Keukenhof 2020 - como visitar

Coronavírus: não viaje (pelo menos) até o fim de abril

Todo mundo ama o Keukenhof

Coronavírus e viagens

Muita gente tem o costume de pesquisar no Viaje na Viagem qual é a melhor época para viajar para todo lugar. Tem uma razão: a gente também diz quais são as épocas para não viajar para esse ou aquele lugar. A gente não esconde nada: desaconselha viajar nas épocas em que pode chover muito, pode haver furacão, pode estar lotado demais, pode estar tudo fechado…

Pois bem: infelizmente, de agora a pelo menos até o fim de abril não é época boa para viajar para lugar nenhum.

Não só porque a viagem está sujeita a todo tipo de perrengue — fechamento de atrações e restaurantes, bloqueio de fronteiras, interrupção das ligações aéreas, imposição de quarentenas ao chegar (e a voltar também), tudo isso sem aviso prévio.

Esse é só um lado da questão. O outro lado, mais importante ainda, é que precisamos ficar em casa para ajudar a conter a propagação da Covid-19 no Brasil.

Mesmo que não haja medidas de restrição de viagem no Brasil ou em alguns outros países (que podem ser impostas a qualquer momento!), devemos ajudar a restringir a circulação — pelo bem de todos.

Como cancelar sua viagem

Você precisa usar o mesmo canal onde comprou a sua viagem.

Se você comprou com agente de viagem, entre em contato com o agente e peça para que informe as suas opções.

Se você comprou sua passagem em sites de cias. aéreas ou em agências online (tipo Decolar ou Expedia), procure na própria homepage o link para a página de cancelamentos ou reembolsos.

Se você reservou um hotel em sites de reserva de hotéis (tipo Booking ou Hotéis.com) com tarifa não-reembolsável, localize o email de confirmação e clique no link para admnistrar a sua reserva.

O reembolso é garantido?

A política de cancelamento e reembolso varia de fornecedor para fornecedor — e vem mudando com bastante velocidade.

Muitos fornecedores já dispõem de ferramentas para fazer a alteração no próprio site, dispensando ligação para a central de atendimento.

Para países com restrição de entrada ou circulação está fácil conseguir alterar a viagem sem multa. Alguns (poucos) fornecedores oferecem reembolso integral. A maioria, infelizmente, oferece apenas o crédito para remarcar a viagem, sujeito a diferença tarifária.

Para países ou períodos ainda sem restrições anunciadas, o cancelamento e a alteração sem custos estão mais complicados. Nesses casos pode valer a pena esperar até que restrições de viagem para o seu destino sejam impostas, para que a sua viagem entre na categoria anterior.

Para viagens dentro do Brasil, Gol, Azul e Latam estão permitindo alterações sem custo, com datas variáveis (15 de abril na Latam, 14 de maio na Gol e 31 de maio na Azul).

O horário do seu vôo foi alterado? Você tem direito a reembolso total!

Devido à baixa brutal do movimento, as cias. aéreas brasileiras e estrangeiras estão sendo obrigadas a reformular sua malha aérea, enxugando vários horários.

Caso o seu vôo seja cancelado ou tenha o horário alterado (em mais de 30 minutos para vôos nacionais, ou em mais de 1 hora para võos internacionais), existe uma regra da Anac que determina que o passageiro pode recusar o novo dia/horário e pedir reembolso total, sem multas.

Regra da Anac

Você pode ler esta regra nas FAQs do site da Anac.

A pegadinha: essa opção não costuma ser oferecida online. Para exercer seu direito de reembolso de um vôo com horário alterado você vai precisar enfrentar a fila da central telefônica e solicitar ao atendente.

Vale a pena apelar à Justiça?

Dadas as proporções da pandemia, não acredito que seja difícil conseguir na Justiça o reembolso que for negado por fornecedores com escritório no Brasil.

A campanha “Não cancele, remarque!”

Existe uma campanha para conscientizar os viajantes a não cancelar suas viagens, mas remarcarem mais para a frente. Isso poderia diminuir o tamanho da quebradeira de empresas do ramo de turismo, poupando muitos empregos em pousadas, hotéis, agências de viagem e de turismo receptivo.

Eu apóio totalmente a iniciativa.

Porém… acho que existe um elo que precisa ser sensibilizado para que dê certo: as cias. aéreas. É decepcionante que muitas cias. aéreas não ofereçam sequer alguns períodos do ano para que o consumidor remarque sua passagem sem diferença tarifária. A continuar assim, clientes que compraram passagens promocionais terão estímulo para buscar o reembolso por meio litigioso, e não para fazer a mesma viagem no futuro.

Como você está resolvendo sua viagem?

Compartilhe com a gente a sua experiência para alterar ou cancelar sua viagem. Assim todo mundo se ajuda. Obrigado!

Leia mais:


Devo cancelar minha viagem ao Chile

394 comentários

Bom dia!
Eu tinha uma viagem marcada para Paris, no dia 15 à 31de março, porém, com o coronavirus aumentando na Europa, resolvi cancelar.
Com a Latam, consegui mudar a data e o hotel, que reservei pelo booking.com, sem cancelamento grátis, consegui um crédito para usar até o dia 31 de dezembro.
Mas a minha passagem tem validade até 14 de setembro, então resolvi remarcar para o dia 18 à 31 de agosto (a única data que tinha).
Gostaria da sua opinião:
Será que até lá já vai ter acabado tudo isso?
E caso não tenha,será que tenho a chance de ter o reembolso do hotel e da passagem?
Obrigada pela atenção!
Simone.

    Olá, Simone! Somos otimistas e acreditamos que o surto já terá passado, mas não dá para ter 100% de garantia de que a crise terá passado.

Bom dia, tenho uma viagem marcada para a próxima semana com a minha família (23 a 28 de março) para a Praia do Forte-BA. Qual a recomendação, devemos remarcar mesmo viagens pelo Brasil ou ainda não é momento para isso?

    Olá, Fernando! O momento é de ficar em casa e ajudar a conter a propagação da Covid-19 no Brasil.

Olá! Infelizmente estou tendo que remarcar minha viagem a amsterdan , Bélgica e Paris…. não quero cancelar!! Mesmo assim é muito difícil o contato com a KLM e hotéis.com, mas sigo tentando .
Comprei um passeio a keukenhof +zaanse schans + passeio de barco ( para final de abril ) com o musement, através do link do post. Fiz contato com eles, porém não deram solução … disseram que há uma grande demanda devido à situação excepcional .. o que acredito mesmo que tenha… Afinal, amsterdan está com restrições de circulação, museus fechados, e agora keukenhof vai adiar sua abertura….
Estou expondo este problema para saber se, como são parceiros, vocês teriam alguma sugestão para a resolução desta questão ( terei q adiar a viagem pra dezembro e não terá jardim aberto…. então teria q cancelar mesmo este passeio, infelizmente)
Obrigada!
Como sempre, seus posts são super esclarecedores!
Juliana Vandesteen

Bom dia, pessoal.
no AirBnB consegui reembolso integral de hospedagens em Paris e Bruzelas.
Na administração da reserva, na parte de cancelamento, tem um motivo “não quero viajar devido ao COVID19”.
O reembolso integral depende só do host, o airbnb apenas o aconselha a aprovar o reembolso integral.
Assim, antes de enviar a solicitação de cancelamento, eu enviei mensagem ao host avisando que cancelaria a reserva devido ao COVID19.

Já quanto ao voo a Paris, dia 23/03, está impossível ligar na AirFrance. No site diz que, para quem comprou passagem reembolsável, a empresa abriria mão dos 240 dólares para cancelar. Já quem comprou passagem não reembolsável, concederiam um voucher para usar no período de 1 ano.

Tinha uma viagem para São Paulo e Campos do Jordão, consegui cancelamento dos hotéis e dos passeios sem problemas! Já em relação a Latam!!! Tive que pagar multa para reaver as milhas, apesar de ter apresentado documentação médica proibindo a viagem! Resolverei judicialmente!!!

Alguém esta tendo êxito com a Hoteis.com? As linhas estão congestionadas e quando eu finalmente consegui falar, ligaram pro hotel em BsAs e este teria se recusado a me reembolsar. Ontem a Argentina fechou as fronteiras, exatamente como eu comecei a temer quando proibiram voos da Europa, Ásia e EUA…

    Voltando para dizer que consegui o reembolso integral pois minha reserva era de 25/03 a 31/03. Hoteis.com mudou a política hoje e para países onde há restriçao estão reembolsando como crédito no cartão SEM anuencia previa do estabelecimento.

Oi, pessoal, tenho uma pergunta. Eu tinha um voo marcado para Buenos Aires dia 30/3, mas a Argentina fechou a fronteira até dia 31/3. Isso pode ser considerado cancelamento e eu tenho direito ao reembolso total? Comprei a passagem em um site onde não fazem remarcação, apenas cancelamento.

    Olá, Leila! Muito provavelmente a política do site mudará nas próximas horas, adequando-se à proibição da Argentina, que saiu ontem à noite.

Alguém já conseguiu remarcar reservas do Booking.com para maio?
Se sim, qual o caminho? Agradeço

    Olá, José! Tem que esperar o país de destino decretar medidas restritivas para o período.

    José,

    Comprei todas as hospedagens pelo Airbnb… e devolveram tudo em 3 dias, fiquei impressionada com a rapidez e honestidade do site.

    Espero que o Booking tenha o mesmo procedimento.

    Boa sorte!

Bom dia!

Comprei passagens com 6 meses de antecedência Brasil/Lisboa/Paris/Brasil pela TAP. a viagem será em maio e até o momento não permitiram cancelamento ou alteração sem a cobrança de 300$ o trecho!!

Espero q resolvam com a proximidade da data.

    Eu também tinha uma viagem para o Brasil (Lisboa-GRU) para a primeira semana de maio. Acabei de fazer o cancelamento da viagem no site da TAP, tudo certo.

    Bruna,

    Em qual parte do site da TAP que vc acessou para cancelamento?

    Obrigada!

    Bruna! compartilha com a gente? Tenho um voo pela TAP de Gru para Amsterdam e estão cobrando uma taxa absurda

Estou com viagem marcada para 5 de maio para Kiel com escala em Madri. De Kiel vamos fazer um cruzeiro para Noruega e outros países, num total de 14 dias de cruzeiro e 22 dias de viagem. entrei no site da MSC e a mesma viagem (idêntica) no ano de 2021 está 30% mais cara. Não queria cancelar, apenas transferir toda a viagem para 2021. Está parecendo “má fé” da empresa esperando um grande número de remarcações. Se alguém puder me aconselhar agradeço.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito