#VnV15 anos | Memórias da Bóia: você acertou alguma Charada da 6ª?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Troféu da Bóia

Troféu da Bóia

Entre 2006 e 2013, um evento movimentava a sexta-feira do Viaje na Viagem: a Charada da 6ª.

Toda sexta cedinho, eu postava uma foto-desafio. Quem identificasse primeiro, ganhava. O grande acertador de charadas, pelo menos nos primeiros anos, era o Alessandro Hirata. Ele tinha uma grande qualidade (era um googlador certeiríssimo) e uma vantagem comparativa: como fazia doutorado em Munique, acabava acessando o blog num fuso horário confortável. Para competir com ele, você precisava ter tempo de decifrar uma charada antes de sair para o trabalho.

Era um sucesso. O núcleo histórico do blog sempre batia ponto -- seja para chutar uma solução, seja para dizer que não sabia ou então para cumprimentar o vencedor. Se você queria se enturmar com os trips de carteirinha (vou falar desses termos num próximo post da série #VnV15anos), era só freqüentar a caixa de comentários das Charadas.

Sim, porque havia um ritual de premiação do vencedor. No fim do dia, eu atualizava o post com o resultado, cumprimentava o ganhador e os que tinham chegado perto.

Uma curiosidade: inicialmente o desafio se chamava Charada da Sexta. Mas como algumas empresas bloqueavam a palavra "sex" na internet, os posts eram bloqueados pelo firewall. A pedidos, eu troquei o "sexta" para "6a". Jurassic times!

Em algum momento de 2008, inventou-se um troféu. Primeiro foi a frasqueira da Mô. Esqueci completamente como ela apareceu. Tudo indica que foi criada pela proprietária, a Mô Gribel (inventora também do termo ViBANAs, que vai ser assunto do tal post dos jargões do blog).

Mas não consigo localizar o momento da invenção, por um motivo bizarro. Lá por 2009, o blog estava esgotando seu espaço de armazenamento gratuito no Wordpress. Eu comecei então a apagar posts antigos. E acabei burramente dando preferência a apagar posts de Charadas, porque eram só recreativos, não tinham conteúdo pesquisável. Hmpf. Mal sabia eu que estava apagando História com h em caps.

Consegui localizar, porém, o momento em que o galardão do vencedor deixou de ser uma frasqueira virtual para se tornar um troféu virtual, o Troféu da Bóia. O desenho foi criado e enviado pelo Guilherme Lopes, que na época morava em BH, em março de 2009. (Este foi o post em que anunciei a novidade.) E continuou sendo entregue quase semanalmente, até 2013.

Se era tão bacana e fazia tanto sucesso, porque as Charadas acabaram?

Por vários motivos.

O primeiro golpe mortal na charada foi a chegada do Google images, com pesquisa por imagem. Não adiantava mais postar foto de algum lugar remoto: se esse lugar já tivesse sido fotografado do mesmo ângulo e postado na internet, dava para encontrar a resposta em segundos.

Depois, veio o fator tempo. Com o crescimento do blog e o aumento exponencial do volume de perguntas, o tempo livre para fazer posts estava diminuindo. E a obrigação de selecionar uma foto por semana (gentilmente enviada pelos leitores), pôr o post no ar e voltar em algum momento na sexta para editar o resultado era uma obrigação que estava ficando pesada.

Se não bastasse isso, ainda arranjei um problema ao prometer aos leitores que enviavam as fotos das charadas um cartão-postal enviado pelo Correio durante as viagens de campo para o Viaje na Viagem. Consegui enviar umas duas levas de postais... até que fui enrolando... enrolando... enrolando... e, super envergonhando e pedindo milhões de desculpas a quem eu tinha ficado devendo postal, encerrei as charadas.

Um segundo de silêncio para as saudosas charaditas.

A primeira Charada que sobreviveu ao deletamento em série foi esta, de 12 de janeiro de 2007. O vencedor, na época sem frasqueira nem troféu, foi o Arthur PF, na época em Niquíti City.

A derradeira menção às Charadas foi num post da série retrospectiva de 2013 -- Retrô da Bóia 2013: os campeões da Charada de 6ª.

Dizia o texto:

E o grande campeão das Charadas da 6ª no ano de 2013 é... Bruno Halpern!

O Bruno recebe a faixa da Dani G., a campeã de 2012. Foram 9 charadas desvendadas pelo Bruno. É um récorde para a era moderna do Viaje na Viagem. (O Comandante diz que pode ser um récorde de todos os tempos, mas precisaria pesquisar a performance do Alessandro Hirata em 2006 e 2007...) Parabéns, Bruno!

A medalha de prata ficou com a Hosana, que acertou 4 respostas. Muito bem!

Dividindo a medalha de bronze, com 2 respostas certas cada, temos os tripulantes Anne, Marcelo Morgado, Rapha de Floripa, Oscar, Tania Pereyra e Rodrigo Barneche.

Valeu, pessoal!

A pergunta de hoje é: você participava das charadas? Ganhou alguma? Se lembra qual? Onde guardou o seu Troféu da Bóia?

(E, @ Mô Gribel: explica a história da frasqueira, se faz favor!)

52 comentários

candida silva
candida silvaPermalinkResponder

Genteeee! Não lembrava das charadas, até ler o texto! Acho que nunca ganhei...Mas achava divertido e, todas as 6a acessava pra ler.

Arthur PF
Arthur PFPermalinkResponder

Venci quando ainda não tinha prêmio... grin
Mas se não me falha a memória, também acertei outra, já na época do Troféu da Bóia. Preciso tirar o prêmio da gaveta e submetê-lo a um polimento caprichado!

Hugo Medeiros
Hugo MedeirosPermalinkResponder

Nunca ganhei, mas já tive uma foto escalada para a charada smile.

ANNA FRANCISCA MORAES LOPES DA SILVA

Muito divertido! Ideia fenomenal a das charadas. Nunca participei, mas acompanhei de perto. Minhas viagens estavam começando e eu, aprendendo a googlar.

Jessica Barroso

Que legal!! Não conhecia essa charada da sexta não. Não frequentava o blog e não tinha o costume de viajar na época. Achei bem interessante!!
Podia colocar um exemplo de uma charada para quem nunca viu.

Rapha
RaphaPermalinkResponder

Consegui desvendar algumas. Só não sabia que já fazia tanto tempo...
Cheguei a ganhar um livro do Riq de presente, devidamente me enviado pelo correio.
Saudade das charadas.

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Eu recebi um cartão postal, mas por ter contribuído com uma foto para uma charada!

Carla
CarlaPermalinkResponder

Eu só digo que não entendo como não ganhei um Troféu da Bóia... Vivia "boiando" em todas as charadas!!! wink Nunca acertei nenhuma, mas cheguei a contribuir com uma foto ou duas...

Wander
WanderPermalinkResponder

lembro de ter acertado duas, uma de Arraial d"Ajuda e uma de praia na costa da Africa.

Victor Hugo
Victor HugoPermalinkResponder

Eu sempre chegava na hora q já tinham acertado! Minha única glória foi ter emplacado uma foto nas 3 charadas do dia 11/11/11.
https://www.viajenaviagem.com/2011/11/festival-de-charadas-da-6a-palacio-invisivel/
Ah, e o meu livro está aqui guardadinho!

Samanta P. Natalo

Em 2009, ano em que comecei a acompanhar o blog, abrir VnV era a primeira coisa que eu fazia às sextas-feiras justamente por causa das charadas!! Eu ficava na maior expectativa, até cheguei a desvendar alguns lugares, porém sempre depois da galera mais rapidinha pitacar acertadamente, então nunca ganhei nada rsrsrs...

Alexandre Linhares Giesbrecht

Ganhei no mínimo uma. Se bem me lembro, era uma foto de Atlanta.

JB
JBPermalinkResponder

Participava ativamente, por vezes apenas para soltar uma piadinha, mas lembro de ter ganho uma ou duas (empatado com alguém, certeza!). No entanto, fui um dos que nunca receberam um postal, snif...

Val
ValPermalinkResponder

Ah... que delicia esse post!
Adorava as charadas mas sempre chegava tarde!!!

Marcie
MarciePermalinkResponder

Eu nunca ganhei, mas frequentava pontualmente. Eram muito legais. Contribuí com duas ou três fotos.

Gabe Britto
Gabe BrittoPermalinkResponder

Saudades das charadas! Eu ganhei mais de uma, mas não lembro se foram duas ou algumas (incluindo um dos exemplos acima, o Charada da 6a.: povoado). Até recebi um cartão-postal, diretamente de Alter do Chão!
Os troféus foram guardados no coração. =)

Lu
LuPermalinkResponder

Adorava! Sempre tentava nas n conseguia acertar, nas sem a ajuda do Google... Sdds

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Creio q ganhei uma : ópera de hanoi

Camila Navarro

Ah, que saudade! Eu nunca acertava nada, mas batia ponto nas charadas. E enviei a pseudo-Stonehenge. =)

Alexandre Costa

Nunca ganhei, sempre que eu chegava alguém já tinha matado a charada. Mas era bem divertido!

Maisa Pires
Maisa PiresPermalinkResponder

Que legal relembrar a charada de 6ª, eu não conseguia participar pois quando via já tinham escrito a resposta hahaha
mas era bem legal acompanhar.

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Que saudades! Nunca ganhei nenhuma, mas batia ponto, sim smile

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Hahahahahaha já começo gargalhando!
A minha tranqueira virou troféu berimbau do VnV porque contei aqui que na minha 1a viagem 'pro exterior' achei importante e, acima de tudo, muito chic e útil levar uma frasqueira.
Ela é linda - ainda tenho - de couro, pequenina, atualmente enfeira uma prateleira no meu quarto.
Ela virou troféu, acima de tudo, porque se transformou no maior TRAMBOLHO, um inferno, eu tinha que carregar além da bolsa, casaco, mochila a desgraça da frasqueira!
Eu queria arremessar ela na pista! Foram 9 vôos! Ela tá de castigo até hoje!
PS: se quiser uma foto, te mando! Virou memorabília do VnV!
PS2: essa viagem foi em março de 1996.
???❤

Lena
LenaPermalinkResponder

Não me lembro se ganhei, mas recebi um postal do Comandante, por ter enviado uma foto do Espasse Niemayer, em O Havre ??

Anne
AnnePermalinkResponder

Adorava esperar as charadas. Ficava danada qdo sabia e vários cravavam direto. E não sossegava em entender as dicas pra buscar as difíceis. Acho q ganhei 1x, mas vi navios e boias esperando meu postalzim... Sem ressentimentos, continuo e continuarei fiel ao VnV !!! Kkkk

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Boa tarde
Sou Carmen Lanceta
Acho que ganhei uma charada, seguro, porque recebi um cartão postal de alguns peixes - Pirarucu - em Manaus, que ainda mantenho, não sei onde, mas que tenho a foto que tirei. Mais também acho que ganhei outra charada, mas não me lembro bem.

(como tenho uma memória ruim, mantenho meu blog ainda vivo e chutando, porque assim me lembro de onde estive ...)

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Como gostei do universo de posts e charadas! Aprendi muito e, acima de tudo, aprendi a viajar melhor. Sim, eu aprendi graças ao Riq, mas também aos comentários feitos no blog.

Lembro-me de um com horror sobre o futebol. Nunca mais foram abordados problemas complicados.

Gustavo Belli
Gustavo BelliPermalinkResponder

Sempre tentei, mas acertei uma vez se não falha a memória.
Também ajudei enviando charadas.

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

Ahhhhh eu adorava! O fuso horários me ajudava muito obviamente!!! Lembro q acertei muitas vezes e recebi o cartão postal.

Eneida
EneidaPermalinkResponder

Que delícia lembrar dessa época e ver aqui tantos trips de carteirinha do VnV. Que eu me lembrei, ganhei uma charada sobre o museu Kura Hulanda de Curaçao e contribui com uma, sobre uma viagem de trem no País de Gales. Adorava!

Flora
FloraPermalinkResponder

Ô se lembro. Batia ponto toda sexta, mas nunca ganhei. Chegava sempre atrasada. Quando sabia, já tinham acertado...

Karina
KarinaPermalinkResponder

Adoravaaaaaaa! Não acertava, mas adorava! Participei com uma foto que foi publicada e guardo o cartão até hoje?

Thyago Portela

Eu nunca ganhei! Mas ficava sempre esperando pela próxima charada. Tempo bacana!!!

Bernardette amaral

A única que sabia quando fui comentar , todo mundo já tinha acertado , mas adorava as charadas .Nunca ganhei troféu mas tenho dois : uma foto com riq em encontro vnv no rio scenarium e um broche da boia que guardo como um troféu.

Marcelo Lemos
Marcelo LemosPermalinkResponder

Eu to na lista dos que acertaram uma das charadas e ficou sem receber o postal grin

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

As charadas! Ganhei uma vez em 2012, acho que era uma foto de uma cidade do Equador, não tenho certeza. Cheguei até a receber um postal do comandante. De qualquer forma, sempre batia ponto, seja para chutar, seja para parabenizar o ganhador.

Patrícia Barros Maia

Adorava as charadas apesar de nunca ter ganho.

Maria Aparecida Lopes Rossi

Eu adorava a charada da sexta. A primeira coisa que fazia na sexta-feira era ir conferir a foto publicada . Nunca consegui ganhar nenhuma, mas tive uma foto publicada, fiquei super orgulhosa, essa aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/11/charada-da-6a-green/

Diogo Andrade
Diogo AndradePermalinkResponder

Eu esperava ansiosamente pela Charada da 6a, mas chegava atrasado toda vez que eu tinha um palpite mais certeiro. Acho que só consegui acertar uma vez:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/charada-da-6a-to-bege/
E sou um dos que não receberam o cartão postal.

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Amava a charada da sexta! Mas quando eu sabia, já tinham acertado... nunca fui boa de googlar, tinha que ser no modo analógico mesmo. Mas batia ponto toda semana sem falta!

Guta | Blog Vambora!

Lembro quando enviei uma foto que foi selecionada para participar da charada! Fiquei tão feliz! Kkk
Deu saudades, era super divertido smile

Alessandro Hirata

Quantas saudades mesmo... Era um evento semanal! Hehe
Bons tempos!

Majô
MajôPermalinkResponder

Adorava a charada da sexta-feira, batia ponto sempre, o Alê era o grande vencedor! Acho que ganhei um troféu da bóia. E lembro como nos divertíamos com a frasqueira da Mô smile Bons tempos!

Guilherme Lopes

Era assíduo. E ganhei postal! ; )

Ricardo Freire

E criou o Troféu da Bóia!!!

Dri
DriPermalinkResponder

Participar eu participava de todas! Inclusive colocava despertador pra dar F5 mais cedo e tentar ser das primeiras. Não adiantava nada, minha taxa de acerto foi de exatA UMA Charada. Pra piorar, fiquei na leva dos postais esquecidos no caminho... Mas a verdade é que o mais legal é ter participado do VnV desde o início dos tempos românticos! Saudades do que já vivemos!! Hahahahaha

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Ah, eu amava as charadas! Mas por causa do fuso horário, sempre chegava atrasada pra resolver... Então ficava mesmo só pela farra! grin

Aliás, tem menção da sua charada em alguns posts do meu blog:

https://luciamalla.com/blog/2010/05/pela-belissima-costa-da-dalmacia.html
https://luciamalla.com/blog/2012/03/pequenas-anotacoes-de-viagens-virtuais-64.html

E esta foi a charada que mais me inspirou. Até hoje, aliás, sonho com esta praia... um dia, quem sabe... [suspiros]

https://www.viajenaviagem.com/2011/10/charada-da-6a-ilha-de-sonho/

E acho que enviei uma foto pra charada também, de Jeju Island, na Coréia do Sul. E ganhei cartão e livro seu! <3

Aloha!!

Cristina VnV
Cristina VnVPermalinkResponder

Eu adorava acompanhar ! Não acertei nenhuma e as poucas que eu acertaria alguém já chegava na minha frente para acertar rs

Philipp
PhilippPermalinkResponder

Sexta-feira ficava no F9 para atualizar o VnV até a charada aparecer! Era muito bacana, se a memória não me falha acertei alguma delas e colaborei com fotos para algumas também, uma delas "mãos ao alto!" inclusive "sobreviveu" à sexta-feira. Confesso que inicialmente fiquei chateado com o fim das charadas pois era também um momento de congregação com outros frequentadores, mas entendo as dificuldades operacionais.

Será que o modelo ideal seriam as charadas do mês? razz

Oscar | Fotos &amp; Destinos

Saudades dessa brincadeira.
Lembro que toda quinta-feira a noite (na Nova Zelândia) entrava para ver se a charada daquela semana ja havia sido publicada. Além de tentar acertar forneci várias charadas. E por mais difícil que pensava que elas seriam, elas eram logo decifrada pelos Trips de carteirinha do VnV. Eu jurava que tinha acertado umas 3 ou quatro vezes..

Joguei meu nome na caixa de busca e vi que forneci 6 charadas, de fato acertei 3 e no tapetão perdi a 4 charada que me colocaria em par de igualdade com a Hosana.. rsrsrs

Saudades dessa epoca

Charadas fornecidas
https://www.viajenaviagem.com/2013/11/charada-da-6a-ladies-and-gents/
https://www.viajenaviagem.com/2013/07/charada-da-6a-salve-o-seu-dia/
https://www.viajenaviagem.com/2013/01/charada-da-6a-menino-prodigio/
https://www.viajenaviagem.com/2010/12/charada-da-6a-central-park/
https://www.viajenaviagem.com/2010/09/charada-da-6a-por-fora/
https://www.viajenaviagem.com/2012/07/charada-da-6-c2-aa-portao-de-embarque/

Charadas ganhas
https://www.viajenaviagem.com/2013/07/charada-da-6a-trem-do-gelo/
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/charada-da-6a-praia-inesperada/
https://www.viajenaviagem.com/2010/08/charada-da-6a-tin-tin-por-tintim/

Tiraram meu trofeu no tapetão
https://www.viajenaviagem.com/2011/09/charada-da-6a-shopping-center/

Vida Longa ao Viaje na Viagem
#15anosVnV

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Atenção: Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 23 de novembro.
Cancelar