Coronavírus: devo cancelar minha viagem?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Coronavírus e viagens - Milão

Milão: Galleria Vittorio Emanuele vista do terraço do Duomo

Coronavírus e viagens

Leia o nosso post mais atualizado sobre o assunto

Coronavírus: não viaje até (pelo menos) o fim de abril

(E veja como cancelar sua viagem.)

Dia 11 de março a OMS declarou declarou a COVID-19, a doença respiratória causada pelo coronavírus, uma pandemia.

A Itália está inteira em quarentena até o dia 3 de abril. Em Israel, passageiros provenientes do exterior são obrigados a cumprir quarentena. Os Estados Unidos suspenderam os vôos de/para a Europa por 30 dias. Os parques Disney em Orlando e Paris anunciaram o fechamento entre o dia 15 e 31 de março. Museus de Madri e Amsterdã estão fechados até o fim do mês. Dinamarca, Noruega e Polônia fecharam as fronteiras. A República Tcheca anunciou a proibição de entrada de turistas de qualquer nacionalidade entre 16 de março e 11 de abril.

Outros países podem decretar a qualquer momento medidas restritivas para conter o vírus, que vão afetar a vida dos viajantes.

Além disso, com a pandemia decretada pela OMS, os seguros-viagem ficam dispensados (por cláusula contratual) de cobrir o tratamento. Na Europa isso é menos problemático, por causa do sistema de saúde pública, mas nos Estados Unidos e em outros países o viajante poderia ter que custear do seu próprio bolso uma internação de até duas semanas, que é o tempo médio de tratamento dos casos graves.

Atualização: Allianz Travel cobre coronavírus

Recebemos o comunicado da nossa parceira Allianz Travel assegurando, desde 11 de março, a cobertura de despesas médicas e hospitalares relacionadas à Covid-19 de seus segurados.

Caso você não tenha como adiar ou cancelar sua viagem, é um alento.

Veja o comunicado da Allianz aqui.

Cancelar ou não cancelar?

NÃO VIAJE ATÉ O FIM DE ABRIL

Viajar nas circunstâncias atuais é inseguro e vai trazer mais preocupação do que prazer. Países e cidades estão anunciando novas medidas restritivas a cada dia. A possibilidade de atrações estarem fechadas é cada vez mais alta. Em alguns lugares já há restrições para funcionamento de lojas e restaurantes. Até mesmo as ligações aéreas podem ser interrompidas enquanto você estiver fora do Brasil.

Verifique as condições de alteração e cancelamento da viagem que você comprou. Várias cias. aéreas estão facilitando a remarcação de bilhetes -- algumas delas até mesmo para lugares que ainda não decretaram emergência.

Reembolso de hotéis previamente pagos só é fácil em lugares com restrições de viagem decretadas. Mas você pode tentar negociar em outros lugares também -- por exemplo, em forma de crédito para uma hospedagem futura.

Acompanhe o noticiário: à medida em que forem impostas medidas restritivas em mais países, ficará mais fácil obter reembolso nesses lugares.

Vai viajar em maio?

Você ainda tem tempo para acompanhar a evolução da situação. Se a crise continuar até lá, não deverá ser difícil conseguir os reembolsos.

Viagens de junho em diante ao Hemisfério Norte

Eu mantenho o otimismo para viagens ao Hemisfério Norte de junho em diante, durante o verão, já fora da época de transmissão doenças respiratórias. Mas é um chute, ninguém pode garantir que o coronavírus se comporte como um vírus comum.

Viagens pelo Brasil

Ainda não há medidas restritivas de viagem no Brasil. Mas é bom acompanhar as recomendações do Ministério da Saúde.

Leia mais:

932 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Carlos Bezerra
Carlos BezerraPermalink

Tenho viagem para marcada para para Europa em maio de 2020, não vou cancelar de jeito nenhum, planejei esse sonho por muito tempo não vou estragar um sonho por causa de uma proliferação de um vírus de inverno com informações inconclusivas, o engraçado é que o vírus foi foi noticiado ao mundo em 2019 e o alarde real só veio depois do apaziguamento comercial entre China e USA.

Carla Sousa
Carla SousaPermalink

Boa tarde. Tenho uma viagem marcada para Viena na Páscoa. Reservei hotel com tarifa não reembolsável no Booking e reservei pela esky voos lowcost com Laudamotion. O que devo fazer para cancelar e receber o reembolso de ambas as situações? Quero cancelar por razões alheias á nossa vontade pois ia com uma pessoa de 70 anos e é desaconselhável por causa do Covid19.
Agradeço a vossa ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carla! O reembolso sem custo drpenderá da boa vontade do provedor, da imposição de restrição de viagens pelo governo austríaco ou por decisão judicial.

Gisele
GiselePermalink

O que efetivamente muda para o viajante desde que OMS decretou o coronavírus como pandemia?
A doença não é mais coberta pelo seguro viagem é uma delas, mas o que mais?
É mais fácil de pedir reembolso de passagens (somente para Itália/China ou para qualquer país?)?
Países podem fechar as fronteiras?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gisele! Constatada a Covid-19 o segurado perde o direito ao seguro e fica sob cuidado da assistência pública, nos países onde exista. Os países podem decretar medidas restritivas a qualquer momento, sem aviso prévio.

Emile Carvalho
Emile CarvalhoPermalink

Olá, tenho uma dúvida.
Planejo trazer minha mãe no próximo mês para a Europa, Suíça pra ser mais específica.
Sua estadia seria do 06/04 ao 29/04.
A suíça sei que no momento não é um pais de destrição, sendo um país ainda com poucos casos confirmados.
Meu medo é porque minha mãe fará escala em Portugal, país com muitos casos confirmados até então.
Nessa vinda dela a idéia seria viajar um pouco pela Europa sendo Italia, França e Espanha um dos prováveis destinos. Com muitos casos em alta nesses países, tô pensando em cancelar esse tourzinho pela europa. Na verdade, está me fazendo pensar se vale a pena ela se arriscar ( minha mãe não é uma idosa, faixa etária de 40 anos, mesmo assim a preocupação surgiu). Ouvi dizer que no Brasil no momento todos que voltarem da Europa terão que ficar em quarentena? Confere isso?
Muito obg pela ajuda e esclarecimento

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Emile! Os próximos 45 dias serão cruciais para deter o vírus. Os governos podem decretar medidas restritivas a qualquer momento. Verifique as condições de adiamento ou cancelamento da sua viagem.

marcelo pinheiro ribeiro alves

tenho viagem marcada para Londres em maio, chegando la dia 09/05. Devo cancelar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Prepare-se psicologicamente para isso, mas você ainda tem um tempo para acompanhar o desenrolar da situação.

Neusa Silva
Neusa SilvaPermalink

Tenho viagem marcada de 08/04 a 15/04 para Punta Cana, e não sei o que fazer. Devo ou não cancelar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Neusa! Por enquanto não há emergência no Caribe, mas não se sabe o que pode acontecer nos próximos 45 dias. Acompanhe a situação. Verifique as condições de adiamento ou cancelamento da sua viagem. Se forem impostas medidas restritivas, ficará mais fácil conseguir o reembolso integral.

Matheus
MatheusPermalink

Há mais de um ano que planejo minha primeira viagem à Europa! Sonho conhecer a Andaluzia e Catalunha. A princípio eu iria em setembro do ano passado, mas tive que remarcar por questões de trabalho. Havia decidido então embarcar no final de Maio/2020 e ficar por lá até meio de Junho/2020 emendando o feriado de corpus cristi. Época de fim de primavera e inicio de verão. Não comprei passagens ainda.
Na Espanha até o momento são 1.600 enfermos do coronavírus. Estou numa duvida cruel se compro agora as passagens ou espero um pouco mais e remarco (mais uma vez..) as ferias do trabalho para setembro/2020.. O que vcs acham???

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Matheus! Se é possível remarcar para setembro, você estará mais tranqüilo. Se não conseguir, numa projeção otimista no fim de maio o surto já terá há muito passado do pico. Se a situação continuar grave, então será fácil remarcar sem custo em maio também.

Fernanda
FernandaPermalink

Temos viagem marcada para Punta Cana sabado dia 14 com.previsãode retorno 24/3... que dúvida sobre manter ou não a viagem!!!!!

Pontos negativos: no grupo há 1 criança 4 anos e 2 idosos (70) e o voo de volta virá dos EUA....

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! Não há emergência declarada na República Dominicana, mas nos próximos 45 dias tudo pode acontecer. Verifique as condições de adiamento e cancelamento da viagem que você comprou.

Maria Fatima Santos Moreira

Boa noite.Comprei uma viagem para Miami, viajando na Air Europa.A viagem será no próximo domingo.Contatei hoje a air europa e tentei alterar a viagem p.Amesterdao, mas alem de perder o dinheiro todo do bilhete anterior 400€, ainda me obrigam a pagar 230€.Como fazer se estamos em pandemia?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria de Fátima! Não há restrições de viagem aos Estados Unidos, por isso a cia. está se apegando às regras da sua tarifa. Infelizmente não sei como funciona a legislação portuguesa nesse caso, somos um blog do Brasil.

Mariane
MarianePermalink

Trump acabou de restringir viagens vindas da Europa para os EUA !

Tania
TaniaPermalink

Tenho uma viagem para Barcelona de 24 até 27/3 , seguirei para Porto e Lisboa até 5/4. Devo cancelar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tânia! Os próximos 45 dias serão cruciais. Novas restrições podem ser impostas a qualquer momento em todos os países. Verifique as condições de alteração e cancelamento da viagem que você comprou.

Naty
NatyPermalink

ola! Tenho viagem para Alemanha e Italia em Maio/2020. Não tenho medo de viajar, mas receio ser pouco proveitoso, sobretudo na Italia. Devo já correr atrás dos cancelamentos, ou vale o risco de aguardar? Tenho passagem de avião, hoteis e trens já comprados.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Naty! Você ainda tem um tempo para decidir. Continue acompanhando o noticiário e informe-se das condições de alteração e cancelamento da sua viagem.

Rosana Vilela
Rosana VilelaPermalink

Olá, tenho uma viagem para a África do Sul agendada para 20 de abril. Não tenho escutado notícias sobre a situação de lá. Tem alguma recomendação?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosana! Não há emergência no país. Mas os próximos 45 dias serão cruciais para deter o vírus em todo o mundo, e medidas restritivas podem ser impostas a qualquer momento em todos os lugares. Verifique as condições de cancelamento caso seja necessário tomar essa decisão.

Leonardo
LeonardoPermalink

Boa noite. Tenho viagem marcada para Amsterdam para o dia 30/03 pela KLM, com roteiro passando por Luxemburgo, Alemanha e Rep Tcheca. Estou pensando em adiar a viagem para o dia 08/06. Seria uma boa data ou você sugere ir mais adiante? Quais as chances de eu conseguir esse adiamento sem custos adicionais? Pelo que diz na passagem há uma multa e também pagaria a diferença do valor praquela data.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leonardo! A KLM está sendo bastante generosa na questão de cancelamentos. Dê uma olhada no site da KLM, as condições estão atualizadas lá. Numa projeção otimista, em junho a crise provavelmente terá passado. Mas isso é só um chute otimista. (Se a situação continuar tão grave como hoje em junho, provavelmente continuarão as condições favoráveis de remarcação da KLM.)

Carlos Reis
Carlos ReisPermalink

Oi Bóia,
Tenho viagem reservada para Bariloche em Abril / maio. Sabe informar se essa região está com restrição? Não sei se cancelo e tento o reembolso.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carlos! Ainda não há restrição. Acompanhe o noticiário. Mas já se acostume com a possibilidade de precisar cancelar -- e verifique as condições atuais de cancelamento da sua viagem.

Mariana Adegas
Mariana AdegasPermalink

Boa noite Ricardo. Estamos planejando viagem para Buenos Aires, para 19 de maio. Temos uma criança de 8 anos, acha arriscado? Obrigado desde já.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariana! Se a viagem está sendo planejada, não compre ainda. Acompanhe o noticiário para ver como o surto evolui no Hemisfério Sul.

Mara Mara
Mara MaraPermalink

Uma vez que está em alerta o fecho das escolas para o dia 16 março e reabrem na altura da pascoa altura que tenho passagem marcada para o rio de janeiro (2 a 16) gostaria de saber como proceder, para ñ perder a passagem.

Cumprimentos

Mara Moreira

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mara! Você vem de Portugal? Não sabemos como funciona a legislação portuguesa. Acompanhe o noticiário para ver se serão impostas restrições de viagem dentro do Brasil.

Edna pereira neves
Edna pereira nevesPermalink

Tenho viagem marcada para França 21/03 0 que devo fazer !!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Edna! O melhor é verificar as condições de alteração e cancelamento da sua passagem. Toda a Europa está sujeita a que governos imponham medidas restritivas nas próximas semanas.

Rosalia
RosaliaPermalink

Tenho viagem marcada pela Iberia para o dia 21/3. Vamos para o Portugal mas com conexão de quase 2 hs em Madri. Devido ao surto de corona vírus e face nossas idades( 63 e 68 anos), estamos com muito medo. Liguei para a Iberia pra saber como seria a remarcação e, fui informada, que teria que pagar os custos da remarcaçao e possivel diferença entre as tarifas. Caramba, pensei que seríamos dispensados da multa, tendo em vista que Madri está com um surto enorme! Alguém pode me ajudar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosalia! Se forem impostas medidas de restrição de viagem até lá, o reembolso será mais fácil. De todo modo, você pode tentar a via judicial, porque a Iberia está estabelecida no Brasil.

Pam
PamPermalink

Boa noite, tenho viagem marcada para Omã, Oriente médio, para 28/03. Pelo que estamos acompanhando lá o número de casos é bem baixo e não está aumentando muito. Nossa preocupação está sendo com os aeroportos e aeronaves, pois não temos como saber se alguém próximo a nós está infectado.
Pela previsão de alguns médicos com os quais tenho falado, aqui no Brasil o número de casos deve aumentar bastante até junho ou julho. Vocês acham que fazer essa viagem na data marcada pode me trazer mais riscos?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pam! Os próximos 45 dias são cruciais no mundo inteiro para conter o vírus. Esperam-se medidas restritivas de vários países. Verifique as condições de adiamento ou cancelamento da viagem.

Jessica Souza
Jessica SouzaPermalink

Boa noite! Tenho uma viagem agendada para Miami no dia 26 de março, devo cancelar ela ou posso ir sem problemas? A questão do cancelamento é uma escolha minha ou da companhia aérea?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jessica! Algumas cias. estão facilitando. Verifique as condições de adiamento ou cancelamento da viagem que você comprou.

Frank
FrankPermalink

Matéria do El país: Em Miami, um homem vai a um centro médico para fazer o exame de coronavírus e, como publicou o jornal Miami Herald, sai com uma conta de 3.270 dólares: o SARS-Cov-2 revela as características de um sistema de saúde predominantemente privado.

Fernando
FernandoPermalink

E eu com viagem marcada para Mendoza/ Atacama para sexta-feira 13/03 até o dia 24/03. Tenso, LATAM até agora não deixa cancelar sem ônus, então é rezar para tudo dar certo.

César
CésarPermalink

Olá! Faço planos para uma viagem ao norte da Itália (mais especificamente a região do Vêneto), há 3 anos, ainda não comprei ou reservei nada, mas a princípio eu estaria perfeitamente organizado para viajar entre outubro e novembro, será que devo cancelar? Ou devo aproveitar os preços em baixa e reservar agora, sem preocupações? Abraço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, César! Se você não comprou, não tem com o que se preocupar. Acompanhe o noticiário, é bastante provável que não haja mais problema no segundo semestre (a não ser que o vírus volte no outono europeu).

Flavio
FlavioPermalink

Olá Ricardo, tenho uma viagem marcada para o dia 3 de abril para Nova Iorque. Será que é muito arriscado insistir na viagem?
Abraços

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flávio! Quem responde é A Bóia. Nos próximos 45 dias medidas restritivas podem ser implementadas em qualquer lugar. Os seguros-saúde não cobrem o coronavírus, e uma internação nos Estados Unidos pode levar você à falência. Verifique as condições de alteração ou cancelamento da sua viagem.

Willamis melo
Willamis meloPermalink

Estou na espanha e quero antecipar minha volta ao brasil tenho que pagar alguma taxa a companhia que comprei a passagem pois estou com medo dessa coronavirus

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Willamis! Verifique com a sua cia. aérea.

Renata Lau
Renata LauPermalink

Olá!!!
Estou com viagem marcada para França (2 a 7 de maio) e Itália ( 7 a 16 de maio). Reservei hoteis sem cancelamento, o que devo fazer?
Grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! Para maio, você ainda tem tempo para cancelar. Caso a situação não melhore, deve haver condições favoráveis de cancelamento mais perto da data.

Célia Moura
Célia MouraPermalink

Estou com tudo pronto e pago para viagem á Áustria e Suíça. Embarco dia 24 de março e fico até 15 de abril. Super na dúvida se cancelou ou não. Alguém sabe da real situação dos 2 países?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Célia! Nos próximos 45 dias medidas de restrição de viagens podem ser declaradas sem prévio aviso, como aconteceu hoje com a decisão dos Estados Unidos de suspender vôos da Europa. Verifique as condições de adiamento ou cancelamento da sua viagem.

Livia
LiviaPermalink

Olá boa noite! Eu e meu esposo temos viagem marcada para o dia 01/06 para Turquia e Egito, mas já soube de casos lá e está me deixando preocupada. Como ainda não comprei as passagens por medo do vírus, estava pensando em adiar para setembro ou outubro que disseram ser uma meses bons também nos países, mas meu marido acha que devemos ir! O que me aconselha? Obrigada e adoro o seu blog

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Livia! Numa perspectiva otimista, em junho o surto já terá passado por causa do início do verão europeu. Acompanhe o noticiário, você ainda tem tempo para cancelar sua viagem.

Anderson Salles
Anderson SallesPermalink

Gente, pelo amor, parem de bombardear o moderador do blog com perguntas de opiniao sobre cancelar ou nao sua viagem. Tenham bom senso e raciocinem um pouco, se for possivel. Epidemias de gripe dissipar no verao do hemisferio norte, antes disso ha sempre risco de ficar preso em algum lugar. Voce deve tomar a sua decisao.

Patricia
PatriciaPermalink

Oi! Tenho uma viagem marcada na Páscoa para Buenos Aires. Inicialmente, levaríamos nossos gêmeos de um ano, mas com o Coronavírus, resolvemos deixá-los no Brasil e mudamos nosso roteiro para Buenos Aires, Colônia e Carmelo. Vocês acham que devemos cancelar? Muito arriscado? Ou aguardamos cenas dos próximos capítulos? rs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia! Siga o noticiário e verifique as condições de adiamento ou cancelamento da sua viagem.

Stephanie
StephaniePermalink

Estou com viagem de duas semanas marcada para a África do Sul com saída dia 28/03. Na opinião de vcs, é prudente cancelar? Obrigada desde já!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Stephanie! Nos próximos 45 dias é prudente cancelar viagens, sim.

KATIELLE AUREA MORIS
KATIELLE AUREA MORISPermalink

Boa noite! Estou com viagem de um mês para estudo na África do Sul com ida dia 04/04. Viagem sonhada e organizada antes dessa reviravolta. A bóia saberia me informar como é o sistema de saúde por lá? Obrigadawink

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Katielle! Sinceramente, eu não iria para um país do Terceiro Mundo sem cobertura do seguro-saúde sad

Verifique as condições de adiamento ou cancelamento da sua viagem.

Silvia Eto
Silvia EtoPermalink

Tenho uma viagem amanhã com volta no Domingo para Buenos Aires...aconselha manter a viagem ?
Cómo Buenos Aires não está na lista de cidades com risco, perderei as milhas usadas para o aéreo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Silvia! A situação por lá ainda não está emergencial. Acho que dá para ir, sim smile

Luis
LuisPermalink

Tenho viagem para Recife dia 26/03, confesso que estou preocupado, porém acredito não haver problemas, gostaria de saber se posso viajar sem problemas?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luis! Ainda não está caracterizada emergência no Brasil. Mesmo se houver, é provável que o Nordeste não tenha transmissão comunitária, por causa das altas temperaturas.

Mário Souza
Mário SouzaPermalink

Tenho viagem marcada para Espanha nos proximos dias com escala em Portugal. Devido ao coronavirus, estamos tentando remarcar ou cancelar a viagem , porém estão cobrando no mínimo 6 mil para remarcar e caso cancele a viagem , não estão reembolsando. Além disso o atendimento é horrível , não respondem por nenhum canal e pelo telefone 0800 não atendem, ficamos hoje 30 minutos na linha até ligação cair .

Irei procurar meus direitos, pois acredito que em casos de surto de doenças como essa , a empresa deveria ser mais flexível.

Maiara
MaiaraPermalink

O que as pessoas não entendem é que as cias estão isentando MULTAS para quem tem viagem marcada nos próximos dias para lugares específicos... se quiser mudar uma viagem que não se encaixa nisso, é decisão pessoal, e as regras são as mesmas do contrato de viagem que vc deu ok quando pagou o bilhete. Além disso, mesmo que haja isenção da multa, as diferenças de tarifas serão cobradas, e com o dolar a quase 5 reais, claro que isso ficará caro. Todo mundo está fazendo a mesma coisa, tem que ter paciência pra falar no 0800 que deve estar super sobrecarregado.

Elisa
ElisaPermalink

Mário, tenta resolver pelo site consumidor.gov.br. Tentei horas, sem sucesso, pelo call center da LATAM. Resolvi abrir uma reclamação por esse site. Pelo menos está registrada a solicitação para eventual necessidade de entrar na justiça.

Mário Souza
Mário SouzaPermalink

Não recomendo a TAP Portugal para ninguém.

Geciene Alves
Geciene AlvesPermalink

Olá , boa noite! Tenho uma viagem marcada para Santiago no Chile , já com hotel reservado no centro, está nessa viagem minha bebê de oito meses e minha cunhada grávida, a viagem acontecerá dia 02/04 e voltaremos dia 07/04, só que depois dessa pandemia do corona vírus estou a repensar sobre essa viagem ! O que sugere ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Geciene! É impossível saber o que vai acontecer nas próximas semanas. Verifique as condições de cancelamento da sua viagem, é o mais sensato a fazer.

Debora Fiaschi
Debora FiaschiPermalink

Estou numa duvida crucial em comprar passagens ou não para ir a João Pessoa em julho. Não sabemos como as regiões brasileiras serão afetadaa.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Debora! Nem nós. Provavelmente o vírus não seja violento em climas quentes como o do Nordeste, mas só saberemos isso mais tarde. Não adianta perguntar em blogs. Veja que a sua situação é bastante cômoda, olhe as pessoas desesperadas com viagens já marcadas e pagas em euros ou dólares para este mês. Apenas não compre nada que você não possa cancelar.

Alexsandro Santos
Alexsandro SantosPermalink

Boa noite! Viajarei em junho pra Paris, Londres e Amsterdã e fiz seguro viagem no início do ano. Mesmo tendo sido antes do decreto da ONU sobre a pandemia, o seguro pode declinar do atendimento? Aguardo resposta! Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alexsandro! Exatamente por ter sido decretada a pandemia, seu tratamento fica excluído dos seguros-saúde. Infelizmente há essa cláusula no contrato. Mas sua situação não está tão mal, existe a possibilidade de que em junho o surto já tenha passado do pico. Você ainda tem dois meses para acompanhar a situação antes de precisar cancelar.

Almerinda Pivatto
Almerinda PivattoPermalink

Tenho uma viagem para Portugal, com iberia, dia 12/4. O que devo fazer?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Almerinda! Você ainda tem algumas semanas para decidir, mas acostume-se com a idéia de adiar ou cancelar. Verifique a evolução das condições de adiamento e cancelamento da sua viagem.

Rafael Santana
Rafael SantanaPermalink

Viajem para para sábado 15/03 aos Estados Unidos, por 11 dias, saindo aqui do Brasil, tô meio apreensivo é com medo de sofrer alguma restrição nos aeroportos e imigração de lá, corro esse risco?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rafael! O maior problema nos Estados Unidos é ter que arcar com custos de hospitalização. Verifique as condições de adiamento e cancelamento da sua viagem.

Gustavo U Rodrigues
Gustavo U RodriguesPermalink

Olá. Tenho viagem marcada para Alemanha (Stuttgart, Munique, Frankfurt) , Luxemburo, Belgica (Bruxelas, Ghent e Bruges) e por fim, Amsterdam. Seria do dia 19/04 ate 02/05. Qual a opinião de vcs? Aguardo mais alguns dias para tentar cancelamento? Não cancelo e seja o que Deus quiser? Tá difícil decidir... me deem um help aí! Valeu!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gustavo! Você tem algumas semanas para cancelar, mas acostume-se com essa idéia. Acompanhe o noticiário e verifique a evolução das condições de adiamento e cancelamento da viagem que você comprou.

Patricia
PatriciaPermalink

Estou com viagem marcada para Argentina e a viagem foi marcada exclusivamente para acompanhar o Lollapalooza de lá. A boataria sobre o cancelamento está muito alta e estou achando que será cancelado principalmente porque um funcionário do governo deu uma entrevista dizendo que teria sido recomendado o cancelamento para a organização. Será que é possível conseguir o cancelamento das passagens ou a alteração para outro destino? Como já fui a BsAs, se não fosse o Lolla teria escolhido outro destino latino-americano...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia! Verifique as condições de adiamento ou cancelamento do que você comprou. Enquanto não houver restrição de tráfego vai ser difícil não pagar alguma penalidade.

Robson
RobsonPermalink

Ola uma sugestão , temos uma viagem dia 27 de março saindo aqui da Alemanha, será que terei problemas? Outra coisa não temos nenhum sintomas , e possível termos algo apos um tempo no Brasil ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Robson! O período de incubação é de até 2 semanas.

Ariana
ArianaPermalink

Eu e meu noivo temos viagem marcada dia 01 de Maio.

O roteiro é Roma x Londres x Milão
Estamos super aflitos

O que seria mais recomendado?
Tirar Itália do roteiro ou remarcar tudo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ariana! Prepare-se psicologicamente para ter que adiar ou cancelar a viagem. Mas até maio quem sabe as medidas restritivas já estejam relaxadas, você ainda tem algum tempo para cancelar.

Fabiana
FabianaPermalink

Olá, eu comprei passagens áreas para Roma mas só para a última semana de NOVEMBRO de 2020, e claro me planejo para conhecer tbm outras cidades como Veneza e Milão, acho que nessa data posso ficar tranquila não?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabiana! Sem dúvida está cedo para se preocupar.

Silmara
SilmaraPermalink

Ola! Com a OMS decretando pandemia, estou ciente que o seguro saude nao cobre despesas com o Covid-19 no momento. Eu tenho viagem para julho, e ainda estou confiante q dará pra ir... minha duvida é: Se os casos diminuirem em julho, o seguro saude voltará a dar cobertura para Covid 19 ou uma vez decretado pandemia/epidemia nunca mais haverá cobertura pelo seguro saude? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Silmara! É uma boa pergunta, mas não temos a resposta. As seguradoras têm sido extremamente vagas nas suas declarações.

Maria Fernanda Longato Maturana

Olá, tenho uma viagem marcada para a Espanha no dia 27/06 até 27/07, devo cancelar? Será que nesta época tudo já estará voltando aos conformes? Obrigada pelas noticias.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Fernanda! Numa visão otimista, sim. No seu caso, não há pressa de cancelar. Acompanhe o noticiário.

Fernanda thiemi
Fernanda thiemiPermalink

A Suiça está com uma situação bem complicada.
Acompanhe por esse site a evolução diária...
https://www.worldometers.info/coronavirus/

Lívia
LíviaPermalink

Bom dia, Ricardo. Comecei a temer pela minha viagem, toda paga, para Curitiba e Serra Gaúcha em maio. Comprei passagens, hotéis, passeio de trem, tudo em fevereiro, quando nem se falava em coronavírus no Brasil. Até semana passada estava otimista, mas agora não sei o que fazer... Será que pedir agora cancelamento é precipitado ou devo aguardar? Muito grata.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lívia! Quem responde é A Bóia. Não há pressa para cancelar, apenas prepare-se psicologicamente para isso e acompanhe o noticiário. As condições de cancelamento ficarão mais favoráveis caso sejam decretadas medidas de restrição de viagem.

Rachel
RachelPermalink

Oi Boia!

Tenho viagem marcada a partir do dia 13/4 com aero, hospedagem e tour para França, Londres e Amsterdã. Esses países estão na mesma situação que a Itália?
Tenho amigos viajando no momento por lá e dizem que está tranquilo, porém ruas vazias.
Qual sua sugestão no meu caso? Tenho um mês para decidir.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rachel! Acompanhe o noticiário e prepare-se psicologicamente para cancelar. Verifique a evolução das condições de adiamento e cancelamento da sua viagem. Medidas de restrição de viagem e aglomeração podem ser decretadas por qualquer país a qualquer momento sem aviso prévio.