Bagagem de mão medidas certas

Bagagem de mão: a sua mala tem as medidas certas?

Até há pouco, o controle do tamanho da bagagem de mão era feito no portão de embarque. A partir de agora, o controle passa a ser feito antes de entrar para a área de embarque.

Sabe aquele ponto onde funcionários fazem a leitura óptica do cartão de embarque? Então: é um pouco antes dali.

Bagagem de mão medidas certas

Vale a pena pegar uma fita métrica e dar uma conferida para ver se a sua mala passaria no controle.

As medidas da mala de mão

Bagagem de mão medidas certas

As cias. aéreas brasileiras unificaram as medidas. A mala de mão permitida a bordo mede até 55 cm de comprimento (incluindo as rodinhas), 35 cm de largura e 25 cm de profundidade.

Aqui existe uma discrepância com relação às medidas aceitas pelas cias. européias. Na Europa, as medidas são 55 cm x 40 cm de largura x 20 cm de profundidade (ou 115 cm na soma das medidas, o que também inclui as malas do padrão brasileiro).

Infelizmente essas malas ‘européias’ não cabem no gabarito brasileiro, que foi estabelecido para que caibam três malas por compartimento nos aviões mais usados nas rotas nacionais.

Minha mala não é exatamente desse tamanho. Será que passa?

Bagagem de mão medidas certas

Todos os dias aparece alguém aqui fazendo a mesma pergunta: “minha mala mede um tiquinho a mais na largura ou na altura, será que passa?”.

A resposta é: se houver fiscais na porta da sala de embarque, se esses fiscais pedirem para testar sua mala no molde e se a sua mala não couber no molde, os fiscais podem mandar você de volta até o check-in para despachar a sua bagagem.

E o peso?

Teoricamente, há um limite de 10 kg que pode ser carregado a bordo, somando o peso da mala de mão e o da bolsa/mochila de itens pessoais.

Mas a pesagem ainda não está sendo feita (nem sei se um dia será).

Como acomodar a mala de mão no bagageiro

Bagagem de mão: onde acomodar

O jeito certo de colocar a mala no bagageiro é ‘de comprido’, com as rodinhas para trás.

Dessa maneira, nos aviões mais usados em rotas domésticas, caberão três malas por compartimento — nesses aviões, existe espaço para uma mala por pessoa.

E ao posicionar a mala com as rodinhas para trás, ela já fica no jeito de ser puxada pela alça na hora de tirar.

Onde vão as bolsas e mochilas

Bagagem de mão: mochila

É possível subir também com uma bolsa ou mochila pequena. Para que sobre mais espaço nos bagageiros, as cias. aéreas estão orientando para que esses itens pequenos sejam postos embaixo do assento à frente do passageiro.

Se você puser sua mochila no compartimento de bagagem, é bem provável que passe um comissário para tirar de lá e entregar para você enfiar embaixo do banco da frente.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    390 comentários

    Infelizmente entre as vendicas no Brasil existe diferença nas medidas até pq as próprias companhias divergiram nessas medicas.

    Agora as normas para bagagem de mão sempre se referem a uma mala de rodinhas, de formato verticalizado. Mas a minha não é assim nem é de rodinhas, e seu formato é na horizontal, embora esteja dentro das medidas. Ou seja: tem 50cm de LARGURA e 35 de ALTURA , com 25 de profundidade. Tem problema?

      Olá, Lucia! Pela sua descrição, cabe no gabarito, sim. (Mas quando puder, experimente trocar por uma malinha de rodinhas. É um super upgrade para todas as suas viagens.)

    Olá, sempre viajei com mala de mão, mas minha mala é uma sacola com rodinhas, então ela não tem dimensões muito exatas, por ser flexível. Medindo as partes mais largas, fica dentro da soma das medidas que era exigida antes, 115cm. Mas ela não tem as mesmas medidas de uma mala P comum; a minha é mais estreita e mais alta, ocupa até menos espaço no bagageiro. Será que vão criar problema? Procurei aqui mas não achei uma pergunta sobre isso.

      Olá, Luisa! Ela precisa caber no gabarito e tem que poder ser acomodada “de comprido” no compartimento de bagagem. A questão da soma das medidas é usada por cias. estrangeiras, as nacionais padronizaram. O mais importante é que um dos lados não seja mais largo que 55 cm e o outro, 35 cm.

    Há anos publico post falando sobre usar bagagem de cabine para incentivar a viajar “leve”. Hoje ainda volto com roupas que não uso. E fico longe do limite do peso permitido. Na última viagem à França minha mala pesava 6kg.
    Uso o direito de usar uma sacola de mão onde coloco remédios, livro, carregador celular, etc.e.
    No Brasil ultimamente as empresas tem incentivando o despacho da mala de bordo sem custo. Não aceito. É um direito que não abro mão.
    É uma liberdade sair do avião rapidamente sem espera.

    Não há nada de educativo em Brasília, Viajei dia 27/4/19 para Fortaleza e sempre usei uma bolsa com rodinhas dentro das medidas mas esses funcionários me informaram que não poderia entrar com minha mala pois é do tipo meia lua, ainda que tivesse com peso e medidas corretas, me mandaram despachar as bagagens, na TAM após muito argumentar com o coitado do funcionário, ele resolveu não cobrar, é uma vergonha o que fazem com o consumidor brasileiro, aí quando vou embarcar pediram para minhas esposa despachar gratuitamente a mal e de mão dela pois o avião estava cheio, sinceramente, é um desrespeito.

    Tenho uma mala de bordo da Swisswin que, se for contar os centímetros lineares, fica abaixo destas medidas. Eles deveriam considerar isto, como fazem empresas que voam p/ o exterior. A minha tem 55 + 37 + 19,5 = 111,5 cm …
    enquanto a nova determinação fala que a mala de bordo tem que ter 55 + 35 + 25 (115 cm lineares).
    Portanto, apesar de ser 2cm mais larga que a da exigência, ganha na profundidade e no total linear. Podem rever isto?

      Olá, Luteka! A gente não tem influência nessa política, mas é bastante provável que tenham optado por essas medidas porque elas permitem acomodar três malas por compartimento nos aviões mais usados em rotas domésticas no Brasil. O problema é a largura, mesmo.

    Caro Ricardo. Como as rodinha são removíveis costumo retirá-las antes do vôo não para burlar a determinação das Companias mas para melhor acomodação no compartimento.Há algum erro nesse procedimento?

      Olá, Nulimar! Quem responde é A Bóia. Acredito que não tenha problema não, o que interessa é caber no gabarito.

    Olá. Eu sempre viajo com uma mochila vermelha que é mais estreita que esse tipo de mala. Será que se eu colocar no bagageiro vai dar problema? Acho que até cabe nós pés mas não tenho certeza. No final do ano irei pra NZ pela Qatar e depois air new Zealand e na volta com a aerolíneas argentinas e agora? Estou com receio.

      Olá, Katia! Esse controle é feito nos vôos domésticos. Nos vôos internacionais haverá menos bagagem de mão do que nos domésticos, porque menos passageiros conseguem viajar apenas com uma malinha pequena. Sempre é possível colocar a mochila no bagageiro; se estiver lotado é que o comissario vai pedir para colocar no chão.

    Olá eu gostaria de saber se posso embarcar para a Europa com uma mala de mão e uma mochila pequena . Sem precisa despachar bagagem

      Olá, Zélia! O total não pode passar de 10 kg, e você não pode subir com cremes, líquidos ou aerosol em embalagens contendo mais de 100 ml.

    Notem que na Emirates o peso da mala de mão não pide ultrapassar 7kg. Mas tem uma exceção pros brasileiros. “Note: For all flights departing from Brazil, customers can carry up to 10 kgkilograms of cabin baggage.”

      Olá, Fátima! É porque a mesma lei brasileira que permitiu a cobrança por bagagem despachada obrigou as cias. aéreas a aceitarem bagagem de mão de até 10 kg.

      Na ida, saindo do Brasil, é permitido 10k. E na volta, saindo de outro pais? Tambem vai ser 10k?
      A medida da mala de mão da Emirates é diferente do gabarito que tem no aeroporto. Então qual seguir? A permitida pela Anac ou a permitida pela Emirates?

      Olá, Catia! O molde não é da Anac, é das cias. integrantes da Abear. O que a Anac regula é o peso que deve ser transportado a bordo gratuitamente (10 kg). Vale seguir as medidas anunciadas pelas cias.

      Nao é so voos saindo ou chegando no Brasil que pode 10kg de bagagem de mao. Voei pela Vueling na Espanha e é permitido 10 kg.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito