#VnV 15 anos: você lembra a primeira vez que acessou o Viaje na Viagem?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A Bóia

A Bóia original

Dia 30 de dezembro o Viaje na Viagem completa 15 anos no ar. (Quer saber como tudo começou? No aniversário de 10 anos do blog eu contei a história inteira.)

Vamos comemorar os 15 anos ao longo do ano que vem. (Tem coisa boa vindo por aí.)

E desta vez eu queria contar a história do Viaje na Viagem a partir de depoimentos dos leitores -- ou "trips", como a gente dizia antigamente (uma abreviatura de "tripulantes" criada pelo Wander, um leitor -- ou trip -- do Recife).

Durante as próximas semanas, vamos fazer enquetes em torno de temas definidos.

O tema de hoje: você lembra quando foi a primeira vez que entrou no Viaje na Viagem? Consegue lembrar ano?

Foi pelo Google? Foi indicação de alguém? Ou caiu aqui via Facebook ou Instagram?

Essa primeira vez deixou alguma impressão especial? Ou você só foi perceber o que era o Viaje na Viagem depois de repetidas visitas?

Nas próximas enquetes outros temas vão ser propostos.

Conta pra gente! E muito obrigado por compartilhar a sua história com o Viaje na Viagem!

118 comentários

ISALMA FERNANDES

Lembro muito bem foi em 2007 depois de ler um artigo do Ricardo Freire sobre a primeira viagem a Europa. Estava pretendendo viajar para França em 2008 e essa minha visita foi fundamental para organizar minha viagem. Fiz a viagem em maio de 2008 e foi perfeita. Tudo organizado com a ajuda do VnaV e dos trips. Daí em então sempre recorro ao VnV quando vu viajar. Obrigada a todos!

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Não me lembro exatamente do ano, mas lembro-me de que fiquei fascinado pela maneira como informações valiosas foram generosamente compartilhadas com as pessoas que consultaram o blog. As viagens e apreciações que Ricardo fez no Brasil me impactaram muito. Foi uma experiência muito positiva.
Saludos desde Barcelona

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Não me lembro exatamente do ano, mas lembro-me de que fiquei fascinada pela maneira como informações valiosas foram generosamente compartilhadas com as pessoas que consultaram o blog. As viagens e apreciações que Ricardo fez no Brasil me impactaram muito. Foi uma experiência muito positiva.

Aline Navas
Aline NavasPermalinkResponder

Lembro sim. Foi no primeiro bimestre de 2014. Tínhamos uma viagem planejada para Punta Cana, em turma. Na época, Punta Cana era o destino da moda, e o único trabalho para programar esta viagem era escolher o resort All Inclusive mais adequado para ficar. A viagem seria em maio daquele ano. Mas, de última hora, tivemos que alterar o destino. E a viagem agora seria para Barbados, um país que eu só lembrava que existia no desfile de abertura de Olimpíadas. Então, comecei a pesquisar sobre o destino turístico pelo Google mesmo e me deparei com a Boia Amarela e um roteiro prontinho para Barbados que, até então, me era desconhecido. Não preciso não dizer que, de lá para cá, nunca mais consegui sair para viajar sem ler o “Viaje na Viagem”.

Alexandre Giesbrecht

Conheci o Viaje na Viagem antes de o Viaje na Viagem existir. Quer dizer, não estou falando do livro "Postais por Escrito" nem do "Freire's", mas, sim, da coluna "Xongas", no finado Jornal da Tarde. Logo curti o estilo de escrever daquele cara de quem eu nunca tinha ouvido falar até então. Segui religiosamente lendo a coluna três vezes por semana, até seu fim, em 2002 — ou foi início de 2003? Não acompanhei muito a coluna que se seguiu na revista Época, apenas ocasionalmente. Nem lembro de como ou quando fiquei sabendo do blog Viaje na Viagem. Não deve ter sido muito depois de seu início. Possivelmente foi em meados de 2005, quando adquiri o hábito de entrar quase todos os dias em vários blogs. Mais tarde, coloquei todos em um leitor de RSS, que chegou a ter problemas para mostrar o conteúdo do VnV naquele turbulento período no portal da Abril. Sinto falta dos textos reminiscentes da "Xongas", que chegaram a pipocar aqui e ali no VnV. Não por acaso, sou membro-fundador da Avivixe (Associação das Viúvas e Viúvos de Xongas Eternamente). Foi neste ambiente que conheci amigos em ConVnVenções. Saudades de todos eles, inclusive!

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Foi em 2005, quando li a coluna do Riq na Época, "Xongas", onde ele anunciou que iria fazer a Expedição Pé-na Areia pelo litoral brasileiro. Aí conheci e passei a acompanhar o VnV - que ainda era no zip.net!

Annelise Britto

Não lembrava quando o site tinha sido lançado, mas sou frequentadora dessas páginas desde o começo!! Te acompanhava tbm pela revista época e tinha hábito de rasgar e guardar a página qdo o destino me interessava.

Mas meu 1o contato com VnV foi antes até do site... em março de 1999, milênio passado... kkk com o livro "Viaje na viagem - livro de auto-ajuda (ainda com hífen) para turistas". E como ainda o tenho aqui, além da data exata, me fez lembrar que foi presente de aniversário do ex-marido q continuava e continua sendo amigo querido.
Amo o texto de abertura que permanece atualíssimo: "Toda viagem é uma extravagância. (...) Mesmo assim, viajamos."
Vida longa ao VnV e às nossas viagens !!! Parabéns!!

eva
evaPermalinkResponder

Puxa, faz tempo, desde os tempos do blog, daquelas gostosas briguinhas sobre trem X avião e tal. Estes conteúdos se misturaram e ajudaram a formatar meu mundo viagem. Obrigada!!!!

Cristina VnV
Cristina VnVPermalinkResponder

Foi em 2007 nas minhas primeiras férias na empresa onde trabalho voando de milhas De Varig para o último destino que ela voou na Europa - Frankfurt. De lá fui para Munich, Praga e Berlin. Eu precisava encontrar com amigas do trabalho em Amsterdam mas de trem era muito demorado. Digitei como ir de Berlin para Amsterdam e achei o post “De Berlin para aluna da Mira”. Nunca conheci a Mira mas conheci tanta gente maravilhosa que nunca mais sai do blog - e encontro com eles pelo mundo ❤️

Ellis
EllisPermalinkResponder

A minha primeira vez no VnV foi em 2008. Estava procurando no Google informações para uma viagem de travessia dos Lagos Andinos, com Santiago e Buenos Aires. Só posso dizer que, após está leitura, nunca mais viajei sem antes consultar o "meu manual de viagem favorito"!! O VnV é minha leitura antes, durante e depois das viagens!! Vida longa!!

Dri
DriPermalinkResponder

Cheguei na época do Freire's e da primeira expedição Pé na Areia, acho que em 2005. Sinto tanta saudade da época de caixa de comentários bombando com pessoas que nunca conheci pessoalmente (pq sou uma boba e fiquei com vergonha de ir no encontro do Belmonte pq eu era muito nova e nunca tinha nem saído do Brasil... ) mas que eu considerava quase família. Fiquei na leva dos vencedores das charadas de sexta que não receberam o postal, mas a felicidade que senti quando pude compartilhar minhas dicas de San Antônio aqui, pra todo mundo ler, ninguém tira de mim...

Não consigo nem contar a quantidade de dicas, ideias e informações que peguei aqui ao longo desses 15 anos. Devo toda a minha experiência e know How de planejamento de viagens ao VnV! Que venham mais 15, 30, 45 anos de blog!!!

Camila Oliveira

Nossa, acho q foi em 2011! Primeiro emprego fixo após me formar na faculdade, queria ganhar o mundo! Pesquisei no Google sobre roteiro de mochilão na Europa e achei os posts do blog! O mochilão nunca saiu kkkk mas hj moro na Europa e continuo pegando dicas aqui do blog, parabéns Riq, parabéns boia Mariana, p trabalho de vcs é incrível!

Andre Lot
Andre LotPermalinkResponder

Eu não lembro exatamente quando, mas foi na primeira iteração, ainda no zipnet, quando procurei por uma versão online do então Freire's de papel que eu tinha comprado tempo antes e de que não encontrei edição nova para venda.

O Freire's em si eu descobri em uma livraria, ali na área dos guias de viagem. Gostei tanto to Freire's que comprei o Viagem na Viagem (livro) para leitura divertida mesmo (tinha saído uns 4 anos (acho) antes do Freire's) ao vê-lo em outra livraria também na seção de viagens.

Isabela Blanco

Lembro muito bem, o ano foi 2008 e estava buscando dicas pra primeira viagem internacional paga com meu próprio dinheiro, foi pra Argentina. Engraçado que eu tenho memória de como era a página do blog, mas não lembro exatamente quais dicas eu peguei rsss

Ana Luisa
Ana LuisaPermalinkResponder

Fácil: em maio/2005, naquele post “São Paulo: city tour em 7 horas”!!!!!!
Li, consumi, copiei o roteiro inteirinho e virei leitora assídua desde então.
Leio posts de lugares que já fui e de outro que nem cogito ir. Leio tudo. Amo!!!!
Parabéns pela “debutância”!!!!

Ana Luisa
Ana LuisaPermalinkResponder

Fácil: em maio/2005, naquele post “São Paulo: city tour em 7 horas”!!!!!!
Li, consumi, repeti o roteiro e virei leitora assídua desde então. Leio posts de lugares que já fui e de outro que nem cogito ir. Leio tudo. Amo!!!!
Parabéns pela “debutância”!!!!

Philipp
PhilippPermalinkResponder

Em 2005 estavamos planejando viagem para o Japao e um amigo recomendou ler o epico post "Tóquio: le dernier mêtôrô", gostei tanto q

Philipp
PhilippPermalinkResponder

Em 2015 estavamos planejando viagem para o Japao e um amigo recomendou o post epico "Tóquio: le dernier mêtôrô". Gostamos tanto que inclusive em Toquio ficamos no Andon Ryokan!!!

Desde entao passo quase que diariamente aqui no VnV!

Philipp
PhilippPermalinkResponder

ops, 2005 na verdade!

Wander
WanderPermalinkResponder

Parabéns Riq; acompanho o blog desde o inicio :Freire's guia de praias e ainda estou por aqui, onde aprendi a viajar independente. Foram 12 viagens a Europa. 3 ao Caribe e varias pelo Brasil sempre consultando o VnV e os blogs associados, A ultima viagem foi a Suíça de trem. Obrigado por lembrar dos trips, foi uma época de muita interação dos seus leitores. Wander dos trips : paulista e paulistano,kkkkk.

neusa araújo da silva

Primeira vez foi em 2016. Adorei as dicas de roteiros e quantos dias em cada cidade. Nesse ano fiz Itália, chegando em Veneza , seguindo a Florença e voltando por Roma. Fiz todos os bate e voltas sugeridos . A partir daí não viajo sem dar uma passada no site.

Elisa Araujo
Elisa AraujoPermalinkResponder

Foi em 2005, setembro. Quando o Viaje na Viagem, no formato blog, publicou uma notinha de 2 linhas comentando o “desembarque” da minha filha Alice. Foi a primeira menção online dela. Imprimi, cortei e colei no álbum de bebê. ?

Valdilene
ValdilenePermalinkResponder

Conheci o Viaje na Viagem pelo Band news. Sempre ouvia o post diariamente indo para o trabalho. Quando fui para Machu Picchu em 2015 foi que segui todas as dicas. De la para cá sempre consulto as dicas.

Silvia
SilviaPermalinkResponder

Lembro sim. Foi em maio/junho de 2016. Estava planejando minha primeira viagem ao exterior. Iríamos à Portugal. Fiquei fascinada, pois era completo e me ajudou bastante na viagem. Desde então, não consigo mais viajar sem dar uma conferida. É sempre a minha primeira opção de pesquisa.

Alexandre Costa

Não lembro o ano da primeira visita. Sei que cheguei ao VnV por conta do livro do Ricardo Freire. Li o livro, gostei e depois vim parar aqui. Agora, em 2012, foi a primeira vez que usei efetivamente o VnV como base para organizar uma viagem. Desde lá, ele é minha referência na montagem de meus roteiros de férias.

Giovana
GiovanaPermalinkResponder

Nossa, não me lembro exatamente, mas acho que foi em 2010, qdo estávamos planejando nossa primeira viagem para a Europa. Desde então é o site de viagem que mais confio e adoro!!

Julia S.
Julia S.PermalinkResponder

Foi no início de 2011. Em 2010, fui cursar um ano da graduação na Europa e acabei viajando bastante por lá (na cara e na coragem mesmo). Depois do réveillon 2010-2011, passado em Roma, fiquei com a sensação que faltou conhecer mais daquela cidade e fui pesquisar (sofrer) na internet, até que cheguei ao VnV. Lembro de um post que avisava - muito sabidamente, diga-se de passagem - para não passar o réveillon fora do Brasil vestido de branco. De fato, em Roma havia sido a minha primeira virada de ano fora do Brasil e passei de vestido branco, o que me fez ser confundida com uma noiva recém-casada por toda a noite! Logo que li, pensei: "esse cara sabe das coisas" e desde então, nunca mais deixei de consultar o site e fazer viagens redondinhas, à prova de perrengues. Agradeço especialmente aos roteiros da Rota Romântica da Alemanha, às dicas para dirigir pelas Corniches e, mais recentemente, às dicas de Cinque Terre! Foram todas viagens memoráveis e só posso agradecer ao Riq e equipe!

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Conheci o VnV porque a Marcia Kawabe me apresentou e isso foi sei lá quando (risos). Acho que desde o começo do VnV!!!
Vocês me inspiraram a viajar mais e para mais longe! Conheci tanta gente legal por aqui, altos papos nos comentários...
Muito sucesso!!! Sempre...

Kuca
KucaPermalinkResponder

Sempre ouvia o programa no rádio, mas a primeira vez que usei as dicas do Viaje na Viagem, eu estava em Munique e queria visitar o " Castelo da Cinderela"....acessei o link e encontrei tudo detalhado!!! Foi um ótimo passeio e depois disso foram muitas outras dicas!!!!

Mariana Amaral

Em 2008, planejando minha primeira viagem à Europa -- um mochilão com duas amigas. Devo ter digitado no Google algo como 'Europa dicas' e encontrei o Ricardo Freire e o Viaje na Viagem. Eu nunca tinha visto um blog de viagem. Que mundo se abriu ali! smile Durante o mochilão a gente usava nossos minutos nos computadores dos hostels para mandar notícias pra casa e para reler as dicas. Foi minha primeira viagem com uma Sony Cybershot que GRAVAVA ÁUDIO. Uma revolução tecnológica na minha vida. Mandei para o Riq um vídeo que gravei em Toledo, falando sobre as dicas dele (que estavam funcionando às maravilhas durante a viagem) e agradecendo. E cá estamos smile

Nora
NoraPermalinkResponder

A primeira vez que acessei o VNV foi em 2011 quando estava procurando informações sobre Los Roques, tinha muito pouca coisa na internet ... quando li o roteiro que a “Boia” escreveu pensei “Uau que achado ... é esse que quero seguir” .... e assim fizemos .... e foi uma viagem incrível... desde então sou fiel e sempre que estou pesquisando para uma próxima viagem consulto as dicas do VNV ???

Vladimir
VladimirPermalinkResponder

Conheci o VIAJE NA VIAGEM, em 2011, enquanto pesquisava sobre a Europa, numa Viagem que fiz em 2012. Virei fã na hora e organizei toda minha Viagem baseado nos posts de Vocês.

Quando voltei da Viagem escrevi alguns comentários com meu feedback e Vocês acabaram pulicando esses comentários como post! Foi uma honra e tanto.

Gostei disso e depois publicaram outros posts baseados em meus relatos. Creio que são cinco os posts que me deram os créditos. Vocês são 1000.

Bom! Muitas Viagens depois, hoje tenho meu próprio blog de Viagens e montei uma Agência onde organizo e levo Grupos.

Alguma dúvida de que o VIAJE NA VIAGEM ajudou a mudar a Minha Vida?
Sou Eternamente Grato!
Obrigado de coração, Comandante, Mariana Amaral e Equipe!

Um Grande Abraço,
Vladimir Fernandes Bento.

Paulo Torres
Paulo TorresPermalinkResponder

Dois mil e sete. Estava programando uma viagem solo a Buenos Aires, e São Google me indicou o caminho do VnV. As dicas práticas de roteiro ajudaram, claro, mas o que mexeu com minha cabeça foram as pensatas do Riq. A viagem não são aqueles monumentos famosos, e sim o caminho que leva a eles.

Sérgio Paiva
Sérgio PaivaPermalinkResponder

A primeira vez foi em 2009 antes de viajar para Cancún, conheci pelo Google, posteriormente Punta Cana, Aruba, San Andrés, Cartagena, Itacaré, Morro de São Paulo, Gramado, Foz do Iguaçu, Porto de Galinhas, Panamá, em Lisboa as dicas dos elevadores para chegar ao Castelo São Jorge me ajudaram muito também pegar o comboio para Sintra toda vez antes de realizar uma viagem acesso o site para buscar todas informações sobre o destino.

Elise Friedrich

A primeira vez que entramos no VnV foi em outubro de 2012. Chegamos ao blog através do Google procurando onde ficar em Paris no Natal. Viajamos naquele ano, deu tudo super certo com as dicas do blog, o VnV ficou salvo nos sites favoritos e desde então é o nosso conselheiro no planejamento de todas as viagens.

Flavia S S Castro

Eu ouvia o VnV na rádio Paradiso FM!! Foi lá que conheci e me apaixonei pelo programa, que já tinha um site e depois virou canal. Muito legal esse avanço. Parabéns VnV, Ricardo e toda a equipe que eu acredito deva existir!! ????

Miriam Marques

Adoro Vnv...inclusive estou agora fazendo a rota romântica na Alemanha com as dicas de vcs...
Há muito os sigo, mas o primeiro roteiro q segui fielmente foi p o Peru em 2017...
Obrigada por existirem????

Patricia Mercaldi

A primeira fez que acessei o blog foi em 2012, por indicação da minha irmã, eu estava planejando nossa viagem a Paris.Meu roteiro ficou ótimo, até hj uso para dicas para amigos.

Fábio Alessandro Machado

Imagina. Sou viciado no Viaje na Viagem desde que o livro foi lançado e virou, literalmente, meu livro de cabeceira. Depois descobri o blog. Depois virou outro blog... e assim passaram os anos, muitos

Anna
AnnaPermalinkResponder

Com certeza em 2008, planejando mochilão para Europa e cheguei no site antigo, para "roubar" as dicas. Na época a gente publicava o roteiro nos comentários e o povo analisava... rsrsr.. Ganhei livro, publiquei foto nos desafios de sexta e continuo seguindo até hoje.
E adorei que podemos de novo ouvir o Freire no Instagram, faz falta ler seus comentários, textos e histórias aqui!

Mariza Avellar

A minha primeira vez foi em 2013. Eu queria dicas para a minha primeira viagem a NY. Amei desse o primeiro momento! Dicas super úteis, tudo muito bem pensado para facilitar a vida do viajante. Parabéns VnV!!!!!??

Bárbara Guizzo Melo

Eu lembro! Foi em 2014!
Na primeira viagem Independente (sem pacotes) Na primeira vez em que Eu estava programando todo o roteiro, escolhendo onde ficar, onde fazer o câmbio...

O destino era Buenos Aires. E o viaje na viagem é de longe o blog mais completo.

Lembro que estudei tanto o destino, que meus amigos ficavam impressionados, como eu sabia o que tinham em cada bairro, sendo que eu nunca havia estado lá antes.

Desde então, não vou pra nenhuma viagem sem consultar o blog primeiro.
Depois de Argentina. Programei uma viagem para o Peru, França, Chile, Campos do Jordão, Portugal e Egito, com base no Viaje na Viagem!

Parabens pelos 15 anos.
Lembro

Alessandra Bonalume

Foi em 2005, estava de viagem para o Japão, morei lá por um tempo, e li um artigo do Ricardo falando sobre Toquio, desde então nunca mais parei de acompanhar. Adoro as dicas, as informações valiosas que tem, enfim VnV é sensacional!!! Parabéns!!!!

Daniel
DanielPermalinkResponder

A primeira vez que acessei o ViajenaViagem foi em 2014 quando estava organizando minha lua de mel e conheci o Praiômetro!! Desde então o ViajenaViagem tem sido a base de todas as minhas viagens(De Monte Verde a Murano, dos passeios de Jericoacoara até o passe de trem em Amsterdã) eu só decido um roteiro depois de passar por aqui..... Só tenho a agradecer e parabenizar os envolvidos pela dedicação na construção de um conteúdo de tanta qualidade.
Abs

Ana Rocha
Ana RochaPermalinkResponder

Tive conhecimento do Viaje na viagem através da coluna Bandnews. Sempre sonhei em ir para Europa e ficava lendo as dicas. Realizei meu sonhei este ano e segui passo a passo as dicas de planejamento, passeios, etc...Mas antes dessa viagem, vcs me acompanharam em várias outras pelo Brasil. Sempre acesso antes, durante e depois das viagens pq já viajamos pensando na próxima. Parabéns pelos 15 anos e conteúdo espetacular.

Letícia
LetíciaPermalinkResponder

A primeira vez que vi a página do Viaje na Viagem, foi em 2014/2015, buscando dicas para Foz do Iguaçu. Segui o roteiro super bacana do site e deu tudo certinho! Como costumo falar, desde então, não vou nem na esquina sem consultar o Ricardo! Adoro a forma detalhada como ele explica as coisas. Vocês já me "acompanharam" ( ou fui eu que os acompanhei? ), até Foz, Salvador, Aracaju, Recife, Buenos Aires, Colônia del Sacramento, Lisboa, Sintra, Roma, Florença, Pisa, Siena, Veneza, Maceió, Maragogi e Porto de Galinhas. E vão acompanhar muito mais!! Sem contar o monte de gente pra quem indiquei o site. Só tenho a agradecer de ♥️. Porque o VnV, me deu coragem pra ir aonde eu quis. Parabéns!!

Marcie
MarciePermalinkResponder

Achei o VnV por conta de uma foto de um pelicano que ilustrava uma reportagem sobre o Riq na Vejinha. E nunca mais saí. ?

Marcie
MarciePermalinkResponder

Aí depois eu descobri que tinha lido os livros dele. smile

Fran
FranPermalinkResponder

Conheci o Riq através do Freire’s quando em 2005 comecei a pesquisar sobre destino de Lua de Mel no Brasil. A indicação veio através das finadas Comunidades do Orkut. Curtia muito o guia de praias e fiz viagens inteiras baseadas nas dicas do Ricardo. Acompanhei todo o nascimento do blog, seu crescimento e também as mudanças na blogosfera. Cheguei a ter meu blog citado no antigo layout do VnV. Um baita orgulho para mim.
De tanto ler e acompanhar, acostumei com alguns nomes como Mari Campos, Majô, Carmen, Vibanas, entre tantos outros.
Minha primeira viagem à Europa em 2008 foi montada com dicas daqui. Também Maceió, Buenos Aires, Madri, etc.
Sou viciada no jeito Riq de escrever. Acompanho tudo o que posso. Facebook, YouTube, colunas, rádio, revista. E agora Instagram. Por onde ele passa lá estou eu, ainda que em silêncio. Sou fã de carteirinha. E olha que não sou fã de ninguém!!!! ???
Parabéns Riq pelo excelente trabalho. Vc é realmente sensacional e incansável.

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Eu lia você no UOL. Acho que a 1a vez foi por volta de 2006, porque 2007 mudei pro WordPress e você comentou no meu 1o post lá. Encontrei o comentário essa semana ao fazer a migração, quase 13 anos depois para um domínio próprio.
Eu acho que vim parar aqui por causa de um post de Buenos Aires e nunca me esqueci de um post que você fez pra mim, Japão pra Mô. Ainda não fui, mas tenha certeza que irei.
Sinto saudade da farra nos comentários até hoje! Fiz amigos queridos aqui.

Leo
LeoPermalinkResponder

Adorei o Avivixe, Alexandre!! Kkkkkk Tb sou do tempo do Xongas e do Freire's. Fiquei um tempo sem viajar quando tive minha filha (que tb tem 15 anos, como o VnV) e só vi o site em 2007, quando estávamos programando viagem pra Europa.
Já divulguei o VnV pra muita gente! Sempre passo por aqui pra planejar as viagens e pra colaborar com alguma dica quando volto.
O que acho mais legal é que vcs realmente respondem o que os leitores perguntam, o que não acontece em outros sites e blogs, e vcs dão sugestão de outros lugares onde pesquisar na blogsfera. Acho fantástico isso!!
Parabéns e que venham mais 15 anos!!
Obrigada.
Abs.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar