Fernando de Noronha: teste PCR feito até 24 horas antes do embarque (saiba como)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Noronha quando ir: sem swell

Fernando de Noronha com teste PCR

O blog Viver Noronha, do G1, detalhou os novos protocolos para entrada em Fernando de Noronha a partir de 10 de outubro.

1. Apresente um desses testes:

  • Teste PCR negativo para covid realizado até 24 horas antes da viagem
  • Ou teste sorológico positivo para anticorpos de covid feito até 90 dias antes da viagem

O teste PCR negativo mostra que você tem grande chance de não ter covid no momento do embarque. Já o teste sorológico positivo mostra que você já teve covid e está dentro da possível janela de imunidade conferida pela doença.

O teste para entrar na ilha é custeado pelo visitante.

E se o meu resultado não ficar pronto antes do embarque?

O administrador da ilha declarou ao G1 que visitantes ainda sem o resultado para o teste PCR poderão embarcar, mas ao chegar ficarão em quarentena na pousada até sair o resultado.

Caso o resultado dê positivo, segundo o administrador, será necessário cumprir toda a quarentena na doença isolado na pousada, na ilha.

Ou seja: se na sua cidade você não consegue fazer um teste PCR com resultado até 24 horas antes do seu embarque, o jeito vai ser voar a São Paulo e passar 1 dia na cidade para fazer o exame no aeroporto de Guarulhos na véspera do seu embarque a Noronha (leia mais aqui.)

2. Baixe o aplicativo Dycovid

Esse aplicativo vai fazer anonimamente o rastreamento de todos os contatos que você fizer durante a sua permanência na ilha.

3. Assine o termo de ajuste de conduta

É preciso concordar com as normas de comportamento na ilha durante a pandemia.

Descumprimento do uso de máscara, por exemplo, rende multa de R$ 500.

4. Faça um novo teste PCR na saída da ilha

Antes de embarcar no vôo de volta para o continente, todos os visitantes farão um novo teste PCR em Fernando de Noronha. Este teste será custeado pelo governo de Pernambuco.

Caso o resultado venha a dar positivo, o aplicativo Dycovid vai avisar anonimamente todos os que tiveram contato com o visitante contaminado.

Desta maneira, espera-se evitar eventuais surtos de transmissão comunitária do vírus na ilha.

Onde fazer teste PCR com resultado em até 24 horas?

Atenção: no Brasil, "teste rápido para covid" é sinônimo de "teste de farmácia", que não é muito confiável e não é aceito para embarque na ilha.

Testes PCR para covid, que são os exigidos para entrar em Fernando de Noronha, são aqueles feitos com "swabs" (um tipo de cotonete comprido) que coleta amostras da garganta e do fundo do nariz.

A maioria dos testes PCR feitos por laboratórios levam de 48 a 72 horas para revelar o resultado.

Testes PCR com resultados até 24 horas

Os testes PCR mais novos (como o Xpert Xpress Sars Covid 2, da Cepheid) entregam resultado em menos de 24 horas.

Na Grande São Paulo, o posto do laboratório CR Diagnósticos no Aeroporto de Guarulhos funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, e entrega o resultado em em até 4 horas. Custa R$ 350.

No Rio de Janeiro, os Laboratórios Richet prometem resultado em 24 horas.

Em Belo Horizonte, o Laboratório São Paulo também afirma o resultado do PCR em até 24 horas.

Solução: viaje via Guarulhos!

Hotel Pullman, Aeroporto de Guarulhos

Hotel Pullman, aeroporto de Guarulhos

A maneira mais garantida de ter o resultado do seu PCR antes do embarque (e evitar fazer quarentena em pousada ao chegar a Noronha) é viajando por São Paulo (Guarulhos).

Como os vôos a Recife que têm conexão com Fernando de Noronha saem por volta das 8h30 da manhã (tanto na Gol quanto na Azul), você precisaria dormir uma noite em São Paulo.

Você chega da sua cidade, faz o teste no laboratório do aeroporto e em 4 horas recebe o resultado no seu teste no celular.

O entorno do aeroporto tem muitos hotéis. A maioria oferece traslado (grátis ou por uma pequena taxa) e tem restaurante disponível. O aeroporto também é um bom lugar para jantar.

Veja nosso dossiê de 13 hotéis com trânsfer perto do aeroporto de Guarulhos.

Leia mais:

21 comentários

Ana Paula G Machado

estou com viagem marcada pra Noronha pro dia 07/11 e estou bem confusa com todas essas exigencias....

ESTELVIO SCHUNCK

FERNANDO DE NORONHA-PE, um dos lugares mais bonitos do mundo. Vale muito conhecer essa ilha e seus encantos.

Barbara
BarbaraPermalinkResponder

Minha dúvida é como fazer o exame PCR um dia antes se o resultado chega a demorar até 5 dias úteis?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Barbara! Também é a nossa dúvida. Outros destinos pedem exames feitos até 72 horas antes. Estamos acompanhando para ver se o protocolo muda.

GUILHERME
GUILHERMEPermalinkResponder

Pra quem é de São Paulo, no aeroporto de Guarulhos o resultado sai em 4 horas.

Barbara
BarbaraPermalinkResponder

Em Brasília o mínimo que encontrei foi 2 dias úteis, e meu embarque é em um domingo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Barbara! Você pode redirecionar o seu itinerário por São Paulo, dormindo uma noite num hotel das redondezas do aeroporto, e fazendo o teste no laboratório do aeroporto, que entrega em 4 horas.

Márcia Meine
Márcia MeinePermalinkResponder

Olá!
Acho que com essa exigências os laboratórios estão se ajustando.
Em Porto Alegre, o Laboratório Exame entrega resultado no dia da coleta (para coletas até 10h da manhã) ou no dia seguinte ao meio dia (para coletas após 10h da manhã). O Laboratório MontSerrat entrega o resultado em 24h. O laboratório do Hospital Mãe de Deus entrega o resultado em 6 horas, mas é mais caro que os anteriores.

Raphaela
RaphaelaPermalinkResponder

Estou com passagem marcada de 8 a 13/11 para Noronha. Gostaria de saber se todas as praias, passeios de barco e demais atrações estão abertas ou estarão até lá. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raphaela! Já estão.

Claudiomar Pereira Alves

Por favor vou a noronha pela segunda vez gostaria de fazer o exame PCR em Garulhos o meu voo sair as 4 da manhã de Teresina PI com conexão em Guarulhos de Duas horas é meia tem como fazer o exame em Garulhos guando chegar no aeroporto da tempo fazer ou é demorado fazer

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudiomar! O exame leva no mínimo 4 horas depois que você consegue ser atendida e fazer. Você vai precisar vir na véspera e dormir em Guarulhos.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

As crianças serão submetidas ao teste ou apenas os adultos?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Não li nada sobre exceção a crianças.

Claudiomar Pereira Alves

Estou com situação difícil não consigo fazer uma Remarcação do meu vôo pois no site da Max milhas não permite e meu tempo de conexão no aeroporto em é 2 : 50 e não vai da tempo fazer o exame pois vou perder a conexão pro Recife aí fazer todo um gasto e fica na ilha em quarentena não tem como. PRECISA MUDA O PROTOCOLO POIS TEM MUITAS CIDADES BRASILEIRAS QUE O EXAMES SÓ EMTRGA COM 05 DIAS E TAXAS PRA FICAR NA ILHA NÃO SÃO BARATAS E O EXAME PCR SÓ É FEITO EM GUARULHOS E ENTREGUES 4 HORAS MAIS NEM TODO MUNDO PODE FAZER ESSA CONEXÃO NO CASO DA TEMPO FAZER MAIS POSSO PEDER O VÔO DA CONEXÃO.

Claudiomar Pereira Alves

O pior é que as Passagens aéreas já estão compradas e não tem como Remarca.

Adriano Nicácio

o novo problema agora é a quantidade de voos limitados, eu e mais 4 casais de amigos tivemos voos cancelados pela gol que era para ser no dia 07 de novembro de 2020, ao entrar em contato não conseguimos alterar a data e o site da erro. Está desanimante como já conheço Noronha, já me desanimou pelo tanto de dificuldades que estão colocando para entrar na ilha ou visitar.

Vanessa Volpe Borges

Bom dia! Uma luz no fim do túnel: o laboratório RealLab do hospital português, telefone (81) 3416.1122, que fica localizado próximo ao aeroporto de Recife (onde geralmente saem os voos para Fernando de Noronha) consegue fazer o teste que sai em 24h!! É só levar o bilhete do voo smile espero ter ajudado

Jordana
JordanaPermalinkResponder

Acabei de ligar e confirmar a informação. Meu voo é em dezembro e já havia mandado e-mail pra quase todos os laboratórios de Recife perguntando. Muito obrigada pela ajuda!

emanuel
emanuelPermalinkResponder

e pra quem vai pra Noronha saindo de Recife?? todos os laboratorios dizem que demora 3 dias uteis... que piada ne? primeiro só deixavam entrar na ilha quem ja teve covid (unico lugar do mundo), agora exigem o teste com menos de 24 horas sendo que em Recife não ha esse teste, so em sao paulo e BH... ignorancia tem limite né?

emanuel
emanuelPermalinkResponder

obrigado Vanessa!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar