Coronavírus: devo cancelar minha viagem?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Coronavírus e viagens - Milão

Milão: Galleria Vittorio Emanuele vista do terraço do Duomo

Coronavírus e viagens

Leia o nosso post mais atualizado sobre o assunto

Coronavírus: não viaje até (pelo menos) o fim de abril

(E veja como cancelar sua viagem.)

Dia 11 de março a OMS declarou declarou a COVID-19, a doença respiratória causada pelo coronavírus, uma pandemia.

A Itália está inteira em quarentena até o dia 3 de abril. Em Israel, passageiros provenientes do exterior são obrigados a cumprir quarentena. Os Estados Unidos suspenderam os vôos de/para a Europa por 30 dias. Os parques Disney em Orlando e Paris anunciaram o fechamento entre o dia 15 e 31 de março. Museus de Madri e Amsterdã estão fechados até o fim do mês. Dinamarca, Noruega e Polônia fecharam as fronteiras. A República Tcheca anunciou a proibição de entrada de turistas de qualquer nacionalidade entre 16 de março e 11 de abril.

Outros países podem decretar a qualquer momento medidas restritivas para conter o vírus, que vão afetar a vida dos viajantes.

Além disso, com a pandemia decretada pela OMS, os seguros-viagem ficam dispensados (por cláusula contratual) de cobrir o tratamento. Na Europa isso é menos problemático, por causa do sistema de saúde pública, mas nos Estados Unidos e em outros países o viajante poderia ter que custear do seu próprio bolso uma internação de até duas semanas, que é o tempo médio de tratamento dos casos graves.

Atualização: Allianz Travel cobre coronavírus

Recebemos o comunicado da nossa parceira Allianz Travel assegurando, desde 11 de março, a cobertura de despesas médicas e hospitalares relacionadas à Covid-19 de seus segurados.

Caso você não tenha como adiar ou cancelar sua viagem, é um alento.

Veja o comunicado da Allianz aqui.

Cancelar ou não cancelar?

NÃO VIAJE ATÉ O FIM DE ABRIL

Viajar nas circunstâncias atuais é inseguro e vai trazer mais preocupação do que prazer. Países e cidades estão anunciando novas medidas restritivas a cada dia. A possibilidade de atrações estarem fechadas é cada vez mais alta. Em alguns lugares já há restrições para funcionamento de lojas e restaurantes. Até mesmo as ligações aéreas podem ser interrompidas enquanto você estiver fora do Brasil.

Verifique as condições de alteração e cancelamento da viagem que você comprou. Várias cias. aéreas estão facilitando a remarcação de bilhetes -- algumas delas até mesmo para lugares que ainda não decretaram emergência.

Reembolso de hotéis previamente pagos só é fácil em lugares com restrições de viagem decretadas. Mas você pode tentar negociar em outros lugares também -- por exemplo, em forma de crédito para uma hospedagem futura.

Acompanhe o noticiário: à medida em que forem impostas medidas restritivas em mais países, ficará mais fácil obter reembolso nesses lugares.

Vai viajar em maio?

Você ainda tem tempo para acompanhar a evolução da situação. Se a crise continuar até lá, não deverá ser difícil conseguir os reembolsos.

Viagens de junho em diante ao Hemisfério Norte

Eu mantenho o otimismo para viagens ao Hemisfério Norte de junho em diante, durante o verão, já fora da época de transmissão doenças respiratórias. Mas é um chute, ninguém pode garantir que o coronavírus se comporte como um vírus comum.

Viagens pelo Brasil

Ainda não há medidas restritivas de viagem no Brasil. Mas é bom acompanhar as recomendações do Ministério da Saúde.

Leia mais:

932 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Ana paula Natividade
Ana paula NatividadePermalink

Eu, meu eaposo e filha de 2 anos temos uma viagem programada para san andres na Colômbia do dia 24 ao dia 31 de março. Compramos as passagens pela Tam e ao ligar na Central para tentar remarcar a data da viagem, fui informada que não seria possível pq uma passagem do nosso trecho era a passagem promocional e que se eu não fizesse a viagem perderia todas as passagens.
Nesse cenário de pandemia, há algo que eu possa fazer?
Colômbia teve o primeiro caso confirmado nessa semana, um rapaz de 19 anos que voltou da Europa. Meu receio e precisar de algum tratamento médico durante a viagem. Vc mencionou que o seguro viagem não cobre esse tipo de tratamento, pq?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Paula! As condições de reembolso nesta situação dependem da boa vontade dos fornecedores. Você pode tentar o reembolso por via judicial. As condições só ficam realmente favoráveis quando são decretadas medidas restritivas de viagem.

Cristiane
CristianePermalink

Estou na Itália e não consigo falar no telefone da Alitalia para remarcar meu voo de volta para o Brasil. Fui ao aeroporto e a atendente disse que como o voo não foi cancelado não poderia fazer a remarcação, informação está que não coincide com a que está no site deles. Estou vendo voos para outros países da Europa, mas vários deles estão com restrições. Vcs sabem informar em qual site tem as informações atualizadas sobre as restrições de circulação?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristiane! O site indica a central de atendimento para remarcações.

Já tentou ligar por Skype para os números no Brasil?

+55 11 3958 7959

+55 21 3500 8998

Você pode também pedir para alguém que esteja no Brasil ficar ligando para esses números até ser atendido.

Belita Lopes
Belita LopesPermalink

Eu vou viajar amanhã para a Madeira será que posso ir ??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Belita! Não há restrições de viagem decretadas, ainda.

Douglas C
Douglas CPermalink

Ola.
Eu e minha esposa vamos para Santiago, Chile, dia 14 de Agosto. Ficaremos 1 semana la.

Será q já devo entrar em desespero ou espero emtrar em desespero lá pra junho/julho???????????????

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Douglas! Você tem bastante tempo para cancelar. Acompanhe o noticiário, vamos ver como o vírus se comporta no inverno do Hemisfério Sul.

Janna
JannaPermalink

Tenho uma viagem marcada para 18 de abril para Toronto, de um mes, devo alterar ou nao??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Janna! Veja nossa recomendação para abril:

https://www.viajenaviagem.com/2020/02/coronavirus-viagem/#questao

rosi brasil
rosi brasilPermalink

Bom dia. Tenho viagem marcada dia 01.04.2020 para Espanha (Madri/Cordoba/Granada/Sevilha). Você aconselha cancelar a viagem ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosi! Veja nossa recomendação para viagens em abril:

https://www.viajenaviagem.com/2020/02/coronavirus-viagem/#questao

Adriana
AdrianaPermalink

Se estiver indo de Iberia, essa é a recomendação da empresa no site:

If you are flying to or from Madrid from March 1st to April 30th, you have the ability to change the dates or request a bonus* for the amount of the ticket. You can request your bonus by completing this form.
*The change of dates can be made to flight until November 30th, if you prefer the voucher, it will be valid until December 31st.

Exceptions: Not valid for flights from April 3rd to 13rd; from April 30th to May 2nd; from June 16th to September 15th; and from October 9th to 12th.

Marcia Balassiano
Marcia BalassianoPermalink

Vamos fazer um cruzeiro saindo de Santos em 04/04 e retornando em 14/04. Vai até Buenos Aires e volta. Será que preciso cancelar? É arriscado ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcia! Verifique as condições de cancelamento. Não será uma viagem tranqüila.

Rosa Maria Micheloni Antonucci

Tenho viagem marcada para Punta Cana no final de abril. O que faço? Vou

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosa! Veja nossas recomendações para abril:

https://www.viajenaviagem.com/2020/02/coronavirus-viagem/#questao

Rafael Silva
Rafael SilvaPermalink

Olá pessoal do VnV,

Eu e minha família temos viagem para Europa (Dinamarca, Áustria, Suíça e Alemanha) de 29/04 a 30/05. O que fazer? A cia aérea será a Latam, com conexões da Autrian e Brithish airlines. Ficamos sabendo que com a decretação de Pandemia, as seguradoras ficam desobrigadas a custear dispesas com o coronavirus. Os hopsitais públicos europeus atendem a estrangeiros? Podemos pedir ressarcimento à seguradora?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rafael! Os hospitais públicos europeus atenderiam, mas o problema está na sobrecarga do sistema. Na Itália não há UTI para todos. Acompanhe a situação e prepare-se psicologicamente para precisar cancelar.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2020/02/coronavirus-viagem/#questao

Juliana
JulianaPermalink

Oi pessoal! Tenho uma dúvida que nem é questão de opinião se devo viajar ou não (isso verei mais para frente, já que meu vôo é para 2 de julho e ainda tem um tempo). Mas como já estou me preparando psicologicamente para não poder ir, e nunca precisei cancelar nem remarcar passagens, não sei exatamente como proceder. Meu vôo é para Berlim, pela Swissair (volta pela Lufthansa), em 2 de julho, comprado com a Decolar. Em caso de remarcação ou cancelamento, com quem devo falar? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! Vai ser com a Decolar.

rachel
rachelPermalink

Viagem de 28/03 a 12/04 para Lisboa, Viena e Praga. Não vejo nenhum sentido mais em viajar, principalmente para Viena, onde museus, igrejas e zoo estão fechados, mas ainda não cancelei nada porque estou esperando mais medidas restritivas para ter menos prejuízo, só que tneho lido que está impossível entrar em contato com a TAP e que eles estão cancelando voos sem avisar (o que acontece desde sempre, viajo com eles todos anos e todos anos eu vejo alterações significativas nos meus voos porque faço consultas periódicas na reserva). No meu caso, vi que não estão vendendo mais o trecho liboa-poa para o dia da minha voltam, mas minha reserva consta como confirmada. Alguém mais assim com a TAP?

Mariana
MarianaPermalink

Estou com viagem marcada para Foz do Iguaçu dia 16 de abril, com meus pais. Parece que não tem muita facilidade para reembolso de passagem. Devo ir? Acho que será o auge do surto aqui no Brasil...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariana! Antes de decretarem medidas restritivas, será difícil cancelar fora das condições tarifárias.

Fernando
FernandoPermalink

Vou tentar ir hoje ao aeroporto pedir remarcação na minha viagem a Mendoza de amanhã para Setembro (mesmo a minha passagem não permitindo).
Vou dar as alegações:
- Seguro Saúde não cobre Coronavirus
- Sou asmático

Suzana Elesbão
Suzana ElesbãoPermalink

Devo cancelar minha viagem ao Ushuaia agora esta semana?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Suzana! Não há emergência ainda, mas tudo pode acontecer nas próximas semanas.

https://www.viajenaviagem.com/2020/02/coronavirus-viagem/#questao

Everton Lima
Everton LimaPermalink

Olá! Viajaremos minha esposa e eu (ambos 30 anos) para Lisboa com uma conexão em Madrid no dia 04 DE MAIO, depois iremos a Barcelona, Paris, Bruxelas, Bruges e Amsterdã. Foram meses de planejamento e não gostaríamos de cancelar. Se for necessário adiar, qual o mês você aconselharia para realizarmos a viagem para esses países ainda este ano?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Everton! Por enquanto ainda dá para ser otimista e achar que a partir de junho/julho, com as temperaturas mais quentes, a emergência já terá acabado. Mas é uma suposição otimista.

José Carlos
José CarlosPermalink

Olá, tenho viagem marcada para Toulouse, de 21 a 24 deste mês. Estou com muitas dúvidas se devo ou não fazer o cancelamento, ainda por cima com a proximidade da data tudo se torna mais difícil. No entanto por enquanto não me parece que a zona seja de risco...

Rosângela de Sousa da Silva Andrade

Vou para Argentina dia 9/04 e voltarei no final de maio! Poderei ir?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosângela! Ainda não há limitações de tráfego entre os dois países. Apenas entenda os riscos de imporem mudanças enquanto você estiver na Argentina, e as implicações de não poder contar com o seguro-viagem em caso de internação.

Fátima Soares
Fátima SoaresPermalink

Tenhi viagem paga para Veneza e posteriormente um cruzeiro pelas ilhas gregas. Tenho 66 anos e sou asmática. A viagem está marcada para 18 de maio até 31 . O que devo fazer?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fátima! Para viagens em maio ainda há tempo para agir, mas prepare-se psicologicamente para ter que cancelar, por conta da sua idade, condição e por ser um cruzeiro.

Samantha
SamanthaPermalink

Bom dia, tenho uma viagem marcada para Itália dia 09/04, estou pretendendo esperar até o dia 03/04 (término do decreto) para saber o que vou fazer, pois já está tudo pago e o hotel.com só cancela as reservas até esta data.

Caroline
CarolinePermalink

Eu e minha família estamos com uma viagem programada há meses para Londres e Paris, embarque amanhã 13/03.. havíamos decidido ir mesmo assim, mas com a notícia da pandemia estamos com medo de ficarmos em quarentena e não conseguir voltar.
Não estamos com medo do vírus em si, mas de como as pessoas estão lidando com tudo isso.

Eldon Rinaldi Andrade Sales

Estou com viagem marcada para o dia 20/03 para Lisboa, o que fazer?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eldon! Verifique as condições de adiamento ou cancelamento da sua viagem.

Narjara Eloisa Stori
Narjara Eloisa StoriPermalink

Olá , Vamos viajar para Lua de mel agora dia 27 de março para Fernando de Noronha, mesmo sendo uma viagem dentro do Brasil nosso receio é com relação a estar no avião , e também por Noronha ser um lugar turístico que vai gente do mundo todo!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Narjara! Ainda não há emergência no Brasil. Talvez seja difícil conseguir reembolso, mas você pode tentar.

Narjara Eloisa Stori
Narjara Eloisa StoriPermalink

Obrigada!!!!

fábio
fábioPermalink

sou do Paraná, tenho viagem marcada dia 16 março, para Natal, o que seria mais seguro?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabio! “Mais seguro” é ficar em casa. Mas ainda não temos restrições
a viagens domésticas.

Vinícius Moreno Rodrigues Campos

Grande Bóia! Primeiramente é necessário agradecer vocês por todo conteúdo publicado com tanto profissionalismo, informação e carinho. Minha primeira Eurotrip fiz usando muitas informações daqui do site e dos vídeos do Ricardo. Neste momento complicado, podermos contar com uma opinião de quem tem conhecimento como a de vocês é importante. Mas vamos lá, eu estou planejando uma viajem para o final de dezembro até meio de janeiro de 2021 (Alemanha, Rep. Tcheca, Grecia e Espanha), gosto de me programar antes ( comprar o voo e fazer as reservas de hospedagem), porém estou com receio de comprar passagens e reservar os hotéis, por outro lado, pode ser uma boa oportunidade devido ao preço que vem alterando muito o mercado financeiro. O que vcs sugerem?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vinícius! A resposta técnica é: não compre nada que não possa ser cancelado.

Vanessa
VanessaPermalink

Tenho viagem marcada para Disney no próximo dia 21/03. Devo cancelar? O que sugerem? Estou preocupada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vanessa! Não é um período tranqüilo para viajar a um país que não tem sistema público de saúde. Verifique as condições de adiamento e cancelamento da sua viagem.

michele
michelePermalink

Ola, Bóia. Estou indo para Santiago 25/04 a 04/05. Será que podere ir?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Michele! Você ainda tem algum tempo para decidir. Acostume-se à possibilidade de ter que cancelar.

Karina
KarinaPermalink

Viagens dentro do Brasil devem ser canceladas? Tenho uma marcada para 22 de março no Rio Quente Resorts (GO). Vou viajar com criança e idosos.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Karina! Dê uma palavrinha com seu médico.

Carla Lemos
Carla LemosPermalink

Tenho uma viagem marcada 16/03 com voo Florianópolis/ Brasilia/ Miami/Cancún devo cancelar? E o seguro saúde ?

Vitor
VitorPermalink

Estou com viagem marcada para dia 10 Abril 2020 para Colômbia ( catagena das índias, um cruzeiro e Medelim ) . Devo cancelar em virtude do corona vírus ?

Manuir Schons
Manuir SchonsPermalink

Olá. Eu e minha esposa estamos com viagem marcada para a Europa no dia 22/03 a 09/04 (Amesterdã - Londres - Paris). Será que podemos arriscar? Estamos receosos em cancelar neste momento, sem restrições, pois os hoteis foram reservados sem reembolso e as passagens via agencia de viagem o que dificulta a remarcação sem restrições. Não sabemos o que fazer. Pode nos dar uma sugestão, por favor?

Bárbara
BárbaraPermalink

Olá!
Tenho viagem marcada para Cuba em 04 de abril.
Estou bem preocupada, mas Cuba ainda não registrou novos casos.
Sei que tudo pode mudar de um dia para o outro, mas fico mais preocupada com a situação do nosso país.
Sei também que a orientação é não viajar em abril, porém ainda estou bem insegura sobre se devo ou não remarcar.

Vania
VaniaPermalink

Estou na Suíça e dentro de duas semanas tenho férias marcadas em Paris, tudo pago e nada de reembolso. Será melhor desmarcar?

Fran Teixeira
Fran TeixeiraPermalink

Ola,tenho uma viagem de Londres para Sao Paulo/Brasil em 28/03. e ficarei um mes e meio no Brasil,estou muito preocupada,desde a saida de UK,devo ou nao fazer alteracoes??

Adriana Scotti
Adriana ScottiPermalink

Meu vôo é para dia 24 março ,com destino a Londres...minha dúvida é se vou conseguir entrar...ou se já fecharam os aeroportos de lá.

Cris
CrisPermalink

Tenho uma viagem marcada pra Istambul, com escala em Frankfurt na Alemanha para o dia 01 de abril 2020, estou com muito medo. Será uma viagem de 15 dias em Istambul. Corro risco?

Fabio
FabioPermalink

Boa tarde. Tenho marcado viagem de 27/03 a 03/04 a Miami. Já estão com a restrição da Europa. Comprei na decolar as passagens e minha esposa gravida e meu pai de 74 anos iriam juntos. Devido a epidemia ; neste momento tentando cancelar as passagens (compra pela Decolar ); ressarcimento de 30% do valor pago . Reserva Airbnb em 50%. Pode haver uma melhor taxa de devolução? Sera que eu e minha esposa estaríamos seguros para ir? Desde já obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fábio! À medida que medidas de restrição vão sendo impostas, as condições de reembolso ficam mais fáceis. Com agências como a Decolar, porém, talvez você acabe tendo que apelar à justiça.

Simone
SimonePermalink

Moro em Sp e tenho viagem marcada para Alagoas dia 25/03, por lá ainda não foram confirmados muitos casos quanto aqui na capital São Paulo, tentei cancelar com a Gol mas não foi possível. Vocês recomendariam evitar a viagem?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Simone! No momento não há restrições. Mas acompanhe as recomendações do Ministério da Saúde.

Cintia
CintiaPermalink

Boa tarde. Meu esposo e filhos temos uma viagem para Termas de Jurema - PR para a próxima semana. Devo cancelar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cintia! No momento não há restrições. Mas acompanhe as recomendações do Ministério da Saúde.

Daniela silva
Daniela silvaPermalink

Boa tarde em Abril eu tinha um cruzeiro de 1 semana a entrar em veneza Italia com varias paragens em Itália ligamos uma 1 vez para a companhia e disseram.nos para aguardar mos que a companhia estava a entrar em contato com os passageiros o que nao aconteceu até ao momento esta semana voltamos a ligar ja disseram que tinha mos que escrever email escrevemos email no qual responderam que perderiamos o dinheiro que ja tinhamos pago e que teriamos que pagar mais 300€ derivado a ser cancelado a faltar 1 mês para a viajem.
Uma vez que toda a Itália esta de quarentena pergunto me como nos podem fazer isto
Quais os nossos direitos???? Uma vez que esta viajem é cancelada por uma questão de saúde pública

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! Use a via judicial para ser reembolsada.

Camila Perez Bessa
Camila Perez BessaPermalink

Flórida em estado de emergência. Cancelaram os eventos da cidade todos. Viagem era de 27 a 30 de março, passagens emitidas por milhas.
Ligamos na Latam e o atendente falou que cobra R$ 1250 por passagem para cancelar (para devolver as milhas). Considerando entrar na Justiça.

Aldir
AldirPermalink

Estou de viagem programada para uma feira em São Paulo. Será melhor cancelar a viagem? Seria entre 17 e 21 de março (semana que vem) o hotel tem garantia de no show e a gol diz que cancelar a passagem só me reembolsaria 20% do paguei. É isso mesmo, se fosse você iria a SP?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aldir! Converse com seu médico. Não pergunte a estranhos na internet "o que você faria no meu lugar".

ANTONIO CRUZ
ANTONIO CRUZPermalink

Tenho viagem marcada para Mendoza para o dia 22/03 até 27/03, por enquanto estamos mantendo confirmada enquanto não há nenhuma restrição de voo São Paulo > Mendoza.

Rogerio Machado
Rogerio MachadoPermalink

Boa tarde !!!
Tenho uma viagem de férias para Dubai dia 03 de maio á 16 de maio e já está tudo pago só o hotel que comprei sem alterações e cancelamentos pois não tinha e não tenho intenção de cancelar, falta 51 dias para minha viagem oque devo fazer e qual sua opinião, um abraço Rogerio viagem na viagem

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rogério! Para viagens em maio você ainda tem um tempo para acompanhar a evolução da situação. Prepare-se psicologicamente para ter que cancelar, se for o caso.

Leiza Henriques
Leiza HenriquesPermalink

Meu marido e eu temos viagem marcada para Cancún em 18/04/20. Mas temos 73 anos, portanto, corremos um risco maior. Devemos cancelar a nossa viagem?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leiza! Vocês têm um tempinho ainda para cancelar, mas seria prudente cancelar, sim.

Andreia
AndreiaPermalink

Sou do ES e tenho uma viagem marcada para conhecer os pontos turísticos do Rio de Janeiro agora no final de Março, devo cancelar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andreia! No momento não há restrições. Mas acompanhe as recomendações do Ministério da Saúde.

Rogerio Machado
Rogerio MachadoPermalink

Boa tarde nesse caso de força maior e não por mim , no caso comprei a hospedagem sem alterações, e cancelado pela decolar.com eu não posso ser prejudicado Se realmente a viagem for cancelado por eles eu não tenho que ser reembolsado....agradeço desde já agradeço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rogerio! Se não conseguir pela negociação, você pode usar a via judicial.

MARIADEFATIMA LUSTOSA SILOTTI

EU E MINHA FILHA ESTAMOS COM PASSAGEM MARCADA PARA LISBOA,26/03,DEVIDO O SUSTO DO COVID-19 , GOSTARIA DE ADIAR A VIAGEM , COMPRAMOS PELA TAP, SERA QUE SERA POSSIVEL ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria de Fátima! Por favor, não use maiúsculas na internet. É o equivalente a GRITAR.

Verifique com a TAP as condições de adiamento ou cancelamento da sua viagem. Enquanto não forem impostas medidas restritivas de tráfego, você dependerá da boa vontade da cia. na negociação. Se não obtiver sucesso, pode tentar ser ressarcida por via judicial.

Lindalva
LindalvaPermalink

Estou com viagem marcada para o Chile e Peru em meados de junho, não pretendo cancelar , nem adiar, entendo que o boom da coisa ta agora, acredito que fim de abril, incio de maio a coisa comece a ficar controlada até porque não tem como os paises ficarem com restrições duras por muito tempo.

Paula
PaulaPermalink

Oi Bóia! Tenho uma viagem marcada para Manaus dia 16/03 e retorno 23/03 , não há casos de corona na região ainda. Devo me preocupar e desmarcar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paula! No momento não há restrições. Mas acompanhe as recomendações do Ministério da Saúde.

Adriana Bandeira
Adriana BandeiraPermalink

Olá!
Estou com viagem marcada para os de 27/03 a 8/04 para Colômbia. Ainda não cogitei de cancelar, pois tenho acompanhado as notícias de lá. Por enquanto são poucos casos e o governo está colocando de quarentena apenas viajantes provenientes da China, alguns países da Ásia e Europa.
Por enquanto acho que está tranquilo.
Meu medo é no Aeroporto de São Paulo. Está tendo alguma restrição?
E outra dúvida: fiz minhas reservas de hotéis via Booking, caso tenha que questionar o cancelamento cobrado, faço via site, ou individual em cada hotel?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! A negociação é feita reserva a reserva. Neste momento você precisará de boa vontade de cada hotel. Sem declaração de medidas restritivas de viagem, conseguir crédito para uma estada mais à frente já é uma vitória.

Adriana Bandeira
Adriana BandeiraPermalink

Obrigada pelo retorno!
Por enquanto, estou decidida a manter a viagem. Vou aguardar a semana dela chegar para entrar em contato com os hotéis e tomar uma decisão.

Rodrigo
RodrigoPermalink

Embarco essa noite pra Lisboa e com passagens pra Amsterdam e Bruxelas com retorno ao Brasil apenas dia 31.
Tudo reservado sem opção de ressarcimento.
O jeito é encarar o Euro a 6 reais e muito álcool gel pra encarar o corona.