Troféu da Bóia

#VnV15 anos | Memórias da Bóia: você acertou alguma Charada da 6ª?

Troféu da Bóia

Entre 2006 e 2013, um evento movimentava a sexta-feira do Viaje na Viagem: a Charada da 6ª.

Toda sexta cedinho, eu postava uma foto-desafio. Quem identificasse primeiro, ganhava. O grande acertador de charadas, pelo menos nos primeiros anos, era o Alessandro Hirata. Ele tinha uma grande qualidade (era um googlador certeiríssimo) e uma vantagem comparativa: como fazia doutorado em Munique, acabava acessando o blog num fuso horário confortável. Para competir com ele, você precisava ter tempo de decifrar uma charada antes de sair para o trabalho.

Era um sucesso. O núcleo histórico do blog sempre batia ponto — seja para chutar uma solução, seja para dizer que não sabia ou então para cumprimentar o vencedor. Se você queria se enturmar com os trips de carteirinha (vou falar desses termos num próximo post da série #VnV15anos), era só freqüentar a caixa de comentários das Charadas.

Sim, porque havia um ritual de premiação do vencedor. No fim do dia, eu atualizava o post com o resultado, cumprimentava o ganhador e os que tinham chegado perto.

Não conheceu as Charadas da 6ª? Veja algumas delas

Pesquisadas aleatoriamente:

Uma curiosidade: inicialmente o desafio se chamava Charada da Sexta. Mas como algumas empresas bloqueavam a palavra “sex” na internet, os posts eram bloqueados pelo firewall. A pedidos, eu troquei o “sexta” para “6a”. Jurassic times!

Em algum momento de 2008, inventou-se um troféu. Primeiro foi a frasqueira da Mô. Esqueci completamente como ela apareceu. Tudo indica que foi criada pela proprietária, a Mô Gribel (inventora também do termo ViBANAs, que vai ser assunto do tal post dos jargões do blog).

Mas não consigo localizar o momento da invenção, por um motivo bizarro. Lá por 2009, o blog estava esgotando seu espaço de armazenamento gratuito no WordPress. Eu comecei então a apagar posts antigos. E acabei burramente dando preferência a apagar posts de Charadas, porque eram só recreativos, não tinham conteúdo pesquisável. Hmpf. Mal sabia eu que estava apagando História com h em caps.

Consegui localizar, porém, o momento em que o galardão do vencedor deixou de ser uma frasqueira virtual para se tornar um troféu virtual, o Troféu da Bóia. O desenho foi criado e enviado pelo Guilherme Lopes, que na época morava em BH, em março de 2009. (Este foi o post em que anunciei a novidade.) E continuou sendo entregue quase semanalmente, até 2013.

Se era tão bacana e fazia tanto sucesso, porque as Charadas acabaram?

Por vários motivos.

O primeiro golpe mortal na charada foi a chegada do Google images, com pesquisa por imagem. Não adiantava mais postar foto de algum lugar remoto: se esse lugar já tivesse sido fotografado do mesmo ângulo e postado na internet, dava para encontrar a resposta em segundos.

Depois, veio o fator tempo. Com o crescimento do blog e o aumento exponencial do volume de perguntas, o tempo livre para fazer posts estava diminuindo. E a obrigação de selecionar uma foto por semana (gentilmente enviada pelos leitores), pôr o post no ar e voltar em algum momento na sexta para editar o resultado era uma obrigação que estava ficando pesada.

Se não bastasse isso, ainda arranjei um problema ao prometer aos leitores que enviavam as fotos das charadas um cartão-postal enviado pelo Correio durante as viagens de campo para o Viaje na Viagem. Consegui enviar umas duas levas de postais… até que fui enrolando… enrolando… enrolando… e, super envergonhando e pedindo milhões de desculpas a quem eu tinha ficado devendo postal, encerrei as charadas.

Um segundo de silêncio para as saudosas charaditas.

A primeira Charada que sobreviveu ao deletamento em série foi esta, de 12 de janeiro de 2007. O vencedor, na época sem frasqueira nem troféu, foi o Arthur PF, na época em Niquíti City.

A derradeira menção às Charadas foi num post da série retrospectiva de 2013 — Retrô da Bóia 2013: os campeões da Charada de 6ª.

Dizia o texto:


E o grande campeão das Charadas da 6ª no ano de 2013 é… Bruno Halpern!

O Bruno recebe a faixa da Dani G., a campeã de 2012. Foram 9 charadas desvendadas pelo Bruno. É um récorde para a era moderna do Viaje na Viagem. (O Comandante diz que pode ser um récorde de todos os tempos, mas precisaria pesquisar a performance do Alessandro Hirata em 2006 e 2007…) Parabéns, Bruno!

A medalha de prata ficou com a Hosana, que acertou 4 respostas. Muito bem!

Dividindo a medalha de bronze, com 2 respostas certas cada, temos os tripulantes Anne, Marcelo Morgado, Rapha de Floripa, Oscar, Tania Pereyra e Rodrigo Barneche.

Valeu, pessoal!

A pergunta de hoje é: você participava das charadas? Ganhou alguma? Se lembra qual? Onde guardou o seu Troféu da Bóia?

(E, @ Mô Gribel: explica a história da frasqueira, se faz favor!)


Influenciadores digitais: Viaje na Viagem

52 comentários

Saudades dessa brincadeira.
Lembro que toda quinta-feira a noite (na Nova Zelândia) entrava para ver se a charada daquela semana ja havia sido publicada. Além de tentar acertar forneci várias charadas. E por mais difícil que pensava que elas seriam, elas eram logo decifrada pelos Trips de carteirinha do VnV. Eu jurava que tinha acertado umas 3 ou quatro vezes..

Joguei meu nome na caixa de busca e vi que forneci 6 charadas, de fato acertei 3 e no tapetão perdi a 4 charada que me colocaria em par de igualdade com a Hosana.. rsrsrs

Saudades dessa epoca

Charadas fornecidas
https://www.viajenaviagem.com/2013/11/charada-da-6a-ladies-and-gents/
https://www.viajenaviagem.com/2013/07/charada-da-6a-salve-o-seu-dia/
https://www.viajenaviagem.com/2013/01/charada-da-6a-menino-prodigio/
https://www.viajenaviagem.com/2010/12/charada-da-6a-central-park/
https://www.viajenaviagem.com/2010/09/charada-da-6a-por-fora/
https://www.viajenaviagem.com/2012/07/charada-da-6-c2-aa-portao-de-embarque/

Charadas ganhas
https://www.viajenaviagem.com/2013/07/charada-da-6a-trem-do-gelo/
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/charada-da-6a-praia-inesperada/
https://www.viajenaviagem.com/2010/08/charada-da-6a-tin-tin-por-tintim/

Tiraram meu trofeu no tapetão
https://www.viajenaviagem.com/2011/09/charada-da-6a-shopping-center/

Vida Longa ao Viaje na Viagem
#15anosVnV

Sexta-feira ficava no F9 para atualizar o VnV até a charada aparecer! Era muito bacana, se a memória não me falha acertei alguma delas e colaborei com fotos para algumas também, uma delas “mãos ao alto!” inclusive “sobreviveu” à sexta-feira. Confesso que inicialmente fiquei chateado com o fim das charadas pois era também um momento de congregação com outros frequentadores, mas entendo as dificuldades operacionais.

Será que o modelo ideal seriam as charadas do mês? 😛

Eu adorava acompanhar ! Não acertei nenhuma e as poucas que eu acertaria alguém já chegava na minha frente para acertar rs

Ah, eu amava as charadas! Mas por causa do fuso horário, sempre chegava atrasada pra resolver… Então ficava mesmo só pela farra! 😀

Aliás, tem menção da sua charada em alguns posts do meu blog:

https://luciamalla.com/blog/2010/05/pela-belissima-costa-da-dalmacia.html
https://luciamalla.com/blog/2012/03/pequenas-anotacoes-de-viagens-virtuais-64.html

E esta foi a charada que mais me inspirou. Até hoje, aliás, sonho com esta praia… um dia, quem sabe… [suspiros]

https://www.viajenaviagem.com/2011/10/charada-da-6a-ilha-de-sonho/

E acho que enviei uma foto pra charada também, de Jeju Island, na Coréia do Sul. E ganhei cartão e livro seu! <3

Aloha!!

Participar eu participava de todas! Inclusive colocava despertador pra dar F5 mais cedo e tentar ser das primeiras. Não adiantava nada, minha taxa de acerto foi de exatA UMA Charada. Pra piorar, fiquei na leva dos postais esquecidos no caminho… Mas a verdade é que o mais legal é ter participado do VnV desde o início dos tempos românticos! Saudades do que já vivemos!! Hahahahaha

Adorava a charada da sexta-feira, batia ponto sempre, o Alê era o grande vencedor! Acho que ganhei um troféu da bóia. E lembro como nos divertíamos com a frasqueira da Mô 🙂 Bons tempos!

Lembro quando enviei uma foto que foi selecionada para participar da charada! Fiquei tão feliz! Kkk
Deu saudades, era super divertido 🙂

Amava a charada da sexta! Mas quando eu sabia, já tinham acertado… nunca fui boa de googlar, tinha que ser no modo analógico mesmo. Mas batia ponto toda semana sem falta!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito