Hotel Arpoador, Rio de Janeiro
Você já deve ter lido em algum lugar: as palavras 'hotel' e 'hospital' compartilham a mesma origem. Saíram do latim 'hospitale'.
Não é por outro motivo que a gente se 'hospeda' num hotel. E que a maior qualidade de qualquer estabelecimento hoteleiro é a sua 'hospitalidade'.
Por outro lado, os hospitais mais famosos do Brasil (aqueles que saem no jornal quando se internam políticos e empresários) de uns tempos para cá vêm equipando suas alas mais caras com confortos de hotéis 5 estrelas. Muitos desses hospitais têm um departamento de 'hotelaria'.
Pois veja só. A pandemia está proporcionando um novo encontro entre as duas palavras-irmãs separadas na maternidade.
Grandes redes hoteleiras e associações de pousadas de luxo foram procurar a orientação de hospitais para se adaptar aos novos protocolos sanitários.
Produtos e procedimentos usados por hospitais estão sendo adotados por locais de hospedagem de todas as categorias. Tudo para deixar os hóspedes seguros para voltar.
Da minha parte, não tenho receio nenhum de hotéis ou pousadas: tenho certeza de que tomarão todos os cuidados necessários.
O meu receio, confesso, é o comportamento dos outros hóspedes. Meu pesadelo é fazer check-in num hotel onde os outros hóspedes sejam refratários aos novos protocolos.
E você? Quais são os seus receios e expectativas quando voltar a se hospedar num hotel, pousada ou casa de temporada?
Publicado em 23/7/2020
Leia todos os textos da Quarentena VNV aqui.
2 comentários