Bagagem de mão: a sua mala tem as medidas certas?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Bagagem de mão medidas certas

Até há pouco, o controle do tamanho da bagagem de mão era feito no portão de embarque. A partir de agora, o controle passa a ser feito antes de entrar para a área de embarque.

Sabe aquele ponto onde funcionários fazem a leitura óptica do cartão de embarque? Então: é um pouco antes dali.

Bagagem de mão medidas certas

Gabarito de controle de tamanho de bagagem

Por enquanto, funcionários fazem um controle 'educativo': usam o gabarito para mostrar ao passageiro que a mala está fora do tamanho e que isso vai trazer problemas no futuro.

Quanto terminar a fase 'educativa', porém (e essa data vai variar de aeroporto para aeroporto), o passageiro com mala fora do tamanho vai precisar voltar à área de check-in para despachar a bagagem.

Vale a pena pegar uma fita métrica e dar uma conferida para ver se a sua mala passaria no controle.

Mesmo se voltar a gratuitade da mala despachada em todas as tarifas (o Congresso está discutindo o assunto), é provável que muita gente que tenha experimentado a praticidade de viajar só com mala de mão continue evitando despachar bagagem.

As medidas da mala de mão

Bagagem de mão medidas certas

Bagagem de mão: as medidas certas

As cias. aéreas brasileiras unificaram as medidas. A mala de mão permitida a bordo mede até 55 cm de comprimento (incluindo as rodinhas), 35 cm de largura e 25 cm de profundidade.

Aqui existe uma discrepância com relação às medidas aceitas pelas cias. européias. Na Europa, as medidas são 55 cm x 40 cm de largura x 20 cm de profundidade (ou 115 cm na soma das medidas, o que também inclui as malas do padrão brasileiro).

Infelizmente essas malas 'européias' não cabem no gabarito brasileiro, que foi estabelecido para que caibam três malas por compartimento nos aviões mais usados nas rotas nacionais.

As minhas malas aqui em casa já tinham as medidas 'brasileiras'.

E o peso?

Teoricamente, há um limite de 10 kg que pode ser carregado a bordo, somando o peso da mala de mão e o da bolsa/mochila de itens pessoais.

Mas a pesagem ainda não está sendo feita (nem sei se um dia será).

Como acomodar a mala de mão no bagageiro

Bagagem de mão: onde acomodar

O jeito certo de colocar a mala no bagageiro é 'de comprido', com as rodinhas para trás.

Dessa maneira, nos aviões mais usados em rotas domésticas, caberão três malas por compartimento -- nesses aviões, existe espaço para uma mala por pessoa.

E ao posicionar a mala com as rodinhas para trás, ela já fica no jeito de ser puxada pela alça na hora de tirar.

Onde vão as bolsas e mochilas

Bagagem de mão: mochila

É possível subir também com uma bolsa ou mochila pequena. Para que sobre mais espaço nos bagageiros, as cias. aéreas estão orientando para que esses itens pequenos sejam postos embaixo do assento à frente do passageiro.

Se você puser sua mochila no compartimento de bagagem, é bem provável que passe um comissário para tirar de lá e entregar para você enfiar embaixo do banco da frente.

Leia mais:

169 comentários

Maria Macedo
Maria MacedoPermalinkResponder

A TAP limita bagagens de cabine em até 8 kg. Viajei dia 30/04/19 de Paris para Lisboa. Recebi um SMS dizendo

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Não estão pesando para vôos nacionais?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! No portão, ainda não.

Alvaro
AlvaroPermalinkResponder

Quanto as mochilas, se entra no site das companhias diz que é uma mochila de notebook, mas isso fica meio dúbio, pode a mochila com outras coisas dentro, e o que configura uma mochila pequena ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alvaro! Para configurar como segunda peça de bagagem de mão, a mochila precisa caber embaixo do assento à frente. Quando começarem a pesar a bagagem, será preciso que a soma das duas bagagens não ultrapassse 10 kg.

Kel
KelPermalinkResponder

Se a mochila de mão para notebook tiver rodinhas? É uma mochila com alças, mas tem rodinha, eles podem caracterizar como mala e não autorizar pq já estou com a mala de bordo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kel! Se for pequena e conduzida nas costas, não creio que haja problemas.

Armando Nunes Coelho Junior

Se a diferença prometida tivesse sido repassada para os clientes, eu adoraria concordar com as empresas, mas como não foram, sinto falta dos tempos antigos onde tínhamos ao menos uma bagagem para despachar.

Nicole
NicolePermalinkResponder

Olá, comprei minha mala com etiqueta de mala a bordo, mas agora medindo com fita métrica verifiquei que ela tem 55x 36x 23

Fabio da Costa

Aconteceu o mesmo comigo sad

Jaqueline vieira

Olá pintou uma dúvida tenho viagem marcada dia 6 de agosto comprei a passagem de Florianópolis para Santiago depois vi que foi somente com bagagem de mão ....comprei a bagagem de 23kg porém minha mala é G ..liguei p Latam falaram que se as dimensões não forem 158 linear irei pagar uma taxa de 50 dólares ..gostaria de saber uma mala G corresponde a quanto linear ultrapassa será ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jaqueline! Meça a sua bagagem, é só somar as dimensões de altura, largura e profundidade.

Nazareth Cristiane Nunis

Geralmente a G corresponde aos 158 cm lineares. Porém, como é grande, cuidado para não enchê-la muito. Pois a capacidade da G é de até 36 kg.

Emanuella Helena Fagundes de Souza

Da pra levar uma média como bagagem de mão?
Se eu for despachar uma caixa, com um computador dentro, me avisaram que corre risco deles abrirem mesmo estando bem embalado, é verdade?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Emanuela! Não dá pra levar uma mala M como mala de mão não. Também não é possível despachar computador, tem que levar a bordo numa bolsa ou mala pequena.

Claudinei N. Pinheiro

Gente amiga as empresas estão se aproveitando do crescimento da população, voltei da Europa hoje, e visitei 3 paises. A Itália é um fervor de gente por onde você anda. O Museu do Vaticano parece o metro de São Paulo. Ai depois que você pagou pela mala de porão vem uma moça pagando de boazinha na fila do embarque do teu voo e te oferece o despacho da mala de mão gratuitamente. Comigo ocorreu isso hoje no voo de Guarulhos para Londrina. Eu respondi obrigado, e que agora não adiantava me oferecer um serviço grátis (eu já havia pago por despacho das malas maiores). Porque eu iria por em risco a integridade da mala de mão que iria ter mais uma chance de estragar no rala rala do trator até voltar na esteira da entrega de bagagem. Infelizmente estamos todos roubados, só a TAP me tomou mais de R$ 1000,00 reais em despacho de malas nessas férias.

Andre L
Andre LPermalinkResponder

Roubo é uma palavra forte. Você pagou por um serviço o preço por ele anunciado. Não houve fraude, so destrinchamento do que antes era vendido de forma casada.

Elaine Odineia Benatti Bruno

Comprei uma mala de mão mas ela mede 57cm altura 35 largura e 25 de fundo será que preciso voltar a loja e trocar eu não passo guando eles porém a caixa no aeroporto

Luciane
LucianePermalinkResponder

É insano o que as companhias aereas estão fazendo... Algumas mala tem um tamanho absurdo, mas a minha de bordo, por exemplo, tem 53x38x23... Passaria de boa 114 cm... Passaria!!!
Agora como será o controle com malas de mão???
Vou pra Curitiba em julho, chegarei bem mais cedo pra brigar... Não posso comprar uma mala pra cada destino, sem contar que, alguns sites da minha mala está 53x35x20...
Já reclamei na ANAC, deram uma de Pilatos...

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Bom dia!
Uma coisa não ficou clara para mim... em viagens internacionais, com embarque no galeão, a mala segue o padrão brasileiro (55x35x25) ou internacional (da soma das medidas)?
No site da swiss air as medidas são 55X40X23, minha dúvida é se a regra brasileira se sobrepõe à especificação da cia aérea. Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! A lei brasileira se refere apenas ao peso (10 kg). Cada cia. pode impor suas regras. As cias. brasileiras participantes decidiram pelo formato 55x35x25.

Sérgio Lyrio da Cunha

Bom dia, Bóia. Minha mala tem 115 cm na soma das medidas. Porém as medidas são 55 cm x 40 cm x 20 cm, diferente dos 55 x 35 x 25 para caber na caixa. Gostaria do seu "socorro" habitual, já que as empresas não se manifestaram no tocante à medida linear.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ségio! As empresas brasileiras estão usando a configuraçã 55 x 35 x 25 cm, porque é a que permite acomodar três malas "de comprido" nos modelos mais usados no Brasil.

Douglas Bruno Oliveira

Boa tarde Sérgio!
Poderia me informar onde comprou sua mala nestas medidas 55x40x20? Está difícil achar neste padrão.
Abs

Marcia Macedo
Marcia MacedoPermalinkResponder

Eu pessoalmente acho um absurdo as companhias aéreas brasileiras adotarem um padrão de mala que impede o uso das principais marcas mundiais - malas boas, conhecidas pelo pouco peso, como as lites da Samsonite e as Rimowa não se enquadram nos novos padrões adotados (todas tem 55x40x20). Parece de novo a estória dos pinos de tomada que o Brasil resolveu adotar um diferente do resto do mundo

Hugo
HugoPermalinkResponder

A Latam, como sempre, está se superando.

Fui embarcar recentemente e a Latam primeiro embarca as prioridades e passageiros com status, depois pessoas com mochilas (que supostamente deveriam ser colocadas embaixo do assento da frente) e por fim pessoas com malas.

O problema é que algumas mochilas são pequenas e outras gigantescas, maiores do que mutias malas. E ao entrarem, todos colocam as mochilas no bagageiro de cima, que está vazio. Ou seja, mesmo quem poderia acomodar embaixo, opta por colocar em cima.

Com isso, quando embarcamos com as malas, já não tem espaço livre. E a solução é despachar as malas, que muitas vezes possuem itens eletrônicos e frágeis.

Até posso aceitar essas novas medidas, que inclusive me impedem de utilizar uma das minhas malas de mão, que tem 57cm de altura, apesar de ser menos larga e profunda do que o padrão adotado. Mas se estou dentro da regra, o mínimo que posso exigir é que eles ofereçam condições para que a mala seja acomodada.

Sidney Florêncio da Costa

Quanta incompetência!
A maioria dos modelos de malas de mão modelo 20” medem (58,42x38,1x24,13) vide marca Sansonite. Tem q ser o padrão internacional tamanho 20”.
Ou milhões de malas serão jogadas no lixo.

Andre L
Andre LPermalinkResponder

As malas Samsonite para o mercado europeu tem 55 X 40 X 20.

Paulo
PauloPermalinkResponder

Quem for fazer viagens aéreas domésticas pelo Japão deve tomar cuidado, algumas companhias tem a dimensão de bagagem em 45cm x 35cm x 20cm e com peso de 10kg, um centímetro ou grama a mais é problema, não tem perdão.

Vanessa Peixoto

Olá, Bóia!
Comprei uma passagem da TAP pra Paris e vi no site que o limite da mala de mão são 8Kg. Se pela regra brasileira o peso máximo são 10Kg, a companhia pode estipular um limite menor?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! A TAP permite 8 kg na maleta de mão e mais 2 kg numa bolsa de artigos pessoais. A soma está dentro da legislação brasileira.

IOLANDA SANTOS DE CASTRO

Pode viajar com a mala de rodinha para colocar no bagageiro e outra pequena para colocar em baixo dos pés? Totalizando 2.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Iolanda! A bagagem debaixo do assento em frente tem que ser uma bolsinha ou mochilinha pequena.

Francisco
FranciscoPermalinkResponder

A minha opinião é que como estão cm tolerância zero com as malas de bordo do tipo passou 1 cm pra cá mais 1 cm pra lá, não posicionou a mala virada pra Meca então tem que pagar pra despachar, tudo bem, mas tolerância zero também com os horários de voo. Atrasou alguns minutos cabe a empresa compensar o passageiro seja de forma voluntária ou então por meio judicial.

Aline
AlinePermalinkResponder

Olá, Bóia!
Você saberia informar como está a fiscalização para os mochilões como bagagem de mão nos vôos domésticos? Praticamente todos os mochilões tem a medida de comprimento maior de 55cm, no entanto as medidas acabam sendo menores que 35cm de largura e 25cm profundidade. Será que todos os mochilões fora desse padrão terão necessariamente que ser despachados?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Se houver medição pelo padrão e não couber, vai precisar ser despachada.

Andre L
Andre LPermalinkResponder

O problema prático do mochilão é que ele só combina com outros mochilões no mesmo compartimento. Com os compartimentos abarrotados, o mochilão tem de ir posicionado longitudinalmente, e aí só cabe mais uma mala "de lado", se não tiver largua máxima, e 2 mochilas ou bolsas pequenas. E já lota o compartimento.

Igor Lamy
Igor LamyPermalinkResponder

Vocês acham que uma mala de mão nesses padrões para um casal mais uma criança de 4 anos é tranquilo para uma viagem à Europa no Réveillon?

A verdade é que os preços não caíram com a medida e passagens com malas despachadas estão bem mais caras.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Igor! Você pode comprar uma passagem com bagagem despachada e as outras duas sem. Ou comprar as três na tarifa sem bagagem e comprar uma bagagem despachada à parte para um dos passageiros.

ANA PAULA
ANA PAULAPermalinkResponder

Vou pra Europa, gostaria de saber se as medidas das malas de mão serão daqui ou de lá? Vou pegar 3 vôos de um país para outro, em todos eu terei que despachar as malas, já que as medidas são diferentes? Ex: Brasil p/ Paris e Paris p/ Lisboa(2 malas de 32 quilos? Medidas de malas de mão menores? De Lisboa vou pra Amsterdã e depois venho pro Brasil. São 3 países e vôos em aeroportos diferentes. Tô sem saber como fazer!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Paula! Não acredito que ainda haja cias. que transportem malas de 32 kg para a Europa, incluídas ou não. Pense numa mala de até 23 kg no máximo e compre passagens que incluam um volume. Para a bagagem de mão, procure as regras de cada cia. em seus sites, a regra é por cia. aérea, não é por país -- não existe esse tipo de regulamentação em países europeus. Se você levar como mala de mão uma bolsa com até 8 kg de peso poderá subir em qualquer avião.

Andre L
Andre LPermalinkResponder

Malas acima de 25kg pagam excesso de peso, por serem pesadas demais, em praticamente todas as cias. aéreas, e essa taxa é elevada. O motivo é a saúde ocupacional dos funcionários que transportam as bagagens. 25kg é considerado o limite antes de a atividade se tornar insalubre demais (daí as etiquetas heavy para indicar procedimentos adicionais ou até 2 pessoas manipulando a mala).

Fab
FabPermalinkResponder

Na bagagem despachada tem peso certo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fab! Sim. Normalmente até 23 kg por volume, mais do que isso paga excesso. Mas a regulação é de cada cia. aérea.

Ferdinanda Nodari

Oii, gostaria de saber se é possível levar uma bagagem de mão e mais uma mochila? não apenas um ou outro. Obg

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ferdinanda! Sim, a mochila tem que ser pequena e caber embaixo do assento.

Luciana Garcia

Olá, vou fazer uma viagem com meu esposo e dois filhos, eles tem 7 e 9 anos, as crianças também tem direito a bagagem de mão como adultos? No caso eu poderei levar 4 malas de mão sendo uma para cada, é isso? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Exatamente.

Marcia Macedo
Marcia MacedoPermalinkResponder

Olá, agora em julho irei para a Escócia e Irlanda pela British. Minhas malas seguem o padrão brasileiro, tanto para bagagem de mão como despachada. Porém, irei fazer um voo entre Glasgow e Dublin pela Aer Lingus - aérea para a qual fui direcionada pesquisando no site da British -, com passagem comprada no site da empresa irlandesa. Infelizmente, no dia em que comprei, não observei direito o tamanho da bagagem de mão, só o peso - 7kg - mas pelo que me recordo era menor (algo como 40x 30x20, por aí). O problema é que não consigo mais acessar o site da empresa, acho o site no Google mas quando tento acessar dá erro (aparece a mensagem 403 Forbidden). Sei que o voo ainda existe porque é possível compra-lo pelo site da British, mas lá mandam consultar o site da Aer Lingus para ver os limites de bagagem. Duas dúvidas: devo ficar preocupada em não conseguir viajar se não consigo acessar o site da empresa, inclusive para check-in? Vocês sugerem um meio para eu verificar essa questão da bagagem? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia!

Esse site é especializado no assunto:
https://www.mybaggage.com/shipping/airlines/aer-lingus-baggage-allowance/

O Skyscanner também tem um guia:
https://www.skyscanner.net/news/cabin-luggage-guide-hand-baggage-sizes-and-weight-restrictions

Marcia Macedo
Marcia MacedoPermalinkResponder

Muito obrigada. Vocês são o máximo!!!

Giliane
GilianePermalinkResponder

Sabe me dizer se a TAP realmente está pesando as bagagens de mão para voo internacionais?Pois estou com uma mala de 9kg e uma mochila de 3kg.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Giliane! Podem pesar se você precisar passar no balcão de check-in.

Samuel Manske Machado

Olá!

Minha mala tem 56cm x 20cm x 36cm será que podem complicar? No linear fica dentro dos 115cm... obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Samuel! Acredito que sim.

Samuel Machado

Resolvi comprar mala que fica nas especificações, se desse azar de não estar nas regras teria que gastar 240 entre ida e volta pra despachar kkkkk
Obg pelo retorno. Muito bom seu site.

Nayara
NayaraPermalinkResponder

Ahhh Claudiney! Por favor! Não queira de achar pq foi p Europa e dizer que tudo no Brasil é uma bosta...isso é feio hein!?...tudo é igual! Vou sempre p Europa e é a mesma coisa, pedem para despachar a bagagem sem custo algum ;P
Essa gente que gosta de comparar Brasil é F...

Mario César Dias Muniz

Apetrechos e usos e costumes regionais como chimarrão deveriam serem permitido, principalmente e vôo internacionais, não pode.os levar sequer a bomba na bagagem de mão, erva mate então não pode ser confundida com droga e desviaram uma mala como fizeram comigo em uma viajem a Cancun

Jessica
JessicaPermalinkResponder

Cada companhia também tem as especificações da mochila/bolsa de mão ?

Larissa
LarissaPermalinkResponder

Procure por malas da Sestini. Uma das mais baratas atende essas medidas

Rui
RuiPermalinkResponder

O controle de peso e tamanho está cada vez maior. O despacho de bagagem nos EUA e Europa são automatizados. Você mesmo pesa e despacha e o computador é rigoroso. Ele não cobra todo excesso de peso.
Viajei pela Norewegian agora para Londres. O serviço é muito bom mas para manter os custos são rigorosos no peso de malas despachadas e cabine. No Galeão pesei mochila e mala de cabine. Total máximo 10kg

Eder Kleim Goulart

Eu normalmente usava como mala de mão a minha mochila da Oakley, aquela grande que tem 3 "pinos" atrás. Acho que as medidas dela ultrapassam pouca coisa as medidas oficiais da mala de mão, porque ela é um pouco "gordinha". A minha dúvida é: com as novas rergas eu consigo embarcar numa boa? Eles estão medindo as mochilas também e as considerando como malas de mão?
Outra coisa: existe alguma mala de rodinha padrão universal e que possa ser usada nos voos brasileiros e internacionais low cost, ou seja, 55x35x20?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eder! Nas low-costs o mais importante é o peso. No Brasil se a sua mochila não couber no medidor ela não será embarcada.

Mary Elza Penna

Acho uma sacanagem ter que colocar a mochila embaixo do banco, pessoas mais altas acabam tendo que viajar com as pernas numa posição desconfortável perigando ficar com dor na coluna, por que ficam sem poder se mexer
A obrigação ,é das companhias aéreas ,darem o mínimo de comodidade para seu cliente, uma vez que estão vivendo desse comércio

Vanice ferraz
Vanice ferrazPermalinkResponder

Gostaria de saber a medida padrão para a malinha de animais domésticos que podem ir na cabine junto com o dono.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanice! Cada cia. terá suas regras, consulte as regras nos sites das cias.

Monique
MoniquePermalinkResponder

A mala de bordo para voo internacional pode ser 55x40x20 cm, ou a soma dos lados 115cm é isso?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Monique! A regulamentação 55x40x20 é das cias. aéreas brasileiras. Cada cia. tem autonomia para determinar as medidas. Normamente, dentro desses 115 cm não há problema em vôos com aéreas estrangeiras.

Naty
NatyPermalinkResponder

No caso de mochila, sem a mala.. Tem que medir tbm ? E pode levar a mochila mas uma bolsa de mão?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nati! Dentro das medidas e do peso, a mochila pode ir no lugar da mala sim. A segunda bolsa vira o acessório.

Bruna
BrunaPermalinkResponder

Boa tarde, uma pergunta nas medidas das malas tem de se medir com rodas ou sem rodas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruna! Com rodas.

Mara C Sarmento

Olá muito bom teu texto.
Queria saber o seguinte : se comprei uma passagem plus da Gol, diz que tem direito a despachar uma bagagem de 23kg. Mas além disso posso levar uma mala pequena e uma bolsa a bordo ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mara! Pode sim, claro!

Simone
SimonePermalinkResponder

Olá Boia! Excelentes informações. Estou indo para Itália pela TAP, dia 18 de julho (próximo) e vou somente com bagagem de mão e uma mochila com coisas pessoais e gostaria de saber se caso eu tiver uma mala para despachar ou um isopor no que eles chamam de bagagem de porão, eu pagarei algum valor ou somente se ultrapassar determinado peso? Até quantos kilos eu despacho da Europa sem pagar? Ou pagarei uma taxa...?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Ola, Simone! Se você comprar o despacho de uma mala, esta mala despachada poderá pesar até 23 kg.

Éure
ÉurePermalinkResponder

Comprei a passagem Pluss ,com direito a 25kl ,minha tem q mede nessa nova caixa também?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Éure! Se você vai despachar a bagagem, tem apenas que estar no peso permitido pela sua tarifa.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar