Milão coronavirus viagem Italia

Coronavírus: devo cancelar minha viagem?

Coronavírus e viagens - Milão

Coronavírus e viagens

Leia o nosso post mais atualizado sobre o assunto

Coronavírus: não viaje até (pelo menos) o fim de abril

(E veja como cancelar sua viagem.)

Dia 11 de março a OMS declarou declarou a COVID-19, a doença respiratória causada pelo coronavírus, uma pandemia.

A Itália está inteira em quarentena até o dia 3 de abril. Em Israel, passageiros provenientes do exterior são obrigados a cumprir quarentena. Os Estados Unidos suspenderam os vôos de/para a Europa por 30 dias. Os parques Disney em Orlando e Paris anunciaram o fechamento entre o dia 15 e 31 de março. Museus de Madri e Amsterdã estão fechados até o fim do mês. Dinamarca, Noruega e Polônia fecharam as fronteiras. A República Tcheca anunciou a proibição de entrada de turistas de qualquer nacionalidade entre 16 de março e 11 de abril.

Outros países podem decretar a qualquer momento medidas restritivas para conter o vírus, que vão afetar a vida dos viajantes.

Além disso, com a pandemia decretada pela OMS, os seguros-viagem ficam dispensados (por cláusula contratual) de cobrir o tratamento. Na Europa isso é menos problemático, por causa do sistema de saúde pública, mas nos Estados Unidos e em outros países o viajante poderia ter que custear do seu próprio bolso uma internação de até duas semanas, que é o tempo médio de tratamento dos casos graves.

Atualização: Allianz Travel cobre coronavírus

Recebemos o comunicado da nossa parceira Allianz Travel assegurando, desde 11 de março, a cobertura de despesas médicas e hospitalares relacionadas à Covid-19 de seus segurados.

Caso você não tenha como adiar ou cancelar sua viagem, é um alento.

Veja o comunicado da Allianz aqui.

Cancelar ou não cancelar?

NÃO VIAJE ATÉ O FIM DE ABRIL

Viajar nas circunstâncias atuais é inseguro e vai trazer mais preocupação do que prazer. Países e cidades estão anunciando novas medidas restritivas a cada dia. A possibilidade de atrações estarem fechadas é cada vez mais alta. Em alguns lugares já há restrições para funcionamento de lojas e restaurantes. Até mesmo as ligações aéreas podem ser interrompidas enquanto você estiver fora do Brasil.

Verifique as condições de alteração e cancelamento da viagem que você comprou. Várias cias. aéreas estão facilitando a remarcação de bilhetes — algumas delas até mesmo para lugares que ainda não decretaram emergência.

Reembolso de hotéis previamente pagos só é fácil em lugares com restrições de viagem decretadas. Mas você pode tentar negociar em outros lugares também — por exemplo, em forma de crédito para uma hospedagem futura.

Acompanhe o noticiário: à medida em que forem impostas medidas restritivas em mais países, ficará mais fácil obter reembolso nesses lugares.

Vai viajar em maio?

Você ainda tem tempo para acompanhar a evolução da situação. Se a crise continuar até lá, não deverá ser difícil conseguir os reembolsos.

Viagens de junho em diante ao Hemisfério Norte

Eu mantenho o otimismo para viagens ao Hemisfério Norte de junho em diante, durante o verão, já fora da época de transmissão doenças respiratórias. Mas é um chute, ninguém pode garantir que o coronavírus se comporte como um vírus comum.

Viagens pelo Brasil

Ainda não há medidas restritivas de viagem no Brasil. Mas é bom acompanhar as recomendações do Ministério da Saúde.

Leia mais:


Devo cancelar minha viagem ao Chile

932 comentários

Estou com o mesmo problema, tenho viagem marcada para Roma dia 28 de Março e não sei o que fazer. Talvez tentar negociar com a TAP outra data!! É um grande risco.

Lívia, o que você precisa acrescentar urgente é repelente com icaridina ou outro fármaco que combata o mosquito transmissor da dengue.
Paraná atualmente vive um surto de dengue.

Muito bom o artigo. Estou com viagem marcada para Itália e França no final de maio. Achei desnecessário cancelar, mas tem tido pressões de todos os lados, trabalho, parentes para cancelar agora, está dificil. Vocês acham válido aguardar mais, considerando ser final de maio? Ou imprudência?

    Olá, Sirleme! Provavelmente as condições para cancelamento agora de uma viagem no fim de maio não sejam favoráveis. Temos quase três meses até lá. Pergunte se os que querem impedir que você viaje podem bancar esse cancelamento para você.

Tenho viagem marcada para Itália em junho. Decidi aguardar um pouco antes de remarcar ou cancelar pq acredito que em 3 meses a situação esteja mais controlada.
Snceramente não estou com medo da doença, mas sim em não aproveitar os pontos turísticos como poderia. Museus e igrejas fechados seria deprimente.

    Olá, Vanessa! Junho é verão na Europa. Não é época de gripe. Em junho o problema estará aqui, no inverno do Hemisfério Sul.

    Olá.
    Mas será que até Junho, o vírus não estaria em menores proporções no Hemisfério Sul? Tenho viagem para Bariloche final de Julho ( lá ainda não tem nenhum caso).

    Olá, Monique! Será inverno no Hemisfério Sul, época de transmissão de gripe.

Olá! Estou com viagem de lua de mel marcada para Tailandia e a escala do meu voo é via Dubai. Hoje vi que os Emirados Arabes estão proibindo os cidadãos de ir para Tailandia. Alguma chance de eu ter problemas no voo da ida ou volta para entrar em Dubai já que estou indo para Bangkok? Minha maior preocupação seria na volta, caso eles não autorizem a entrada de pessoas vindo da Tailandia. Alguma luz do que fazer? A Emirates não está reembolsando e só diz que tem que ligar mais pra perto da viagem para ter novidades.

Olá pessoal!
Sou fã do VnV e quero contar minha conversa hoje com um atendente do SAC da aérea KLM.
Como tenho passagem comprada pra Milão em 26 de maio, estou monitorando as notícias sobre Coronavirus e cancelamento de passagens aéreas.
Hoje foi negado meu pedido de cancelamento da minha passagem sem cobrança de taxa, que é quase metade do valor da passagem promocional que comprei há alguns meses. Fui orientada a aguardar notícias e determinações futuras da KLM sobre o assunto.
Até o momento só é possível remarcar ou cancelar, sem cobrança de taxa, passagens com data de partida pra Itália em março e início de abril de 2020. Vamos aguardar!! Mas estou apreensiva…

Tenho viagem para Portugal, de 05 a 22 de abril. Não penso em cancelar nada! Acho muita histeria… Não dou a menor confiança!

    É isso aí. A internet veio para facilitar nossa vida, mas também pode torná-la um inferno porque é o parque de diversões dos histéricos.

    Também acho histeria, esse que é o lado ruim da facilidade que muitos tem à informação!

Estou com viajem prevista para Portugal e Itália para julho com a família e estamos preocupados, eu e minha esposa temos 45 anos e minha filha 13, lendo a reportagem vemos que aqui estaremos correndo risco igual ou maior aqui será inverno e lá verão.Estamos aguardando e esperando noticias que nos dê maior segurança até lá.

Comprei via DECOLAR passagens de São Paulo para Madri para 26/3, depois Madri para Roma em 1/4, e de Roma para São Paulo em 11/4.Companhias, Air Europa e Ali Itália. Devido ao Corona vírus e a protocolos que possam submeter turistas à quarentenas, pensei em Alterar datas para 2 ou 3 meses a frente. O site da Decolar é muito fechado para efeito de negociações e por Telefone não se consegue falar. Busco uma forma de evitar ao máximo um prejuízo financeiro. Pensei cancelar o trecho Madri/Roma e o trecho final de retorno a São Paulo por evidente teria que ser trocado também, saindo de Madri. Gostaria de obter Orientações/Sugestões, pode me ajudar? antecipo agradecimentos.

    Olá, Helder! Infelizmente qualquer alteração terá que ser feita via Decolar, mesmo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito