não estão disponíveis. Estou estranhando a demora… Alguem saberia dizer com quanto tempo de antecedência ele pode ser adquirido? Com receio de ficar sem o meu…

    Coisa boa ler esse comentário. Estou atento aos ingressos para abril. Se já tivesse aberto, teria adquirido o ingresso tradicional. Esse ingresso com acesso a outras áreas do monumento me agradou.

    Fui mês passado ao tour subterrâneo e belvedere com tour guiado. Como André L. bem comentou, o subterrâneo é surpreendente e instigante. Você se depara com a incrível e engenhosa estrutura dos elevadores e demais artefatos utilizados para, o que conhecemos hoje como “efeitos especiais”, o entretenimento e encantamento da plateia da época. É fascinante o sentimento despertado ainda hoje, mesmo para aqueles que não são atraídos pela história antiga de Roma. Deixe-se levar pela emoção despertada e reviva todo o fascínio que o antigo Anfiteatro Flávio causava em todos que o conheciam.

    Ano passado fui neste tour completo. Sou fã de História Antiga, então para mim a realização de um sonho.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito