Bagagem de mão: a sua mala tem as medidas certas?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Bagagem de mão medidas certas

Até há pouco, o controle do tamanho da bagagem de mão era feito no portão de embarque. A partir de agora, o controle passa a ser feito antes de entrar para a área de embarque.

Sabe aquele ponto onde funcionários fazem a leitura óptica do cartão de embarque? Então: é um pouco antes dali.

Bagagem de mão medidas certas

Gabarito de controle de tamanho de bagagem

Por enquanto, funcionários fazem um controle 'educativo': usam o gabarito para mostrar ao passageiro que a mala está fora do tamanho e que isso vai trazer problemas no futuro.

Quanto terminar a fase 'educativa', porém (e essa data vai variar de aeroporto para aeroporto), o passageiro com mala fora do tamanho vai precisar voltar à área de check-in para despachar a bagagem.

Vale a pena pegar uma fita métrica e dar uma conferida para ver se a sua mala passaria no controle.

Mesmo se voltar a gratuitade da mala despachada em todas as tarifas (o Congresso está discutindo o assunto), é provável que muita gente que tenha experimentado a praticidade de viajar só com mala de mão continue evitando despachar bagagem.

As medidas da mala de mão

Bagagem de mão medidas certas

Bagagem de mão: as medidas certas

As cias. aéreas brasileiras unificaram as medidas. A mala de mão permitida a bordo mede até 55 cm de comprimento (incluindo as rodinhas), 35 cm de largura e 25 cm de profundidade.

Aqui existe uma discrepância com relação às medidas aceitas pelas cias. européias. Na Europa, as medidas são 55 cm x 40 cm de largura x 20 cm de profundidade (ou 115 cm na soma das medidas, o que também inclui as malas do padrão brasileiro).

Infelizmente essas malas 'européias' não cabem no gabarito brasileiro, que foi estabelecido para que caibam três malas por compartimento nos aviões mais usados nas rotas nacionais.

As minhas malas aqui em casa já tinham as medidas 'brasileiras'.

E o peso?

Teoricamente, há um limite de 10 kg que pode ser carregado a bordo, somando o peso da mala de mão e o da bolsa/mochila de itens pessoais.

Mas a pesagem ainda não está sendo feita (nem sei se um dia será).

Como acomodar a mala de mão no bagageiro

Bagagem de mão: onde acomodar

O jeito certo de colocar a mala no bagageiro é 'de comprido', com as rodinhas para trás.

Dessa maneira, nos aviões mais usados em rotas domésticas, caberão três malas por compartimento -- nesses aviões, existe espaço para uma mala por pessoa.

E ao posicionar a mala com as rodinhas para trás, ela já fica no jeito de ser puxada pela alça na hora de tirar.

Onde vão as bolsas e mochilas

Bagagem de mão: mochila

É possível subir também com uma bolsa ou mochila pequena. Para que sobre mais espaço nos bagageiros, as cias. aéreas estão orientando para que esses itens pequenos sejam postos embaixo do assento à frente do passageiro.

Se você puser sua mochila no compartimento de bagagem, é bem provável que passe um comissário para tirar de lá e entregar para você enfiar embaixo do banco da frente.

Leia mais:

114 comentários

Maria Macedo
Maria MacedoPermalinkResponder

A TAP limita bagagens de cabine em até 8 kg. Viajei dia 30/04/19 de Paris para Lisboa. Recebi um SMS dizendo

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Não estão pesando para vôos nacionais?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! No portão, ainda não.

Alvaro
AlvaroPermalinkResponder

Quanto as mochilas, se entra no site das companhias diz que é uma mochila de notebook, mas isso fica meio dúbio, pode a mochila com outras coisas dentro, e o que configura uma mochila pequena ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alvaro! Para configurar como segunda peça de bagagem de mão, a mochila precisa caber embaixo do assento à frente. Quando começarem a pesar a bagagem, será preciso que a soma das duas bagagens não ultrapassse 10 kg.

Kel
KelPermalinkResponder

Se a mochila de mão para notebook tiver rodinhas? É uma mochila com alças, mas tem rodinha, eles podem caracterizar como mala e não autorizar pq já estou com a mala de bordo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kel! Se for pequena e conduzida nas costas, não creio que haja problemas.

Armando Nunes Coelho Junior

Se a diferença prometida tivesse sido repassada para os clientes, eu adoraria concordar com as empresas, mas como não foram, sinto falta dos tempos antigos onde tínhamos ao menos uma bagagem para despachar.

Nicole
NicolePermalinkResponder

Olá, comprei minha mala com etiqueta de mala a bordo, mas agora medindo com fita métrica verifiquei que ela tem 55x 36x 23

Jaqueline vieira

Olá pintou uma dúvida tenho viagem marcada dia 6 de agosto comprei a passagem de Florianópolis para Santiago depois vi que foi somente com bagagem de mão ....comprei a bagagem de 23kg porém minha mala é G ..liguei p Latam falaram que se as dimensões não forem 158 linear irei pagar uma taxa de 50 dólares ..gostaria de saber uma mala G corresponde a quanto linear ultrapassa será ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jaqueline! Meça a sua bagagem, é só somar as dimensões de altura, largura e profundidade.

Emanuella Helena Fagundes de Souza

Da pra levar uma média como bagagem de mão?
Se eu for despachar uma caixa, com um computador dentro, me avisaram que corre risco deles abrirem mesmo estando bem embalado, é verdade?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Emanuela! Não dá pra levar uma mala M como mala de mão não. Também não é possível despachar computador, tem que levar a bordo numa bolsa ou mala pequena.

Claudinei N. Pinheiro

Gente amiga as empresas estão se aproveitando do crescimento da população, voltei da Europa hoje, e visitei 3 paises. A Itália é um fervor de gente por onde você anda. O Museu do Vaticano parece o metro de São Paulo. Ai depois que você pagou pela mala de porão vem uma moça pagando de boazinha na fila do embarque do teu voo e te oferece o despacho da mala de mão gratuitamente. Comigo ocorreu isso hoje no voo de Guarulhos para Londrina. Eu respondi obrigado, e que agora não adiantava me oferecer um serviço grátis (eu já havia pago por despacho das malas maiores). Porque eu iria por em risco a integridade da mala de mão que iria ter mais uma chance de estragar no rala rala do trator até voltar na esteira da entrega de bagagem. Infelizmente estamos todos roubados, só a TAP me tomou mais de R$ 1000,00 reais em despacho de malas nessas férias.

Elaine Odineia Benatti Bruno

Comprei uma mala de mão mas ela mede 57cm altura 35 largura e 25 de fundo será que preciso voltar a loja e trocar eu não passo guando eles porém a caixa no aeroporto

Luciane
LucianePermalinkResponder

É insano o que as companhias aereas estão fazendo... Algumas mala tem um tamanho absurdo, mas a minha de bordo, por exemplo, tem 53x38x23... Passaria de boa 114 cm... Passaria!!!
Agora como será o controle com malas de mão???
Vou pra Curitiba em julho, chegarei bem mais cedo pra brigar... Não posso comprar uma mala pra cada destino, sem contar que, alguns sites da minha mala está 53x35x20...
Já reclamei na ANAC, deram uma de Pilatos...

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Bom dia!
Uma coisa não ficou clara para mim... em viagens internacionais, com embarque no galeão, a mala segue o padrão brasileiro (55x35x25) ou internacional (da soma das medidas)?
No site da swiss air as medidas são 55X40X23, minha dúvida é se a regra brasileira se sobrepõe à especificação da cia aérea. Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! A lei brasileira se refere apenas ao peso (10 kg). Cada cia. pode impor suas regras. As cias. brasileiras participantes decidiram pelo formato 55x35x25.

Sérgio Lyrio da Cunha

Bom dia, Bóia. Minha mala tem 115 cm na soma das medidas. Porém as medidas são 55 cm x 40 cm x 20 cm, diferente dos 55 x 35 x 25 para caber na caixa. Gostaria do seu "socorro" habitual, já que as empresas não se manifestaram no tocante à medida linear.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ségio! As empresas brasileiras estão usando a configuraçã 55 x 35 x 25 cm, porque é a que permite acomodar três malas "de comprido" nos modelos mais usados no Brasil.

Marcia Macedo
Marcia MacedoPermalinkResponder

Eu pessoalmente acho um absurdo as companhias aéreas brasileiras adotarem um padrão de mala que impede o uso das principais marcas mundiais - malas boas, conhecidas pelo pouco peso, como as lites da Samsonite e as Rimowa não se enquadram nos novos padrões adotados (todas tem 55x40x20). Parece de novo a estória dos pinos de tomada que o Brasil resolveu adotar um diferente do resto do mundo

Hugo
HugoPermalinkResponder

A Latam, como sempre, está se superando.

Fui embarcar recentemente e a Latam primeiro embarca as prioridades e passageiros com status, depois pessoas com mochilas (que supostamente deveriam ser colocadas embaixo do assento da frente) e por fim pessoas com malas.

O problema é que algumas mochilas são pequenas e outras gigantescas, maiores do que mutias malas. E ao entrarem, todos colocam as mochilas no bagageiro de cima, que está vazio. Ou seja, mesmo quem poderia acomodar embaixo, opta por colocar em cima.

Com isso, quando embarcamos com as malas, já não tem espaço livre. E a solução é despachar as malas, que muitas vezes possuem itens eletrônicos e frágeis.

Até posso aceitar essas novas medidas, que inclusive me impedem de utilizar uma das minhas malas de mão, que tem 57cm de altura, apesar de ser menos larga e profunda do que o padrão adotado. Mas se estou dentro da regra, o mínimo que posso exigir é que eles ofereçam condições para que a mala seja acomodada.

Sidney Florêncio da Costa

Quanta incompetência!
A maioria dos modelos de malas de mão modelo 20” medem (58,42x38,1x24,13) vide marca Sansonite. Tem q ser o padrão internacional tamanho 20”.
Ou milhões de malas serão jogadas no lixo.

Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar