Milão coronavirus viagem Italia

Coronavírus: devo cancelar minha viagem?

Coronavírus e viagens - Milão

Coronavírus e viagens

Leia o nosso post mais atualizado sobre o assunto

Coronavírus: não viaje até (pelo menos) o fim de abril

(E veja como cancelar sua viagem.)

Dia 11 de março a OMS declarou declarou a COVID-19, a doença respiratória causada pelo coronavírus, uma pandemia.

A Itália está inteira em quarentena até o dia 3 de abril. Em Israel, passageiros provenientes do exterior são obrigados a cumprir quarentena. Os Estados Unidos suspenderam os vôos de/para a Europa por 30 dias. Os parques Disney em Orlando e Paris anunciaram o fechamento entre o dia 15 e 31 de março. Museus de Madri e Amsterdã estão fechados até o fim do mês. Dinamarca, Noruega e Polônia fecharam as fronteiras. A República Tcheca anunciou a proibição de entrada de turistas de qualquer nacionalidade entre 16 de março e 11 de abril.

Outros países podem decretar a qualquer momento medidas restritivas para conter o vírus, que vão afetar a vida dos viajantes.

Além disso, com a pandemia decretada pela OMS, os seguros-viagem ficam dispensados (por cláusula contratual) de cobrir o tratamento. Na Europa isso é menos problemático, por causa do sistema de saúde pública, mas nos Estados Unidos e em outros países o viajante poderia ter que custear do seu próprio bolso uma internação de até duas semanas, que é o tempo médio de tratamento dos casos graves.

Atualização: Allianz Travel cobre coronavírus

Recebemos o comunicado da nossa parceira Allianz Travel assegurando, desde 11 de março, a cobertura de despesas médicas e hospitalares relacionadas à Covid-19 de seus segurados.

Caso você não tenha como adiar ou cancelar sua viagem, é um alento.

Veja o comunicado da Allianz aqui.

Cancelar ou não cancelar?

NÃO VIAJE ATÉ O FIM DE ABRIL

Viajar nas circunstâncias atuais é inseguro e vai trazer mais preocupação do que prazer. Países e cidades estão anunciando novas medidas restritivas a cada dia. A possibilidade de atrações estarem fechadas é cada vez mais alta. Em alguns lugares já há restrições para funcionamento de lojas e restaurantes. Até mesmo as ligações aéreas podem ser interrompidas enquanto você estiver fora do Brasil.

Verifique as condições de alteração e cancelamento da viagem que você comprou. Várias cias. aéreas estão facilitando a remarcação de bilhetes — algumas delas até mesmo para lugares que ainda não decretaram emergência.

Reembolso de hotéis previamente pagos só é fácil em lugares com restrições de viagem decretadas. Mas você pode tentar negociar em outros lugares também — por exemplo, em forma de crédito para uma hospedagem futura.

Acompanhe o noticiário: à medida em que forem impostas medidas restritivas em mais países, ficará mais fácil obter reembolso nesses lugares.

Vai viajar em maio?

Você ainda tem tempo para acompanhar a evolução da situação. Se a crise continuar até lá, não deverá ser difícil conseguir os reembolsos.

Viagens de junho em diante ao Hemisfério Norte

Eu mantenho o otimismo para viagens ao Hemisfério Norte de junho em diante, durante o verão, já fora da época de transmissão doenças respiratórias. Mas é um chute, ninguém pode garantir que o coronavírus se comporte como um vírus comum.

Viagens pelo Brasil

Ainda não há medidas restritivas de viagem no Brasil. Mas é bom acompanhar as recomendações do Ministério da Saúde.

Leia mais:


Devo cancelar minha viagem ao Chile

932 comentários

Estou com viagem marcada para o dia 09/03/2020 para Lisboa e Barcelona. Não tenho problemas respiratórios e nem na faixa etária de risco.
É aconselhável manter a viagem? Será que a grandes riscos de pontos turísticos e transportes públicos nestes 2 lugares ficarem fechados?

    Olá, Grazielle! Tudo é possível, mas no momento não há nenhuma medida extraordinária em nenhum dos dois lugares. Acompanhe o noticiário.

Comprei uma viagem para dia 20 de abril saindo de São Paulo para Londres pela tap de lá pegaríamos trem para Bruxelas /Burges /Amsterdã e de lá pegaria voo pela Alitalia para Milão e trem para Florença /Roma/e voo pela tap para Lisboa vamos ficar até dia 10 de maio vcs acham que devo cancelar ou se consigo mudar as datas ?

    Olá, Maria de Lourdes! Você pode tentar alterar, mas não acredito que neste momento a TAP esteja alterando sem custo passagens para o fim de abril.

Gostaria de viajar pro nordeste em maio,tem como risco

    Olá, Simone! O vírus não sobrevive a mais de 26ºC. O seu problema no Nordeste em maio será a chuva. É estação chuvosa em toda a região, com exceção do Sul da Bahia.

Tenho uma viagem marcada para foz do iguacu vou de carro próprio e aconselhável desmarcar a.viagem por causa do coronaviros ?

    Olá, Joana! Não há nenhum caso comprovado no Paraná. Acompanhe o noticiário.

Estou com viagem marcada para a Itália no mês de abril/2020 e acho que devemos tomar cuidados sim com a higiene e fortalecermos o organismo de forma a combater eventuais problemas. Por exemplo vale a pena tomar umas vitaminas C e manter uma boa alimentação e na medida do possível evitar grandes aglomerações e lugares muito fechados. No mais vamos com fé. “… que a fé não costuma falhar”.

Tenho uma dúvida: faço uma viagem para a Itália, por exemplo, lá sinto alguns sintomas parecido ao Corona e me colocam em quarentena por 14 dias, quem arcar com este custo de estadia e remarcação do voo de volta?

    Olá, Rogerio! Isso ainda não aconteceu. Se for caso de hospitalização, até onde sabemos correrá por conta do estado por se tratar de uma emergência de saúde pública.

Tenho uma viagem marcada para Roma dia 10 de março, tenho 19 anos mas tenho asma. Será que devo ir? Visto que Roma ainda não teve ninguém com o coronavirus

Estou com viagem marcada para Veneza para 8 de Março e estou sem saber o que fazer, sera que podia suspender a mesma e ser reembolsada.

    Olá, Cristina! Entre em contato com que lhe vendeu a passagem para negociar.

Estava com viagem marcada para a Europa agora dia 07/03, primeiro trecho SP x Milão. Ficaria na Itália até dia 14/03, passando por Milão, Florença e Roma. Depois passaria pela França, Alemanha e Holanda, retornando a SP no dia 24/03. O fato é que com o surto do coronavírus resolvi não viajar mais para a Itália, porém a Decolar junto com a companhia (British Airways) não foram nenhum pouco flexíveis, a única alternativa que me deram foi alterar minha viagem para voar à Itália mesmo em outra data até 03/04/2020, o que é impossível, pois minhas férias terminam dia 25/03. Nesse caso terei que acionar o Procon e outros órgãos de defesa do consumidor para me ajudarem pois nem alterar minha viagem para outros países da Europa no mesmo período eles concordaram, muito menos cancelar as passagens sem taxas. Em resumo, a Decolar e a British Airways estão desconsiderando totalmente a instrução do Procon que seria nos oferecer toda e qualquer assistência e ajuda com esse problema.

    Tecnicamente, o Procon só pode fazer ‘recomendações’. Os Procon não são órgãos legislativos capazes de emitir portarias, nem órgãos de autorregulação. Monitore a situação, várias cias. anunciaram hoje políticas mais flexíveis para bilhetes para Itália.

    Sim, o Procon está instruindo quem encontrar dificuldade contata-los para fazerem recomendações, fiz isso, estou no aguardo. Quanto a Decolar e a British, hoje (03/03) e continuam com a mesma posição, nada de flexibilidade, só permitem alteração até 03/04 e para a Itália, nada de cancelamento sem taxas e nada de mudar o destino da viagem, muito menos flexibilizar as datas para um outro período após 03/04.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito