Milão coronavirus viagem Italia

Coronavírus: devo cancelar minha viagem?

Coronavírus e viagens - Milão

Coronavírus e viagens

Leia o nosso post mais atualizado sobre o assunto

Coronavírus: não viaje até (pelo menos) o fim de abril

(E veja como cancelar sua viagem.)

Dia 11 de março a OMS declarou declarou a COVID-19, a doença respiratória causada pelo coronavírus, uma pandemia.

A Itália está inteira em quarentena até o dia 3 de abril. Em Israel, passageiros provenientes do exterior são obrigados a cumprir quarentena. Os Estados Unidos suspenderam os vôos de/para a Europa por 30 dias. Os parques Disney em Orlando e Paris anunciaram o fechamento entre o dia 15 e 31 de março. Museus de Madri e Amsterdã estão fechados até o fim do mês. Dinamarca, Noruega e Polônia fecharam as fronteiras. A República Tcheca anunciou a proibição de entrada de turistas de qualquer nacionalidade entre 16 de março e 11 de abril.

Outros países podem decretar a qualquer momento medidas restritivas para conter o vírus, que vão afetar a vida dos viajantes.

Além disso, com a pandemia decretada pela OMS, os seguros-viagem ficam dispensados (por cláusula contratual) de cobrir o tratamento. Na Europa isso é menos problemático, por causa do sistema de saúde pública, mas nos Estados Unidos e em outros países o viajante poderia ter que custear do seu próprio bolso uma internação de até duas semanas, que é o tempo médio de tratamento dos casos graves.

Atualização: Allianz Travel cobre coronavírus

Recebemos o comunicado da nossa parceira Allianz Travel assegurando, desde 11 de março, a cobertura de despesas médicas e hospitalares relacionadas à Covid-19 de seus segurados.

Caso você não tenha como adiar ou cancelar sua viagem, é um alento.

Veja o comunicado da Allianz aqui.

Cancelar ou não cancelar?

NÃO VIAJE ATÉ O FIM DE ABRIL

Viajar nas circunstâncias atuais é inseguro e vai trazer mais preocupação do que prazer. Países e cidades estão anunciando novas medidas restritivas a cada dia. A possibilidade de atrações estarem fechadas é cada vez mais alta. Em alguns lugares já há restrições para funcionamento de lojas e restaurantes. Até mesmo as ligações aéreas podem ser interrompidas enquanto você estiver fora do Brasil.

Verifique as condições de alteração e cancelamento da viagem que você comprou. Várias cias. aéreas estão facilitando a remarcação de bilhetes — algumas delas até mesmo para lugares que ainda não decretaram emergência.

Reembolso de hotéis previamente pagos só é fácil em lugares com restrições de viagem decretadas. Mas você pode tentar negociar em outros lugares também — por exemplo, em forma de crédito para uma hospedagem futura.

Acompanhe o noticiário: à medida em que forem impostas medidas restritivas em mais países, ficará mais fácil obter reembolso nesses lugares.

Vai viajar em maio?

Você ainda tem tempo para acompanhar a evolução da situação. Se a crise continuar até lá, não deverá ser difícil conseguir os reembolsos.

Viagens de junho em diante ao Hemisfério Norte

Eu mantenho o otimismo para viagens ao Hemisfério Norte de junho em diante, durante o verão, já fora da época de transmissão doenças respiratórias. Mas é um chute, ninguém pode garantir que o coronavírus se comporte como um vírus comum.

Viagens pelo Brasil

Ainda não há medidas restritivas de viagem no Brasil. Mas é bom acompanhar as recomendações do Ministério da Saúde.

Leia mais:


Devo cancelar minha viagem ao Chile

932 comentários

Estou de passagem comprada pra Portugal e França se Deus quiser até lá a poeira já deve ter baixado

Vou fazer um tour pela Europa em outubro finalizando em Milão. Não imagino que esteja problemático até lá.

Na minha opinião é óbvio que deve deixar essa viagem para outra altura, é inconsciência ir agora viajar para Itália ainda por cima com idade considerada de risco

Ei, Ricardo, excelente reportagem!
Percebo que é difícil para todos essa decisão.
Vou para Cancun dia 18/03.
Meu maior receio é ser uma cidade turística que recebe pessoas de vários países, aumentando a chance de transmissão, visto ser possível a transmissão mesmo por pessoas assintomáticas.
Você acha que evitar lugares fechados em conjunto com as medidas de higiene me tranquilizam?
Obrigada.

    Olá, Flavia! Quem responde é A Bóia. Infelizmente é com você e seu travesseiro. A opinião do Ricardo Freire está no texto.

Artigo super sensato, parabéns mais uma vez, Ricardo Freire. Li todos os comentários até aqui, todos sobre viagens pra fora do Brasil. E aqui no Brasil? Como será no inverno daqui? Certamente teremos também nossos casos! Estou com passagens compradas, hotéis reservados e passeios agendados pro Paraná e Serra Gaúcha em maio. Na hora de fechar e aproveitar preços em conta dos vôos, pensei no coronavírus e até refleti se deveria esperar um pouco ou não. Daí paguei e seja o que Deus quiser. Em minha cidade, no mercado, na rua, nos bancos, estaremos também sujeitos à possibilidade do contágio pelo vírus. Vou reforçar meu sistema imunológico tomando umas vitaminas C e me alimentando melhor, álcool gel na bolsa, higienizar sempre as mãos e encarar mais uma super-gripe no ar. Não temos como evitar uma epidemia. O que podemos fazer é tentar nos proteger da melhor maneira possível. Viajar e passear, sem neuras, também reforça o sistema imunológico!

    Adorei, Livia, é isso aí! Viajar reforça o sistema imunológico!!

Estou com viagem marcada para foz do Iguaçu dia 11/03 e aconselhável fazer está.viagem devido o coloncolonaviros ?

    Olá, Joana! Não existe nenhuma restrição anunciada pelas autoridades no Brasil.

Estou com viagem marcada para Roma dia 25 de março a 6 de abril, pela TAP. Estou muito indecisa se vou ou não.

Minha filha está com viagem agendada para vários países da Ásia: Malásia, Indonésia, Filipinas, Bankog entre outros em 19/03, para permanecer 1 ano (china não).
Insiste em manter os planos…qual a opinião de vcs??

    Olá, Dosolina! A opinião que é importa é a dela. Se não houver proibição ou limitação de viagens aos países que ela vai visitar, ela é livre para viajar por eles.

Estou com viagem marcada a turismo para Madri e região da Andaluzia para 22 de março, também estamos com muita dúvida se devemos manter, o nosso maior receio é de ficar preso em alguma cidade em quarentena ou ter as atrações turísticas fechadas. O que fazer?

    Olá, Emerson! 1) Acompanhar o noticiário e/ou 2) Ouvir o travesseiro.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito