Milão coronavirus viagem Italia

Coronavírus: devo cancelar minha viagem?

Coronavírus e viagens - Milão

Coronavírus e viagens

Leia o nosso post mais atualizado sobre o assunto

Coronavírus: não viaje até (pelo menos) o fim de abril

(E veja como cancelar sua viagem.)

Dia 11 de março a OMS declarou declarou a COVID-19, a doença respiratória causada pelo coronavírus, uma pandemia.

A Itália está inteira em quarentena até o dia 3 de abril. Em Israel, passageiros provenientes do exterior são obrigados a cumprir quarentena. Os Estados Unidos suspenderam os vôos de/para a Europa por 30 dias. Os parques Disney em Orlando e Paris anunciaram o fechamento entre o dia 15 e 31 de março. Museus de Madri e Amsterdã estão fechados até o fim do mês. Dinamarca, Noruega e Polônia fecharam as fronteiras. A República Tcheca anunciou a proibição de entrada de turistas de qualquer nacionalidade entre 16 de março e 11 de abril.

Outros países podem decretar a qualquer momento medidas restritivas para conter o vírus, que vão afetar a vida dos viajantes.

Além disso, com a pandemia decretada pela OMS, os seguros-viagem ficam dispensados (por cláusula contratual) de cobrir o tratamento. Na Europa isso é menos problemático, por causa do sistema de saúde pública, mas nos Estados Unidos e em outros países o viajante poderia ter que custear do seu próprio bolso uma internação de até duas semanas, que é o tempo médio de tratamento dos casos graves.

Atualização: Allianz Travel cobre coronavírus

Recebemos o comunicado da nossa parceira Allianz Travel assegurando, desde 11 de março, a cobertura de despesas médicas e hospitalares relacionadas à Covid-19 de seus segurados.

Caso você não tenha como adiar ou cancelar sua viagem, é um alento.

Veja o comunicado da Allianz aqui.

Cancelar ou não cancelar?

NÃO VIAJE ATÉ O FIM DE ABRIL

Viajar nas circunstâncias atuais é inseguro e vai trazer mais preocupação do que prazer. Países e cidades estão anunciando novas medidas restritivas a cada dia. A possibilidade de atrações estarem fechadas é cada vez mais alta. Em alguns lugares já há restrições para funcionamento de lojas e restaurantes. Até mesmo as ligações aéreas podem ser interrompidas enquanto você estiver fora do Brasil.

Verifique as condições de alteração e cancelamento da viagem que você comprou. Várias cias. aéreas estão facilitando a remarcação de bilhetes — algumas delas até mesmo para lugares que ainda não decretaram emergência.

Reembolso de hotéis previamente pagos só é fácil em lugares com restrições de viagem decretadas. Mas você pode tentar negociar em outros lugares também — por exemplo, em forma de crédito para uma hospedagem futura.

Acompanhe o noticiário: à medida em que forem impostas medidas restritivas em mais países, ficará mais fácil obter reembolso nesses lugares.

Vai viajar em maio?

Você ainda tem tempo para acompanhar a evolução da situação. Se a crise continuar até lá, não deverá ser difícil conseguir os reembolsos.

Viagens de junho em diante ao Hemisfério Norte

Eu mantenho o otimismo para viagens ao Hemisfério Norte de junho em diante, durante o verão, já fora da época de transmissão doenças respiratórias. Mas é um chute, ninguém pode garantir que o coronavírus se comporte como um vírus comum.

Viagens pelo Brasil

Ainda não há medidas restritivas de viagem no Brasil. Mas é bom acompanhar as recomendações do Ministério da Saúde.

Leia mais:


Devo cancelar minha viagem ao Chile

932 comentários

estou com viagem marcada para um congresso em genebra em abril, também resolvi aguardar para ver com a situação estará até lá mas estou preocupada porque minha passagem está comprada e é daquela não flexível, pela Swiss

Ótima matéria!!! me ajudou com certeza. Aliás, vale um elogio maior, o site Viagem na Viagem e seus demais canais são excelentes para organizar qualquer viagem. Parabéns!!

Para estar bem informado recomendo acessar ao site da organizacao mundial da saude ai explica claramente tudo e uma fonte confiavel e atualizada cada 2 hs
Infelizmente as midias exageram bastante ja que “vendem ” informacao

Olá! Estou com viagem marcada pra Roma, de 7 a 23 de abril. Mas, com a possibilidade de também Roma vir a fechar atrações turisticas e com o euro subindo vertiginosamente, estou na dúvida se devo trocar de local. Quero andar e andar por uma cidade que tenha qualidade urbana para pedestre. Se trocar para Paris ou Liubliana, por exemplo, nada garante que o virus nao estará lá em abril !!!! Alguma outra sugestao de cidade bacana assim fora da zona do euro e menos cotada pra estar com o virus???

    Olá, Rozana! Em abril o vírus deve estar presente no mundo inteiro, inclusive aqui. Teremos que nos acostumar a nos proteger, onde quer que estejamos.

    O real brasileiro é que se desvalorizou bastante, mais do que apenas uma subida do Euro. Assim, se você comparar a cotação do real vs. yene, dihnar, coroas suecas, libra, verificará que o real brasileiro perdeu valor frente à quase todas as moedas, e, assim, mudar o destino não vai te proteger desses efeitos.

    Oi, Rozana!! Também estou com viagem marcada para Roma/Paris de 3 a 11 de abril. Decidiu o que vai fazer? Por qual companhia é o seu voo?

Estou na mesma dúvida. Viajo para Tokyo no mesmo dia. Se os pontos turísticos permanecerem fechados até lá, acho que não compensa. Vou esperar até o meio de março para me decidir.

A Iberia me deixou mudar a passagem que seria pra Turim, agora vou pra Berlim, a data foi mantida: 08/03. Meu roteiro ainda inclui Cracóvia, Budapeste, Bratislava, Viena e, finalizo em Lisboa de volta pro Brasil. Meu receio não é contrair o vírus mas os voos low-cost cancelados ou qquer impedimento de sair/entrar em algum lugar. Não vou desistir da viagem não, mas estou cogitando manter só Berlim e, de lá, ir pro norte de Portugal (que não está nos planos originais) e depois ir descendo tranquilamente até Lisboa de onde retorno pra casa. Nunca fui pra Portugal, então me parece uma boa oportunidade de conhecer o país, de cruzar o mínimo de fronteiras e ir com menos receios, pois em qquer caso acho que seria mais fácil me virar por Portugal. O que acham, Boia e Riq, faz sentido ou vou trocar 6 por meia dúzia?

    olá Mariana! Portugal é um país tranquilo e cheio de comida boa e de doces também 🙂 cidades lindas, praias, monumentos..vais gostar! Boas férias!

    Mariana, decidiu o que fazer? Já pensei também em alterar meu roteiro que era Lisboa, Viena e Praga e fazer só Portugal para não fazer voos internos e estar num lugar que eu entenda a língua (não falo inglês), mas no meu caso teria que voar no final da viagem pra Praga, de qualquer forma, porque minha passagem de volta é Praga – Porto Alegre, com escala em Lisboa. Então seria uma super mão, voar pra Praga pra no dia seguinte voar de volta pra lisboa e vir pra casa.

Estou com viagem marcada para abril para SAN Andres. Para Colômbia será que não há tanto problema. Será que precisarei cancelar?

    Olá, Mi! Acompanhe o noticiário para ver se a Colômbia entra na zona de risco.

Olá, estou com viagem para o Japão em.12 de abril….não sei o que fazer….tudo isto acima vale para o Japão ou você vê caso pior? Obrigada Fernanda

    Olá, Fernanda! Vale para qualquer lugar que não seja a China. Ou: qualquer lugar que não tome medidas de quarentena ou isolamento.

    Fernanda, voltei do Japão faz 5 dias. Uma viagem inesquecível. Vamos aos fatos:

    – Quando deu o surto inicial na China, faltavam quinze dias para minha viagem. As companhias começaram a flexibilizar as viagens para a China, mas nada para o Japão. Passado o susto, resolvi ir;

    – Os japoneses já usam a máscara desde sempre. É da cultura deles. Como não estive no Japão antes do vírus, não posso comparar e afirmar se houve ou não um aumento no uso delas. Enquanto estive lá, a maior parte dos turistas não usou (eu levei, mas não usei);

    – Na entrada de muitos estabelecimentos há álcool gel;

    – O pessoal que trabalha em trens/ hotéis/restaurantes todos estavam com máscara;

    – Não peguei nenhuma atração fechada ou com limitação de público.

    Só complementando as excelentes dicas do Diógenes. Ele deu sorte, pois infelizmente muitas atrações estão fechadas em Tóquio, pelo menos até 17 de março, como a Torre de Tóquio, a Skytree, o Museu Ghibli (imperdível), o zoológico (panda), os dois parques da Disney, o TeamLab Borderless e Planet, Museu Nacional, os mirantes da prefeitura em Shinjuku, até o Robot Restaurant. Em Osaka o parque Universal e o castelo estão fechados, assim como a maioria dos museus. Pelo menos em Kyoto os templos ainda estão abertos.
    Difícil decisão, mas eu não cancelaria (ainda), pois a previsão de abertura de todas as atrações é para o meio/final de março. Sem falar que você vai na época da sakura, e com coronavírus ou não, as cerejeiras vão florescer de qualquer modo. É uma época geralmente lotada, que você certamente vai pegar mais vazia.
    PD: Estive no Japão em janeiro (viagem espetacular e inesquecível) e no máximo 10/15% dos japoneses usavam máscara, pois ainda não estava essa paranóia que o Diógenes pegou.

Estive na Sicília em março de 2019 e AMEI. Tome os devidos cuidados, mas não deixe de aproveitar a sua viagem!

Tenho u.a biagem para Roma e fiuggi na Itália fia 12 de Março, tenho 70 anos e tive um inivio xe pneumonia ha um mes, atual.ente edtou me sentinfo bem e co. Muita vontade de ir visjar. Ja que nunca estive , nestes lugares.
Amigos e familiares , sao contra .

    Bom dia Maria Lucia!
    Sou da área de saúde, no seu caso por ter tido doença pulmonar a pouco tempo eu também te aconselharia a não ir, tenta remarcar com a cia aérea, explica teu caso, diz que é do grupo de risco, certamente a compreenderão.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito