Dando a cara à máscara | #ViajandoNasNotícias

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

O estado de São Paulo acaba de instituir uma multa de R$ 500 para quem não usar máscara em áreas públicas. A medida vale a partir do dia 1º de julho.

Convencer todo mundo a usar máscara é a única medida com potencial de impedir a explosão de contágios num momento de reabertura da economia.

Em alguns países da Ásia, como Japão e China, usar máscaras em lugares de aglomeração já faz parte da cultura há muito tempo.

No desconfinamento da Europa, onde o lockdown foi rigoroso em vários países, as máscaras só estão sendo exigidas em ambientes fechados. Infelizmente, é um exemplo que não podemos nos dar ao luxo de seguir aqui.

No Brasil e nos Estados Unidos, que estão afrouxando o confinamento ainda num momento de aumento de casos, usar máscara fora de casa é absolutamente indispensável. No entanto, são os dois países em que o uso da máscara está sendo politizado.

É uma pena. Se todos concordássemos em usar máscara -- e da maneira correta -- ficaríamos mais próximos do momento em que viajar voltará a ser seguro e responsável.

Foto: Jéssica Hazeltine (Twitter)

Publicado em 29/6/2020

Leia todos os textos da Quarentena VNV aqui.

Nenhum comentário, deixe o primeiro!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar