Bagagem de mão medidas certas

Bagagem de mão: a sua mala tem as medidas certas?

Até há pouco, o controle do tamanho da bagagem de mão era feito no portão de embarque. A partir de agora, o controle passa a ser feito antes de entrar para a área de embarque.

Sabe aquele ponto onde funcionários fazem a leitura óptica do cartão de embarque? Então: é um pouco antes dali.

Bagagem de mão medidas certas

Vale a pena pegar uma fita métrica e dar uma conferida para ver se a sua mala passaria no controle.

As medidas da mala de mão

Bagagem de mão medidas certas

As cias. aéreas brasileiras unificaram as medidas. A mala de mão permitida a bordo mede até 55 cm de comprimento (incluindo as rodinhas), 35 cm de largura e 25 cm de profundidade.

Aqui existe uma discrepância com relação às medidas aceitas pelas cias. européias. Na Europa, as medidas são 55 cm x 40 cm de largura x 20 cm de profundidade (ou 115 cm na soma das medidas, o que também inclui as malas do padrão brasileiro).

Infelizmente essas malas ‘européias’ não cabem no gabarito brasileiro, que foi estabelecido para que caibam três malas por compartimento nos aviões mais usados nas rotas nacionais.

Minha mala não é exatamente desse tamanho. Será que passa?

Bagagem de mão medidas certas

Todos os dias aparece alguém aqui fazendo a mesma pergunta: “minha mala mede um tiquinho a mais na largura ou na altura, será que passa?”.

A resposta é: se houver fiscais na porta da sala de embarque, se esses fiscais pedirem para testar sua mala no molde e se a sua mala não couber no molde, os fiscais podem mandar você de volta até o check-in para despachar a sua bagagem.

E o peso?

Teoricamente, há um limite de 10 kg que pode ser carregado a bordo, somando o peso da mala de mão e o da bolsa/mochila de itens pessoais.

Mas a pesagem ainda não está sendo feita (nem sei se um dia será).

Como acomodar a mala de mão no bagageiro

Bagagem de mão: onde acomodar

O jeito certo de colocar a mala no bagageiro é ‘de comprido’, com as rodinhas para trás.

Dessa maneira, nos aviões mais usados em rotas domésticas, caberão três malas por compartimento — nesses aviões, existe espaço para uma mala por pessoa.

E ao posicionar a mala com as rodinhas para trás, ela já fica no jeito de ser puxada pela alça na hora de tirar.

Onde vão as bolsas e mochilas

Bagagem de mão: mochila

É possível subir também com uma bolsa ou mochila pequena. Para que sobre mais espaço nos bagageiros, as cias. aéreas estão orientando para que esses itens pequenos sejam postos embaixo do assento à frente do passageiro.

Se você puser sua mochila no compartimento de bagagem, é bem provável que passe um comissário para tirar de lá e entregar para você enfiar embaixo do banco da frente.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    390 comentários

    Viagem Curitiba Cuiabá, ida passei medidas feita Curitiba legal dentro padrão, Guarulhos já queriam despachar mas bati o pé passei. Volta tive despachar em Cuiabá agora em Guarulhos passou tudo legal. Assim cada cabeça uma sentença, cada aeroporto uma norma e viva o Brasil quando viajar se prepare você não vai ter nenhuma segurança

      Olá, Romeu! Agora todos os aeroportos terão o mesmo gabarito. E em caso de conexão você estará dentro da área de embarque, não precisará passar por nenhum outro medidor.

    Vendo malas,e sempre e uma confusão. Muitas vezes os clientes não confiam nas informações. Como posso conseguir um gabarito com as medidas?

      Olá, Anne! O gabarito é da Abear. Os funcionários estão a postos antes da barreira de controle de passagens — se quiser, você pode ir ao aeroporto com os seus modelos de mala de mão e testar no gabarito deles.

    Tenho problema de circulação na perna e preciso de espeço, como viajo sempre a trabalho com mochila coloco no bagageiro, neste caso sou obrigado a retirar a mochila do compartimento?

      Olá, José Aurélio! Coloque em cima e avise o comissário quando passar.

    Minha mala vermelha é uma Samsonite tem medidas de: 55x40x20. Eu gosto muito dela és práctica y sólida.

    Na verdade sua mala passou, 0,5 cm (meio centímetro) do tamanho total permitido. Lembrando, que por enquanto a fase é instrutiva. Ainda não é regra!!!

    Sou a favor da fiscalização, levando em conta que muitas pessoas abusam no tamanho das malas de mão, porém vejo alguns problemas:
    1. Estes gabaritos para medir as malas não têm certificação alguma. Como que eu posso confiar que as medidas estão corretas? Vou ter que levar uma fita métrica pra garantir? No aeroporto do Galeão o IPEM já disse que estas caixas são irregulares.
    2. Ouvi algumas pessoas dizendo que a mala precisa entrar com folga no gabarito, senão você já é enviado para o despacho, o que já parece má-fé das empresas ou de quem fiscaliza.

    Me lasquei. Comprei uma mala Echolac no final do ano passado em uma rede de lojas de malas porque a vendedora me garantiu que era do tamanho “oficial”, só que ela tem 55 x 38,5 x 22, ou seja, tem 3,5 cm de largura a mais do que o permitido. Paguei caro – queria uma mala mais barata mas a vendedora foi bem persuasiva – e agora vou ter que comprar outra. Isso que dá ir na conversa de vendedor…

    Vou viajar com a Tap e tive a desagradável surpresa de ver que o gabarito é diferente (55x40x20). Tive que ir atrás de uma mala com essas medidas, não sei se as internacionais pegaram carona nas fiscalizações e prefiro não arriscar pagar uma fortuna no portão de embarque, vez que viajarei apenas com mala de mão.

      Olá, Monique! Na verdade o que importa na TAP (e em muitas cias.) é a soma das medidas. Precisa ser 115 cm. Tanto faz se for 55x40x20 ou 55x35x25.

      Percebi isso, Boia. No entanto, no guichê da empresa no aero de SSA há um medidor de bagagens realmente mais estreito. Testei minha mala em outro voo que fiz anteriormente e não coube.

      Olá, Monique! Os gabaritos agora são padronizados, vêm da Abear.

      Abear só controla as empresas aereas brasileiras. Eles mesmos falaram isso.

      Bóia e Monique, a TAP está permitindo levar o item pessoal a bordo, além da bagagem de mão, nas rotas Brasil-Portugal? No site deles a informação é de que nos vôos que transitam pelos EUA seria 8kg bagagem de mão + 2kg item pessoal, porém nos vôos da América do Sul seria somente 10kg da bagagem de mão. Achei muito estranho, imagina não poder entrar uma bolsa feminina ou uma mochila pequena, mas fico com medo de ter que pagar pra despachar (caríssimo) no portão de embarque

      Olá, Marcel! A TAP faz parte da Abear. Acredito que valha a mesma política. Até hoje não apareceu ninguém aqui reclamando.

      Boa tarde. Desculpe a intromissão, mas estou vivendo esse dilema hoje! Acabo de ligar para a TAP e a informação foi de que se um dos lados estiver fora do padrão, não serve. Independentemente da soma dos lados. Ou seja, 55 x 35 x 22 = 112 cms, não serve. me aconselham a arriscar com essas medidas?

      Olá, Ronaldo! Essa é uma posição oficial e deve ser respeitada por isso. Por outro lado, este tuíte da TAP, publicado ontem, fala em soma das dimensões:

      https://twitter.com/tapairportugal/status/1125431836291813376

      Carregue e leve com você no seu celular.

      Eu acredito que se eles estivessem implicando com bagagem de mão que esteja dentro das normas brasileiras haveria muita gente reclamando nos blogs e redes sociais.

      Olá, Marcia! Se o embarque for no Brasil, dá para levar 10 kg, porque vale a nossa legislação.

    Minha mala pequena tem 35 cm no topo, mas chega aos 40 cm na base. É uma marrom da Lansay.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito