Bagagem de mão: a sua mala tem as medidas certas?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Bagagem de mão medidas certas

Até há pouco, o controle do tamanho da bagagem de mão era feito no portão de embarque. A partir de agora, o controle passa a ser feito antes de entrar para a área de embarque.

Sabe aquele ponto onde funcionários fazem a leitura óptica do cartão de embarque? Então: é um pouco antes dali.

Bagagem de mão medidas certas

Gabarito de controle de tamanho de bagagem

Por enquanto, funcionários fazem um controle 'educativo': usam o gabarito para mostrar ao passageiro que a mala está fora do tamanho e que isso vai trazer problemas no futuro.

Quanto terminar a fase 'educativa', porém (e essa data vai variar de aeroporto para aeroporto), o passageiro com mala fora do tamanho vai precisar voltar à área de check-in para despachar a bagagem.

Vale a pena pegar uma fita métrica e dar uma conferida para ver se a sua mala passaria no controle.

Mesmo se voltar a gratuitade da mala despachada em todas as tarifas (o Congresso está discutindo o assunto), é provável que muita gente que tenha experimentado a praticidade de viajar só com mala de mão continue evitando despachar bagagem.

As medidas da mala de mão

Bagagem de mão medidas certas

Bagagem de mão: as medidas certas

As cias. aéreas brasileiras unificaram as medidas. A mala de mão permitida a bordo mede até 55 cm de comprimento (incluindo as rodinhas), 35 cm de largura e 25 cm de profundidade.

Aqui existe uma discrepância com relação às medidas aceitas pelas cias. européias. Na Europa, as medidas são 55 cm x 40 cm de largura x 20 cm de profundidade (ou 115 cm na soma das medidas, o que também inclui as malas do padrão brasileiro).

Infelizmente essas malas 'européias' não cabem no gabarito brasileiro, que foi estabelecido para que caibam três malas por compartimento nos aviões mais usados nas rotas nacionais.

As minhas malas aqui em casa já tinham as medidas 'brasileiras'.

E o peso?

Teoricamente, há um limite de 10 kg que pode ser carregado a bordo, somando o peso da mala de mão e o da bolsa/mochila de itens pessoais.

Mas a pesagem ainda não está sendo feita (nem sei se um dia será).

Como acomodar a mala de mão no bagageiro

Bagagem de mão: onde acomodar

O jeito certo de colocar a mala no bagageiro é 'de comprido', com as rodinhas para trás.

Dessa maneira, nos aviões mais usados em rotas domésticas, caberão três malas por compartimento -- nesses aviões, existe espaço para uma mala por pessoa.

E ao posicionar a mala com as rodinhas para trás, ela já fica no jeito de ser puxada pela alça na hora de tirar.

Onde vão as bolsas e mochilas

Bagagem de mão: mochila

É possível subir também com uma bolsa ou mochila pequena. Para que sobre mais espaço nos bagageiros, as cias. aéreas estão orientando para que esses itens pequenos sejam postos embaixo do assento à frente do passageiro.

Se você puser sua mochila no compartimento de bagagem, é bem provável que passe um comissário para tirar de lá e entregar para você enfiar embaixo do banco da frente.

Leia mais:

272 comentários

Diógenes
DiógenesPermalinkResponder

Minha mala pequena tem 35 cm no topo, mas chega aos 40 cm na base. É uma marrom da Lansay.

Monique
MoniquePermalinkResponder

Vou viajar com a Tap e tive a desagradável surpresa de ver que o gabarito é diferente (55x40x20). Tive que ir atrás de uma mala com essas medidas, não sei se as internacionais pegaram carona nas fiscalizações e prefiro não arriscar pagar uma fortuna no portão de embarque, vez que viajarei apenas com mala de mão.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Monique! Na verdade o que importa na TAP (e em muitas cias.) é a soma das medidas. Precisa ser 115 cm. Tanto faz se for 55x40x20 ou 55x35x25.

Monique
MoniquePermalinkResponder

Percebi isso, Boia. No entanto, no guichê da empresa no aero de SSA há um medidor de bagagens realmente mais estreito. Testei minha mala em outro voo que fiz anteriormente e não coube.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Monique! Os gabaritos agora são padronizados, vêm da Abear.

Catia Belinda Maia de Carvalho

Abear só controla as empresas aereas brasileiras. Eles mesmos falaram isso.

Ronaldo
RonaldoPermalinkResponder

Boa tarde. Desculpe a intromissão, mas estou vivendo esse dilema hoje! Acabo de ligar para a TAP e a informação foi de que se um dos lados estiver fora do padrão, não serve. Independentemente da soma dos lados. Ou seja, 55 x 35 x 22 = 112 cms, não serve. me aconselham a arriscar com essas medidas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ronaldo! Essa é uma posição oficial e deve ser respeitada por isso. Por outro lado, este tuíte da TAP, publicado ontem, fala em soma das dimensões:

https://twitter.com/tapairportugal/status/1125431836291813376

Carregue e leve com você no seu celular.

Eu acredito que se eles estivessem implicando com bagagem de mão que esteja dentro das normas brasileiras haveria muita gente reclamando nos blogs e redes sociais.

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Preste atenção, que o peso da TAP é 8 kg e não 10 kg.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! Se o embarque for no Brasil, dá para levar 10 kg, porque vale a nossa legislação.

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Me lasquei. Comprei uma mala Echolac no final do ano passado em uma rede de lojas de malas porque a vendedora me garantiu que era do tamanho "oficial", só que ela tem 55 x 38,5 x 22, ou seja, tem 3,5 cm de largura a mais do que o permitido. Paguei caro - queria uma mala mais barata mas a vendedora foi bem persuasiva - e agora vou ter que comprar outra. Isso que dá ir na conversa de vendedor...

Tania Rodrigued

Item pessoal uma bolsa com as seguintes medidas 45cmx35x20 que colocarei em baixo da poltrona e para uma viajem internacional essas medidas são aceitas pela Emireites ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tania! Esta é a página oficial da Emirates com as medidas:

https://www.emirates.com/us/english/before-you-fly/baggage/cabin-baggage-rules.aspx

Claus Kruger
Claus KrugerPermalinkResponder

Sou a favor da fiscalização, levando em conta que muitas pessoas abusam no tamanho das malas de mão, porém vejo alguns problemas:
1. Estes gabaritos para medir as malas não têm certificação alguma. Como que eu posso confiar que as medidas estão corretas? Vou ter que levar uma fita métrica pra garantir? No aeroporto do Galeão o IPEM já disse que estas caixas são irregulares.
2. Ouvi algumas pessoas dizendo que a mala precisa entrar com folga no gabarito, senão você já é enviado para o despacho, o que já parece má-fé das empresas ou de quem fiscaliza.

FREDSON FERRAZ DOS SANTOS

Na verdade sua mala passou, 0,5 cm (meio centímetro) do tamanho total permitido. Lembrando, que por enquanto a fase é instrutiva. Ainda não é regra!!!

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Minha mala vermelha é uma Samsonite tem medidas de: 55x40x20. Eu gosto muito dela és práctica y sólida.

JOSE AURELIO ALVES JUNIOR

Tenho problema de circulação na perna e preciso de espeço, como viajo sempre a trabalho com mochila coloco no bagageiro, neste caso sou obrigado a retirar a mochila do compartimento?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José Aurélio! Coloque em cima e avise o comissário quando passar.

Anne Silveira
Anne SilveiraPermalinkResponder

Vendo malas,e sempre e uma confusão. Muitas vezes os clientes não confiam nas informações. Como posso conseguir um gabarito com as medidas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anne! O gabarito é da Abear. Os funcionários estão a postos antes da barreira de controle de passagens -- se quiser, você pode ir ao aeroporto com os seus modelos de mala de mão e testar no gabarito deles.

Romeu Bernabe filho

Viagem Curitiba Cuiabá, ida passei medidas feita Curitiba legal dentro padrão, Guarulhos já queriam despachar mas bati o pé passei. Volta tive despachar em Cuiabá agora em Guarulhos passou tudo legal. Assim cada cabeça uma sentença, cada aeroporto uma norma e viva o Brasil quando viajar se prepare você não vai ter nenhuma segurança

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Romeu! Agora todos os aeroportos terão o mesmo gabarito. E em caso de conexão você estará dentro da área de embarque, não precisará passar por nenhum outro medidor.

Fátima Ribeiro

Notem que na Emirates o peso da mala de mão não pide ultrapassar 7kg. Mas tem uma exceção pros brasileiros. "Note: For all flights departing from Brazil, customers can carry up to 10 kgkilograms of cabin baggage."

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fátima! É porque a mesma lei brasileira que permitiu a cobrança por bagagem despachada obrigou as cias. aéreas a aceitarem bagagem de mão de até 10 kg.

Catia Belinda Maia de Carvalho

Na ida, saindo do Brasil, é permitido 10k. E na volta, saindo de outro pais? Tambem vai ser 10k?
A medida da mala de mão da Emirates é diferente do gabarito que tem no aeroporto. Então qual seguir? A permitida pela Anac ou a permitida pela Emirates?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Catia! O molde não é da Anac, é das cias. integrantes da Abear. O que a Anac regula é o peso que deve ser transportado a bordo gratuitamente (10 kg). Vale seguir as medidas anunciadas pelas cias.

marilia gama
marilia gamaPermalinkResponder

Nao é so voos saindo ou chegando no Brasil que pode 10kg de bagagem de mao. Voei pela Vueling na Espanha e é permitido 10 kg.

Zélia
ZéliaPermalinkResponder

Olá eu gostaria de saber se posso embarcar para a Europa com uma mala de mão e uma mochila pequena . Sem precisa despachar bagagem

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zélia! O total não pode passar de 10 kg, e você não pode subir com cremes, líquidos ou aerosol em embalagens contendo mais de 100 ml.

KATIA CRISTINA DE ANDRADE

Olá. Eu sempre viajo com uma mochila vermelha que é mais estreita que esse tipo de mala. Será que se eu colocar no bagageiro vai dar problema? Acho que até cabe nós pés mas não tenho certeza. No final do ano irei pra NZ pela Qatar e depois air new Zealand e na volta com a aerolíneas argentinas e agora? Estou com receio.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Katia! Esse controle é feito nos vôos domésticos. Nos vôos internacionais haverá menos bagagem de mão do que nos domésticos, porque menos passageiros conseguem viajar apenas com uma malinha pequena. Sempre é possível colocar a mochila no bagageiro; se estiver lotado é que o comissario vai pedir para colocar no chão.

Nulimar de Moraes

Caro Ricardo. Como as rodinha são removíveis costumo retirá-las antes do vôo não para burlar a determinação das Companias mas para melhor acomodação no compartimento.Há algum erro nesse procedimento?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nulimar! Quem responde é A Bóia. Acredito que não tenha problema não, o que interessa é caber no gabarito.

Luteka
LutekaPermalinkResponder

Tenho uma mala de bordo da Swisswin que, se for contar os centímetros lineares, fica abaixo destas medidas. Eles deveriam considerar isto, como fazem empresas que voam p/ o exterior. A minha tem 55 + 37 + 19,5 = 111,5 cm ...
enquanto a nova determinação fala que a mala de bordo tem que ter 55 + 35 + 25 (115 cm lineares).
Portanto, apesar de ser 2cm mais larga que a da exigência, ganha na profundidade e no total linear. Podem rever isto?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luteka! A gente não tem influência nessa política, mas é bastante provável que tenham optado por essas medidas porque elas permitem acomodar três malas por compartimento nos aviões mais usados em rotas domésticas no Brasil. O problema é a largura, mesmo.

Daniel
DanielPermalinkResponder

Não há nada de educativo em Brasília, Viajei dia 27/4/19 para Fortaleza e sempre usei uma bolsa com rodinhas dentro das medidas mas esses funcionários me informaram que não poderia entrar com minha mala pois é do tipo meia lua, ainda que tivesse com peso e medidas corretas, me mandaram despachar as bagagens, na TAM após muito argumentar com o coitado do funcionário, ele resolveu não cobrar, é uma vergonha o que fazem com o consumidor brasileiro, aí quando vou embarcar pediram para minhas esposa despachar gratuitamente a mal e de mão dela pois o avião estava cheio, sinceramente, é um desrespeito.

Maria das Graças

Há anos publico post falando sobre usar bagagem de cabine para incentivar a viajar "leve". Hoje ainda volto com roupas que não uso. E fico longe do limite do peso permitido. Na última viagem à França minha mala pesava 6kg.
Uso o direito de usar uma sacola de mão onde coloco remédios, livro, carregador celular, etc.e.
No Brasil ultimamente as empresas tem incentivando o despacho da mala de bordo sem custo. Não aceito. É um direito que não abro mão.
É uma liberdade sair do avião rapidamente sem espera.

Luisa
LuisaPermalinkResponder

Olá, sempre viajei com mala de mão, mas minha mala é uma sacola com rodinhas, então ela não tem dimensões muito exatas, por ser flexível. Medindo as partes mais largas, fica dentro da soma das medidas que era exigida antes, 115cm. Mas ela não tem as mesmas medidas de uma mala P comum; a minha é mais estreita e mais alta, ocupa até menos espaço no bagageiro. Será que vão criar problema? Procurei aqui mas não achei uma pergunta sobre isso.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luisa! Ela precisa caber no gabarito e tem que poder ser acomodada "de comprido" no compartimento de bagagem. A questão da soma das medidas é usada por cias. estrangeiras, as nacionais padronizaram. O mais importante é que um dos lados não seja mais largo que 55 cm e o outro, 35 cm.

Lucia
LuciaPermalinkResponder

Agora as normas para bagagem de mão sempre se referem a uma mala de rodinhas, de formato verticalizado. Mas a minha não é assim nem é de rodinhas, e seu formato é na horizontal, embora esteja dentro das medidas. Ou seja: tem 50cm de LARGURA e 35 de ALTURA , com 25 de profundidade. Tem problema?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucia! Pela sua descrição, cabe no gabarito, sim. (Mas quando puder, experimente trocar por uma malinha de rodinhas. É um super upgrade para todas as suas viagens.)

Valéria Guimarães de Macedo

Infelizmente entre as vendicas no Brasil existe diferença nas medidas até pq as próprias companhias divergiram nessas medicas.

Fernanda Marques de andrade

Até quantos kls deve ter a mochila que vou levar embaixo do acento?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Teoricamente, a soma do peso das duas bagagens (maleta + mochila) deveria ser no máximo 10 kg. Mas não estão pesando (ainda) não.

Mauricio
MauricioPermalinkResponder

Tenho malas rígidas Samsonite com medidas 55x40x20. Estas malas são produzidas na Bélgica. Servem ou não ? Tem alguma tolerância? O padrão brasileiro não está exagerado ? Abandono a mala ? Quem vou processar ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mauricio! Aparentemente esse padrão europeu não cabe no gabarito nacional. Os 35 cm de largura são determinados para acomodar três malas por compartimento nos aviões mais usados nas rotas nacionais.

Elisa Barros
Elisa BarrosPermalinkResponder

Fazem anos que sempre viajo com uma mochila de rodinhas a bordo, porque quando chego ao destino é mais prático colocá-la nas costas quando pego transporte público, do que ficar arrastando. Aí medi e ela é mais alta, apesar de mais estreita e mais "magrinha". Pelo visto vou ser obrigada a abandoná-la né? Pergunta: em vôos internacionais, para a Europa, mas que pegamos a ponta doméstica (moro em BH então dificilmente meu vôo sairá daqui) qual é a regra válida?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elisa! Nos trechos nacionais a regra será a nacional.

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Na Europa, a medida-limite mais comum é 55X40X20. A brasileira recém-padronizada é mais estreita e mais espessa.

Anacleto Gonçalves Berghella

Duvida malas despachadas qual é o peso máximo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anacleto! 23 kg por volume nas cias. nacionais e na maioria das estrangeiras. Muitas tarifas permitem o despacho de uma mala sem pagamento extra. Pode-se despachar quantos volumes quiser, pagando por eles.

Milton
MiltonPermalinkResponder

Com relação ao peso serão 8 ou 10 kg?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Milton! No Brasil, 10 kg. Mas por enquanto não estão pesando.

Lucia
LuciaPermalinkResponder

Prezada(o) Bóia... ? Grata pela atenção e pelas informações importantes. ?

RODRIGO LACERDA

Essa mochila pequena seria a equivalente a uma mochila escolar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! Qualquer mochila com porte de bolsa. Aquele mochilão de mochileiro precisa ser despachado.

Neia
NeiaPermalinkResponder

Ola. Vou para Europa e fazer um tur por lá gostaria de saber as regras de bagagem de mão. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Neia! Não existe legislação. Cada cia. tem as suas regras. Normalmente são aceitas a bordo malas em que a soma das dimensões dê 115 cm. O peso varia de 7 a 10 kg. Consulte a regra da sua tarifa.

Daniel
DanielPermalinkResponder

Sim, vão criar, aconteceu comigo, vide comentário acima

Moacir da Rosa

Infelizmente, ao menos no Afonso Pena(CWB), não é apenas instrutiva, tive que pagar R$ 120,00 por uma bagagem que não entrou totalmente no gabarito.

Leonardo
LeonardoPermalinkResponder

Vou fazer um trekking na Europa com uma mochila de 55x30x25, já com as alças presas, a principio cabe no gabarito. Será que embarco sem problemas?

Não quero despachar e correr o risco de ter a bagagem extraviada pois não terei tempo para esperar ela chegar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leonardo! Cabe no gabarito das brasileiras, e não excede os 115 cm das estrangeiras. Mas tem que ver se não vão controlar o peso. Provavelmente vão te pedir para pesar no check-in.

Tereza Cristina S Frota terezafrota36@gmail.com

Viajei assim como vc pretende ir, deu certo demais. Foi em setembro passado. Nem mediram e nem pesaram e eu estava dentŕo do peso e medidas atuais.

karina
karinaPermalinkResponder

Olá, primeiramente parabéns pelo site, adoro... Estou embarcando para Paris na próxima semana, somente com mala de mão, porém a minha mede 58 x 35x 23, será que terei problema?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karina! É possível que tenha sim, infelizmente.

Luisa
LuisaPermalinkResponder

Obrigada! Infelizmente me parece que essa regra só serve para atrapalhar. Se não é a regra internacional, então por quê, né?

Cacilda almeida Diegues

Boa noite!Me tirem uma dúvida por favor.Minha mala mede:55 de largurax35 de comprimento e 25 de profundidade.É aceita nas medidas ao contrário?fico no aguardo.obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cacilda! Sim.

Ricardo Lacerda

Mês que vem irei fazer uma viajem à Europa e para não ter que me preocupar com isso (até acho que minha mala passaria como de mão) optei por comprar passagens com tarifas com bagagem despachada. Tanto pela TAP (nos voos intercontinentais) quanto pela Vueling (num trecho Barcelona - Paris)

julio bertoso
julio bertosoPermalinkResponder

lembrando que essas medidas de 55x35x25 já é com todos os acessórios já incluídos na medida, como pezinhos e alças nas laterais e na parte superior, na minha viagem agora em 29 de abril tive o desgosto de ver minha bagagem ser despachada e receber ela no destino final quase destruída, a mala em si tem essas medidas, porém não contei com alças e pés laterais e o gabarito não entrou isso foi na Latam, quando adentrei na aeronave fiquei mais indignado ainda, sem nenhum exagero tinham malas muito maiores e largas do que a minha impossível de ter passado no gabarito. nem entre eles tem padrão de gabarito, quando cheguei ao meu destino campo grande, vi um gabarito dando sopa e fui medir novamente e por ironia a caixa entrou com facilidade, só que dava para perceber que era diferente a caixa, como confiar num negócio desses e ainda fui questionar uma funcionária da empresa sobre o acontecido, então meus queridos a dica é comprem a mala com folga de medidas, eles vão fazer de tudo para que as malas sejam despachadas e você desembolse 120 reais lá na hora.

marilia gama
marilia gamaPermalinkResponder

Alguém ja teve a curiosidade de medir esses gabaritos? Meu voo é internacional e não terei a oportunidade mas seria aconselhável viajar com uma fita métrica e medir.

JuMorales
JuMoralesPermalinkResponder

Se essas medidas do gabaritos são pra acomodação nos voos nacionais, estão medindo também para o embarque internacional? Vou viajar pela América Airlines e minha mala tem 37 de largura, porém 2 centímetros a menos na profundidade, ela cabe no gabarito da Gol, por exemplo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ju! Se não couber no gabarito e você não for pegar nenhum trecho nacional, mostre que a sua passagem é internacional e está fora da jurisdição da Abear.

Pablo Marques
Pablo MarquesPermalinkResponder

Boa noite Bóia, Gostaria de saber a fonte dessa informação relativa à TAP, pois estou com o mesmo problema. Não encontrei no site da TAP a informação de que o que importa é a soma das medidas, como tem no site da Azul por exemplo. Outra coisa, essa informação é válida apenas para vôos que têm o Brasil como origem ou destino? Meu vôo é de Estocolmo para Lisboa.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pablo! Internacionalmente o padrão é sempre a soma das medidas.

Lu-Levy ajando

Bom dia tripulaçao! Vale um comentário com relação à Ryanair. A regra mudou e a bagagem de mão permitida agora é apenas a que cabe embaixo da poltrona. Malas pequenas só podem sr embarcadas por quem comprou o embarque prioritário e a largura da mala é de até 20cm (ou seja, menor que a grande maioria das malas). Muito cuidado ao comprar passagens com Ryanair, pois as regras costumam ser super restritivas. Grande abraço.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Olá vou para o Brasil. Posso levar uma bagagem de 8 kilos na cabine . A minha pergunta é : posso levar um mala qualquer com as medidas recomendada ou só pode ser uma mochila?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Pode ser mochila, sim.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Bóia, que marca é essa malinha vermelha do post?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Samsonite.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Tb pode ser uma mala pequena certo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Sendo do tamanho ou menor do que as medidas, está valendo.

Eliane
ElianePermalinkResponder

Por favor, vc sabe se tem como despachar bagagem maior pela Ryanair? Ou se tem algum guarda volumes em Edimburgo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eliane! Pagando, você pode despachar quanto você quiser. Selecione a tarifa que dá direito a bagagem despachada ou acrescente bagagem à tarifa comprada.

Leonardo Martins de Araujo

Olá Boia!
Farei uma viagem para Europa no final de maio. Na hora de comprar a mala, fui pouco atento e acebei comprando uma mala de mão com as seguintes medidas 49x35x21. Terei alguns vôos Low Cost pela Ryanair e Volotea. Vc acha que este 1cm a mais na largura, pode me trazer problemas durante a viagem? Não quero pagar a fortuna que eles cobram pra despachar a bagagem! Obrigado e parabéns pelo blog! Adoro tudo o que leio! Forte abraço, Leonardo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leonardo! Consulte os sites das cias. européias pelas quais você vai voar. Cada uma tem sua regra. A Ryanair está inclusive mais restritiva do que era.

Lu-Levy ajando

Oi Leonardo, Acabei de fazer uma viagem com a Ryanair entre Madri e Canárias. Para poder levar a mala, adicione na sua tarifa o "Embarque Prioritario" - custa uns 10 ou 12 Euros por pessoa. A tarifa normal com a Ryanair agora só permite levar uma pequena bolsa ou mochila que caiba em baixo da poltrone. A minha mala de mao tinha mais de 20 cm de profundidad também, mas comprando esse "Embarque Prioritario" nao tive problemas. Já para quem estava com a tarifa normal, estavam medindo e pesando até o ar que as pessoas respiram (rsrs). Boa viagem!

Virginia
VirginiaPermalinkResponder

Alguém sabe se a TAP possui incluso o item pessoal (bolsa ou mochila) para passagens compradas com saída ou chegada do brasil?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Virginia! Sim.

Simone Sousa Coelho

Foi muito útil essas informações.
Obrigada

Marcio Manoel
Marcio ManoelPermalinkResponder

Olá Bóia! Você sabe dizer se houve alguma mudança em relação à cortesia para carrinhos de bebê. Vou viajar pela Gol em voo nacional, minha filha tem 02 anos e precisa do carrinho para ir até a porta da aeronave. Continuará a cortesia para despachar o carrinho sem custos? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcio! O site da Gol menciona que dá para despachar o carrinho gratuitamente:

https://www.voegol.com.br/pt/informacoes/viaje-sem-duvidas/bagagem-de-mao-e-despachada-ate-19-06-17

Talvez dê para despachar no portão de embarque (mas pelo que eu entendi das regras, um dos pais perderia o direito de levar uma mala a a bordo).

Joao Giannasi
Joao GiannasiPermalinkResponder

Primeiro o kit de primeiros socorros pra carro. Depois a tomada de 3 pinos. Agora isso. Incrível como o Brasil anda na contra-mão dos padrões mundiais. Tenho 2 RIMOWA de bordo que agora não servirão pra mais nada. ????????????

Marcia Macedo
Marcia MacedoPermalinkResponder

Absurdo completo. Eu tenho uma cosmolite da Samsonite que também não serve mais

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar