Keukenhof 2020 - como visitar

Coronavírus: não viaje (pelo menos) até o fim de abril

Todo mundo ama o Keukenhof

Coronavírus e viagens

Muita gente tem o costume de pesquisar no Viaje na Viagem qual é a melhor época para viajar para todo lugar. Tem uma razão: a gente também diz quais são as épocas para não viajar para esse ou aquele lugar. A gente não esconde nada: desaconselha viajar nas épocas em que pode chover muito, pode haver furacão, pode estar lotado demais, pode estar tudo fechado…

Pois bem: infelizmente, de agora a pelo menos até o fim de abril não é época boa para viajar para lugar nenhum.

Não só porque a viagem está sujeita a todo tipo de perrengue — fechamento de atrações e restaurantes, bloqueio de fronteiras, interrupção das ligações aéreas, imposição de quarentenas ao chegar (e a voltar também), tudo isso sem aviso prévio.

Esse é só um lado da questão. O outro lado, mais importante ainda, é que precisamos ficar em casa para ajudar a conter a propagação da Covid-19 no Brasil.

Mesmo que não haja medidas de restrição de viagem no Brasil ou em alguns outros países (que podem ser impostas a qualquer momento!), devemos ajudar a restringir a circulação — pelo bem de todos.

Como cancelar sua viagem

Você precisa usar o mesmo canal onde comprou a sua viagem.

Se você comprou com agente de viagem, entre em contato com o agente e peça para que informe as suas opções.

Se você comprou sua passagem em sites de cias. aéreas ou em agências online (tipo Decolar ou Expedia), procure na própria homepage o link para a página de cancelamentos ou reembolsos.

Se você reservou um hotel em sites de reserva de hotéis (tipo Booking ou Hotéis.com) com tarifa não-reembolsável, localize o email de confirmação e clique no link para admnistrar a sua reserva.

O reembolso é garantido?

A política de cancelamento e reembolso varia de fornecedor para fornecedor — e vem mudando com bastante velocidade.

Muitos fornecedores já dispõem de ferramentas para fazer a alteração no próprio site, dispensando ligação para a central de atendimento.

Para países com restrição de entrada ou circulação está fácil conseguir alterar a viagem sem multa. Alguns (poucos) fornecedores oferecem reembolso integral. A maioria, infelizmente, oferece apenas o crédito para remarcar a viagem, sujeito a diferença tarifária.

Para países ou períodos ainda sem restrições anunciadas, o cancelamento e a alteração sem custos estão mais complicados. Nesses casos pode valer a pena esperar até que restrições de viagem para o seu destino sejam impostas, para que a sua viagem entre na categoria anterior.

Para viagens dentro do Brasil, Gol, Azul e Latam estão permitindo alterações sem custo, com datas variáveis (15 de abril na Latam, 14 de maio na Gol e 31 de maio na Azul).

O horário do seu vôo foi alterado? Você tem direito a reembolso total!

Devido à baixa brutal do movimento, as cias. aéreas brasileiras e estrangeiras estão sendo obrigadas a reformular sua malha aérea, enxugando vários horários.

Caso o seu vôo seja cancelado ou tenha o horário alterado (em mais de 30 minutos para vôos nacionais, ou em mais de 1 hora para võos internacionais), existe uma regra da Anac que determina que o passageiro pode recusar o novo dia/horário e pedir reembolso total, sem multas.

Regra da Anac

Você pode ler esta regra nas FAQs do site da Anac.

A pegadinha: essa opção não costuma ser oferecida online. Para exercer seu direito de reembolso de um vôo com horário alterado você vai precisar enfrentar a fila da central telefônica e solicitar ao atendente.

Vale a pena apelar à Justiça?

Dadas as proporções da pandemia, não acredito que seja difícil conseguir na Justiça o reembolso que for negado por fornecedores com escritório no Brasil.

A campanha “Não cancele, remarque!”

Existe uma campanha para conscientizar os viajantes a não cancelar suas viagens, mas remarcarem mais para a frente. Isso poderia diminuir o tamanho da quebradeira de empresas do ramo de turismo, poupando muitos empregos em pousadas, hotéis, agências de viagem e de turismo receptivo.

Eu apóio totalmente a iniciativa.

Porém… acho que existe um elo que precisa ser sensibilizado para que dê certo: as cias. aéreas. É decepcionante que muitas cias. aéreas não ofereçam sequer alguns períodos do ano para que o consumidor remarque sua passagem sem diferença tarifária. A continuar assim, clientes que compraram passagens promocionais terão estímulo para buscar o reembolso por meio litigioso, e não para fazer a mesma viagem no futuro.

Como você está resolvendo sua viagem?

Compartilhe com a gente a sua experiência para alterar ou cancelar sua viagem. Assim todo mundo se ajuda. Obrigado!

Leia mais:


Devo cancelar minha viagem ao Chile

394 comentários

Boia, Olá !
tenho comprado e pago hoteis,carros,voos internos.. de 27 maio a 14 junho para Espanha e Portugal.
acha viavel esperar ate 20 de abril para ver a possibilidade de mudar as datas.
a ideia seria mudar para a 25/8 a 13/9,mantendo exatamente o mesmo percurso.
gru/valencia/granada/ronda/cordoba/sevilha/faro/porto/aguarda(ESP),porto/Valencia.

    Olá, Pirajá! Sim, você tem ainda algum tempo para cancelar/remarcar, inclusive para conseguir condições melhores, caso continuem as restrições de viagem.

AIR FRANCE. Atenção! Consegui, após muita dificuldade, obter da Air France o reembolso integral e sem qualquer custo das passagens e adicionais de franquia de bagagem e marcação de assentos relativos à viagem que faria para a Itália e Paris de 14 a 30/4/2020. Só obtive êxito ligando para o call center em São Paulo (3878-8360) depois de inúmeras tentativas e muito tempo perdido. Antes, havia ligado para o SAC (0800 7248352), mas o atendente me disse que somente as passagens seriam reembolsadas ao custo de 22 dólares por pax. Os adicionais de franquia de bagagem e marcação de assentos, que no meu caso chegavam a R$ 2.357,94, seriam compensados com a emissão de um voucher válido por um ano a contar da compra e a ser utilizado unicamente para o mesmo fim. Um verdadeiro absurdo com o qual não concordei! Portanto, fica o alerta: liguem para o call center de 8 às 20h nos dias úteis e de 9 às 15h aos sábados e domingos. É uma verdadeira via crúcis, mas vale a pena. Em tempo: consegui resolver ligando num domingo, por volta das 12:30h. Boa sorte!

Ola Bóia, tenho passagens compradas pela GOL para Maceió- Alagoas para o dia 28/03 gostaria de saber o que fazer e se tenho um prazo para cancelar ou adiar. Também gostaria de saber se as pousadas e hoteis estão com alguma politica de cancelamento, obrigado.

    Olá, Alexandre! A Gol permite remarcar sem custo (apenas eventual diferença tarifária) vôos que estejam originalmente marcados até 14 de maio. É só entrar no site e clicar no link da remarcação.

    Como (ainda) não há restrições de viagens dentro do Brasil, pousadas e hotéis não são obrigados a cancelar reservas não-reembolsáveis. Mas entrando em contato com o hotel que você reservou, muito provavelmente conseguirá transferir para outra data mais adiante.

    Caso sejam implantadas restrições de viagem (é provável), deve haver uma regra a ser seguida por todos.

Olá,tenho uma viagem marcada ao Perú ( Lima) ,no dia 18 de abril,como devo proceder.
Sou idosa.
Aguardo retorno.

    Olá, Daisy! O Peru fechou ontem as fronteiras para turistas. Veja como estão as condições de cancelamento da sua viagem.

Olá, iria viajar em maio para Europa. Devido ao fechamento de fronteiras, tenho que cancelar. Comprei passagens de trem pela omio e ela não apresenta política de cancelamento. Também comprei pela eurostar. O que fazer?

    Olá, Caroline! Espere um ou dois dias. É provável que os sites criem um link na homepage para tratar de reembolsos. Caso isso não ocorra, entre na sua reserva para ver o que é oferecido no caso de cancelamento.

Estou em Los Angeles. Tenho volta para Porto Alegre comprada pela LATAM para 24/03/20. Tem parada em Lima e Chile. Agora com os aeroportos de Lima e de Santiago fechados o que devo fazer para voltar para casa???? Pedir outro tipo de Voo para a LATAM????

Minha viagem era Rio-Porto-Madri-Lisboa-Rio, iniciando 4 de maio, pela TAP. Verifiquei que meu vôo de partida (Rio-Porto) foi cancelado e nos jogaram num Rio-Lisboa-Porto, com 16:25h de espera de conexão em Lisboa e que as opções à frente resultavam em diferença tarifária considerável. Acionei o 0800 da TAP (muitas tentativas até conseguir conexão) e avaliei as opções dadas: cancelamento com voucher válido por um ano ou remarcação para vôo até dezembro. Em conversa com a atendente (muito gentil), descobri que meu vôo cancelado resultava em direito de remarcação do vôo inteiramente sem custos ou mudança tarifária. Refiz o roteiro para outubro, com a ajuda da atendente, sem problemas e sem custo e ainda incluí um novo stopover em Lisboa, na volta. Acho que ficou satisfatório, pois queremos viajar e o prazo de mais de seis meses é bastante razoável para o problema da pandemia se resolver, esperamos. Para outros a solução pode ser o voucher ou mesmo a briga judicial. Para nós ficou satisfatório. Uma última observação: no site da TAP está disponível a relação de vôos da TAP cancelados e no Brasil foram suprimidas as ligações de Rio, SP e POA com o Porto, até junho, informação que pode ser útil aos viajantes. Segundo a atendente, esta opção de cancelamento via voucher vai estar no site a partir de amanhã.

Muitas cias aéreas estão oferecendo voucher para remarcar a viagem. Acontece que esse voucher tem data limite para usar. No caso da British é de uma ano após a emissão da compra (por exemplo, se eu comprei a passagem em outubro de 2019, tenho no máximo até outubro desse ano para usar), isso segundo me foi informado pela funcionária através do telefone. No entanto que no site da British informa que a validade do voucher é de um ano após o primeiro vôo. As informações estão desencontradas, afinal o que é certo no caso da British: 1 ano após a emissão das passagens (como informou a atendente) ou 1 ano após o primeiro vôo (como informa o site)? Alguém sabe me dizer?

Outro detalhe: se for 1 ano após a emissão da passagem, pode ser que não dê para um dos viajantes usar o tal voucher. Sabemos que não há transferência nominal de passagens, mas no caso do voucher que as cias estão emitindo, não seria o caso de abrir uma exceção (em tempos de pandemia), e transferir o uso de uma passageira (que é idosa e do grupo de risco), para outro passageiro (jovem, e disposto a ir para Europa)?

Lembrando que para vôos até 31/5 (no caso da British Airways) eles estão “isentando” os passageiros de multa, porém há sim uma diferença tarifária que o cliente deve arcar (pelo menos por enquanto).

    Pelo contato que tive hoje com os atendentes da British, confirmei algumas informações:
    – a remarcação das passagens é até um ano da data do primeiro vôo e não da emissão das passagens (como foi me dito no primeiro atendimento)
    – A política do voucher não permite a transferência nominal do passageiro. Ou seja, não posso trocar o nome dos passageiros. Em tempos de campanha “não cancele, remarque!” as cias aéreas poderiam ser mais sensíveis, especialmente para o grupo de risco! Eu por exemplo viajaria com minha tia que é idosa, tem bronquite, cuida da minha avó de 91 anos, e agora nem pensa em ir para Europa! No entanto que tenho amigas jovens que estariam dispostas a visitar a Europa (passada a pandemia, é claro!). Remarcar o bilhete em nome de outra pessoa seria tão trabalhoso assim? É algo que as companhias aéreas deveriam rever em suas políticas de troca e remarcações!

Comprei uma viagem para Bariloche, para a segunda quinzena de julho, com tarifa de hotel nao-reembolsavel. Confesso que estou preocupada, muito embora com pensamento positivo para dar tudo certo… rsrs. Caso essa situação persista, eu conseguiria remarcar minha viagem? Sei que a tarifa nao-reembolsavel não me permite cancelar sem prejuízo, mas podeia remarcar?

Preciso viajar para México para veracruz é perigoso

    Olá, Ana Luiza! O México é um dos poucos países da América Latina que não impuseram ainda restrições de viagem. Mas isso pode mudar a qualquer momento. O ideal é não viajar até o fim de abril.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito