Bagagem de mão: a sua mala tem as medidas certas?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Bagagem de mão medidas certas

Até há pouco, o controle do tamanho da bagagem de mão era feito no portão de embarque. A partir de agora, o controle passa a ser feito antes de entrar para a área de embarque.

Sabe aquele ponto onde funcionários fazem a leitura óptica do cartão de embarque? Então: é um pouco antes dali.

Bagagem de mão medidas certas

Gabarito de controle de tamanho de bagagem

Por enquanto, funcionários fazem um controle 'educativo': usam o gabarito para mostrar ao passageiro que a mala está fora do tamanho e que isso vai trazer problemas no futuro.

Quanto terminar a fase 'educativa', porém (e essa data vai variar de aeroporto para aeroporto), o passageiro com mala fora do tamanho vai precisar voltar à área de check-in para despachar a bagagem.

Vale a pena pegar uma fita métrica e dar uma conferida para ver se a sua mala passaria no controle.

Mesmo se voltar a gratuitade da mala despachada em todas as tarifas (o Congresso está discutindo o assunto), é provável que muita gente que tenha experimentado a praticidade de viajar só com mala de mão continue evitando despachar bagagem.

As medidas da mala de mão

Bagagem de mão medidas certas

Bagagem de mão: as medidas certas

As cias. aéreas brasileiras unificaram as medidas. A mala de mão permitida a bordo mede até 55 cm de comprimento (incluindo as rodinhas), 35 cm de largura e 25 cm de profundidade.

Aqui existe uma discrepância com relação às medidas aceitas pelas cias. européias. Na Europa, as medidas são 55 cm x 40 cm de largura x 20 cm de profundidade (ou 115 cm na soma das medidas, o que também inclui as malas do padrão brasileiro).

Infelizmente essas malas 'européias' não cabem no gabarito brasileiro, que foi estabelecido para que caibam três malas por compartimento nos aviões mais usados nas rotas nacionais.

As minhas malas aqui em casa já tinham as medidas 'brasileiras'.

E o peso?

Teoricamente, há um limite de 10 kg que pode ser carregado a bordo, somando o peso da mala de mão e o da bolsa/mochila de itens pessoais.

Mas a pesagem ainda não está sendo feita (nem sei se um dia será).

Como acomodar a mala de mão no bagageiro

Bagagem de mão: onde acomodar

O jeito certo de colocar a mala no bagageiro é 'de comprido', com as rodinhas para trás.

Dessa maneira, nos aviões mais usados em rotas domésticas, caberão três malas por compartimento -- nesses aviões, existe espaço para uma mala por pessoa.

E ao posicionar a mala com as rodinhas para trás, ela já fica no jeito de ser puxada pela alça na hora de tirar.

Onde vão as bolsas e mochilas

Bagagem de mão: mochila

É possível subir também com uma bolsa ou mochila pequena. Para que sobre mais espaço nos bagageiros, as cias. aéreas estão orientando para que esses itens pequenos sejam postos embaixo do assento à frente do passageiro.

Se você puser sua mochila no compartimento de bagagem, é bem provável que passe um comissário para tirar de lá e entregar para você enfiar embaixo do banco da frente.

Leia mais:

359 comentários

Antônia
AntôniaPermalinkResponder

Gosto de estar bem informada

FLAVIO AMARAL
FLAVIO AMARALPermalinkResponder

o problema são os passageiros que sobem com uma mal e várias sacolas e mochilas (até maiores que muitas malas). a regra dos 10 kilos é a melhor

FELIPE TAVARES

Agora a estratégia das aéreas é selecionar os passageiros por grupos sendo que as pessoas dos últimos grupos são abordadas no embarque dizendo que terão que despachar suas malas (mesmo dentro das medidas) por falta de espaço. Já aconteceu comigo e já vi várias pessoas passarem por isso. O problema é que ao embarcar você encontra muitos bagageiros vazios.

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Aconteceu isso comigo, minha mala estava dentro do tamanho permitido, mesmo assim a comissario falo que tinha que despachar, não houve pagamento adicional, mas me causou transtorno.

Henrique dos Santos

Fui à Aracaju semana passada e pude ver vários passageiros embarcando com malas fora do padrão no voo da TAM, tanto na ida e na volta. Por outro lado ao chegar e passar na loja da TAM do aeroporto de Guarulhos para remarcar uma passagem, puder ver duas mulheres dando escândalo porque foram impedidas de embarcar, pois suas malas estavam completamente fora do padrão. Melhor respeitar a regra porque o prejuízo é grande ...

Renata
RenataPermalinkResponder

Quem sabe assim as pessoas finalmente entendam o que é uma bagagem de mão... O artigo ficou ótimo, claro e objetivo.

Marcos
MarcosPermalinkResponder

Os comissários deveriam orientar que mochilas são acomodadas a baixo do assento e que são proibidas de serem colocadas nos compartimentos superiores, estes destinadas a penas para malas pois quando entra o restante dos passageiros já não há mais lugares para bagagens. Não se pode esperar da educação do brasileiro e ele desconhece os regulamentos de vôo.

Marcos
MarcosPermalinkResponder

Pra mim, o problema não é o valor cobrado pela mala despachada, apesar de eu achar caro ainda, mas principalmente o tratamento que dão as bagagens dos passageiros.
Apesar de eu não levar nada que quebre na mala, nossas bagagens são jogadas como se fossem um saco de lixo, como se fosse inquebravel.
Não dá pra ficar comprando uma mala nova a cada 3 vôos que se faz ou viajar com uma mala quebrada, rachada, capenga, sem rodas, etc.

Rubia
RubiaPermalinkResponder

O que tem de gente na fila de “sem bagagem” passando livremente com malas de mão na Gol é inacreditável! Deveriam fiscalizar isso.

Neusa
NeusaPermalinkResponder

Já presenciei um passageiro fazer o maior barraco para não tirar a mochila do bagageiro e colocar embaixo do banco. Recusou-se peremptoriamente e não tirou mesmo

Flavia Castro
Flavia CastroPermalinkResponder

Viajei de Nowegian para Londres em abril e no cjeck-in pesaram minha bagagem de mão junto com a bolsa tira-colo que eu usava. Sorte minha que nao passou de 10 kg!

Eliane
ElianePermalinkResponder

Concordo com o Marcos que fala do estrago que fazem nas nossas malas. Nem sempre é o preço. E eu tenho outro inconveniente: levantar 23kg num volume único! Para idosa, isso é muito difícil. Qual a diferença de 2 volumes no total de 23kg?? Os próprios carregadores, ao jogarem as bagagens fariam menos esforço físico. E talvez não estragassem tanto ....

ANTONIO SILVA
ANTONIO SILVAPermalinkResponder

Claro que tem muita diferença. Além do peso o grande problema é o volume que a mala ocupa. É lógico que duas malas que pesem juntas 20 quilos não é em hipótese nenhuma melhor que 1 que pese 23. O volume é o que fisicamente impede de caber ou não uma mala nos espaços reservados para ela.

Edson
EdsonPermalinkResponder

Não entendo porque se estou só com uma mochila e nenhuma mala de bordo não posso colocar no bagageiro. Se estivesse com uma mala e mochila concordo q teria q deixar a mochila embaixo do assento. Teoricamente tenho tanto direito de colocar no bagageiro como qualquer outro passageiro com mala de bordo.

Ailton
AiltonPermalinkResponder

Concordo, o direito neste caso é o mesmo.

Jose V Pereira

Concordo com o entendimento do Edson

Dezenita Cipriano Soares

Bom dia, ainda tá em teste as medidas da bolsa de mão? A minha entra nos 115 cm, porém em espessura diferente.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Denezita! No embarque doméstico existem moldes. Se os fiscais solicitarem a sua mala para testar no molde, ela precisa caber no molde para você entrar com ela na sala de embarque.

Eliseu
EliseuPermalinkResponder

Oi, boa tarde! Tenho 3 malas de mão que tem 57cm de comprimento, 56cm, 59cm, fui atrás de comprar malas em minha cidade e na internet, e não encontro 1 mala sequer que seja 55cm ou inferior que seja medida decente que se enquadra nas normas da compania e que seja decente para transportar meus pertences, como fica isso, existe tolerância na medida? Poderei lacrar com fita a minha mala de tecido, para que fique compacta e assim eu possa transportar comigo dentro do avião?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eliseu! Antes do portão de embarque, no aeroporto, haverá funcionários com um molde. Esses funcionários podem pedir que você submeta sua mala ao molde. Se não couber no molde, esses mesmos funcionários têm autoridade para fazer você voltar até o check-in e despachar a sua mala.

Não temos como saber se os funcionários do aeroporto pelo qual você vai passar, no dia e na hora em que você passar, vão pedir para verificar sua mala no molde, nem se vão ter condescendência com alguma diferença de tamanho.

Jaqueline
JaquelinePermalinkResponder

Olá pessoal é a minha primeira vez viajando de avião. Gostaria de saber se posso embarcar com a uma mochila com 10 kilos é uma mala de ombro para notebook, minha mala acabou passando das medidas. Essa mala para o notebook pode ser entendida com a mochila para pertences pessoais, uma vez que a minha mochila tomou o lugar da mala? Kkk To MT confusa.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jaqueline! Se é seu único volume a bordo, não tem problema. O conceito de bolsa ou mochila para pertences vale para o segundo volume, que necessariamente precisa ser pequeno para caber embaixo da poltrona à sua frente. Mas se for o seu único volume, valem as dimensões e peso da mala de mão.

Rui Viana
Rui VianaPermalinkResponder

Reportagem esclarecedora e útil. Outras semelhantes serão bem vindas.

Rita
RitaPermalinkResponder

Bom dia! Parabéns por abordar esse assunto sempre atual. A diferença que tenho observado entre embarcar no Brasil e embarcar em países estrangeiros é que: - fora do Brasil se o funcionário disser que você não vai embarcar com aquele tipo de mala, não tem conversa, você terá que despachar sua bagagem e pagar por isso. No Brasil tem sempre uma conversa ou uma consideração caso a caso ou uma relativização e às vezes quebra-se das regras. Se todos se enquadrarem nas regras não haverá mais problemas. Falta também esclarecimento e padronização .

Ricardo Metran

Como fica no caso da passagem classe executiva?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Veja na tarifa quantas malas você pode despachar de graça. Em termos de bagagem de mão, não deve haver diferença, mas confira nas condições tarifárias.

Jéssica
JéssicaPermalinkResponder

Pra mim ainsa não ficou claro .. eu posso viajar com a bagagem de mão e uma mochila por exemplo?! Ou somente um dos dois?!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jessica! O segundo volume precisa ser pequeno e caber debaixo do assento à sua frente. A cia aérea pode exigir que a soma do peso dos dois volumes seja no máximo 10 kg.

Jefferson Bonadiman

Estou com uma dúvida que está me tirando o sono, tenho uma viagem agendada para Portugal e farei o vôo pela Air France, minha mala "de bordo" é uma Roncato que mede 55x39x22cm. Vi que aqui no Brasil a medida é uma lá fora é outra, gostaria de saber - consigo levar está mala comigo a bordo do avião. Outra dúvida sendo as medidas diferentes as companhias áreas por bom senso trabalham com algum tolerância?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jefferson!

A Air France adotou as medidas brasileiras no nosso mercado:
https://www.airfrance.com.br/BR/pt/local/guidevoyageur/pratique/bagages-cabine-airfrance.htm

Tita
TitaPermalinkResponder

Olha sua medida esta fora dos padrões brasileiros, pois tem 39 de largura, os padrões brasileiros são 55x35x25, para o padrão internacional de 55x40x20 tbm está fora porque tem 22 de profundidade... é tá arriscada essa sua mala, se não for problema pra você compre outra nas medidas de 55x35x20 e evite qualquer problema, senão conte com a sorte, as vezes ela ajuda.

Gerusa
GerusaPermalinkResponder

Obrigada pela matéria, mas tenho uma dúvida, podem me ajudar? Minha mochila de viagem mede 55x30x30 (e não 55x35x25) mas na soma da no mesmo, será que posso usá-la como mala de mão?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gerusa! Funcionários da Abear na porta de embarque (antes do raio-x) podem pedir bagagem dos passageiros para testar no molde. Se não couber no molde, eles têm autoridade para mandar você de volta ao check-in para despachar a mochila. Não temos como saber se os funcionários do aeroporto da sua cidade, no momento que você embarcar, pedirão para testar a sua mala ou não. Também não temos como saber se, caso passe das medidas, eles serão condescendentes ou rígidos.

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Uma mala com tamanho 55x36x23cm na soma chega a 114cm. No entanto, a profundidade ultrapassa 3cm da medida das empresas europeias. Como faz? É válido? Vou ter que despachar?
Outro problema é que você vai pesquisar malas pra comprar e não consigo encontrar nenhuma com menos de 22cm de profundidade.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! As cias. têm moldes. Se requisitarem que a sua mala seja testada no molde e ela não se encaixar, precisará ser despachada.

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Tô indo comprar outra agora. Mais seguro.

jorge
jorgePermalinkResponder

minha mala tem 34 cm na parte de cima e embaixo 37cm. largura de 25 e altura 50cm. será que essa diferença na parte de baixo, proximo das rodinhas, vai dar trabalho? ou os fiscais não vão querer aceitar como mala da mâo ? tou na dúvida.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jorge! Existe um molde a postos antes da sala de embarque. Os fiscais podem pedir para verificar sua mala no molde. Se a sua mala não couber no molde, você pode ter que voltar ao check-in para despachar. É impossível saber se os fiscais vão pedir a sua mala para verificar e, caso não caiba por pouco, se eles vão ser condescendentes ou não.

JOILTON F BRITO

Essa reportagem sobre as malas e suas medidas foram importantes para mim. Pois, é sempre bom você se adequar às novas regras.

marilda
marildaPermalinkResponder

na medida de altura da mala inclui o tamanho da alça, pois entendo que não deve incluir, já que a alça da mala estará fechada quando for colocada no compartimento

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marilda! A medição é feita com a alça arriada.

Franciele Martins oliveira

Vou viajar para o Brasil, ouvi falar que só poderia levar 7 quilos na bagagem de mão ,mas vejo no site 10 quilos. Então posso levar 10 quilos certo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Franciele! Sim.

Aline oliveira

Olá, uma criança de 7 anos pode levar sua mochila como bagagem? Ou por ser criança a mochila dele conta como a terceira bagagem do responsável, já que vou levar mala e uma bolsa?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Ela tem direito a bagagem de mão também.

Ivana
IvanaPermalinkResponder

É verdade que so pode levar mala com as medidas da Anac?
Tenho uma mala com as seguintes medidas:
0,70x 0,55×0,35

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ivana! As medidas são para bagagem de mão levada a bordo. Essa sua mala é para despachar.

Edilene Lima
Edilene LimaPermalinkResponder

Onde está escrito que embaixo do assento da frente é compartimento de bagagem? Porque algumas companhias querem cobrar pela mala de 10 quilos que vai a bordo, no compartimento superior e só o que vai embaixo do assento nao será cobrado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Edilene! São duas cias apenas, as duas estrangeiras, a Norwegian e a JetSmart. Ambas são low-costs e nem atuavam no Brasil antes da lei.

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Olá gostaria de ajuda comprei passagens galeao x paris x Londres x Amsterdã e somente com mala de bordo e mochila.como devo proceder? Em.questão de peso?
Comprei a mala conforme a Anac solicita posso levar uma mochila tamanho normal tbm?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! A segunda peça precisa caber embaixo do assento à sua frente. A soma do peso das duas bagagens não deve exceder 10 kg.

NEMER SARHAN
NEMER SARHANPermalinkResponder

estou encontrando um problema com a mala de mão. Vou fazer um voo na Europa com a Ryanair . A medida da mala desta cia é 55x40x20 enquanto no Brasil é 55x35x25, ou seja, a mala deles é 5cm mais estreita.
o problema é encontrar uma mala pequena no Brasil mais estreita. Alguem sabe quem vende esta mala magrinha? normalmente a gente encontra com 22cm e as padroes brasileiros. ta dificil achar...
Se nao achar, terei que usar mochilas.
interessante é que a Sansonite tem na Europa malas aprovadas pela Ryanair mas aqui eu nao achei

Jorge
JorgePermalinkResponder

Nemer, a Ryanair radicalizou ainda mais e reduziu a bagagem de mão gratuita para 40x20x25cm. Aquele precinho camarada só dá direito a ela.
Caso o passageiro compre o bilhete de “Embarque prioritário e duas malas a bordo” tem direito à mala pequena e mais uma mala adicional (55x40x20) de 10kg.
Só que por esse valor, você também tem direito a uma mala despachada de 20 kg.
Fizemos alguns trechos com eles em 2019 e preferimos pagar esse adicional, para evitar problemas. Houve pelo menos um trecho em que, durante o check in, nos mandaram embarcar com nossas malas pequenas, mas fora do padrão. Dinheiro. Esse é o segredo.
Sugiro que confira todas essas informações diretamente no site da Ryanair.

ANA LUCIA SILVEIRA MARTINHO

Minha mala tem 4cm a mais (contando com as rodinhas) não é aceito?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Lucia! Os fiscais ficam postados antes da sala de embarque. Eles têm um molde. Se eles solicitarem a sua mala para para medir e ela não couber no molde, eles têm autoridade para mandar você de volta ao balcão do check-in para despachar a sua mala.

Não sabemos se os fiscais do seu aeroporto vão parar você, nem se vão deixar passar os 4 cm. No seu lugar, eu compraria o despacho da mala no web check-in, quando é mais barato do que no aeroporto.

Rita
RitaPermalinkResponder

Bom dia! O conteúdo da matéria é muito esclarecedor. Há a venda malas com as medidas adequadas, basta que todos se adaptem. Gostaria de fazer uma observação quanto às mochilas. Muita pessoas embarcam com mochilas enormes (além das malas de bordo) que não cabem abaixo do banco da frente, e são colocadas no compartimento de bagagem, desrespeitando o espaço de outro passageiro. Há também pessoas que colocam sua mala em qualquer bagageiro e senta-se mais atrás, o que para mim é incompreensível. Em minha última viagem de Recife a São Paulo a comissária precisou procurar o dono de uma mochila enorme para dar lugar à mala de uma senhora que embarcou por último. O passageiro estava sentado num dos últimos assentos da aeronave a acabou atrapalhando quem entrava. Mas acredito que com o tempo e, principalmente com medidas educativas todos vão se adaptar.

Solana
SolanaPermalinkResponder

Olá,
Essa mala das fotos é o modelo octolite? Se sim, as dimensões descritos no site (54,9x26,4x37,8) ultrapassam as medidas exigidas pelas cias aéreas (55x35x25). Afinal, ela serve ou não como mala de mão?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Solana! A mala da foto é uma Samsonite que está dentro do padrão.

Verônica
VerônicaPermalinkResponder

Tenho muito receio de utilizar malas no padrão brasileiro (55×35×25) em cias internacionais, como a TAP ou a Ryanair. Parece-me que o Brasil quer sempre ser mais realista que o rei. P q nossas aeronaves têm compartimento para bagagem de mão c tamanhos diferenciados?

Mc
McPermalinkResponder

A pergunta é: "quem fiscaliza os gabaritos?". Sou viajante frequente e um dia decidi que ia andar com uma fita métrica na mochila. Quando o funcionário da G*L veio querer usar o gabarito na minha mala puxei a fita métrica e pedi pra medir o gabarito. Tinha 2cm a menos no comprimento (53cm no lugar de 55). O funcionário alegou que eu medi "por dentro". Refutei que seu eu medisse por fora não faria sentido pois o material do gabarito não pode ser levado em conta, e sim o volume *interno* do mesmo. Ele ficou gaguejando sem ter como responder e foi embora.

Karina Vinhado Guimarães

Olá, minha mala está com 57cm de comprimento, 34cm de largura e 22cm de profundidade. Vou viajar pela Latam em vôo nacional, tem risco de ter que despachar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karina! O que sempre dizemos: no seu aeroporto haverá funcionários da Abear com moldes/gabaritos. Eles podem ou não pedir para verificar a sua mala. Se pedirem a sua mala e ela não couber no molde/gabarito, eles têm autoridade para mandar você despachar a sua mala no check-in.

Elaine S
Elaine SPermalinkResponder

No caso das malas que são estilo bolsa de academia, onde no comprimento é maior e altura menor mas dentro daquelas medidas, eles permitem virar a bolsa para caber no molde?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elaine! Sim.

Débora Anjos
Débora AnjosPermalinkResponder

Olá, primeiramente obrigada pela matéria, estou com uma dúvida tremenda, a mala de bordo da TAP deve medir 55x40x20 cm, sendo que as maiorias das malas tem a profundidade de 23 a 25cm, será que terei problemas com as malas nos padrões brasileiro?

Obrigada !

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Débora! Nos vôos entre Brasil e a Europa você não terá problema.

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Isso acontece porque, na Europa, o 'padrão' mais comum de malas de bordo é esse - 55x40x20, enquanto no Brasil é 55x35x25.

Na prática, as cias. europeias não criam problemas nos vôos originados no Brasil, ou com destino ao Brasil, mas vc pode ter alguma má sorte com algum agente mais encrencado em vôo interno.

Patrícia
PatríciaPermalinkResponder

Minha mala tem 58x42x23
Não acredito que vou ter que comprar outra por causa de 5cm
Será que nesse caso não existe nenhuma tolerância

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia!

Eu não conheço os fiscais que vão estar trabalhando no momento em que você for viajar. Eu não tenho como saber se eles vão pedir para verificar a sua mala. Só o que eu sei é que, se pedirem para verificar sua mala, eles têm autoridade para mandar você voltar ao check-in e despachar. Chegue com antecedência para não perder o vôo por causa disso, o prejuízo será maior do que uma mala nova.

Victor
VictorPermalinkResponder

Oi gostaria me informar se eu tenho uma maquina de cortar cabelo o qual é meu instrumento de trabalho onde eu posso deixar no despacho ou na bagagem de mão?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Victor! Você não pode transportar lâminas na bagagem de mão, mas não há restrições para máquinas.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar