Chile reabre fronteiras

Chile elimina as exigências de entrada

ATUALIZAÇÃO: 11 DE MAIO DE 2023

Em 9 de maio de 2023 o Chile eliminou de vez todas as exigências de entrada relativas à covid.

A decisão segue o fim do estado de emergência da pandemia decretado pela OMS.

Com isso, não só as exigências de entrada caem, como também o teste aleatório de viajantes à chegada não será mais realizado.

Fim das exigências de entrada no Chile:

  • O Chile não exige mais prova de vacinação
  • O Chile não exige mais PCR
  • O Chile não faz mais testes aleatórios de viajantes na chegada

As medidas começaram a vigorar em 9 de maio de 2023. O fim do teste aleatório na chegada, sobretudo, é um grande alento para os turistas que planejam viajar ao Chile para a temporada de inverno.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Veja a íntegra do comunicado do Ministério da Saúde do Chile

    Ministério da Saúde deixa sem efeito medidas do Plano Fronteiras Protegidas no contexto da Covid 19

    Com esta disposição, que começou a valer dia 9 de maio, elimina-se a solicitação ao ingressar no Chile do teste PCR e certificado de vacinas.

    O Ministério da Saúde deixa sem efeito o “Plano de Fronteiras Protegidas” em nosso país. A medida, que começou a valer neste 9 de maio de 2023, é adotada a partir do mometo em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) por SARS-CoV2.

    Desta forma, se elimina a solicitação do teste de PCR ao ingresso no país, do certificado de vacinação contra Covid 19, e se acaba com a testagem aleatória dos viajantes, como estabelecia o plano.

    É importante destacar que, ainda que o cenário epidemiológico em relação à Covid 19 esteja em baixa, a circulação de outros vírus respiratórios se adiantou às portas do inverno. Por isso, é importante manter a vacinação em dia, tanto contra a Covid 19 quanto para influenza, assim como manter as medidas de autocuidado aprendidas na pandemia: lavagem frequente das mãos, ventilação de espaços fechados e uso de máscara ao aparesentar quadros respiratórios.

    Fonte: Ministério da Saúde do Chile

    973 comentários

    Olá pessoal, acabei de comprar passagens de ônibus de Santiago/Pucon e no e-mail de confirmação veio escrito teste PCR de menos de 72hs, seria uma falta de atualização da empresa?
    “Informacion importante para tu viaje:
    Es responsabilidad del pasajero presentar todos los documentos de viaje, incluidos el pase de movilidad, test PCR negativo (de menos de 72 horas de emisión) o cualquier otro documento requerido por las autoridades. En caso de no contar con los documentos de viaje, el pasajero no podrá viajar.
    Pasajeros con resultado de test PCR pendiente no podrán viajar.
    En viajes de más de dos (2) horas, el pasajero debe entregar la información necesaria para evitar un sumario sanitario, según lo indica la Resolución Excenta 644/2021 del Ministerio de Salud. Esto incluye: Nombres, apellidos, RUT, DNI o pasaporte y números de teléfono de contacto.”

    Boa tarde .

    vou a patagonia chilena em dezembro e depois volto a santiago . queria deixar mninhas malas no aeroporto para ir mais leve para patagonia ,. tem locker no aeroporto de santiogo ?grato!

      Olá, Elias! O site do aeroporto não informa este serviço. E desculpe, há algo estranho em precisar de mais roupa em Santiago do que na Patagônia. Provavelmente você está levando roupa demais.

    Vou ao Chile, minha identidade tem mais de 10 anos, e pela minha idade (61) anos, não sou obrigada a fazer a nova identidade, consigo entrar no Chile com essa que tenho???

      Olá, Solange! No seu lugar, eu não arriscaria. A aceitação de carteira de identidade já é uma liberalidade. O certo é usar o passaporte. Você pode ter o seu embarque negado no check-in no Brasil se só tiver um RG velho para viajar.

    Olá, aqueles formulários de passe sanitário no mevacuno.com então estão encerrados? Por favor, seria somente então rg ou passaporte e seguro viagem? ou há alguma declaração juramentada ou passaporte sanitário a ser feito?

      Olá, Carlos! O texto está atualizado. Tivemos o cuidado de escrever em português. Experimente dar uma lida.

    Olá, boa tarde
    Eu sou Haitiano, estou vivendo no Brasil
    Gostaria viajar em Chile, já ouvi falar de lá, mais para mim entrar de lá.
    O que eu preciso como documentos pra entrar lá?

      Olá, Daniel! Não sabemos quais são as exigências de entrada no Chile para haitianos. Brasileiros não precisam de visto nem de passaporte por causa de acordo entre o Mercosul e países da América do Sul.

    Bom dia. Vi hoje um tweet do Minsal do Chile avisando que não irão mais exigir teste PCR, nem comprovante de vacina e nem farão testes aleatórios na chegada. Só não consegui ver se essa medida tem efeito imediato. Mas provavelmente sim.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito