A Bóia

#VnV 15 anos: você lembra a primeira vez que acessou o Viaje na Viagem?

A Bóia

Dia 30 de dezembro o Viaje na Viagem completa 15 anos no ar. (Quer saber como tudo começou? No aniversário de 10 anos do blog eu contei a história inteira.)

Vamos comemorar os 15 anos ao longo do ano que vem. (Tem coisa boa vindo por aí.)

E desta vez eu queria contar a história do Viaje na Viagem a partir de depoimentos dos leitores — ou “trips”, como a gente dizia antigamente (uma abreviatura de “tripulantes” criada pelo Wander, um leitor — ou trip — do Recife).

Durante as próximas semanas, vamos fazer enquetes em torno de temas definidos.

O tema de hoje: você lembra quando foi a primeira vez que entrou no Viaje na Viagem? Consegue lembrar ano?

Foi pelo Google? Foi indicação de alguém? Ou caiu aqui via Facebook ou Instagram?

Essa primeira vez deixou alguma impressão especial? Ou você só foi perceber o que era o Viaje na Viagem depois de repetidas visitas?

Nas próximas enquetes outros temas vão ser propostos.

Conta pra gente! E muito obrigado por compartilhar a sua história com o Viaje na Viagem!

118 comentários

A minha primeira vez no VnV foi em 2008. Estava procurando no Google informações para uma viagem de travessia dos Lagos Andinos, com Santiago e Buenos Aires. Só posso dizer que, após está leitura, nunca mais viajei sem antes consultar o “meu manual de viagem favorito”!! O VnV é minha leitura antes, durante e depois das viagens!! Vida longa!!

Foi em 2007 nas minhas primeiras férias na empresa onde trabalho voando de milhas De Varig para o último destino que ela voou na Europa – Frankfurt. De lá fui para Munich, Praga e Berlin. Eu precisava encontrar com amigas do trabalho em Amsterdam mas de trem era muito demorado. Digitei como ir de Berlin para Amsterdam e achei o post “De Berlin para aluna da Mira”. Nunca conheci a Mira mas conheci tanta gente maravilhosa que nunca mais sai do blog – e encontro com eles pelo mundo ❤️

Puxa, faz tempo, desde os tempos do blog, daquelas gostosas briguinhas sobre trem X avião e tal. Estes conteúdos se misturaram e ajudaram a formatar meu mundo viagem. Obrigada!!!!

Não lembrava quando o site tinha sido lançado, mas sou frequentadora dessas páginas desde o começo!! Te acompanhava tbm pela revista época e tinha hábito de rasgar e guardar a página qdo o destino me interessava.

Mas meu 1o contato com VnV foi antes até do site… em março de 1999, milênio passado… kkk com o livro “Viaje na viagem – livro de auto-ajuda (ainda com hífen) para turistas”. E como ainda o tenho aqui, além da data exata, me fez lembrar que foi presente de aniversário do ex-marido q continuava e continua sendo amigo querido.
Amo o texto de abertura que permanece atualíssimo: “Toda viagem é uma extravagância. (…) Mesmo assim, viajamos.”
Vida longa ao VnV e às nossas viagens !!! Parabéns!!

Foi em 2005, quando li a coluna do Riq na Época, “Xongas”, onde ele anunciou que iria fazer a Expedição Pé-na Areia pelo litoral brasileiro. Aí conheci e passei a acompanhar o VnV – que ainda era no zip.net!

Conheci o Viaje na Viagem antes de o Viaje na Viagem existir. Quer dizer, não estou falando do livro “Postais por Escrito” nem do “Freire’s”, mas, sim, da coluna “Xongas”, no finado Jornal da Tarde. Logo curti o estilo de escrever daquele cara de quem eu nunca tinha ouvido falar até então. Segui religiosamente lendo a coluna três vezes por semana, até seu fim, em 2002 — ou foi início de 2003? Não acompanhei muito a coluna que se seguiu na revista Época, apenas ocasionalmente. Nem lembro de como ou quando fiquei sabendo do blog Viaje na Viagem. Não deve ter sido muito depois de seu início. Possivelmente foi em meados de 2005, quando adquiri o hábito de entrar quase todos os dias em vários blogs. Mais tarde, coloquei todos em um leitor de RSS, que chegou a ter problemas para mostrar o conteúdo do VnV naquele turbulento período no portal da Abril. Sinto falta dos textos reminiscentes da “Xongas”, que chegaram a pipocar aqui e ali no VnV. Não por acaso, sou membro-fundador da Avivixe (Associação das Viúvas e Viúvos de Xongas Eternamente). Foi neste ambiente que conheci amigos em ConVnVenções. Saudades de todos eles, inclusive!

Lembro sim. Foi no primeiro bimestre de 2014. Tínhamos uma viagem planejada para Punta Cana, em turma. Na época, Punta Cana era o destino da moda, e o único trabalho para programar esta viagem era escolher o resort All Inclusive mais adequado para ficar. A viagem seria em maio daquele ano. Mas, de última hora, tivemos que alterar o destino. E a viagem agora seria para Barbados, um país que eu só lembrava que existia no desfile de abertura de Olimpíadas. Então, comecei a pesquisar sobre o destino turístico pelo Google mesmo e me deparei com a Boia Amarela e um roteiro prontinho para Barbados que, até então, me era desconhecido. Não preciso não dizer que, de lá para cá, nunca mais consegui sair para viajar sem ler o “Viaje na Viagem”.

Não me lembro exatamente do ano, mas lembro-me de que fiquei fascinada pela maneira como informações valiosas foram generosamente compartilhadas com as pessoas que consultaram o blog. As viagens e apreciações que Ricardo fez no Brasil me impactaram muito. Foi uma experiência muito positiva.

Não me lembro exatamente do ano, mas lembro-me de que fiquei fascinado pela maneira como informações valiosas foram generosamente compartilhadas com as pessoas que consultaram o blog. As viagens e apreciações que Ricardo fez no Brasil me impactaram muito. Foi uma experiência muito positiva.
Saludos desde Barcelona

Lembro muito bem foi em 2007 depois de ler um artigo do Ricardo Freire sobre a primeira viagem a Europa. Estava pretendendo viajar para França em 2008 e essa minha visita foi fundamental para organizar minha viagem. Fiz a viagem em maio de 2008 e foi perfeita. Tudo organizado com a ajuda do VnaV e dos trips. Daí em então sempre recorro ao VnV quando vu viajar. Obrigada a todos!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito