Milão coronavirus viagem Italia

Coronavírus: devo cancelar minha viagem?

Coronavírus e viagens - Milão

Coronavírus e viagens

Leia o nosso post mais atualizado sobre o assunto

Coronavírus: não viaje até (pelo menos) o fim de abril

(E veja como cancelar sua viagem.)

Dia 11 de março a OMS declarou declarou a COVID-19, a doença respiratória causada pelo coronavírus, uma pandemia.

A Itália está inteira em quarentena até o dia 3 de abril. Em Israel, passageiros provenientes do exterior são obrigados a cumprir quarentena. Os Estados Unidos suspenderam os vôos de/para a Europa por 30 dias. Os parques Disney em Orlando e Paris anunciaram o fechamento entre o dia 15 e 31 de março. Museus de Madri e Amsterdã estão fechados até o fim do mês. Dinamarca, Noruega e Polônia fecharam as fronteiras. A República Tcheca anunciou a proibição de entrada de turistas de qualquer nacionalidade entre 16 de março e 11 de abril.

Outros países podem decretar a qualquer momento medidas restritivas para conter o vírus, que vão afetar a vida dos viajantes.

Além disso, com a pandemia decretada pela OMS, os seguros-viagem ficam dispensados (por cláusula contratual) de cobrir o tratamento. Na Europa isso é menos problemático, por causa do sistema de saúde pública, mas nos Estados Unidos e em outros países o viajante poderia ter que custear do seu próprio bolso uma internação de até duas semanas, que é o tempo médio de tratamento dos casos graves.

Atualização: Allianz Travel cobre coronavírus

Recebemos o comunicado da nossa parceira Allianz Travel assegurando, desde 11 de março, a cobertura de despesas médicas e hospitalares relacionadas à Covid-19 de seus segurados.

Caso você não tenha como adiar ou cancelar sua viagem, é um alento.

Veja o comunicado da Allianz aqui.

Cancelar ou não cancelar?

NÃO VIAJE ATÉ O FIM DE ABRIL

Viajar nas circunstâncias atuais é inseguro e vai trazer mais preocupação do que prazer. Países e cidades estão anunciando novas medidas restritivas a cada dia. A possibilidade de atrações estarem fechadas é cada vez mais alta. Em alguns lugares já há restrições para funcionamento de lojas e restaurantes. Até mesmo as ligações aéreas podem ser interrompidas enquanto você estiver fora do Brasil.

Verifique as condições de alteração e cancelamento da viagem que você comprou. Várias cias. aéreas estão facilitando a remarcação de bilhetes — algumas delas até mesmo para lugares que ainda não decretaram emergência.

Reembolso de hotéis previamente pagos só é fácil em lugares com restrições de viagem decretadas. Mas você pode tentar negociar em outros lugares também — por exemplo, em forma de crédito para uma hospedagem futura.

Acompanhe o noticiário: à medida em que forem impostas medidas restritivas em mais países, ficará mais fácil obter reembolso nesses lugares.

Vai viajar em maio?

Você ainda tem tempo para acompanhar a evolução da situação. Se a crise continuar até lá, não deverá ser difícil conseguir os reembolsos.

Viagens de junho em diante ao Hemisfério Norte

Eu mantenho o otimismo para viagens ao Hemisfério Norte de junho em diante, durante o verão, já fora da época de transmissão doenças respiratórias. Mas é um chute, ninguém pode garantir que o coronavírus se comporte como um vírus comum.

Viagens pelo Brasil

Ainda não há medidas restritivas de viagem no Brasil. Mas é bom acompanhar as recomendações do Ministério da Saúde.

Leia mais:


Devo cancelar minha viagem ao Chile

932 comentários

Oi Ricardo!! Primeiramente parabéns pelo texto!!
Estou com viagem marcada para final de maio e começo de junho para a Itália. Nessa época já tem calor suficiente para não ter mais gripe (rsrs) ou ainda faz um pouco de frio (por ser primavera)?

    Olá, Jessica! Quem responde é A Bóia. Ainda pode ter algum friozinho, mas o normal é já estar quente.

Sair da porta de casa pra fora hoje é um risco. Histéricas a parte, se tivesse alguma lógica a população mundial estaria diminuindo desde a década de 80 por conta da AIDS. Estive em Israel a primeira vez logo apod o fim da guerra do Golfo. Não poderia ter sido mais proveitoso, o país inteiro a minha disposição mr

Após muita pesquisa e dúvidas resolvi ir para a Índia….saio dia 10 de abri ! Aquele povo todo e quase nada de notícias de lá! Vou sem medo, seja o que Deus quiser

Estamos de viagem marcada agora para 4 de março, próxima quarta-feira, Cruzeiro de travessia saindo de Recife, passando pelas Ilhas de Mindelo e Funchal com destino a Lisboa, depois vamos fazer em terra Lisboa e Paris. Eu e minha esposa resolvemos manter, já vínhamos buscando fortalecer a imunidade semanas antes. Mesmo antes do Corona! Vamos em frente e esperamos que dê tudo certo. Está muito em cima e não pretendo cancelar !

Aqui na Suíça, eventos com previsão de reunir mais de 1000 pessoas estão cancelados pelo conselho federal até 15 de março (pelo menos). Isso inclui o ‘carnaval tardio’ de várias cidades, feiras importante em Basel e Genève, e algumas festas públicas previstas, além de shows, concertos e eventos esportivos de grande porte.

Bom dia!!
Estou de fato bem apreensiva também. Tenho viagem marcada para Paris agora dia 03 de abril com stopover de 2 dias em Roma. Viagem dos sonhos e comemorativa aos 10 anos de namoro e 7 anos de casados. Hotéis comprados nas tarifas não reembolsáveis(que arrependimento), quanto aos voos e passeios estou tranquila, pois são ok para cancelamentos ainda mais se a situação piorar. Não quero cancelar, mas também não quero que de sonho vire pesadelo. O que me resta é aguardar, tenho muita fé e esperança de que até a abril o pior tenha passado e que já esteja tudo normalizado na medida do possível.
Estou muito triste com tudo isso, e a cada notícia que vem chegando, vem junto aquele sentimento de negação, de que não é possível que isso esteja acontecendo!!!

Olá, estou planejando uma viagem pra europa para Julho, minha primeira Eurotrip. (Inglaterra,Itália, França e Alemanha)

No que diz respeito as passagens resolvi esperar por conta do coronavirus.

Você acha que deveria repensar minha viagem?

    Olá, Filipe! Julho será alto verão na Europa. Não é temporada de gripe. Em julho a gripe estará atuando aqui no Centro-Sul do Brasil.

Estou em Portugal e ia fazer o Leste Europeu, por ser considerada uma paciente de risco, estou com quase 60 anos, achamos melhor desistir, a informação que tivemos e que as pessoas provenientes de Viena, seria a primeira cidade que faríamos, ou da Itália , está sendo medida a temperatura, caso apresente qlquer coisa q esteja condicionada a doença como febre tosse etc, poderá ser colocada em observação, daí o nosso medo , já pensou vc em um país que não conhece em observação ? Então penso se houver possibilidade de cancelar ou remarcar sem dúvida e a melhor opção.Tudo ainda e muito novo, tanto para a medicina as quanto para nós.Portugal ainda está tranquilo, então vamos aproveitar por aqui mesmo.Pra quem vai ótima viagem, quem puder aguardar, creio que aproveitará melhor, quando as coisas estiverem mais definidas.

Maria Helena, já foi colocado que os voos não são tão perigosos assim devido ao sistema de refrigeração e renovação do ar. Cerca de 99% do ar é totalmente renovado .
O que devemos lembrar é que precauções simples como higiene das mãos já irão ajudar muito na prevenção e disseminação de qualquer doença.
O álcool Gel deve ser usado como alternativa à lavagem , não é necessário fazer as duas coisas .
Mas se há sujeira visível só a lavagem das mãos será eficiente neste caso .

Nossa tão sonhada e planejada viagem seria em 23 de abril, chegando em Barcelona, com um cruzeiro de 7 noites com paradas em 4 portos da Italia e 1 da França, depois mais 1 semana em Madri. Com este surto de coronavirus penso emcancelar/postergar a viagem pois viajo com minha mãe (grupo de risco) e meu filho. Cruzeiro neste momento está completamente fora de cogitação. Realmente é uma situação muito triste, pois foi muito gostoso planejar essa viagem e a ansiedade por chegar o dia só aumentava, seria a primeira vez na Europa. O travasseiro já me mandou cancelar. Alguém colocou aqui o link de orientações do CDC – Italia ja aparece como nivel 3 de recomendação – evitar qq viagem não essencial. Acredito fortemente que nos próximos dias essa recomendação irá se estender a outros países europeus.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito