Milão coronavirus viagem Italia

Coronavírus: devo cancelar minha viagem?

Coronavírus e viagens - Milão

Coronavírus e viagens

Leia o nosso post mais atualizado sobre o assunto

Coronavírus: não viaje até (pelo menos) o fim de abril

(E veja como cancelar sua viagem.)

Dia 11 de março a OMS declarou declarou a COVID-19, a doença respiratória causada pelo coronavírus, uma pandemia.

A Itália está inteira em quarentena até o dia 3 de abril. Em Israel, passageiros provenientes do exterior são obrigados a cumprir quarentena. Os Estados Unidos suspenderam os vôos de/para a Europa por 30 dias. Os parques Disney em Orlando e Paris anunciaram o fechamento entre o dia 15 e 31 de março. Museus de Madri e Amsterdã estão fechados até o fim do mês. Dinamarca, Noruega e Polônia fecharam as fronteiras. A República Tcheca anunciou a proibição de entrada de turistas de qualquer nacionalidade entre 16 de março e 11 de abril.

Outros países podem decretar a qualquer momento medidas restritivas para conter o vírus, que vão afetar a vida dos viajantes.

Além disso, com a pandemia decretada pela OMS, os seguros-viagem ficam dispensados (por cláusula contratual) de cobrir o tratamento. Na Europa isso é menos problemático, por causa do sistema de saúde pública, mas nos Estados Unidos e em outros países o viajante poderia ter que custear do seu próprio bolso uma internação de até duas semanas, que é o tempo médio de tratamento dos casos graves.

Atualização: Allianz Travel cobre coronavírus

Recebemos o comunicado da nossa parceira Allianz Travel assegurando, desde 11 de março, a cobertura de despesas médicas e hospitalares relacionadas à Covid-19 de seus segurados.

Caso você não tenha como adiar ou cancelar sua viagem, é um alento.

Veja o comunicado da Allianz aqui.

Cancelar ou não cancelar?

NÃO VIAJE ATÉ O FIM DE ABRIL

Viajar nas circunstâncias atuais é inseguro e vai trazer mais preocupação do que prazer. Países e cidades estão anunciando novas medidas restritivas a cada dia. A possibilidade de atrações estarem fechadas é cada vez mais alta. Em alguns lugares já há restrições para funcionamento de lojas e restaurantes. Até mesmo as ligações aéreas podem ser interrompidas enquanto você estiver fora do Brasil.

Verifique as condições de alteração e cancelamento da viagem que você comprou. Várias cias. aéreas estão facilitando a remarcação de bilhetes — algumas delas até mesmo para lugares que ainda não decretaram emergência.

Reembolso de hotéis previamente pagos só é fácil em lugares com restrições de viagem decretadas. Mas você pode tentar negociar em outros lugares também — por exemplo, em forma de crédito para uma hospedagem futura.

Acompanhe o noticiário: à medida em que forem impostas medidas restritivas em mais países, ficará mais fácil obter reembolso nesses lugares.

Vai viajar em maio?

Você ainda tem tempo para acompanhar a evolução da situação. Se a crise continuar até lá, não deverá ser difícil conseguir os reembolsos.

Viagens de junho em diante ao Hemisfério Norte

Eu mantenho o otimismo para viagens ao Hemisfério Norte de junho em diante, durante o verão, já fora da época de transmissão doenças respiratórias. Mas é um chute, ninguém pode garantir que o coronavírus se comporte como um vírus comum.

Viagens pelo Brasil

Ainda não há medidas restritivas de viagem no Brasil. Mas é bom acompanhar as recomendações do Ministério da Saúde.

Leia mais:


Devo cancelar minha viagem ao Chile

932 comentários

Acabei de ligar na travel ace e ele afirmaram cobrir as despesas médicas

    Nenhuma seguradora cobre despesas médicas em caso de epidemia/pandemia. Nem a Travel Ace.

Vou para Itália no começo de Maio. Começo minha viagem por Milão e vou descendo, passando pela Toscana até Roma. Estou acompanhando as notícias e por enquanto não pretendo desmarcar nada. Até por que acredito que a situação irá se inverter logo, com a chegada do outono por aqui e primavera por lá.
Em pouco tempo teremos muitos casos aqui também. Temos que aprender a tal etiqueta respiratória e vida que segue.

Nossa… estou na mesma situação e mesmo roteiro… só que estou marcada pra dia 20. Meu único medo é minha filha, muito mais de sofre preconceito na volta que contrair o vírus…ainda não sei o que fazer. Um período que era pra ser prazeroso, está sendo um martírio.

Estamos indo para Portugal em 20/04/20 e faremos a imigração em Madrid. Existe alguma recomendação e/ou exigência quanto ao Coronavirus? Nossa primeira imigrçãoem Madrid foi complicada, quase perdemos a conexão com Lisboa mas nesta temos quase 5 horas de escala. Obrigado.

Estou com viagem marcada para Roma dia 18/03.
Até então não tinha cogitado cancelar, mas com essa notícia de que o governo fechou escolas no país todo, fico com receio de chegar lá e o governo fechar os pontos turísticos tb.
Nada fácil, viu?!

    Estou com a mesma preocupação de encontrar os principais pontos turísticos fechados. Tenho viagem pra Roma dia 20/03. O maior problema é que Roma é uma parte da viagem, logo mesmo que a Alitalia aceite o cancelamento, teria que conseguir cancelar todos os demais trechos que não passam pela Itália com AirFrance, TAP, etc.

Estou indo para a Itália no dia 5 de abril e até agora não pretendo mudar meus planos. Estou bem tranquila em relação à doença, com a consciência de que usaremos máscaras nos locais com mais concentração de pessoas. O álcool-gel estará à mão e já estamos na vibe Vitamina C para dar um up no sistema imunológico. Fora isso, acredito que tentar cancelar/remarcar/modificar passagens/aluguel de motorhome/AirBnbs vai me dar muito mais dor de cabeça do que a viagem com o Coronavirus em si.
Espero que até lá as coisas melhorem. Mas a menos que fechem o aeroporto de Roma, minha viagem continua de pé! Obrigada a vocês pelas atualizações!

Estou com viagem agendada para Páscoa, passando por Amsterdam, Bruxelas e Paris… até então estava muito tranquila, porém confesso que a pressão social de ter de justificar a manutenção da viagem em meio ao coronavírus é cansativo. Acham que devo esperar até o último minuto para cancelamentos? Tenho pouco mais de um mês até o embarque, não gostaria, mas se o cenário estiver apocalíptico e nas cidades visitadas tudo estiver fechando por conta do vírus, não vejo sentido em manter…dúvida cruel.

Será que posso ir a Milão no domingo e vir segunda á noite. Estarão abertas as coisas mais interessantes.?
O risco é elevado ou igual aqui?

    Olá, Fernanda! Milão não está fechada, mas é a metrópole européia com mais risco. O Duomo (Catedral) reabriu.

Gostaria de saber sobre o seguro viagem. Pelo que vi nenhum dos seguros cobre epidemias. O GTA cobre o atendimento inicial apenas. Gostaria de saber se em países como os EUA como fica essa situação? Somos tratados pelo governo?

    Olá, Fernanda! Nos Estados Unidos não há saúde pública, logo o prejuízo de uma internação seria grande.

    E na Itália, como funciona?
    Os turistas podem usar o Sistema Pública de Saúde lá?
    A conta de internação seria salgada igual nos Estados Unidos?

    Não. Nem mesmo os americanos em quarentena são tratados de graça pelo governo deles. Você teria de arcar com todos os custos sozinha.

Retificando a informação sobre a remarcação de vôos para Italia pela KLM -Air France . Pode-se remarcar sem custo mantendo o trecho e com partidas ate 31-05-2020. Essa politica de remarcação é um tiro certeiro no programa de quem tem ferias marcadas alem de hotel e outras despesas. Por outro lado tambem é um tiro no pé da KLM -Air France que mostrou para os passageiros que não basta oferecer um bom serviço de transporte mas estar sensivel ao que está acontecendo e as necessidades de seus passageiros .

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito