Coronavírus e turismo: situação em 100 destinos no Brasil | 25 de janeiro
por Ricardo Freire@riqfreire
Barra Grande do Piauí: 3 semanas consecutivas de queda de novos casos
Painel Coronavírus nos Destinos do Brasil
Coronavírus e turismo: como está a situação da pandemia nos destinos turísticos brasileiros? Para ajudar você a tomar uma decisão bem-informada para viajar quando acabar a sua quarentena, o Viaje na Viagem está monitorando os números da pandemia em 100 lugares para viajar no Brasil.
O painel dos números é atualizado toda terça-feira, a partir da apuração feita segunda-feira à noite.
A seção O que está aberto nos destinos, atualizada a todo momento, agora tem um post próprio: acesse aqui.
Colaborou: Juliel Souza
Destaques da semana de 25 de janeiro de 2021
Recife: 4 semanas consecutivas de queda de novos casos
Dos 100 destinos acompanhados, 18 registraram queda de número de novos casos por pelo menos duas semanas consecutivas (semana passada eram 9). O destino com maior número de semanas em queda de novos casos é Recife (4 semanas consecutivas). O Rio de Janeiro vem também numa boa trajetória, com 3 semanas seguidas de novos casos em queda.
Os novos casos estão espalhados por todo o Brasil. Mas um aumento explosivo só se verifica, por enquanto, em Manaus.
Na sua cidade ou em viagem, SEMPRE use máscara e FUJA de aglomerações. Pratique a 'diversão defensiva': tome a iniciativa de se proteger do mau comportamento alheio.
O fato de um destino estar nesta lista não significa que esteja aberto ao turismo, nem que seja recomendável viajar neste momento para lá. A intenção é mostrar a tendência da pandemia em cada lugar: pela evolução do número de novos casos, dá para ter um idéia de onde o vírus está começando a ser contido e onde a curva ainda está subindo.
Neste momento da pandemia no Brasil, não compre nenhuma viagem que não possa ser adiada ou cancelada sem custo.
Onde coletamos as informações
Os números são coletados em fontes oficiais de informação dos municípios ou estados. Você pode consultar todas essas fontes -- sempre tem um link ao pé de cada quadro.
Algumas vezes é impossível isolar os dados de um distrito turístico. Nesses casos precisamos usar os números da sede do município (por exemplo: Mata de São João para Praia do Forte, Ipojuca para Porto de Galinhas, Camanducaia para Monte Verde). Apesar de certamente as sedes apresentarem números bem maiores do que os distritos, é de se esperar que o aumento ou decréscimo de novos casos aponte a tendência do município como um todo.
O que significam as setas
Seta verde apontando para baixo ↓:
Seta verde significa que o número de novos casos da semana diminuiu na comparação com o número de novos casos da semana anterior. Várias semanas consecutivas de setas apontando para baixo indicam tendência de controle do vírus.
Seta vermelha apontando para cima ↑:
Seta vermelha significa que o número de novos casos da semana cresceu na comparação com o número de novos casos da semana anterior. Várias semanas consecutivas de setas apontando para cima indicam que ainda falta chão para a curva baixar.
Seta azul apontando para o lado→:
Seta azul significa que o número de novos casos da semana é igual ao número de novos casos da semana anterior. (Não significa que não houve novos casos! Se numa semana ocorrerem 1.000 casos, e na semana seguinte, outros 1.000 casos, a seta apontará estabilidade no crescimento.)
Faz 2 dias que voltei de Porto de Galinhas.
Hotéis, restaurantes estão seguindo os protocolos a risca! Ponto BEM positivo!
Porém, me assustei! O povo na vila perdeu a noção do perigo: Muita aglomeração no calçadão das piscinas naturais (a noite), muita gente sem máscara (vendedores de lojas, ambulantes, e todo aquele pessoal insistente em vender qq coisa, e também muitos turistas) Não fiquei 15 minutos por la!
No domingo passado (06/12/2020) passei de carro pela vila, tinha muita gente, muita excursão (muitos ônibus estacionados) ... nunca tinha visto isso das outras vezes que estive por la.
Então conselho que dou: todo cuidado é pouco! Praias mais afastadas pode ir sem medo!
Olá, Josmar! Infelizmente é o que tem sido relatado em todo lugar. As pessoas acham que, ao viajar, estão se afastando da pandemia.
Temos que adotar a "diversão defensiva": usar máscara mesmo que sejamos os únicos, e evitar com afinco qualquer aglomeração. Isso vale para a cidade onde moramos e para os lugares aonde vamos de férias.
Olá boa noite , tenho um viagem marcada de férias para o Rio de Janeiro do dia 27 de dezembro até dia 04 de janeiro de 2021 ,já comprei as passagens e o quarto de hotel , como estára as medida medidas restritivas no Rio por conta do covid ? Desde ja agradeço
Olá, Roseli! Se você comprou sua passagem depois de abril, valem as condições de reembolso, cancelamento e remarcação da tarifa que você escolheu. Caso a passagem seja internacional para um país que tenha restrição de entrada, verifique se há condições especiais da parte da sua cia. aérea.
Para viagens nacionais, seria necessário que houvesse alguma espécie de lockdown para que você pudesse pleitear alguma condição não especificada na sua regr tarifária.
Olá!
Gostaria de saber como está a política de desistência de viagem aérea... estão reembolsando total? Até quantos dias antes podemos fazer a desistência?
Olá, Vanessa! Pela lei brasileira, o cliente pode desistir da compra da passagem aérea até 24 horas depois da compra, desde que a viagem esteja marcada para pelo menos 7 dias depois.
Também estava em Porto de galinhas de 02 a 08/12 e verifiquei a mesma coisa que você. Ruas do centro lotadas e a maioria das pessoas sem máscara. A praia do Centro (piscinas naturais) extremamente cheia. Optamos por aproveitar mais as praias de cupe e carneiros que estavam mais vazias.
Olá, Marcos! Obrigada. Já atualizamos o post do que está aberto no Brasil e informamos por nossas mídias sociais. Mas acreditamos que ainda vai haver alguma negociação entre a prefeitura e a justiça.
Bom dia . Estou querendo ir após o natal para Porto seguro, sabe me informar se por lá estar funcionando bem . E se o corona estar diminuindo ou aumentando
Olá, Aline! Os aluguéis de temporada voltaram a ser liberados em 5 de dezembro, mantendo o nível de ocupação determinado pelo regulamento de cada condomínio.
Olá, Junio! O destino está aberto. Use máscara e fuja das aglomerações. Frequente restaurantes ao ar livre, prefira horários menos movimentados, como das 17h às 19h.
Olá, Karla! Não conte com o bom comportamento dos outros. Muita gente -- a maioria, infelizmente -- acha que em férias o vírus não circula.
Viajar com segurança é possível, mas depende das nossas escolhas.
Se for viajar de avião, compre máscaras PFF2 (N95) para usar no aeroporto e no vôo.
Na praia, fique fora da área das barracas. As praias do Arraial são extensas e você não terá dificuldade de encontrar um lugar sem ninguém por perto -- mas vai precisar abdicar do serviço de bordo.
Escolha restaurantes com áreas ao ar livre ou ambientes ventilados, e vá num horário de pouco movimento (por exemplo, entre 17h e 19h). Na rua esteja SEMPRE de máscara, mesmo que você seja a única.
Buen día, se acerca mi viaje desde Argentina a Maceio y porto de Galinhas que está previsto para el 13/01. Estoy embarazada y no puedo posponerlo ya que luego con mi embarazo más avanzado y una niña pequeña no será imposible y se perderán los pasajes. Sigo la página de lo que está abierto y aumento de casos. Pero alguna recomendación que me puedan dar?? Muchas gracias!!
Olá, Melisa! Em nenhum dos dos lugares se verifica uma explosão de casos, por enquanto. Mas o comportamento dos turistas tem sido muito irresponsável: pessoas sem máscara, em permanente aglomeração.
É possível fazer uma viagem responsável. Use máscara na rua, só retire quando encontrar um ponto na praia onde seja possível fazer distanciamento. Dê preferência a passeios privativos, em táxi, e viaje de máscara, com as janelas abertas. Procure restaurantes com mesas ao ar livre, e prefira horários pouco freqüentados, como entre 17h e 19h. No hotel, se for possível pedir café da manhã (desayuno) no quarto (habitación), peça. Se não for possível, vá o mais cedo possível, antes do restaurante do hotel lotar.
Oi! Estou pensando em viajar pra Boipeba depois do dia 10 mas tenho medo de perder a passagem por um possível fechamento da ilha. O que você acha e recomenda?
Olá, Jorge! Tudo é possível, não dá para descartar nada. Mas neste momento não parece haver clima para um fechamento. Dependendo de como a situação evoluir ao longo de janeiro, o que periga mesmo é haver restrições no Carnaval em alguns estados.
Pretendo ir até Serra Negra - SP no período de 16/01 à 18/01. Voc/ê tem informações sobre restrições ou barreiras sanitária para a entrada de turistas na cidade?
Grata,
Olá, Maria! A cidade não tem mais barreira sanitária há vários meses. Acompanhe na página do Facebook da prefeitura caso alguma medida seja tomada nos próximos dias.
Olá! Tenho uma viagem marcada para Trancoso dia 30/1, sabe me informar como estão as restrições por lá? E tb os índices? Como no painel está junto com Porto Seguro, não sei se dá para saber isoladamente. Muito obrigada!
Olá, Renata! Não temos acompanhado isoladamente. No Facebook da prefeitura de Porto Seguro você pode acompanhar a evolução, procurando posts de semanas anteriores. Como há muita mobilidade na região, acreditamos que a tendência registrada valha todo o município. O Ricardo Freire esteve em Trancoso e presenciou aderência quase zero aos protocolos por parte dos turistas e aderência zero dos nativos. Apenas os funcionários de estabelecimentos e vendedores de rua usavam máscara. Cabe a cada um de nós usar máscara, mesmo que os outros não usem, e evitar as aglomerações. Procure jantar em horários de pouco movimento, como das 17h às 19h.
Bóia, beleza?! E ai, dá uma dica: tivemos viagem em dezembro pros EUA canceladas, as milhas que voltaram ja estavam no limite da validade... E agora estamos com elas e mais várias entaladas aqui (+ de 150mil), pra emitir até fevereiro.. vale a pena emitir pro final desse ano? ou vão acabar se perdendo?
316 comentários