Cusco e Machu Picchu mais perto do Rio de Janeiro e de Foz do Iguaçu (via Bolívia!)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Machu Picchu

Machu Picchu

Rio-Cusco e Foz do Iguaçu-Cusco via Bolívia

A cia. aérea boliviana Amaszonas (o nome é um trocadilho de "Amazonas" com "a mais zonas" em espanhol) iniciou duas rotas diretas ao Brasil:

Escrita assim, essa notícia não traz muito impacto: Santa Cruz de la Sierra, a capital financeira do país, é um destino de viajantes de negócios. Na Bolívia, os destinos que interessam ao turista brasileiro são La Paz e o Salar de Uyuni.

Mas veja o que está por trás disso: á partir de agora, essas também são as rotas mais diretas do Brasil a Cusco. Em vez de fazer conexão em Lima (onde é preciso passar pela imigração, pegar as malas, trocar de terminal no aeroporto), a conexão é em Santa Cruz de la Sierra, o hub da Amaszonas.

Em Santa Cruz você fica na área de trânsito internacional, sem perrengues. Você só vai passar pela imigração em Cusco (que recebe pouquíssimos vôos internacionais), e as malas vão direto para lá. Por falar em malas, todas as passagens da Amaszonas incluem uma mala de até 23 kg, mesmo na tarifa mais econômica.

As rotas Rio de Janeiro-Cusco e Foz do Iguaçu-Cusco certamente foram criadas para atender aos turistas de outros continentes que fazem o circuito básico da América do Sul, economizando uma parada em Lima.

Mas essas rotas são muito bem-vindas para cariocas que queiram ir direto a Cusco, Vale Sagrado e Machu Picchu, sem turistar em Lima.

E abrem também uma possibilidade muito interessante para todos os brasileiros: por que não combinar Foz do Iguaçu e Machu Picchu, duas maravilhas do continente, na mesma viagem?

Rio de Janeiro-Cusco via Santa Cruz

Cusco

Cusco

Os vôos de ida são operados toda segunda, quarta e sexta:

  • Rio de Janeiro-Cusco
    • Saída Rio: 6h20
    • Chegada Santa Cruz: 8h30*
    • Saída Santa Cruz: 9h30*
    • Chegada Cusco: 10h10*

Os vôos de volta acontecem terça, quinta e domingo:

  • Cusco-Rio de Janeiro
    • Saída Cusco: 17h30*
    • Chegada Santa Cruz: 20h05*
    • Saída Santa Cruz: 21h10*
    • Chegada Rio de Janeiro: 1h20

*Horários locais. Diferença de fuso: Bolívia -1h, Peru -2h

Foz do Iguaçu-Cusco via Santa Cruz

Moray

Moray, Vale Sagrado

Os vôos de ida decolam toda segunda, quarta e sexta:

  • Foz do Iguaçu-Cusco
    • Saída Foz do Iguaçu: 5h
    • Chegada Santa Cruz: 6h*
    • Saída Santa Cruz: 9h30*
    • Chegada Cusco: 10h10*

Os vôos de volta são operados toda terça, quinta e domingo:

  • Cusco-Foz do Iguaçu
    • Saída Cusco: 17h30*
    • Chegada Santa Cruz: 20h05*
    • Saída Santa Cruz: 22h45*
    • Chegada Foz do Iguaçu: 1h50

*Horários locais. Diferença de fuso: Bolívia -1h, Peru -2h

E a vacina contra febre amarela?

O Peru (ainda) não exige certificado internacional de vacinação contra febre amarela de brasileiros, mas a Bolívia exige.

A pergunta é: será que a Amaszonas vai exigir o certificado de brasileiros que passarem pela Bolívia apenas em conexão, sem sair da área internacional?

Quando a conexão é na Colômbia ou no Panamá, as cias. aéreas deixam embarcar sem o certificado, se o destino final do passageiro for um país que não exija a vacina.

É provável que a Amaszonas siga o mesmo caminho. Mas enquanto não tivermos certeza, é melhor só comprar essa rota se você tiver o certificado ou puder se vacinar até 10 dias do embarque.

Leia sobre como se vacinar contra febre amarela e emitir o certificado internacional.

Leia mais sobre os destinos:

8 comentários

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Pelo que eu entendi não têm tambem esta rota a partir de São Paulo , certo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilherme! Não. A Amaszonas já voou entre Assunção e Campinas, mas a rota foi descontinuada.

CICERO EZEQUIEL FILHO

Qual o preço das passagens ida e volta?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cicero! Passagens aéreas têm preço variável de acordo com a data da viagem e da reserva. Clique nos links em azul ou entre no site da Amaszonas e você fará cotação para a data em que pode viajar.

Ediana
EdianaPermalinkResponder

O preço está muito bom mas tenho receio de comprar por não conhecer a Amaszonas. Ela é confiável? Está há muito tempo no mercado? Vc sabe dizer?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ediana! Começou a voar em 2000, e em 2012 passou a ser a única linha aérea da Bolívia. É privada. Em 2015 comprou o espólio da BQB uruguaia.

Raul
RaulPermalinkResponder

Excelente postagem, bem elucidativa e informativa, parabéns!

Acerca do certificado internacional de vacinação contra febre amarela de brasileiros que passarem pela Bolívia apenas em conexão, sem sair da área internacional, entrei em contato com a empresa e obtive a seguinte resposta:

"Quanto a sua consulta do cartão de vacinação internacional contra a febre amarela, informamos que é um requisito para todos os passageiros que entram no país do Brasil e Paraguai, se o seu voo é para Cusco e conexão na Bolívia o cartão de febre amarela não é um requisito."

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Obrigada, Raul!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar