Rio de Janeiro como chegar - Ilha Fiscal

Coronavírus: cias. aéreas brasileiras agora remarcam passagens sem diferença tarifária

Rio de Janeiro como chegar - Ilha Fiscal

Remarcação de passagens aéreas sem diferença tarifária

Quinta-feira passada, 19 de março, eu disse na BandnewsFM e no Twitter que o pacote governamental de ajuda às cias. aéreas era injusto com os consumidores porque não previa nenhuma possibilidade de remarcação de passagens sem cobrança de diferença tarifária.

Remarcação de passagens aéreas sem diferença tarifária

Felizmente, já na sexta-feira dia 20 de março um entendimento entre a Associaçao Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), o Ministério Público Federal e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), resultou num Termo de Ajuste de Conduta que passou a oferecer essa opção ao passageiro.

Se você comprou passagem aérea nacional ou internacional de uma cia. aérea brasileira — Azul, Gol, Latam, MAP ou VoePass (antiga Passaredo) — para viajar até 30 de junho, você tem direito a remarcar o mesmo trecho uma única vez sem pagar multa ou diferença tarifária.

A remarcação vale para datas até 1 ano contando da data de compra da passagem, não da data do vôo. Ou seja: se você comprou sua passagem dia 29 de janeiro de 2020 para voar dia 10 de junho de 2020, teria até 28 de janeiro de 2021 para voar.

Mas com um detalhe: quem comprou passagem para datas de baixa temporada só vai poder remarcar sem diferença tarifária em outras datas de baixa temporada. É justo.

Explicando melhor: se você tinha passagem para viajar em datas de março, abril, maio ou junho fora de feriados, não vai poder remarcar para voar em feriadões ou meses de férias escolares, como julho, dezembro e janeiro — a não ser que tope pagar a diferença tarifária.

Mas se você comprou passagem para alta temporada — os feriadões de Páscoa, Tiradentes, São Jorge, 1º de Maio ou Corpus Christi –, vai poder remarcar a sua passagem sem diferença tarifária pra qualquer data, desde que seja no mesmo trecho e que a viagem ocorra até 1 ano contando da data em que você comprou a passagem.

Mas anteção: o esquema não é válido para passagens emitidas para vôos em code-share ou de cias. parceiras, seja com dinheiro, seja com milhas. Nesse caso, você deverá optar pelo crédito ou reembolso.

Outras opções

Além de remarcar a passagem, você tem outras duas opções:

Ficar com o crédito

Você pode optar por não remarcar a passagem, simplesmente ficando com o crédito integral para viajar mais adiante. Nesse caso, o crédito será válido para datas até 1 ano contando da data original do vôo. Ou seja: se você comprou sua passagem dia 29 de janeiro de 2020 para voar dia 10 de junho de 2020, teria até 9 de junho de 2021 para voar.

Nesse caso, você pode usar o seu crédito para qualquer trecho, não precisa ser o trecho da sua passagem original. Mas, havendo diferença tarifária, você terá que pagar.

Solicitar o reembolso

Se não quiser remarcar a passagem nem ficar com o crédito, você pode pedir reembolso. Mas a MP do governo permite que as cias. aéreas façam a devolução em até 1 ano depois da solitação, sem correção monetária. Pode haver também a cobrança de multa de acordo com as condições tarifárias.

Qual é a melhor opção?

Qual alternativa escolher? Depende da sua situação.

Tem certeza de que vai poder viajar numa nova data? Remarque

Se você continua querendo viajar para o mesmo destino da passagem original e já tem uma data garantida em que vai poder viajar, remarque. Lembre-se que só será permitida uma única remarcação.

Quer alterar o destino ou não sabe quando vai viajar? Fique com o crédito

Ficar com o crédito funciona como uma poupança para quando você quiser viajar de novo, não importa para onde. Mas se a nova passagem for mais cara do que você pagou, você precisará pagar a diferença.

Comprou sua passagem com muita antecedência? Ficar com o reembolso pode ser melhor

A remarcação sem diferença tarifária é possível para até 1 ano depois da data da compra. Se você comprou sua passagem há muito tempo, vai ter poucas datas disponíveis para remarcar. Por exemplo: quem comprou passagem em 4 de maio de 2019 para viajar em 3 de abril de 2020 só vai poder remarcar para voar até 3 de maio de 2020. Mas se pedir crédito, vai ter até 2 de abril de 2021 para voar.

Não vai mais poder voar? Peça reembolso

Se a oportunidade de viajar era única e você não vê chance de voar nos próximos 12 meses (nem mesmo sem diferença tarifária, que dirá tendo que pagar extra), então peça o reembolso. Em algum momento o dinheiro vai pingar na sua conta.

Leia mais:


Devo cancelar minha viagem ao Chile

315 comentários

Comprei um pacote para Gramado.O hotel cancela sem problemas e estou pagando o pacote.Posso cancelar e deixar de pagar.Foi pela Decolar

    Olá, Vera! Você tem que negociar com a Decolar para tentar o reembolso ou o adiamento.

Boa tarde , comprei a passagem com a 123 milhas , mais não consigo contato com a empresa , os telefones não atende mais e os e-mails não são respondidos , como faço para remarcar meu vôo para amanhã ou o quanto antes ?, Obrigado !

Estou com viagem marcada para o Porto e Madri iniciando-se em 23.06.2020, passagens compradas à TAP. Sei que ainda falta muito tempo e muita coisa ainda vai acontecer. A minha dúvida é, devo correr para remarcar/cancelar as passagens agora, eu espero mais um pouco, dado o congestionamento no call center da companhia aérea. Acredito que não vamos viajar, mas estou tendendo a aguardar mais um pouco.

    Olá, Silvia! No seu caso o melhor é aguardar para ver a evolução da situação. Existe uma pequena chance de a situação estar mais normalizada no verão europeu.

Bom dia, eu tinha uma vôo pela LATAM em abril para Madri com retorno por Barcelona. Recebi um e-mail da LATAM cancelando o vôo de Barcelona mas, segundo o site só consigo remarcar por telefone, o que é impossível conseguir falar… alguma dica?

    Olá, Denise! É bastante provável que o seu vôo de ida seja cancelado também. Veja se o site já não está oferecendo a opção de remarcação online.

Oi super, comprei eu fevereiro pra voar em junho pela Viajanet, indo para o Peru (Avianca). Devo buscar a própria Viajanet? A melhor tentativa é remarcar?

    Olá, Vera! A remarcação, o cancelamento ou o reembolso têm que ser encaminhados no canal de compra, no caso a Viajanet. A Avianca é uma cia. colombiano-peruana, então não é contemplada pelo termo de ajuste de conduta das cias. brasileiras. Veja o que a Viajanet está oferecendo atualmente para o seu caso e acompanhe a evolução da situação.

Vc não contemplou a hipótese, muito comum nesse período, de voos cancelados pela própria cia aérea. Neste caso, a cia aérea deveria reembolsar o passageiro integralmente, mas elas não estão aceitando.

    Olá, Thomaz! A lei manda ressarcir (falamos disso num post anterior), mas a MP promulgada essa semana dá às cias. aéreas (brasileiras ou estrangeiras) a possibilidade de fazer o reembolso em até 12 meses.

Comprei passagem para BH, no dia 09/04 ida e 13/04 retorno. O evento foi cancelado,e não pretendo ir para BH, então.gostaria de transferir para outro destino em uma nova data, para o Rio em 09/10 com retorno no dia 15/10. Minha passagem e da Azul mas comprei pela parceira, Mil Milhas, já mandei vários emails e senti que estão me enrolando. O que faço?

    Olá, Maria! Infelizmente os sites de milhas não são parceiros das cias. aéreas; são um mercado secundário de milhas. É com eles que você vai ter que negociar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito