Keukenhof 2020 - como visitar

Coronavírus: não viaje (pelo menos) até o fim de abril

Todo mundo ama o Keukenhof

Coronavírus e viagens

Muita gente tem o costume de pesquisar no Viaje na Viagem qual é a melhor época para viajar para todo lugar. Tem uma razão: a gente também diz quais são as épocas para não viajar para esse ou aquele lugar. A gente não esconde nada: desaconselha viajar nas épocas em que pode chover muito, pode haver furacão, pode estar lotado demais, pode estar tudo fechado…

Pois bem: infelizmente, de agora a pelo menos até o fim de abril não é época boa para viajar para lugar nenhum.

Não só porque a viagem está sujeita a todo tipo de perrengue — fechamento de atrações e restaurantes, bloqueio de fronteiras, interrupção das ligações aéreas, imposição de quarentenas ao chegar (e a voltar também), tudo isso sem aviso prévio.

Esse é só um lado da questão. O outro lado, mais importante ainda, é que precisamos ficar em casa para ajudar a conter a propagação da Covid-19 no Brasil.

Mesmo que não haja medidas de restrição de viagem no Brasil ou em alguns outros países (que podem ser impostas a qualquer momento!), devemos ajudar a restringir a circulação — pelo bem de todos.

Como cancelar sua viagem

Você precisa usar o mesmo canal onde comprou a sua viagem.

Se você comprou com agente de viagem, entre em contato com o agente e peça para que informe as suas opções.

Se você comprou sua passagem em sites de cias. aéreas ou em agências online (tipo Decolar ou Expedia), procure na própria homepage o link para a página de cancelamentos ou reembolsos.

Se você reservou um hotel em sites de reserva de hotéis (tipo Booking ou Hotéis.com) com tarifa não-reembolsável, localize o email de confirmação e clique no link para admnistrar a sua reserva.

O reembolso é garantido?

A política de cancelamento e reembolso varia de fornecedor para fornecedor — e vem mudando com bastante velocidade.

Muitos fornecedores já dispõem de ferramentas para fazer a alteração no próprio site, dispensando ligação para a central de atendimento.

Para países com restrição de entrada ou circulação está fácil conseguir alterar a viagem sem multa. Alguns (poucos) fornecedores oferecem reembolso integral. A maioria, infelizmente, oferece apenas o crédito para remarcar a viagem, sujeito a diferença tarifária.

Para países ou períodos ainda sem restrições anunciadas, o cancelamento e a alteração sem custos estão mais complicados. Nesses casos pode valer a pena esperar até que restrições de viagem para o seu destino sejam impostas, para que a sua viagem entre na categoria anterior.

Para viagens dentro do Brasil, Gol, Azul e Latam estão permitindo alterações sem custo, com datas variáveis (15 de abril na Latam, 14 de maio na Gol e 31 de maio na Azul).

O horário do seu vôo foi alterado? Você tem direito a reembolso total!

Devido à baixa brutal do movimento, as cias. aéreas brasileiras e estrangeiras estão sendo obrigadas a reformular sua malha aérea, enxugando vários horários.

Caso o seu vôo seja cancelado ou tenha o horário alterado (em mais de 30 minutos para vôos nacionais, ou em mais de 1 hora para võos internacionais), existe uma regra da Anac que determina que o passageiro pode recusar o novo dia/horário e pedir reembolso total, sem multas.

Regra da Anac

Você pode ler esta regra nas FAQs do site da Anac.

A pegadinha: essa opção não costuma ser oferecida online. Para exercer seu direito de reembolso de um vôo com horário alterado você vai precisar enfrentar a fila da central telefônica e solicitar ao atendente.

Vale a pena apelar à Justiça?

Dadas as proporções da pandemia, não acredito que seja difícil conseguir na Justiça o reembolso que for negado por fornecedores com escritório no Brasil.

A campanha “Não cancele, remarque!”

Existe uma campanha para conscientizar os viajantes a não cancelar suas viagens, mas remarcarem mais para a frente. Isso poderia diminuir o tamanho da quebradeira de empresas do ramo de turismo, poupando muitos empregos em pousadas, hotéis, agências de viagem e de turismo receptivo.

Eu apóio totalmente a iniciativa.

Porém… acho que existe um elo que precisa ser sensibilizado para que dê certo: as cias. aéreas. É decepcionante que muitas cias. aéreas não ofereçam sequer alguns períodos do ano para que o consumidor remarque sua passagem sem diferença tarifária. A continuar assim, clientes que compraram passagens promocionais terão estímulo para buscar o reembolso por meio litigioso, e não para fazer a mesma viagem no futuro.

Como você está resolvendo sua viagem?

Compartilhe com a gente a sua experiência para alterar ou cancelar sua viagem. Assim todo mundo se ajuda. Obrigado!

Leia mais:


Devo cancelar minha viagem ao Chile

394 comentários

Gostaria de saber qual será o protocolo dos seguros de saúde, uma vez comprados e a viagem cancelada ? Obrigada.

    Olá, Adenilce! Entre em contato com a central de atendimento do seguro que você comprou até 48 horas antes da data de início da cobertura. Você será ressarcida.

Olá! Tenho Jalapão para o início de maio. Por ora mantenho sem alterações. Penso esperar até 15 de abril para ver como estará a situação…

Estou no Japão, iria para Madrid, ficar uns 3 dias e depois voltar para o Brasil por Miami. Comprei tudo com uma antecedência absurda. Agora não sei como sair de Tóquio, chegar até Madrid ou voltar para o Brasil! Alguém me ajuda. Tudo foi comprado pela Decolar

Como motorista de excursões na Europa, muitos dos meus clientes remarcaram duas viajes mas a data não está ainda definida, isto ajuda muito a poder contar que talvez 50% venham para Europa – conversem com seus guias e motorista invés de cancelar e não ter mais contato com eles – Gratidão e logo logo tudo volta ao normal – grande abraço de Viena – Francis

Estou na Ásia, por aqui o problema começou antes, mas também está acabando antes…
Eles estão mais preparados pra enfrentar a epidemia.
Mas resolvi, por motivos de logística aérea, reduzir minha viagem.

Estaremos viajando para Doha dia 23 de março de 2020 onde ficaremos 5 noites e depois vamos para Jacarta, ficando uma noite e depois Bali até dia 6 de abril de 2020. No site da Qatar airways não ha informação sobre cancelamentos ou restriçoes. Alguém sabe se há alguma imposição de quarentena por conta do coronavirus em Doha no Qatar ou na Indonesia e em Bali para quem viaja vindo do Brasil? Existe algum site que tenha estas informações atualizadas.
Obrigado

    O Qatar hoje anunciou a suspensão por 14 dias do turismo lá:

    “Entry Restrictions into Qatar
    Under the instructions of the Ministry of Public Health, from midnight Wednesday evening, 18 March, Hamad International Airport (HIA) will only allow entry to the State of Qatar for Qatari nationals, who will be required to enter quarantine for a period of 14 days.
    Passport holders of other nations will no longer be granted entry for a period of 14 days, after which the restrictions will be reviewed. Passengers with onward connections through HIA will be accepted for travel and Qatar Airways’ global network will continue its operation for transit passengers as normal. Cargo operations remain unaffected.”

    Mas parece que passageiros em trânsito apenas continuarão a ser permitidos. Isso por enquanto; tudo pode mudar.

    a IATA, associação das cias aéreas, tem um site listando restriçoes de entrada por país (ordem alfabética em inglês). Eles atualizam uma vez por dia, mas dada a velocidade das mudanças, nenhum site é 100% perfeito:

    https://www.iatatravelcentre.com/international-travel-document-news/1580226297.htm

    Tb continuaria simulando uma compra no site da Qatar para os mesmos voos que vc tem para ver se deixaram de vender. Mas os sites das cias aéreas não tem conseguido ser atualizados com a mesma rapidez que as regras tem mudado.

    No site da Qatar Airways tem informações. Lá diz que todos os voos serão cancelados, exceto cargo. Antes disso, a informação era que voos partindo do Brasil não haviam restrições para passar o dia ou ficar alguns dias no Catar, mas nos voos vindos da Asia, sim. Ninguem pode deixar o aeroporto dependendo do pais que o voo de volta ao Catar vier. Tem a lista no site da Qatar Airways.

Boa sorte para quem quiser tentar remarcar ou cancelar voo com a Latam, estou há 3 horas na “fila virtual” do chat, já me derrubaram depois de entrar na posição 515 e ser chutado na posição 160. O jeito vai ser pedir os cancelamentos pela via jurídica mesmo…

    Consegui atendimento, depois de 3 horas. A dica que pra mim deu certo, é ficar mandando mensagens no chat como “aguardo”, “aguardo”, a cada minutos pra não desconectar… funcionou pra mim…

    Boa tarde, Frank. Não achei, no site da LATAM, o link para atendimento pelo chat. Você pode postar o link? Obrigado!

Minha viagem é dia 1 de maio para Madri via Iberia. Até agora só estão permitindo troca pra quem viaja até 30 de abril. Sigo aguardando que a Iberia libere a troca de datas para quem viaja em maio também…

    Também tenho passagem da Iberia, mas para 28/04, ok, já posso remarcar. Entretanto os hoteis, reservei para Espanha e França em maio pelo Booking, não reembolsável. Será possivel remarcar?

    Olá, José! Caso haja restrições de viagem a estes países nestas datas, o reembolso fica fácil.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito