Bagagem de mão: a sua mala tem as medidas certas?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Bagagem de mão medidas certas

Até há pouco, o controle do tamanho da bagagem de mão era feito no portão de embarque. A partir de agora, o controle passa a ser feito antes de entrar para a área de embarque.

Sabe aquele ponto onde funcionários fazem a leitura óptica do cartão de embarque? Então: é um pouco antes dali.

Bagagem de mão medidas certas

Gabarito de controle de tamanho de bagagem

Por enquanto, funcionários fazem um controle 'educativo': usam o gabarito para mostrar ao passageiro que a mala está fora do tamanho e que isso vai trazer problemas no futuro.

Quanto terminar a fase 'educativa', porém (e essa data vai variar de aeroporto para aeroporto), o passageiro com mala fora do tamanho vai precisar voltar à área de check-in para despachar a bagagem.

Vale a pena pegar uma fita métrica e dar uma conferida para ver se a sua mala passaria no controle.

Mesmo se voltar a gratuitade da mala despachada em todas as tarifas (o Congresso está discutindo o assunto), é provável que muita gente que tenha experimentado a praticidade de viajar só com mala de mão continue evitando despachar bagagem.

As medidas da mala de mão

Bagagem de mão medidas certas

Bagagem de mão: as medidas certas

As cias. aéreas brasileiras unificaram as medidas. A mala de mão permitida a bordo mede até 55 cm de comprimento (incluindo as rodinhas), 35 cm de largura e 25 cm de profundidade.

Aqui existe uma discrepância com relação às medidas aceitas pelas cias. européias. Na Europa, as medidas são 55 cm x 40 cm de largura x 20 cm de profundidade (ou 115 cm na soma das medidas, o que também inclui as malas do padrão brasileiro).

Infelizmente essas malas 'européias' não cabem no gabarito brasileiro, que foi estabelecido para que caibam três malas por compartimento nos aviões mais usados nas rotas nacionais.

As minhas malas aqui em casa já tinham as medidas 'brasileiras'.

E o peso?

Teoricamente, há um limite de 10 kg que pode ser carregado a bordo, somando o peso da mala de mão e o da bolsa/mochila de itens pessoais.

Mas a pesagem ainda não está sendo feita (nem sei se um dia será).

Como acomodar a mala de mão no bagageiro

Bagagem de mão: onde acomodar

O jeito certo de colocar a mala no bagageiro é 'de comprido', com as rodinhas para trás.

Dessa maneira, nos aviões mais usados em rotas domésticas, caberão três malas por compartimento -- nesses aviões, existe espaço para uma mala por pessoa.

E ao posicionar a mala com as rodinhas para trás, ela já fica no jeito de ser puxada pela alça na hora de tirar.

Onde vão as bolsas e mochilas

Bagagem de mão: mochila

É possível subir também com uma bolsa ou mochila pequena. Para que sobre mais espaço nos bagageiros, as cias. aéreas estão orientando para que esses itens pequenos sejam postos embaixo do assento à frente do passageiro.

Se você puser sua mochila no compartimento de bagagem, é bem provável que passe um comissário para tirar de lá e entregar para você enfiar embaixo do banco da frente.

Leia mais:

297 comentários

Antônia
AntôniaPermalinkResponder

Gosto de estar bem informada

FLAVIO AMARAL
FLAVIO AMARALPermalinkResponder

o problema são os passageiros que sobem com uma mal e várias sacolas e mochilas (até maiores que muitas malas). a regra dos 10 kilos é a melhor

FELIPE TAVARES

Agora a estratégia das aéreas é selecionar os passageiros por grupos sendo que as pessoas dos últimos grupos são abordadas no embarque dizendo que terão que despachar suas malas (mesmo dentro das medidas) por falta de espaço. Já aconteceu comigo e já vi várias pessoas passarem por isso. O problema é que ao embarcar você encontra muitos bagageiros vazios.

Henrique dos Santos

Fui à Aracaju semana passada e pude ver vários passageiros embarcando com malas fora do padrão no voo da TAM, tanto na ida e na volta. Por outro lado ao chegar e passar na loja da TAM do aeroporto de Guarulhos para remarcar uma passagem, puder ver duas mulheres dando escândalo porque foram impedidas de embarcar, pois suas malas estavam completamente fora do padrão. Melhor respeitar a regra porque o prejuízo é grande ...

Renata
RenataPermalinkResponder

Quem sabe assim as pessoas finalmente entendam o que é uma bagagem de mão... O artigo ficou ótimo, claro e objetivo.

Marcos
MarcosPermalinkResponder

Os comissários deveriam orientar que mochilas são acomodadas a baixo do assento e que são proibidas de serem colocadas nos compartimentos superiores, estes destinadas a penas para malas pois quando entra o restante dos passageiros já não há mais lugares para bagagens. Não se pode esperar da educação do brasileiro e ele desconhece os regulamentos de vôo.

Marcos
MarcosPermalinkResponder

Pra mim, o problema não é o valor cobrado pela mala despachada, apesar de eu achar caro ainda, mas principalmente o tratamento que dão as bagagens dos passageiros.
Apesar de eu não levar nada que quebre na mala, nossas bagagens são jogadas como se fossem um saco de lixo, como se fosse inquebravel.
Não dá pra ficar comprando uma mala nova a cada 3 vôos que se faz ou viajar com uma mala quebrada, rachada, capenga, sem rodas, etc.

Rubia
RubiaPermalinkResponder

O que tem de gente na fila de “sem bagagem” passando livremente com malas de mão na Gol é inacreditável! Deveriam fiscalizar isso.

Neusa
NeusaPermalinkResponder

Já presenciei um passageiro fazer o maior barraco para não tirar a mochila do bagageiro e colocar embaixo do banco. Recusou-se peremptoriamente e não tirou mesmo

Flavia Castro
Flavia CastroPermalinkResponder

Viajei de Nowegian para Londres em abril e no cjeck-in pesaram minha bagagem de mão junto com a bolsa tira-colo que eu usava. Sorte minha que nao passou de 10 kg!

Eliane
ElianePermalinkResponder

Concordo com o Marcos que fala do estrago que fazem nas nossas malas. Nem sempre é o preço. E eu tenho outro inconveniente: levantar 23kg num volume único! Para idosa, isso é muito difícil. Qual a diferença de 2 volumes no total de 23kg?? Os próprios carregadores, ao jogarem as bagagens fariam menos esforço físico. E talvez não estragassem tanto ....

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar