Coronavírus: devo cancelar minha viagem?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Coronavírus e viagens - Milão

Milão: Galleria Vittorio Emanuele vista do terraço do Duomo

Coronavírus e viagens

Leia o nosso post mais atualizado sobre o assunto

Coronavírus: não viaje até (pelo menos) o fim de abril

(E veja como cancelar sua viagem.)

Dia 11 de março a OMS declarou declarou a COVID-19, a doença respiratória causada pelo coronavírus, uma pandemia.

A Itália está inteira em quarentena até o dia 3 de abril. Em Israel, passageiros provenientes do exterior são obrigados a cumprir quarentena. Os Estados Unidos suspenderam os vôos de/para a Europa por 30 dias. Os parques Disney em Orlando e Paris anunciaram o fechamento entre o dia 15 e 31 de março. Museus de Madri e Amsterdã estão fechados até o fim do mês. Dinamarca, Noruega e Polônia fecharam as fronteiras. A República Tcheca anunciou a proibição de entrada de turistas de qualquer nacionalidade entre 16 de março e 11 de abril.

Outros países podem decretar a qualquer momento medidas restritivas para conter o vírus, que vão afetar a vida dos viajantes.

Além disso, com a pandemia decretada pela OMS, os seguros-viagem ficam dispensados (por cláusula contratual) de cobrir o tratamento. Na Europa isso é menos problemático, por causa do sistema de saúde pública, mas nos Estados Unidos e em outros países o viajante poderia ter que custear do seu próprio bolso uma internação de até duas semanas, que é o tempo médio de tratamento dos casos graves.

Atualização: Allianz Travel cobre coronavírus

Recebemos o comunicado da nossa parceira Allianz Travel assegurando, desde 11 de março, a cobertura de despesas médicas e hospitalares relacionadas à Covid-19 de seus segurados.

Caso você não tenha como adiar ou cancelar sua viagem, é um alento.

Veja o comunicado da Allianz aqui.

Cancelar ou não cancelar?

NÃO VIAJE ATÉ O FIM DE ABRIL

Viajar nas circunstâncias atuais é inseguro e vai trazer mais preocupação do que prazer. Países e cidades estão anunciando novas medidas restritivas a cada dia. A possibilidade de atrações estarem fechadas é cada vez mais alta. Em alguns lugares já há restrições para funcionamento de lojas e restaurantes. Até mesmo as ligações aéreas podem ser interrompidas enquanto você estiver fora do Brasil.

Verifique as condições de alteração e cancelamento da viagem que você comprou. Várias cias. aéreas estão facilitando a remarcação de bilhetes -- algumas delas até mesmo para lugares que ainda não decretaram emergência.

Reembolso de hotéis previamente pagos só é fácil em lugares com restrições de viagem decretadas. Mas você pode tentar negociar em outros lugares também -- por exemplo, em forma de crédito para uma hospedagem futura.

Acompanhe o noticiário: à medida em que forem impostas medidas restritivas em mais países, ficará mais fácil obter reembolso nesses lugares.

Vai viajar em maio?

Você ainda tem tempo para acompanhar a evolução da situação. Se a crise continuar até lá, não deverá ser difícil conseguir os reembolsos.

Viagens de junho em diante ao Hemisfério Norte

Eu mantenho o otimismo para viagens ao Hemisfério Norte de junho em diante, durante o verão, já fora da época de transmissão doenças respiratórias. Mas é um chute, ninguém pode garantir que o coronavírus se comporte como um vírus comum.

Viagens pelo Brasil

Ainda não há medidas restritivas de viagem no Brasil. Mas é bom acompanhar as recomendações do Ministério da Saúde.

Leia mais:

932 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Simone Freitas
Simone FreitasPermalink

Olá,
Estou com viagem marcada para Buenos Aires e Mendoza a partir de 1º de abril. Não estou querendo cancelar. Não vi muito alarde nesta região. Que vc acha, devo cancelar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Simone!

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2020/02/coronavirus-viagem/#questao

vitor manuel fernandes costa

tenho viagem marcada para berlim, a 20 de abril ate 24/04 será seguro cancelar!

Guilherme
GuilhermePermalink

Ola, tenho cruzeiro marcado para o caribe dia 21, será que da pra ir ou compensa cancelae?

Priscila Lima
Priscila LimaPermalink

Boa tarde, tenho viagem de lua de mel marcada para Cancun dia 16/04.. É arriscado ir?

Andressa
AndressaPermalink

Eu também estou indo para Cancún nesta mesma data. Também estou receosa, pelo que acompanhei no site da Latam não há possibilidade de remarcação e/ou cancelamentos para o destino do México.

juliana salvagni
juliana salvagniPermalink

Boa tarde,eu e meu marido tínhamos uma viagem para santiago amanha(13/03) ,passaríamos o fim de semana ,e na segunda partiríamos pra mendoza,retornando pra santiago no dia 20/03 e retornando pra são paulo no dia 22, passei a manha ao telefone cancelando tudo, algum hotéis eram pelo hotel urbano, outros pelo hotéis.com ,passagem santiago mendoza pela Sky ,comprada na decolar e voo são paulo santiago ,santiago são paulo pela Latam,todas as empresas citadas tiveram boa vontade e se esforçaram pra conseguirem fazer o extorno , com exceção da LATAM,atendimento péssimo ,tratando o assunto como um cancelamento normal, cobrando taxa de U$100 dolares o trecho por pessoa tanta pra cancelamento quanto remarcacao,empresa desrespeitosa perante uma pandemia!!!! Saliento aqui o excelente atendimento da hotéis.com e SKY,em 2 minutos resolveram tudo.

Diomedes Bernardo
Diomedes BernardoPermalink

Olá, tô viajando para Santiago em 27 e retornando 01 de abril. Gostaria de saber as possibilidades de remarcar novas datas.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Diomedes! Verifique as condições de adiamento e cancelamento nos lugares em que você comprou a viagem.

Natália
NatáliaPermalink

Olá, tenho uma viagem de lua de mel para Cancun no período de 24/04 a 01/05. E ainda tenho planos de emendar a viagem com a inclusão do Peru no roteiro. Você recomendaria manter a de Cancun e deixar para comprar a do Peru mais para frente? Pensei em garantir a do Peru e correr o risco de ter que cancelar caso a situação esteja ruim em maio. Mas a princípio estou na dúvida mesmo com relação a Cancun, se devo ou não manter.

Dhiego
DhiegoPermalink

Tenho viagem marcada para Italia em Agosto deste ano. Devo cancelar, ou mudar de rota?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Dhiego! Você tem bastante tempo para cancelar. Em agosto, verão europeu, provavelmente o vírus não vai ser um problema lá (será aqui).

Pablo
PabloPermalink

Boa tarde, tenho uma viagem aérea ida e volta Salvador x João Pessoa nos dias 17 a 23 de março. Devo suspender a viagem?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pablo! No momento não há restrições. Mas acompanhe as recomendações do Ministério da Saúde.

Suzana
SuzanaPermalink

Estou com viagem marcada para a
Bélgica em final de abril.Devo adiar?

Maria Amélia
Maria AméliaPermalink

Boa tarde, tenho viagem para os EUA dia 01/05. Aguardo para ver se os EUA cancelam os voos provenientes do Brasil ou isso é pouco provável de acontecer? O cancelamento agora irá me causar prejuízos e não estou encontrando datas disponíveis para remarcação. Obrigada.

ALEXANDRE ROQUE D ARAUJO

Tenho oviagem pra Dubai agendada pra Agosto. Será que devo cancelar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alexandre! Você tem bastante tempo para cancelar. O mais provável é que em agosto não haja mais este quadro.

Belenice
BelenicePermalink

Diante dos fatos, os quais não tínhamos nenhuma previsibilidade, nem agora capacidade de modificá-los, penso que todos que aqui estão se manifestando no VnV, têm uma certeza: desejo de cancelar ou adiar a viagem.
Problema: como fazê-lo sem grandes perdas financeiras, já que a maioria, suponho, fez seu próprio “pacote”, muitas das vezes utilizando as ótimas dicas do VnV. Já fiz algumas viagens assim e felizmente, até então, tudo deu certo.
É certo que também teremos problemas aqui no Brasil, infelizmente, mas ninguém quer viajar correndo riscos de adoecer noutro país, sem cobertura de seguro, podendo ser colocado em quarentena, encontrar fechadas as atrações que desejava ver, ter restrições de deslocamentos, inclusive em aeroportos, na volta para casa, sem contar o clima pesado mundo afora.
A situação é especial e merece um tratamento especial. Vários seguimentos terão prejuízo com essa crise, mas não é justo nós consumidores arcarmos sozinhos com os prejuízos de cancelamentos que nós não desejamos, muito pelo contrário, estamos todos frustrados, são viagens que sonhamos, demandaram muito planejamento prévio, pesquisa, investimento.
Penso que nesse momento poderíamos nos ajudar mutuamente, dividindo as experiências de cancelamentos/adiamentos com as companhias áreas, as de reserva de hotel, tickets de passeios comprados etc. Talvez solicitar o apoio dos Procons, enfim, tentarmos, no mínimo, remarcar nossas sonhadas viagens...

Anna
AnnaPermalink

Bom dia Belenice, tenho acompanhado também o tópico de Covid-19 lá no site passageiro de primeira. Ali os leitores tem dividido informações sobre os cancelamentos em cias aéreas e hotéis. Pelo menos vale a leitura!

Priscila Sais
Priscila SaisPermalink

Compartilho da mesma opinião. Tenho viagem marcada para NY em 07/04 e de ontem para hoje diversas atrações fecharam sem data para reabrir. Estou nesse dilema: espero mais alguns dias ou já cancelo? sad

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Priscila! Acreditamos ser difícil que a situação se reverta até lá. Verifique as condições atuais de cancelamento.

Andrei
AndreiPermalink

Olá, estou tentando cancelar minha passagem para voo no dia 16/03. De Porto Alegre a São Paulo. Motivo que iria a um evento no qual foi cancelado pela pandemia do corono virus. Na decolar está aparecendo como "não é cancelável"

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andrei!

Enquanto não forem declaradas medidas restritivas de viagem, você vai depender da boa vontade de quem lhe vendeu a passagem.

Ana
AnaPermalink

Viagem para Lisboa semana que vem. Oq fazer?

Raquel Cunha
Raquel CunhaPermalink

Ola tenho uma viagem para Paris a 17abril devo Desistir pois também temos a ida a Disney.

Guilherme
GuilhermePermalink

Tenho uma viagem para Irlanda no dia 1 de abril
O que fazer?

Vera
VeraPermalink

Tenho uma viagem marcada para a segunda semana de julho ao Chile. Devo desmarcar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vera! Você tem bastante tempo para desmarcar, siga a evolução da situação.

Nathalia Quintas
Nathalia QuintasPermalink

Boa tarde! Tenho uma viagem marcada para o Chile, Santiago e Atacama semana que vem 17/03. Acha que podemos ter problemas para voltar ou ficar em quarentena lá? Deveria cancelar?

Paulo Ricardo
Paulo RicardoPermalink

Tenho viagem para Austrália marcada para 11/05. Tenho acompanhado o site da cia aérea Qantas e por ora não há quaisquer restrições quanto ao Brasil. Torço muito para que continue dessa forma, e de qualquer maneira, dei a "sorte" de fechar o seguro com a Allianz... Enfim, vamos acompanhar e torcer para o melhor. Alguém se encontra em situação semelhante?

Valeu!

MARILU DAS GRACAS LOSS
MARILU DAS GRACAS LOSSPermalink

Dia 21 de março tenho um pacote de viagem com meu neto para ushuaia.semana que vem portando.e agora? Vou ou não vou?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marilu! Se for dentro do Brasil, acompanhe as recomendações do Ministério da Saúde para a região a ser visitada.

Se for para o exterior, veja:

https://www.viajenaviagem.com/2020/02/coronavirus-viagem/#questao

Josiane
JosianePermalink

Olá, as considerações são a respeito das viagens internacionais, correto? Viajo para Natal no dia 24 com meu pai. Vc acha que o fato de ser resort é mais perigoso?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Josiane! Acompanhe as recomendações do Ministério da Saúde, elas podem se alterar diariamente.

Ana Luiza Marcondes de Oliveira

Ola ,tenho uma viagem(de aviao) marcada para o dia 17/03
Para Brasília
Devo me preocupar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Luiza! Acompanhe as recomendações do Ministério da Saúde, elas podem se alterar diariamente.

ADRIANA BARBOSA DOS ANJOS

as viagens dentro do Brasil, meados de maio...junho com as festas juninas, alguma recomendação?
Vale a pena cancelar ou aguardar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! Não compre nada que você não possa cancelar.

Raquel Procopio
Raquel ProcopioPermalink

Boa noite...tenho uma viagem marcada dia 21/03 pra Fortaleza, mas estou com medo. Pelo q procurei saber não é muito simples fazer cancelamento ou alteração de data....o q eu devo fazer?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Raquel! Ainda não há restrições de viagem pelo Brasil, então a questão do reembolso fica a critério do fornecedor. Isso pode mudar. Acompanhe as recomendações do Ministério da Saúde, elas podem se alterar diariamente.

Denis bonatto
Denis bonattoPermalink

Oi. Tenho viagem marcada pra Dubai em 26/04.
Tá suave ou não? Devo remarcar?

Antônio Augusto
Antônio AugustoPermalink

Olá Ricardo! Boa noite! Tenho passagem comprada para o final de Abril,(dia 20) para a Europa.
Portugal , Inglaterra,Bruxelas e voltando por Paris.Devo pensar seriamente em cancelar?
Grato.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Antônio! Quem responde é A Bóia.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2020/02/coronavirus-viagem/#questao

Fernando
FernandoPermalink

Já abri protocolo na LATAM, enviei documentos comprobatórios de que sou asmático mas ainda não tenho notícias deles sobre remarcação sem ônus (estou no aguardo, dizem que estão analisando tudo). Minha viagem seria em algumas horas. Será que devo remarcar com ônus lá no aeroporto e depois esperar o reembolso desse ônus, ou nem apareço pro embarque já que tenho protocolo aberto?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernando! Pergunte ao seu advogado qual das duas estratégias teria mais chance num eventual processo.

Fernando
FernandoPermalink

Liguei para a LATAM (atenderam depois de esperar 40 minutos) e disseram que não precisava ir ao aeroporto uma vez que meu protocolo foi aberto antes da viagem acontecer. Aproveitei e gravei o atendente. Acho que vou ficar em casa, estou exausto e mentalmente exaurido. Obrigado ao VnV pelo apoio a todos nós!!

Denise
DenisePermalink

Tenho uma viagem agendada para porto seguro periodo de 14 a 20 Marco. Devo cancelar devido ao coronavirus ou nao?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Denise! Ainda não há restriões de viagem no Brasil. Acompanhe as recomendações do Ministério da Saúde.

Patricia
PatriciaPermalink

Simone, olha, eu tinha uma viagem entre 25/03 e 31/03 para a Argentina e resolvi cancelar. Ontem o presidente argentino publicou um decreto com restrição de voos da Europa e Estados Unidos.. e está recomendando quarentena voluntária para idosos, eu viajaria com três. Se estão recomendando a quarentena voluntária a este ponto, receio que a situação possa se agravar. Receio TB que, daqui até meu dia de viajar ou mesmo quando eu estaria lá, a medida dos vôos se estenda ao Brasil e para evitar o estresse de cancelar em cima da hora já estou viabilizando tudo... A companhia, ontem no telefone, me deu algumas opções no meu caso (tinha ingressos para um show cancelado) e acredito que não perderei as passagens. Só estou com problemas pra falar com a hotéis.com, não consegui até agora. Não quero te assustar, mas pessoalmente passei a achar um risco real a suspensão dos voos considerando as medidas que adotaram para os EUA, que, ao que me consta, ainda não tem 2 mil casos confirmados.

Ana Paula da Cruz
Ana Paula da CruzPermalink

Bom dia, tenho viagem marcada para Porto de Galinhas, saindo no dia 22... Saindo de BH com escala em SP... Com o caso suspeito do navio, estou na dúvida se devo ou não cancelar. O que me aconselha?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Paula! Ainda não há restriões de viagem no Brasil. Acompanhe as recomendações do Ministério da Saúde.

Maria Jesus
Maria JesusPermalink

Olá, vou viajar para dubai de 26 abril a 06 maio. é seguro?!. Nao sei como isto funciona aqui pode enviar resposta para o meu email. porque acho nao saberei voltar a este site.
Obrigada

Larissa
LarissaPermalink

Bom dia! Há alguma lei que nos resguarde em caso de cancelamento de vôos para essa situação atual? Ou depende exclusivamente da companhia aérea? Grata!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Larissa! Depende da cia. aérea e das condições da tarifa que você comprou. Mas, à falta de sucesso na negociação, sempre é possível recorrer à via judicial.

Layla Eloisa
Layla EloisaPermalink

Bom dia! Estou com viagem marcada para o dia 9 de maio para Grécia e Paris. Devo cancelar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Layla! Você ainda tem um tempinho para acompanhar a evolução da situação.

Herbert Werner Hang
Herbert Werner HangPermalink

Bom dia Ricardo, tenho viagem marcada para Paris, Barcelona, Porto, Milão e Alemanha, todos com passagens aéreas e hotéis já pagos a partir de 28 de junho. Também tenho fé de que até lá o surto na Europa já tenha passado. O que você acha? Devo já pensar num plano B e tentar adiar essa viagem? Um abraço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Herbert! Quem responde é a Bóia. Se a coisa continuar feia na Europa até junho, o plano B será não viajar, porque no Hemisfério Sul estará pior, pelo inverno. O mais provável é que até lá a epidemia já tenha sido contida.

Guilherme
GuilhermePermalink

bom dia, o cruzeiro que eu iria em março para o caribe foi cancelado, data mais próxima para remarcação é inicio de dezembro, como é o clima nessa época por la? vale a pena?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Guilherme! É parecido com março. A alta temporada no Caribe vai do Natal à Páscoa.

Natália
NatáliaPermalink

Tenho viagem marcada para o Chile em Julho, bem na alta do inverno deles. Será que cancelo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Natália! No seu caso não há pressa. Se for o caso de cancelar, as condições estarão mais favoráveis mais perto da data.

Eduardo
EduardoPermalink

Vou relatar o meu caso, não sei se será de ajuda para alguém: em junho do ano passado peguei uma promoção para Paris pela British, viajando de 18/03 a 29/03.
Há dois dias decidi que não viajaria, custasse o que fosse, diante dos fatos evidentes...
Entrei no site da British Airways e reparei que o trecho Londre-Paris da viagem (conexão) havia sido alterado por eles mesmos para um horário mais tarde (acredito que sem relação ao virus). Mas foi aí que morou minha sorte: por causa desta alteração, eles me permitiriam cancelar ou remarcar. Foi o que fiz: coloquei tudo para outubro, sem custos, na esperança de que até lá já tenha maior compreensão e tratamentos para a doença.
Eu havia comprado o Paris Museum Pass, e a boa notícia é que aceitaram remarcação também.
Só estou pelejando agora com o AirBnb. A anfitriã estabeleceu 50 multa para cancelamento, mas entrei contato com o suporte, que inclusive reconheceu que a situação é diferenciada e pode ser que aceitem reembolso integral.
Fora isso, eu iria assistir um concerto de música clássica na Filarmônica de Paris e me devolveram o dinheiro sem piscar.

ACACIO
ACACIOPermalink

Muito oportuna a sua narrativa Eduardo .
Compramos ( 13/05/a 31/05 ) o trecho SP-Lisboa-Bruxelas e retorno Varsóvia-Lisboa-SP pela TAP.
Ocorre que estava previsto saída de Varsóvia dia 31/05 as 7:00h e percebi no site que esse voo foi cancelado e voltaremos dia 30/05 as 20:00h para Lisboa ; ou seja , perderemos uma noite paga de hotel na capital Polaca e teremos que pernoitar na capital portuguesa , uma vez que , embarcaremos para SP 31/05 as 11:30h.
Como imaginamos que dois meses é muito pouco tempo para a situação da pandemia melhorar , estamos nos preparando para tentar remarcar para final de setembro . Sua dica servirá de argumento quando fizermos contato com a TAP .
Fizemos reservas não reembolsáveis com hotéis via HOTEIS.COM .
Se alguém já entrou em contato com essa empresa para remarcar ou cancelar hospedagem , por favor nos deixe informados sobre o resultado.
Boa sorte a todos !

Eduardo
EduardoPermalink

Acacio, como eu disse, eu reservei com AirBnb, não hoteis.com. Mas veja só: após umas trocas de mensagens em que pensei que o AirBnb não daria o braço a torcer, eis que, ao entrar novamente na reserva, havia uma mensagem que por causa do Maldito eu poderia cancelar. Foi o que fiz: recebi reembolso integral! E isso tudo paralelamente ao meu "papo" com o agente do AirBnb... Então acredito que agora o hoteis.com tb já esteja mais flexível...

Carol
CarolPermalink

Olá! Tenho viagem marcada para a África do Sul no próximo dia 23/03. Será que devo cancelá-la? A situação lá está melhor do que no Brasil, mas tenho receio de que possa piorar durante a minha estadia. Obrigada!

Luciane
LucianePermalink

Tenho uma viagem pro Atacama em Maio... acho que aguardarei até meados de abril pra cancelar e conseguir reembolso... Meu problema maior é setembro pra França... o que vcs acham?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciane! Para setembro você ainda tem muito tempo para decidir.

RMFO
RMFOPermalink

Boa tarde!
Tenho uma viagem programada para o Peru, com saída em 15.04. Acha que é possível acompanhar a evolução da situação, antes de buscar o reembolso ou a remarcação?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, RMFO! O reembolso fica mais facilitado se/quando forem decretadas medidas restritivas de viagem. Verifique as condições atuais de remarcação/cancelmento da viagem que você comprou.

Diorama Fernandespp
Diorama FernandesppPermalink

Três amigas e eu estamos com viagem marcada para14 à24 de Abr iluminado sendo 5 dia para rã Buenos Aires e5 para Bariloche pra Aerolineas.Passagem que não prevê cancelamento. Se for decretado cancelamento será possível negociar nova data ou reembolso.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Diorama! Acompanhe o noticiário, se houver alguma restrição de viagem o reembolso será mais fácil. Em último caso, cancele mesmo com prejuízo, tentando o reembolso por via judicial.

Marilda Caetano
Marilda CaetanoPermalink

Olá!! Estamos em um grupo de 20 pessoas pra viajar no dia 04/04 pra Punta Cana. Entramos em contato com a agência e a mesmo nos informou da o hotel não remarca e nação devolve o dinheiro. A Gol nos devolve menos da metade do que pagamos. O que você nos orienta?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marilda! Se forem decretadas restrições de viagem, o reembolso fica mais fácil. Você pode tentar o reembolso total por via judicial.

Renata
RenataPermalink

Já marquei o aniversário do meu filho para 30/05/2020 para 80 pessoas, é aqui na cidade de Guarulhos-SP e vem parentes do Pernambuco, devo me preocupar em cancelar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! Acompanhe as recomendações do Ministério da Saúde até lá.

Mara Rose
Mara RosePermalink

Obrigada Eduardo pelo compartilhamento! Boa sorte!

Juliana Campos
Juliana CamposPermalink

Olá, estou com uma passagem comprada pra Paris domingo é estou tentando cancelar a viagem pela latam. Eles me informam que não há nada que possam fazer pois não há nenhum tipo de restrição e que se eu quiser cancelar ou alterar minha passagem vou ter que arcar com os custos normalmente. Estou tendo muitas dificuldades pq não depende de mim uma vez que é uma pandemia e muito arriscado para a minha saúde e trabalho.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! O jeito vai ser acionar judicialmente.

Itarumã de castro
Itarumã de castroPermalink

Boa noite
Eu sou de Salvador e irei para Garulhos dia 02/04 É dia 05/04 iremos para Santa Cruz de la sierra na Bolívia, pegarmos ônibus e iremos para lá paz passar 3 dias depois iremos de ônibus até cusco no peru, onde iremos para matchu picchu e voltaremos de Santa Cruz novamente no dia 20/04 para Garulhos e salvador.
Gostaria da opinião a respeito da viagem, logística, fechamento de fronteira e etc

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Itarumã! A logística não é nada boa, será uma viagem bastante exaustiva. Procure comprar passagem aérea para o lugar que você vai efetivamente visitar. Qualquer outra passagem, por mais econômica que seja, será uma passagem errada, que traz consigo muitos perrengues, além de custos inesperados.

A tendência atual é as fronteiras irem se fechando. Acompanhe o noticiário e aproveite eventuais restrições a viagens para conseguir o seu reembolso total.

Thiago
ThiagoPermalink

Uma pergunta que pode interessar a muitos: se eu aceito a proposta de alteracao sem onus da minha cia aerea para uma data futura...por exemplo que seja ate dezembro, como algumas estao propondo.....supondo que em dezembro a situacao ainda esteja desfavoravel na europa ou mesmo hajam restricoes aqui no brasil.... a cia. Pode alegar que eu aceitei a troca sabendo da pandemia e nao me propor novo direito a alteracao, pois eu assumi o risco ao alterar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thiago! Por enquanto as opções oferecidas prevêem apenas uma única remarcação. Mas se a situação continuar grave, é provável que essa política mude. (Caso a situação continue grave até o fim do ano, provavelmente teremos que torcer para que a cia. aérea de quem compramos a passagem ainda esteja de pé.)

MARIA ISABEL LOPES MACHADO CUNHA

Boa noite! Estou com uma dúvida. O RJ entrou em estado de emergência, logo as escolas não irão funcionar. Minha nora quer ir com 2 crianças (7 e 10 anos) passear em Salvador. Estou preocupada. Agradeço desde já.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Isabel! Siga as orientações do Ministério da Saúde. Todo mundo que puder ficar em casa nas próximas semanas, deveria ficar, para ajudar a frear o contágio.

Mara Rose
Mara RosePermalink

Para quem está com problemas dos prejuízos de cancelamentos.. tente ver com sua operadora de cartão de credito , com a qual comprou passagens .. sobre cláusula de cancelamento que pode 5alvez englobar outras despesas também, como hotéis... apenas como dica...

Matilde Melo
Matilde MeloPermalink

Olá estou com viagem marcada com minha família para Gramado dia 16 a 20 de Abril,vamos fazer escala em São Paulo.
Será que vou ou tento remarcar para outra data ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Matilde! Acompanhe as orientações do Ministério da Saúde e a eventual implementação de restrição de viagem ou visitas no destino a ser visitado. Com restrições decretadas fica mais fácil conseguir o reembolso integral sem precisar ir à justiça.